Atualizado às 19 horas

Em ofício encaminhado na terça-feira à noite ao defensor-geral Ricardo Melro, o secretário Alexandre Ayres já sinalizou para o conteúdo do aguardado decreto do governador Renan Filho, anunciado hoje – para vigorar a partir de amanhã.

Em resumo, a Sesau não descarta a adoção do lockdown na Região Metropolitana- como sugeriu a Sociedade Alagoana de Infectologia –, mas não agora.

Motivo: as consequências que podem advir para as famílias que vivem “em situação de subsistência”.

O governo aposta no endurecimento e no cumprimento das medidas de isolamento social.

Em duas páginas, o ofício assinado por Alexandre Ayres confirma que “o Sistema de Saúde enfrenta uma sobrecarga extremamente preocupante”, devido à velocidade de transmissão do coronavírus, mas ressalta que “o lockdown é uma medida extrema, que implica a sociedade em vários aspectos, não apenas a saúde. Há de se considerar ainda que uma relevante parcela da sociedade alagoana vive em substituição de subsistência, e os impactos gerados para essas famílias podem ser muito graves”.

O titular da Secretaria de Saúde aponta o patamar de “60% a 65%” de isolamento social – Alagoas tem variado de 42% a 45% – como aquele que é considerado próximo do ideal, principalmente após a ampliação do número de novos leitos destinados à covid-19.

Por consequência, continua, “o governo pretende enrijecer e fazer cumprir as medidas de isolamento social de forma a alcançar a meta desejada”, considerando as orientações da Sociedade Alagoana de infectogia.

O decreto do governador Renan Filho, é possível deduzir, deve seguir no mesmo tom.

Deputada critica bullying dos governistas e cobra do Palácio que ouça o parlamento
Lula mostra ser mais um "cientista" da estupidez
  • Lewy

    Tá…. ai daqui 20 dias a população que se encontra na “subsistência “ vai ter seus problemas resolvidos e o lockdown poderá ser estabelecido !? Horaaaaa secretário !!! Se o lockdwon fosse estabelecido no primeiro decreto com apenas 2 casos confirmados hoje a nossa cidade respirava novos ares….

    • Juarez

      Pura verdade!

    • Tiago

      👏🏽👏🏽👏🏽

    • Marcia Aguiar

      Concordo plenamente! Estão adiando a solução !

    • Marconi

      Isso estamos pensando agora ; nós brasileiros somos complicados ; se houvesse lockdown logo no começo com duas mortes , era capaz de explodirem o estado de tanta revolta , agora fica fácil falar ; é sempre assim meu caro ; “deveria ter feito isso , quando não se faz ; quando faz , é cedo demais para fazer e exagero “
      Brasileiro é complicado ; agora o bicho tá aí e já mostra que não tem medo de cara feia ;

    • Arthur

      Pois é, amigo! E se essa mesma população entendesse a gravidade da coisa no primeiro decreto, poderíamos nem está falando em corona vírus ou muito menos Lockdown.

    • Carlos eduardo

      Bom dia aos negacionistas de plantão a pior coisa em ser humano e tal da hipócrisia.
      Vejo muita gente criticar o governo nesse momento em meio a pandemia de tudo quanto e tipo de acusação mas sinceramente se eles os governadores não.tivessem tomado essas medidas com certeza o caos ja estaria instaurado.
      Por isso nesse momento temos que ter mais razão e menos emoção.
      Esse virus não e somente uma resfriadinho nem tão pouco uma gripizinha.

  • Santos

    Vejo que mesmo com decretos rigidos as pessoas não estão obdecendo as normas .

  • Jefferson

    Não precisa ser lockdown em todo o Estado, afinal de contas, a capital é que passa por dificuldades maiores. Era só escolher as zonas onde isso seria implantado. A Metropolitana, por exemplo. É muita fraqueza.

  • Uemoto

    Cadê as testagens em massa? Cadê os respiradores*? Os kit de medicamentos? Cadê os leitos de Campanhas? Cadê??? Agora o dinheiro já está na conta SR. GOVERNADOR!!! Fazer notícias bonitas é FÁCIL…. difícil é torná-las VERDADEIRAS!!!!!

