São os números que dizem.

Com raras exceções, o isolamento social no Brasil vai tomando um rumo cada vez mais preocupante: ele é cada vez mais impopular.

Segundo a empresa Inlocu, que vem fazendo essa mediação, houve uma queda de 0,8% na taxa de isolamento em Alagoas, um dia após entra em vigor o “novo” decreto do governador Renan Filho.

Na quarta-feira, ainda sob o antigo decreto, o índice era de 45,3%, caindo para 44,5% ontem.

No domingo, melhor dia da semana em qualquer estado, chegamos a atingir 54% de isolamento.

A Secretaria de Saúde aponta os 65% como o índice a ser alcançado para que o sistema de saúde do estado – rede pública e rede privada – não entre em colapso.

Lembrando que não há mais vagas na rede privada, como afirmou ontem o governador Renan Filho, no mesmo dia em que Alagoas atingiu quase 5 mil casos de covid-19, com 262 mortes (não é pouco).

São vários os fatores que contribuem para o patamar já tão baixo, mas há, sim, uma perigosa descrença no isolamento social, o único consenso mundial sobre a prevenção da covid-19.

No fundamental, é preciso entender que os números não são ainda mais trágicos por causa do isolamento social – e não apesar dele.

Em tempo

O Recife, que adotou o lockdown, chegou a 58% de isolamento social.

Ministro Celso de Mello foi ágil e altivo na resposta à nota do general do GSI
Ocupação de leitos para covid-19 ultrapassou 80% em Alagoas
  • paulino lopes

    É tanta notícia contraditória, gerando pânico, que a população não acredita mais em nada, é muita gente passando receita sem veracidade nenhuma, mais a ciência na verdade não aponta ainda a solução para o caso.

  • Quarentena.

    Acho que lockdown não deve ser aplicado aqui, se em Rrecife com o lockdown chegou a 58%, se for atotado o mesmo aqui, não teria muito sucesso,na minha opinião.

  • Marco

    Seria de surpreender se a população estivesse feliz. A sensação é de que a coisa não avança. Os isolados começam a achar que tudo isso é em vão. A paciência tem limite.

  • Tony

    O isolamento social é necessário, mas é preciso que o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais sejam rígidas na fiscalização de seus decretos de isolamento social. É um erro permitir tantos estabelecimentos abertos, sem serem essencialmente necessário nesse momento de pandemia, inclusive Supermercados e similares vendendo bebidas alcoólicas, vestuários, calçados, etc.),. O que se vê é a população descumprindo as determinações governamentais e um ou outro é advertido e/ou punido, a grande maioria continuam descumprindo as ordens e zombando das autoridades que nada fazem.

  • Eneida

    Poderiam divulgar a quantidade de leitos de UTI e mortes por cada 100 mil habitantes nos estados do Brasil
    Seria mais racional