A operação de hoje da Polícia Federal pode começar a desvendar uma das maiores organizações criminosas com atuação na internet em todo o mundo.

Deixo para os iluminados juristas a interpretação sobre a legalidade – e constitucionalidade -das ações, mas o que surge agora é a confirmação do que imaginávamos estar ocorrendo no país há alguns anos.

O Brasil tem sido um território de fácil ação de personagens que se alimentam – e espalham-no – do ódio. Imaginemos – e por que não? – que essa gente já tenha provocado a morte de tantos, ainda que indiretamente.

O caminho para a investigação é clássico: siga o rastro do dinheiro.

Muita gente termina por contribuir com aqueles que agem – e pagam – para que o Brasil vire um teatro de guerra, onde eles têm trabalho, poder e dinheiro (até público).

Não se constrói uma sociedade, uma Nação, com tanto ódio, mentira e violência.

A discussão não é sobre o direito à opinião, que todos temos, mas não há fatos individuais, como o umbigo – cada um com o seu -, e ninguém tem o direito de construir versões cretinas e mentirosas para ganhar fama e grana com elas.

O que vemos há anos é uma metáfora de um vírus de grande letalidade, que apodrece a alma da sociedade. Temos que criar uma vacina contra ele.

Como isso ainda não parece factível, eu me mantenho no isolamento social/pessoal.

Projeto que pune fake news sobre a covid-19 espera sanção de Renan Filho
Isolamento social em Alagoas se mantém estável em de segunda para terça
  • Petrucio

    Dizem que mais de 70% das publicações nas redes sociais são falsas.
    Será questão de educação?
    Ou é mal caratismo mesmo?
    Ou os dois?

  • Ex-SESAU Deus me livre novamente

    Realmente, começou no Rio de Janeiro, hoje foi no RS, SP, e tem muito mais para vir, que prenda todos os ladrões da Saúde !

  • Adson Freire

    Tem que investigar mesmo. Todos os partidos, sem exceção, utilizam esse tipo de prática. Não há inocentes nesse caso, sejam eles de direita, esquerda, de cima ou de baixo. Já não basta o que fizeram com a Lava-jato, em que ocorreu uma cumplicidade tácita entre bolsonaristas e lulistas.

  • Antonio Moreira

    Aras se diz surpreendido com operação e pede que STF suspenda inquérito das fake news.

    William Bonner, nas redes sociais e também nas ruas:
    “Tem gente hoje me aplaudindo que estava, há dois, três anos, me xingando. Pessoas que hoje estão me xingando, há dois, três anos, batiam palmas.”
    “Polarização chegou a um ponto em que minha presença em determinados locais públicos era motivadora de tensões. Quando eu percebi isso, percebi isso de maneira ruim, dentro de farmácia. Fui agredido verbalmente, insultado, desafiado.”

  • Há Lagoas

    Que assim seja! Para o bem do cidadão de bem.
    Lembrando que na primeira eleição, Renan – o Filho – fez uso irrestrito disso para se eleger!

    • Luiz R S Filho

      O babado é por aí……fake news sempre existiram. Antes de se tornarem/converteram mídias sociais da era digital/virtual (como queiram chamar) já existiam em papel gra´fico – os famosos “jornais sensacionalistas”, e muitas das quais se traduziam pelas famosas “charges”. Apenas a figura, o desenho, o rabisco – que o leitor interpretava ao seu gosto.
      Hoje existem os rôbos. Que ainda são mani´pulados ou programados para disparar as informações.
      Mas logo logo os rôbos irão adquirir suas inteligências próprias e logicamente que rejeitaram as tais “Fakes News”
      Afinal esta pandemia COVID-19 já é um marco para o salto evolutivo da Humanidade da Terra (atrasada) para se reposicionar pelo Caminho do Bem – não o material e sim o existencial. Ano 2.150, é logo ali.

  • Vítor

    Ué! A função da PGR não é defender os interesses da sociedade? É isso que estamos vendo?

  • Pedro

    Enquanto a bandalheira corre solta, e a canalhada briga, milhares de brasileiros perdendo a vida! A limpeza na previdência será histórica!