  • Júnior

    Sinceramente, parece que querem esperar não ter mais UTI que em muitos hospitais não tem mais, escolher quem vive e quem morre para poder decretar o lockdown, parabéns para quem votou nesse Governador, lamentável.

    • Júnior

      Faça a sua parte, e deixe cada um fazer a sua, se preocupe com os seus e deixe os dia outros se preocupar por Si mesmo

  • Razão

    O que será que o governador está esperando para decretar o lockdown, o necessário Sistema Único de Saúde não conta com leitos e respiradores em número suficiente para absorver a demanda que só aumenta, lembrando que todos os outros problemas – das gripes comuns, infartos e AVCs – não vão esperar na fila em respeito ao Covid-19.
    o básico que é a realização do exame para detectar o covid é uma piada, quem precisar do serviço, se não tem covid, acaba pegando pois só a aglomeração aguardando atendimento é um desrespeito com a sociedade, a que ponto será que o governador quer que chegue? ACORDA GOVERNADOR do que adianta manter as empresas vivas e seus funcionários mortos?

  • Carlos

    Fraco demais. O povo já não está conseguindo atendimento seja onde for. Vai esperar o que mais? Tem que ser Lockdown e policia na rua para fazer cumprir o decreto. Se não sabe o que fazer pede para sair.

  • Rute

    Em contra partida os impactos gerados para essas famílias pode ser uma morte mais breve se continuarem nas ruas é só verificar por exemplo a quantidade de infectados no jacintinho. O governo precisa se planejar para ajudar essas pessoas,pois uma hora o loockdow vai ter que acontecer e esperamos que não seja tarde demais para a população carente.

  • Deise Márcia Porto Tenório

    Vamos esperar chegar a 500 mortes???????????Se tivesse posto em prática logo no começo,talvez agora estávamos bem mais tranquilo,por esses subsistences,que nossas famílias que cumpre o decreto pagamos pelos erros deles.ESPERAR MAIS O QUE?????????????

  • MARCELO FERNANDES

    A SAUDE DE ALAGOAS JA TEM SOBRECARGA A ANOS… NESSE GOVERNO O QUE TEVE FOI OPERAÇÃCOES DA PF, MPF E CGU, ONDE SE PRENDEU O GENRO, A FILHA, DO VICE GOVERNADOR, A DIRETORA DOIDA DO HGE A ÉPOCA, POR INÚMEROS DESVIOS. AI O SECRETÁRIO VEM FALAR EM COLAPSO?

    • Jose da Silva

      Muito bem, Marcelo. O SUS já é precário por sua própria natureza (pública).

  • Fernando

    A população não respeita qualquer que seja os decretos ainda por cima a verdade que seja dita não tem fiscalização o suficiente pra fazer as pessoas cumprirem as regras , quer um exemple vai ao centro de Arapiraca e veja por si proprio oque ta acontecendo e só ir aos bancos e as lotéricas , estão esperando o colapso vim pra fazer uma decreto que o Propio sistema de saudê que ta a par de tudo esta pedindo acorda Governador!

  • LucianoTB

    Com lockdown ou sem lockdown, já é tarde…
    A bomba já estourou!

    Agradeçam as autoridades que permitiram no feriado da semana Santa, as aglomerações no mercado velho, para encher o buxo com peixe poluído…
    Agradeçam as autoridades que permitem na cara de pau as aglomerações do povão nas lotéricas e na Caixa para pegar o dinheiro do enterro!!

  • Fernando

    Ninguém respeita nada, todos os dias a Fernandes Lima está repleta de carros, o centro está cheio de pessoas e a proliferação do vírus aumentando e a economia entrando em colapso. Não está adiantando nada. As coisas so pioram.

  • Luciano Carvalho

    Que povo alarmista. A a torcida do quanto pior, melhor. Tem que melhorar, e está sendo feito, o sistema de saúde. Nossa taxa de óbitos é de 5 por 100000 habitantes. Lamentável qualquer morte, eu inclusive conhecia uma das vítimas, mas está melhor que os países desenvolvidos. Calma não vai ser o Lockdown que vai resolver.

