É importante que fique claro: a flexibilização do isolamento social em Alagoas só começará depois de 15 de junho, com o planejamento elaborado pelos Grupos de Trabalho criados pelo governo do Estado.

Até lá, lembra o secretário Alexandre Ayres, da Saúde, fica valendo o atual decreto de isolamento social, com as restrições já conhecidas (e nem sempre cumpridas):

“Nós estamos com um plano de endurecimento da fiscalização do cumprimento das medidas, mas o decreto será mantido”, diz ele.

Fato concreto e objetivo: se conseguirmos manter o atual nível de isolamento, um pouco acima dos 40%, a população em geral vai estar no “lucro”, do ponto de vista do avanço da pandemia.

É por causa da restrição de movimento da sociedade, com a proibição de várias atividades econômicas, que a doença não tem avançado para colapsar o sistema de saúde.

A criação dos novos leitos contribui bastante, neste momento, com a relativa tranquilidade do setor, ainda que necessite, e muito, de maior celeridade e presteza dos mecanismos do primeiro atendimento dos casos de síndromes gripais.

Aí é coisa para “profissional”, para quem é do ramo.

Para quem foi o recado do ministro Paulo Guedes?
Covid-19: médico Renato Rezende deixa UTI depois de 10 dias
  • Motta

    É difícil de entender a logística do Governador e do Secretário de saúde… No último decreto que está vigente até o domingo todos esperam um Lockdwon por causa dos números que só vinham crescendo… inclusive no dia que ele prorrogou o decreto tinha acontecido 17 mortes nas últimas 24hrs batendo o recorde até então naquele momento. Hoje o próprio estado já vem batendo esse recorde quase q diariamente, daí o governador vai e prorroga o decreto com o mesmo discurso ( iremos aumentar, intensificar, endurecer a fiscalização) daí eu pergunto; como o senhor vai fazer isso se desde o primeiro decreto até esse vigente já existem 400 policiais militares afastados!? Poxa vida! É chamar a população alagoana de idiota ao vivo ! As fiscalizações aumentaram ? Não ! Os números baixaram ? Não ! Daí vem o governador mais uma vez falar em coletiva que um possível lockdwon só poderia acontecer se a luz vermelha ascender ! 8 mil casos até agora… 300 mortes, infelizmente! E a luz acesa ainda não ascendeu !? Horaaaaa bolas governador, todos nós sabemos que cada leito que o senhor está disponibilizando vem 40 mil em verbas, todos nós sabemos que cada diária na UTI o senhor vem recebendo 3 mil reais em verbas… mais chega governador! Chega de ver os números aumentarem ! Chega de ver o povo morrer! Por favor governador mude as estratégias! Volte pelo menos ao que o senhor fez no primeiro decreto! Fecha tudo, mude a forma de supermercado trabalhar, fazendo que aos finais de semana todos sejam fechados! Se o senhor fizer isso agora o resultado vai aparecer na curva em 15 dias que é justamente onde se fala na flexibilidade de abertura do comércio! Os alagoanos irão ver os números baixarem ou possivelmente estabilizarem. Deixe de politicar e seja humano !

    • arapiraquense

      Motta, perfeito o seu comentário! Parabéns!
      Infelizmente, o governador e seu secretário da saúde estão só com esse blá-blá- blá desde o início da pandemia.
      Pura jogada política, que não resolve o problema. Pelo contrário: só agrava.
      E o que é irônico: a cada dia que passa ficam com suas imagens mais “queimadas”.

    • Expedito Paulo Soares

      O Governador e seu Secretário de saúde ( Advogado que não entendi nada de saúde), estão cometendo crime de desobediência no âmbito Federal, Alagoas, assim como outros estados, não estão dando apoio social para ninguém, apenas encurralando os comerciantes e população, pois o Governo Renan Filho, não tem plano emergencial para suprir economicamente o estado, foram milhões de reais enviados para Alagoas, e pouco foi utilizado até agora, sem explicações o Governo só fala de adiantamento do isolamento, mais não constitui planos para assegurar os empresários, redução de ICMS para quem não fatura, não adianta, eu chamo isso de gestão Falida, Governo falido.
      Minhas Saudações a todos!

    • Kitty Amalia Belowodski

      Por que a Avenida Jatiúca não entra em isolamento e muitos outros setores que com certeza geram aglomeração. Daqui a pouco os empresários vão precisar do auxílio de 600,00 e ter que demitir todo mundo!