  • FABIAN

    A NOVELA DA VIDA REAL CONTINUA…A FAKE NEWS INTERESSA E ESTÁ A SERVIÇO, DE QUAIS PARTIDOS POLÍTICOS E DE SEUS BAJULADORES??? A ÚLTIMA REUNIÃO MINISTERIAL, DO ATUAL PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, MOSTROU AO BRASIL QUE “NÃO” EXISTE PROJETOS PARA: EDUCAÇÃO, SAÚDE (PRINCIPALMENTE AGORA) E SEGURANÇA PÚBLICA, O QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA VIU E OUVIU FOI UM VERDADEIRO ATAQUE DE PALAVRÕES, AMEAÇAS E INCOMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, DOS ATUAIS MINISTROS, DE ESTADO, OS QUAIS DEVERIAM ESTÁ COM PROJETOS, EM SUAS RESPECTIVAS PASTAS, PARA ÀS VERDADEIRAS MUDANÇAS E URGENTES QUE O BRASIL NECESSITA, PRINCIPALMENTE AGORA, DURANTE A PANDEMIA, COM O CORONAVIRUS, EM QUE MILHARES DE MORTES ESTÃO ACONTECENDO, DE UMA FORMA MUITO RÁPIDA E FAMÍLIAS ESTÃO AGONIZANDO, POR NÃO TER O DIREITO SEQUER, DE PARTICIPAR, DO VELÓRIO, DE SEUS ENTES QUERIDOS!!! E TAMBÉM, DIANTE DESSA PANDEMIA, GESTORES PÚBLICOS(GOVERNADORES, PREFEITOS, ETC), SE APROVEITANDO, DA DOR DO SEU PRÓXIMO, PARA ATRAVÉS DAS MORTES, FORJAREM LAUDOS DE ÓBITOS, PARA ARRECADAREM MUITO DINHEIRO PÚBLICO, SUPERFATURANDO ÀS COMPRAS EMERGÊNCIAIS, DE SUAS RESPECTIVAS SECRETÁRIAS DE SAÚDE, PARA COM ESSE MESMO DINHEIRO DESVIADO, GASTAREM NA POLITICAGEM DE 2020 E DEPOSITAREM, EM SUAS CONTAS PESSOAIS E FANTASMAS!!! ENTENDERAM??? UM RECADO DE DEUS, PARA OS POLÍTICOS BRASILEIROS E ALAGOANOS: “NÃO ERREIS: DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER; PORQUE TUDO O QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM COLHERÁ”(GÁLATAS: 6: 7). AGUARDEM: A MÃO DE DEUS VAI PESAR, SOBRE OS POLÍTICOS CORRUPTOS QUE ESTÃO, SE APROVEITANDO, DA PANDEMIA: CORONAVIRUS, PARA ROUBAR O DINHEIRO PÚBLICO E TAMBÉM DESVIAREM A ATENÇÃO, DAS PESSOAS, PARA ÀS NOTÍCIAS FALSAS OU ÀS FAKE NEWS!!! “MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA, O MUNDO MUDA COM A GENTE”.(GABRIEL O PENSADOR)

  • marcelo

    Sem comentários hoje meu caro Mota.

  • paulo

    Olha que existe esse gabinete de fake parece-me que tá claro,e precisa ser investigado. Agora,o acusador ser o que manda prender e julgar,onde isso é republicano ?so existe blogueiro que espalha fake que defende o executivo?e os da oposição?olha, momento dificil pra nossa jovem democracia,que ela aguemte o tranco e sobreviva.os fins não podem justificar os meios.

  • Alexandre Santos

    Sempre lúcido e certeiro! Obrigado por nos brindar com suas publicações! As Fakenews é um fenômeno recente oriundo da Cibercultura, porém a contrainformação é um instrumento usado desde a Alemanha hitlerista. Esse cenário se instaurou no Brasil desde que os Bolsonaristas inspirados pela campanha de Trump resolveram contratar a mesma empresa, a saber, Cambridge Analytical para ganharem a eleição utilizando as suas estratégias. Espero que esse evento seja apenas a revelação da ponta de um iceberg que começa a ser derretido.

  • Major

    a PF vai agir aqui outra vez, o assunto não acabou não

  • Sampaio

    É, tem gente provando o próprio veneno.

  • Laskdo

    Excelente! estou cansado de avisar a minha família e amigos sobre as fake news, mas percebi que eles ficam irritados quando mando o link mostrando que é fake. Eles não tem empatia com a pessoa difamada, acham que é verdade porque querem que seja verdade, ou seja, “as pessoas enxergam o que desejam, não importam o que veja”.

  • Patrícia

    Existe um mundo de diferença entre o “ser humano”, e em ser humano.