  • Betânia Reis

    Já estamos há 2 meses, nestes ” decretos” e nem vemos nada. Se tivesse havido mais rigidez no início, não estaríamos no ” normal”, mas, não estaríamos nesse entra e sai de decreto, que não nos leva a lugar nenhum. Muitas pessoas no centro da cidade, no Jacintinho, no B.Bentes… Vcs estão abrindo leitos , mas , as pessoas que estão circulando, estão espalhando o vírus. O vírus não circula, as pessoas sim. Sejam mais corajosos e eficazes… Não está funcionando…

  • Marcos

    Infelizmente as famílias mais pobres são a que mais disseminam a doença, Jacintinho já ocupa o 1° lugar, em pouquíssimos dias o Benedito Bentes já acompanha. Primeiro foram os bairros turísticos, agora chega a vez dos bairros mais pobres, onde menos se respeitam as medidas e não há fiscalização.

    • Simone

      Marcos você esta errado, pobre não tem dinheiro para viajar para o exterior não.

    • ivo

      Amigo, você faz parte desse grupo de alarmistas, garanto a você que quem trouxe esse pandemia para o Brasil, não foram os pobres, ninguém do jacintinho ou benedito bentes tem o poder econômico pra tanto, na hora do vamos ver, a o pau sempre quebra nas costas dos mais fracos. Infeliz você foi no seu mísero comentário.

    • Thaísa

      As pessoas têm dificuldade de interpretação. O que o colega disse é que o vírus chegou através dos turistas, mas que agora está se disseminando nos bairros de periferia, visto que as pessoas não estão tendo o cuidado necessário.

  • João Paulo

    Parece que o governador está esperando o Judiciário assumir a responsabilidade pelo lockdown.

    Talvez acredite ser melhor ter um juiz ameaçado de morte, como no Maranhão, do que receber críticas nas redes – as críticas das ruas não importam.

  • Patricia

    Espero que o governador e sua equipe sejam coerentes e tenham bom sendo,mas que sejam também eficazes e transparentes e o mais importante é que saibam diferenciar o discurso e a prática.

  • Patricia

    Bom senso

  • Santana

    Verdade!

  • Pedro

    Veja quem está na carreata pedindo para abrir o comércio. Garanto que não é o povo sofrido que vive na miséria…esse que falaram que vão ser os mais prejudicados.Portanto essa conversa do governo não convence.”Não deixe para amanhã oque se pode fazer hoje”

  • Marli

    O bom que tivesse testes suficiente para fazer em cada bairro para quem estivesse com sintomas. Porque na minha casa teve sintoma s e ficou com medo de ir fazer o teste não está e pegar. Comprou remédio conta própria até agora tá melhor sem saber se está ou não.

  • Ubirajara

    Esperar o que senhor governador, vamos fazer acontecer logo tem quer ter polícia mas ruas para prender quem não estive usando máscara só assim esses bando de irresponsáveis e assassinos vão começar a entender a situação. Estamos pedindo socorro urgente.

  • Marli

    Governador por favor que as escolas particulares só voltem no próximo ano. Muitos avós é que leva e traz os netos. Se voltar muitos alunos irão perder o ano porque as avós vão ficar com medo de sair pra levar. Eu sou uma delas.

  • Carol

    Caos total! Começa fazer uma fiscalização mais rígida nos supermercados. No decreto vigente só pode ter acesso um membro de cada família. ..Qual supermercado está dando atenção? ?? Passa no Bompreço/Antares. …As pessoas estão levando crianças para passear. Aglomerações dentro dos estabelecimentos. Várias padarias tbm nem aí para o decreto. Cadê a fiscalização nesses lugares . Isso pode ajudar a melhorar um pouco a situação.

  • João de Deus

    O país está se afundando cada vez mais,aí adota o LockDown e tampa de vez o buraco.