  • Há Lagoas

    Não posso dizer que este tipo de procedimento está errado, ao mesmo tempo em que percebo o quanto é inócuo!
    É só o secretário tentar pegar um ônibus no Terminal do Benedito Bentes e perceberá a diferença entre o mundo real dos trabalhadores e a realidade daqueles que podem financeiramente obedecer ao isolamento social!
    Enfim, como sempre foi, estes decretos atingem dois grupos distintos e com consequências diferentes para ambos os casos.
    Mas, se você puder, fique em casa. E se não, evite tomar ônibus no Benedito Bentes, mesmo que tenha o conforto de andar sentado no coletivo…

  • Carol

    Ficalização zero. Não está acontecendo isso. Os contatos passados para denúncias até são atendidos, porém não existe a fiscalização após o registro. Passa nos supermercados Extra, Bompreço /Antares e observa que o decreto não está sendo obedecido em sua totalidade. Esses locais viraram shoppings. Famílias inteiras passeando. Nunca vi tantas crianças em supermercados. E os seguranças e funcionários fazem de conta que não estão vendo. Cadê a fiscalização nesses locais?? Denúncias existem , mas não são verificadas . Temos alguns exemplos que dá para seguir:o Palato adotou um ticket que é entregue na entrada só permite uma pessoa do núcleo familiar ter acesso nas dependências do estabelecimento. Pq os outros locais não podem seguir a regra. Na parte alta vários salões de beleza funcionando. …E cadê a fiscalização? ?? Ninguém vê uma viatura passando. ..Apenas na orla. Assim vai ficar difícil é o decreto vai ser prorrogado até 2021. Não muda nada em cada prorrogação desse decreto? Vamos intensificar a fiscalização para dá mais segurança para quem precisar trabalhar e quem não precisa ficar literalmente em casa e não ficar passeando.

    • Pedro Brasileiro

      Na Alemanha Nazista existiam pessoas que denunciavam judeus para que fossem mortas nas câmaras de gás. Onde ou de quem você viu que a quarentena, as mascaras e o isolamento social é a coisa mais certa a fazer?

      • Adonay

        Amigão não fala do passado que tu não viveu! Fala do presente e do futuro que viverás !

  • Jobson

    Não dá para acreditar mais em ninguém , sempre mais quinze dias. Simples, solta os remédios e caso resolvido. Nos hospitais particulares, o caso é resolvido com facilidade.

  • Welligton de Oliveira

    Não tá resolvendo de nada esse decreto os números só aumentam tanto de óbitos e de infectados! O povo não aguenta mais esse jogo político que o governador tá fazendo! Falar ficar em casa quem é funcionário público é fácil! Fala isso pra quem é funcionário privado se o governador vai pagar os nossos salários até passar essa tal de pandemia?

  • Revoltada

    E ne governado seja humano voce tem familia parece ate que o senhor nao tem alma cada dia morre gente até quando vai isso explica eu sei que o senhor nao tem nada a ver com essa doença mas me responde quanto o senhor ganha por cada morte que tem ?

  • Sr Empresário

    Bom dia a todos no meu Ponto de vista como empresário tenho restaurante na mangabeiras esses decretos não deram em nada só aumenta o número cada vez mais a economia não Gira e temos que demitir cada vez pois nem todos conseguiram o auxílio do Governo e não tenho como arcar com funcionários com meu restaurante fechado….Sr Governador você trabalhou muito no 1 mandato e no 2 deixou muito a Desejar infelizmente sempre foi assim e do “RUIM” palmeira nem comento pois por mim ele não Ganhava nem para Síndico de condomínio…que DEUS abençoe nos ilumine e tire esse vírus que já nós fez tanto Mal e levou pessoas que amamos….
    Esse é um desabafo de um Empresário

    • Pedro Brasileiro

      Você tem toda razão, exceto em dizer que esse ditador fez muito no primeiro mandato!

  • Consigliere Alagoano

    **

    Sem FISCALIZAÇÃO pode haver uma SEGUNDA ONDA de CONTAMINAÇÃO, essa VOLTA, provoca no subconsciente das pessoas um RELAXAMENTO.

    **

  • Antônio Farias

    Bom dia, aqui em Arapiraca a Polícia Militar faz vista grossa, o comércio praticamente aberto em quase sua totalidade, os ambulantes de jaca, churros, batatinhas, tapioca, lanchonetes em praças e calçadões públicos todas funcionando normalmente, quanto aos ambulantes começa pela presidente dos ambulantes que desde de terça-feira coloca seu carrinho de lanches na rua do comércio de Arapiraca. Aqui pra gente, os arapiraquense não respeita os decreto do Governo, há muito tempo.

  • Angela

    Para quem vive a saúde em seu dia a dia sabe que esses números são falsos. 70% de ocupação porque não tem
    equipe ou equipamentos para receber, os leitos sobram porque não conseguem estar disponíveis para a população! Essa é a realidade, vira leito vago quando na verdade é leito desativado! Chega de enganação, profissionais de saúde precisam ser ouvidos, estamos no colapso essa é duro mas é real!

  • Rosrane santos

    Gente não sabia que o Secretário de Saúde Alexandre Ayres é advogado.

