Alvo das críticas de Jair Bolsonaro, Nicolás Maduro, da Venezuela, havia sido até agora o único presidente de uma República a ter postagens apagadas e eliminadas  pelo Twitter.

Agora ganhou a companhia do seu colega brasileiro.

Os dois praticaram os mesmos erros graves: subestimaram o coronavírus e se tornaram, por óbvio, perigo para a saúde das respectivas populações.

Até o aplicativo, que “é burro”, já descobriu que há algo errado em terras brasileiras – além de venezuelanas e nicaraguenses, onde o Comandante Daniel Ortega, também presidente, chegou a convocar uma “marcha para enfrentar o coronavírus”.

Tempos pra lá de estranhos, esses em que vivemos.

Isola, Brasil!

Congresso Nacional mostra sintonia, mas Assembleia Legislativa destoa
Chegou a hora do Estado "Robin Hood" no Brasil
  • JEu

    Sinceramente não vejo onde está a igualdade… afinal, o Bolsonaro foi eleito legitimamente em votação popular com a participação de todos, apoiadores e oposição… coisa que não aconteceu lá na adorada Venezuela dos esquerdopatas… também não vi por aqui qualquer manifestação contra o Presidente ser impedida pelas forças armadas do país… ainda não vi brasileiros morrendo de fome, perdendo mais de 8 kg em menos de um mês (o que pode vir a acontecer se permanecer o lockdown burro, geral e irrestrito às atividades econômicas, principalmente as familiares… então, onde é que está a pretensa igualdade de comportamento entre os dois?!!! agora, se o twuitter retirou algum post do Bolsonaro com relação à sua opinião ao covid-19, é questão de opinião deles, o que demonstra que são preconceituosos para com aqueles de opinião diferente… vamos discutir as opiniões, mesmo que de cunho pessoal, sem impedir a manifestação do livre pensamento… coisas dos direitos humanos… pois é…

    • Meu NOME é Gal desejando rapaz: SEM cultura NEM crença OU tradição, AMO igual!

      Vamo trocá 1’$ fluidos, JEu
      … cuspe MEU n’esmegma teu!
      Vvem Q’eu tô facinha seu GLANDE suja
      … te lava antes, sujêto impo(R)tOnto!
      Mulé é sempre mió q FaSCiSTa($)
      … xô capita palhaço BOZO d’u$ infern’u$!

    • Juvenal Alencar Silveira Souza

      A diferença entre Bolsonaro e Maduro se resume em uma unica palavra “VERDADE”, Bolsonaro defende a verdade enquanto maduro pisa na verdade.

    • Observador

      Permita-me discordar. A comparação que foi feita sobre um e outro presidente nada diz sobre o ponto de vista ideológico de ambos. Mas parece que comparar venezuela com o Brasil virou lugar comum…enfim essa comparação feita pelo Ricardo Mota fala em relação à responsabilidade das palavras e atitudes diante do momento caótico que vive o mundo. Jair bolsonaro na presidencia da República fala como Pessoa Jurídica, mesmo na rede social “privada”, portanto ele nao emite opiniao como nós aqui fazemos. Ele emite diretrizes, direcionamentos, caminhos que influenciam diretamente na vida dos Brasileiros. Qualquer Presidente da República deve guardar sua opiniao para o ambiente familiar, privado.Quando abrir a boca em público deve agir com responsabilidade.

  • Miral

    O Brasil nunca teve um presidente tão desqualificado e despreparado como esse. Sem falar do envolvimento dele a da família com esquemas de corrupção na Assembleia do RJ e de envolvimento com milicianos.

    • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

      Pois é, Miral … bandido é CRUEL no covil, sujêto impotente à LUZ do dia, rsRs
      Em bandos, cabrões abêXtados de labuza de cimento e cal à PÁ óh,
      … afundando u$ prórios pés na COVA rasa, Kkkkk

      # Mas há gente no SERTÃO reconhecido n’Europa e França + BahÊa:
      – Dr Gustavo Cabral é IMUNOLOGISTA q’aos 8 d’idade já colhia
      * manga, coco e graviola vendendo em feiras, aos 15 vendia CARNE em açougue.