  • GERSON MARTINS DE SOUZA

    Boa tarde,pedir para endurecer o decreto, fazendo Lockidown, talvez seja um paliativo para a não circulação do vírus e um decreto de morte para os os que estão com a geladeira vazia e com a família passando necessidade,no meu humilde ponto de vista, o que percebemos, é a falta de assistência naqueles que no início dos sintomas ao procurarem as unidades de tratamentos, não são medicados ou se dão as receitas o remédio não existe nas prateleiras das farmácias, na maioria das vezes mandam o cidadão ir para casa e se caso piore retornar para as unidades.Claro que vai virar um um inferno, se o cara não teve uma medicação no início para conter com a proliferação do vírus e manda ír para casa, quando retorna após alguns dias, muitos ao voltarem já precisam de leitos, e sem falar nas pessoas que foram infectadas por ele nesse período em que esteve esperando por assistência médica.
    “REMÉDIOS PARA O POVO GOVERNADOR NO INICIO DOS SINTOMAS” É isso.

  • Eliane

    Não concordo com fechamento total pois isso e ilusão os médicos trabalham vão pra casa em casa tem a família e aí qual a proteção de se está em casa o frentista tbm tem familia as enfermeira os taxista os funcionários das lojas de tecidos supermercado caixa e lotérica todos tem família voltam pra casa pra suas famílias isolamento total e uma ilusão que só existe na cabeça de políticos que nunca se preocuparam com nosso sistema de saúde que sempre foi precário mentem o terror nas nossas mentes jogam a gente nesse isolamento mas não se preocupa com nossa mesa se tem o pão nem muitos menos com nossa saúde mental que está a beira de um verdadeiro colapsos ficar de quarentena em uma mansão com piscina quadra de jogos queijos importados e geleias reais nossa que maravilha agora ficar em casa sem pão internet filhos chorando aí sim quero vê falar é fácil difícil é viv r essa realidade parem de colocar pânico nas pessoas melhorem o sistema de saúde melhorias em tratamento de esgoto água e moradia digna esses sim são vírus perigosos que existe a muito tempo

  • ivo

    Estou esperando há muito um lokidown, contra a corrupção desses políticos desonestos. Será que vou viver pra ver?

  • Júnior

    A solução é o povo fazer carreata exigindo o lockdown, todos ás medidas tomadas não tiveram efeito, pessoas morrendo e surge o “defensor” do governador, o Luciano Carvalho que NÃO sei em que mundo vive, acorde Nosso Brasil só é referência para corrupção, sei que tem muita família passando fome, a responsabilidade é do governador e do Prefeito, ás demais pessoas não podem pagar pelo erro dos governantes não. Itália depois do lockdown está retornando aos poucos ás atividades normais.

    • Lewy

      A solução realmente é a população consciente pedir lockdwon!!! Porque se depender do governador ele se diverte em falar de aumento de leitos e hospitais de campanha!!! Governador fale em redução de casos! Fale em redução de números … deixe de ser fraco!

  • Elisângela Alves da Silva

    Gente por favor, já tá comprovado que o povo não fica em casa por não acreditar no governo, o que falta é claresa e verdade, na contagem de vítimas. Sinceramente preocupação com a população nuncaaaaaaaa.

  • Lewy

    Governador vc é fraco!!! Acabou de prorrogar um decreto 20/05/2020 onde não deu certo!!! Os números subiram de forma assustadora no decreto anterior e o senhor ainda prorroga o decreto!? Vc é fraco! Venha prosear comigo pelo menos por 10 min!!! Sou comerciante e poderia está torcendo aqui para que novos decretos não chegassem … porém vc é louco! Você se finge de cego … vc está vendo os números crescerem… os números chegam primeiro a sua mesa e vc está ciente de tudo!!! Governador com todo respeito! Vc é fraco! Vc não quer resolver !! Vc apenas prorrogou mais ainda o que não vem dando certo! Mude!!! Mude!!! Escutamos isso faz meses … o mesmo discurso governador!!! O que vem mudando são os números ! Os casos!! Vc é fraco!