  • Deise Márcia Porto Tenório

    MOTA,seu comentário é perfeito, é isso que está acontecendo, a fiscalização não funciona,tem que tomar atitudes mais drásticas infelizmente, com esses decretozinhos essa curva só tende a crescer,deixa de ouvir os EMPRESÁRIOS E SER MENOS GANANCIOSO ,pensa nas VIDAS que estão indo embora, essas medidas não estão funcionando, é só ir no COMÉRCIO, O povo já que não aprende pelo AMOR, tem que aprender pela DOR. Esses 15 dias não vão diminuir o número de mortes por dia ,que está na média de 20, vai para 30 ou 40. CHEGA DE POLITICAGEM, PENSE EM SALVAR VIDAS, que talvez não seja importantes para os senhores governantes, mas é importante para as FAMILIAS ,que perderam e perderão seus entes queridos.

  • Carlos

    Wellington de Oliveira , ser funcionário público ficar é “fácil”em comparação quem é empresario pequeno e os autônomos . Agora ser da saúde e segurança pública não sabe da missa um terço e pressão que está recebendo e ver muitos adoecendo e ter ficar na batalha enfrentando o inimigo invisível que não escolhe cor,raça , credo e classe social.

  • Carlos

    Cada dia que passa o vírus que vem desafiando o mundo e o mais politico no Brasil. Me deixa mais confuso são as declarações das autoridades da saúde. O secretário baseado em dados revela que o vírus vai colapsar o sistema daqui a 20 dias em o governo fala em flexibilização justamente nesse período aí… fico calado.

  • lenne

    Parabéns Ricardo Mota. Pena que o governador tá pouco se importando com a população.

  • debora

    gente, existe dois problemas, o virus e a fome. nao pode combater um e deixar o outro de lado, como e que o isolamento e bom para o povo? onde na vida se combate doença ficando em casa? se combate estruturando a sistema de saude. o governador foi incompetente na saude sempre. HGE sempre lotado com pessoas nos corredores. air ele vem com essa de decretar isolamento para o estado ter tempo de estruturar o sistema de saude para nao entrar em colapso? ele ja esta em colapso a muito tempo. se eles nao fizeram nada num periodo de anos? vem com essa de ficar em casa para preparar o sistema de saude em 2 ou 3 meses. alegando que quer nos proteger?. mandando o povo ficar em casa ele esta jogando a culpa do virus em nos. dizendo vcs estao adoencendo pq estao saindo de casa? onde se viu isso?. esta usando o virus para tirar a nossa liberdade. dizendo que e pra nos proteger e tem gente que ainda acredita.

  • arapiraquense

    Pessoal, só existe uma verdade: esse governador propagandista, péssimo e prepotente simplesmente é UM ZERO. Nada mais que isso: UM ZERO.

  • Jimdenisbarreracavalcante

    Minha jente as pessoas tem q trabalhar com doença ou nao sim ela ta ai mais as necessidades,a fome,desemprego e ouras doenças e niguem ver mais nimguem falar que pessoas morreram de outras doenças .para pra pensa se o povo para de trabalhar como vai aparecer os alimentos na mesa dos cidadãos e das famílias mais necessitadas isso vai ficar um caos doe trabalho pra quem quer nao atitudes erradas..

  • Sat A. Náis

    É… atrás da ganância, a fila de cadáveres só faz aumentar. Gostaria de, um dia, poder ter acesso aos números verdadeiros desta pandemia…

  • Vicente P Oliveira

    Debora voce é livre, aproveite sua liberdadade e pegue um onibus no bill bentes as 6 da matina e boa sorte.

  • Fábio

    Até parece que São Paulo manda em Alagoas e é o Dória que é governador daqui.
    Porque tudo o que ele faz com relação aos decretos é imitando São Paulo.

    Sabemos que o vírus existe.
    E que já matou muita gente.
    Mais além do problema de saúde.
    Tem o problema da fome e desemprego.
    Onde muitos agora não tem o que comer.
    E tem que se olhar os dois lados.
    Sei que esse meu comentário não vai adiantar de nada.
    Pois quem está com seu bolso cheio.
    Seu salário na conta mesmo ficando em casa.
    Vai defender o famoso FIQUE EM CASA.

    Mais será que se fossem eles que estivessem passando necessidade agora de não ter o que comer.

    Estaria pensando assim?

    Com certeza mil vezes não.
    Muita hipócrisia da parte de muitos.

    Infelizmente!

  • Cidadão decepcionado

    A grande verdade é que tá tendo muita mentira nos números de casos e óbitos, é só comparar com os estados governistas que vemos a farsa, somos reféns da ganância política e ideológica, só Deus pra nós livrar.

  • Júlio César

    Mande fiscalizar as periferias, aliás todos os bairdos de Maceió, para o senhor comprovar que essa história aí de fique em casa não funciona, fechou as lojas não vejo ajuda do governo do estado para nada, daí colocam tudo no governo federal? Tá acabando os auxílios sem lembre disso os empresários que afastaram seus funcionários o termino do afastamento já está próximo também ou seja muitos já terminaram, e agora governador o senhor vai dar emprego ou manter as casas desses que certamente irão perder seus empregos por gentileza não se esconda saia nas ruas nos bairros deixe de ser hipócrita!