      # Dr Gustavo nasceu num povoado de ~3mil pessoas, Creguenhem em Tucano – Bahêa.
      – Da ROÇA com praça e ruas ao redor fez doutorado na USP, ensanduichado em Portugal
      * Pós doutorado na INGLATERRA da Rainha (Univ Oxford) e na Suíça em Berna.

      # AGORA aos 38 de idade retorna ao Brasil em novembro passado, ~ 4 meses atrás.
      – Ao lado do Dr Jorge Kalil – referência em VACINAS no país – no Incor (Inst Coração SPaulo).

      * JUNTOS, Gustavo e Jorge trabalham com partes da genética do vírus: florzinhas, proteína de spike.
      – C’a IDEIA de desativar florzinhas do Covid 19, impedindo o CORONA d’entrar em células humanas.
      [30mar20]
      https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/30/esperanca-brasileira-contra-coronavirus-cientista-cresceu-vendendo-frutas.htm

    • Juvenal Alencar Silveira Souza

      É que sempre tivemos enganadires do povo, oubseja, o famoso me engana que eu gosto.Bolsonaro é verdadeiro, não tem mimimi.

  • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

    Enquanto isso, a Engenharia NACIONAL, caro Ricardo Mota … vejamos!
    Aqui no BRASIL s’aprende e dar nó em pingo d’água de conversa miolo de POTE, rsRs

    > Apenas 1 (um) respirador PULMONAR convencional, preço ~R$ 15 mil n’u$ mercado.
    – Em SPaulo, a Politécnica da USP produzirá o mesmo equipamento a ~R$ 1 mil.

    > EQUIPE de ~40 engenheiros c’o Dr Raul G Lima, com prudente ENTUSIASMO bem informado.
    – simples e rápida PRODUÇÃO 15 vezes + barata com peças quase 100% nacionais e em ESTOQUE.
    [30mar20]
    https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/28/coronavirus-usp-cria-projeto-de-ventilador-pulmonar-15-vezes-mais-barato.htm

  • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

    E haja DRIBLE neLles, caro Ricardo Mota … quem sabe FAZ ag’Ora.
    Com orgulho e dignidade de Geraldo Vandré … falemos de FLORES.

    Pois é da vida PENTAcampeã desafiando mentecaptos [email protected]’u$, rsRs

    > Nas Universidade e Institutos Federais há bastante pesquisa nacional de QUALIDADE
    – assim quer DEUS Pan n’Américas iluminando genuínas mentes BRASILEIRAS, Kkkkk

    #1. Caça à mutação brasileira, Covid 19 Tropicaliente
    – Inst Biologia d’Unicamp (Univ Estadual SP em Campinas)
    * Adaptar protocolo d’OMS (Org Mundial da Saúde) p’o vírus circulando AQUI, no Brasil.

    #2. Teste menos sofisticado em laboratórios c’equipamentos que JÁ têm,
    – mais simples q’o Teste PCR real time drive thru AO VIVO, um quebra-galho.
    * Podando instintos suicidadas d’ÚLTIMOS a saber de coisas aos pares na testa.

    #3. Teste rápido do Covid 19 a baixo custo em Laboratório d’USP criado em 2003 p’a pandemia H1N1.
    – Semelhantes a testes de gravidez: sangue ou secreções + reagentes pingados num papel.
    * Um risquinho SUGERE q’o sujeito da secreção possui o vírus CORONA em 15 a 20 minutos .
    [30mar20]
    https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/30/cientistas-driblam-grana-curta-e-criam-teste-de-covil-19-made-in-brazil.htm

  • Carlos

    O governador desnaturado Renan Filho, em Santana do Ipanema, numa aglomeração juntos com o deputado federal Isnaldinho Bulhões, ex- conselheiro Isnaldo Bulhões e esposa. E aí se fosse o Bolsonaro… Faço o que digo, mais faço o que quiser.