  • Lewy

    O governador chega na coletiva prorroga um decreto que não deu certo!!! Um discurso igual ao anterior do decreto ainda vigente dizendo que apertar a fiscalização!!! Governador… governadoooooorrrrrr…. governadooorrrrrr vc não tem polícia pra isso governador !!!! Vários militares afastados ! Vários militares de licença !!! Seja realista p@@@ !!! Chegue na na televisão e fale a língua popular!! Fale a verdade !!! Tem duas semanas que vc pregou o Mesmo discurso! Deixe de ser tosco ! Vc não tem polícia pra isso! A solução seria um lockdown nesse momento governador ! Sou comerciante, estou prejudicado mais sou consciente da situação! Queira resolver e não prorrogar! Eu não consigo acreditar no discurso que vc acabou de falar na tv! Vc é fraco! Vc não quer resolver ! A solução agora seria um lockdwon com a sua polícia na rua e com exército cara !!! Os números iriam baixar! Certeza! Quem está infelizmente infectado continuaria em casa no isolamento! Quem não sabe que está infectado estaria em casa no isolamento! O resultado qual seria!? Queda nos números…. governadorrrrrrr governadorrrrrrrrrr pelo amor de Deus !

  • Esperança

    Resumo da ópera.. Apartir de agora é só contabilizar mortos,pois o governo vai esperar a volta dos afastados com covid para trabalhar tanto na saúde como na polícia. Sabe que não consegue proteger a população e não existe nenhum plano que diminua os danos.

  • Claudio

    Não adianta se todos não cumprir com seu papel, empresários ambiciosos trabalhando normalmente, governo não sendo claro, povo na rua achando que tudo tá normal e o resultado e esse rio de mortos e famílias chorando, um remédio que não tem comprovação científica empurrado de goela abaixo, estamo arrumados.

  • David

    Bizarro! Quantas mortes a mais serão necessárias para a efetivação do ‘Lockdown’?

  • Tavares

    Aumentar a fiscalização??? Piada.
    Desde o último decreto no qual foi determinado o uso da máscara é obrigatório, liguei várias e várias vezes para 190 informando irregularidades e em nenhum momento foram averiguar as denúncias, inclusive o atendente não perguntava a localização.
    Como aumentar a fiscalização se o órgão que possui esse papel não o faz???
    Renan farsante, mentiroso.
    Só conversa bonita e trabalhar??? Nada.

  • claudio

    É a pura verdade não tem fiscalização, eles estão esperando aumentar o número de mortos por covid-19 , a ai sim vem mas verba pra o estado, o governador não tem autoridade e nem pulso firme, pode ir até o centro da cidade, vocês vão ver lojas que não são necessárias estão com placas de vende – se mascaras kkkkkk , isso é uma verdadeira piada sr .Governador.

  • Vítor

    Em todos os países só o Lockdown resolveu. Haja caixão!

  • Thaisa

    Se desdo dia em que começou o decreto aqui em nosso estado. As pessoas tivesse obedecido talvez não estariamos passando pelo que estamos passando hoje.
    A população também é culpado por não obedecer o que se pede. Vamos pessoal é hora de nos da força um pros outros nos vamos conseguir nos somos um povo forte.
    Aqui no bairro onde moto dificil vc ve alguém respeitando o decreto aí como vamos vencer isso.
    Governador vê o caso aqui em santos. Dumont Maceió tabuleiro.

  • Cris

    Seu governador,e seu secretario vocês ontem mesmo falaram do colapso,dos numeros de casos e das mortes e é assustador,porfavor lockdaw,precisamos reverter essa situação,o senhor falou que ia endurecer o decreto,não fez nada.

  • Julio

    Não precisaria de Lockdown se a população ajudasse…..Agora as criticas ao governo não para. Se o governador decretasse o Lockdown, seria criticado e se não também… me poupem, vamos ajudar que é melhor.

  • Ivanildo s.

    Gente ja q a inteligência desprove alguns sabidos. Vamos pelo menos nos informar o tal de lockdown, não é só o governador decretar, esse pedido é analisado pela Justiça, exemplo Pernambuco q tem mais casos positivos e mortes q aqui e foi negado o lockdown para o estado. Vamos deixar de mimimi q se a Gente não se cuidar o governo brasileiro ou leia se os politicos brasileiros num tão nem ai , ou alguem acha q varios atos não são deboches. Que Deus nos Abençoe e nos livre do mal.

  • Julio

    Quem quer o Lockdown e só não sair de casa e pronto se tranque . Quem não quiser usar a cloroquina não use.