  • Lucas Farias

    Prezado Ricardo, com o avanço da pandemia do coronavírus e a preocupação global em conter os efeitos da doença, o isolamento de Bolsonaro se acentua na mesma velocidade com que profere suas insanidades e comete sucessivos crimes de responsabilidade. Como sua estratégia de poder sempre esteve dissociada do dever de proteção da vida (de quem quer que seja), do debate racional, da busca progressiva por consenso, da valorização do conhecimento científico como critério definidor de políticas públicas, da articulação com instituições de pesquisa e saber acadêmico, Bolsonaro apela para a radicalização, explorando a ignorância do senso comum com a disseminação de notícias falsas, teorias conspiratórias estapafúrdias e a agitação constante da ameaça de inimigos internos ou externos (esquerdistas, ambientalistas, indigenistas, progressistas, feministas, culturalistas, globalistas e toda a sorte de rotulação daqueles que não rezam pela cartilha de fé bolsonarista). Para se eximir de sua responsabilidade com o fracasso econômico da política conduzida pelos darwinistas sociais liderados por Paulo Guedes e com a absoluta inaptidão para lidar com os efeitos causados pela pandemia, Bolsonaro atribui toda a responsabilidade por sua incompetência à imprensa, às instituições científicas e acadêmicas, ao Judiciário e ao Ministério Público, à maioria do Congresso Nacional e até mesmo a partidos e políticos de sua base de governo (?), a 25 dos 27 governadores que não apoiam sua criminosa atitude no enfretamento da crise, à maioria dos prefeitos representados pela Frente Nacional de Prefeitos e àqueles que acusa de serem alarmistas e de pregarem o caos. Como se houvesse uma conspiração transnacional envolvendo todos os poderes, parlamentos, tribunais, procuradores, governos estaduais, prefeitos, instituições científicas e acadêmicas, OAB, Associação Brasileira de Imprensa, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, a China, a Organização Mundial da Saúde, o FMI e a ONU, todos desejando o colapso proposital do país com medidas desnecessárias para enfraquecer a economia e derrubar o presidente, como se o coronavírus não fosse uma ameaça séria. O bolsonarismo, como ideologia radical, não admite o debate racional, nega o conhecimento formal e as evidências científicas, rejeita o contraditório e somente confia no discurso mítico (e mitômano) de seu líder charlatão. Observe que os bolsonaristas, que sempre defenderão cegamente seu mito (e mitômano) em qualquer circunstância, relativizam as estupidezes e as incoerências. Quando Bolsonaro descumpre as recomendações de seu próprio governo, desmoraliza seu ministro da Saúde e seu ministro da Justiça (que defendem os critérios da ciência e as medidas de isolamento) e ignora recomendações de segurança e de cuidados sanitários do “isolamento vertical” que ele defende e que seriam aplicáveis a ele mesmo (por fazer parte do grupo de risco), Bolsonaro não está apenas externando uma opinião ou manifestando livremente o pensamento. Os ignorantes bolsonaristas não entendem, mas Bolsonaro não é um cidadão comum, é o presidente do país e possui responsabilidades inerentes ao cargo que ocupa, porque é dele o dever de dar o exemplo como autoridade máxima do país, pois nada do que que faz publicamente no exercício do cargo é assunto de foro íntimo (falta uma boa dose de estudo para os bolsonaristas compreenderem). Dentre os crimes relacionados no Código Penal cometidos por Bolsonaro, previsto no artigo 268 está o de “”Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. Ao desobedecer a decisão judicial que o proibiu de adotar qualquer ato de estímulo contra o isolamento social, Bolsonaro também incorreu no crime previsto no item 5 do artigo 6º da Lei de Crimes de Responsabilidade, por atentar contra determinação judicial e incitar à desobediência contra atos do Poder Judiciário. Os fanáticos seguidores do mito (e mitômano) não sabem que a liberdade de expressão e de manifestação de pensamento não são direitos absolutos, que podem ser restringidos quando sua prática estimula o cometimento de crimes e coloca em risco a saúde pública e a segurança nacional. Muito menos quando há decisão judicial expressamente proibindo isso. Mas o que esperar de qualquer tentativa de convencimento racional com bolsonaristas sectários? A mais recente fake news disseminada pela rede milionária de milícias virtuais controladas pelos filhotes de Bolsonaro é a de que um idoso, o arquiteto Walter Balestra, teria se curado do coronavírus graças ao uso hidroxicloroquina. A mentira foi esclarecida pelos familiares do idoso, que informaram que o caso ocorreu em 2019 e nada teve a ver com coronavírus, e já solicitaram a remoção da foto do idoso do material mentiroso espalhado pela matilha virtual. O propósito do bolsonarismo com esse tipo de mentira é o de relativizar a mortalidade do coronavírus e espalhar a ideia mentirosa de que já há uma cura eficiente contra a pandemia. É falso que a cloroquina tem eficácia comprovada contra isso. Não há estudos que confirmem e sua destinação com esse propósito não foi autorizada pela Agência Nacional de Saúde. Como a ciência não se baseia em fake news nem em palpites de gente ignorante, esse medicamento somente será prescrito para tratamento quando houver confirmação de sua eficácia, evitando-se o risco de piora do estado de saúde de pessoas doentes com efeitos colaterais não previstos e também evitando que o medicamento se esgote nas farmácias para pessoas que dele precisam para tratar doenças como lúpus e doenças reumáticas e demartológicas. Por enquanto, qualquer uso feito por essa substância tem caráter experimental e se restringe a casos graves. No mais, Ricardo, como a realidade nua e crua é uma inimiga mortal das asneiras do bolsonarismo, hoje o governador de Santa Catarina recuou da ideia de aderir ao maluco plano bolsonarista e resolveu prorrogar as medidas de isolamento social. Também o governador do Amapá disse que a proteção às vidas está em primeiro lugar e que por isso não reabrirá o comércio no estado. Apesar do papel responsável e seguro que praticamente todos os governadores do país têm cumprido, cada novo ato irresponsável e cada nova besteira dita por Bolsonaro e repercutida por suas milícias virtuais alimenta a ignorância e a desinformação, combustíveis que estimulam as pessoas a protestar contra as medidas de isolamento horizontal e a colocar em risco toda a sociedade. Que permaneçamos em alerta. PS.: Uma sugestão ao blog: que tal entrevistar por email ou videoconferência algum(a) profissional da saúde renomado(a) em Alagoas, capaz de esclarecer as mentiras e as notícias falsas relativas ao coronavírus, especialmente aquelas disseminadas pelo próprio presidente? Seria um serviço de utilidade pública bastante relevante. Um forte abraço.

    https://brasil.elpais.com/brasil/2020-03-26/governadores-pedem-ajuda-de-bolsonaro-para-conter-crise-e-dizem-que-continuarao-seguindo-a-ciencia.html
    https://congressoemfoco.uol.com.br/saude/governador-diz-ter-sido-orientado-por-mandetta-a-nao-reabrir-comercio/
    https://www.poder360.com.br/brasil/governador-de-santa-catarina-recua-e-diz-que-prorrogara-isolamento-social/
    https://noticias.uol.com.br/colunas/balaio-do-kotscho/2020/03/15/cnbb-oab-abi-e-comissao-arns-se-unem-em-defesa-da-democracia.htm
    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/30/mpf-pede-que-bolsonaro-seja-multado-por-descumprir-isolamento.htm