Mesmo entendendo a excepcionalidade do momento vivido pelo Brasil – e pelo mundo -, a “requisição” dos produtos hospitalares pelo governo do Estado precisa ser mais bem explicada.

Talvez seja o caso de o Ministério Público Estadual, pela sua autoridade, buscar as informações diretamente com as empresas que se julgam prejudicadas.

(Houve abuso de autoridade, prevista em lei defendida pelo governador?)

Confesso que o uso da polícia – que tem outro tipo de treinamento – para ações como as que ocorreram agora não me parece um sinal positivo.

O momento é de atender ao conjunto da população – a de Alagoas depende, mais de 90% do SUS -, mas não se pode entender e tratar os fornecedores e comerciantes como se fossem “os inimigos do povo”.

Eles não são.

Com 81 leitos inativos, HU pode ganhar até 27 UTIs com ajuda parlamentar
Crise potencializa precariedade da Saúde Pública já apontada nas pesquisas
  • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

    De fato, Ricardo … as mulheres sabem das P`ERIFERIAS, dói!
    > Se não corrigirmos a rota imediatamente,
    – não vai demorar para o vírus invadir os bairros periféricos
    – e mostrar uma força destrutiva muito maior do que a que vimos na Europa.

    > A deputada TÁBATA A (SP), colega Felipe R + o senador Alessandro V
    – em carta ao presid’ANTO J-Bolsonaro e ministros, … Brasília num é LUA.
    – sugere pisar no CHÃO da praça central e das periferias DESPRAÇADAS, já é hora!

    > COM medidas emergenciais – R$ 500/ mês ao longo de 4 meses pr’as famílias POBRES e miseráveis
    – no Cadastro Único p’Progr Sociais Gov FEDERAL com renda inferior ½ sal mínimo.
    # Há FOME! [23mar20]
    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/tabata-amaral/2020/03/coronavirus-na-belindia.shtml#

    • Zé indignado ,

      Não é resposta senhor governador já está acontecendo a dificuldade de transporte para os servidores da saúde e principalmente os da área t enfermagem. Ha uma diminuição dos transportes coletivos. Coloca os carros locados pelo estado a disposição do HGE e Hélvio Auto.

  • Carlos

    Lado bom ou lado ruim, não sei se posso chamar assim. Já imaginou se essa pandemia, fosse no governo do PT, onde a fartura segundo se comentam os petistas. Onde às viagens internacionais era um vai vem de Brasileiro e os aviões não atendiam às demandas. O Estado unidos era o destino mais procurando. E a continuação coronavirus, onde foi importada. Ainda bem que foi num momento de crise onde poucas pessoas viajaram.

  • CICERO FREDERICO DA SILVA

    O governador RENAN FILHO, em mais de cinco anos de governo não conseguiu resolver esse problema.
    Agora numa atitude radical usa o poder de polícia.
    Gente os números não metem jamais.
    Estamos vendo o reflexo de governo anteriores e a população vai pagar com isso, sempre.
    Elegemos essa raça, agora eles vão pagar por isso

  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    > É fato Q governos são PODEROSOS, sim
    … executam de acordo com a LEI!

    > Mas nem tudo podem os governantes, claro
    … há FREIOS judiciários, eficazes até agora!

    # Desde 1988 com a Constituição CIDADÃ,
    – a garantia SUPREMA da ordem social e da PAZ habitual.
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

  • Rotary

    Segundo o art 5 da CF.
    XXV – no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;
    No meu entendimento nã cabe saquear mercadorias sem data de pagamento, é furto qualificado pois foi perpetrado por mais de uma pessoa.
    A requisição é para uso de PROPRIEDADE (PRÉDIOS, INSTALAÇÕES) se o ESTADO tinha urgência em adquirir os materiais que fizesse a compra com dispensa de licitação, mas nesse caso os gestores ficariam descobertos pois seria a prova de sua incompetência para usar o termo mais ameno e o ILUSTRÍSSIMO governador é o pior de todos é quem comanda o desmando.

    • ROBERTO PAIVA

      ROTARY
      Sou aposentado ,não tenho procuração para defender nínguém.
      Mas sinceramente tenho me suprendido com o desempenho
      do secretário estadual de saúde ALEXANDRE AYRES e com o ministro
      da saúde do governo BOLSONARO.
      Excelentes GESTORES,

  • Socorro

    Será que confiscaram os medicamentos a serem entregues a população nos postos de saúde também!? Não tem remédios para diabéticos e hipertensos. Ficar confinado sem medicação é deixar morrer também.

  • Servidora do HGE-na uti

    O papel do governo é mentir pra população e constranger os servidores da saúde dando pressão contra eles. Veja o áudio de uma técnica do samu falando a realidade. No samu falta de tudo nem carro tem pra fazer os atendimentos. Muito diferente do que está nas mídia e redes sociais.
    Não tem epi e nem treinamento, os trabalhadores estão denunciando. A coisa está sendo feita no amadorismo.
    Mais uma vez o governo mente para todos.
    Estão usando a politicagem nessa situação.
    Triste realidade das colegas do Samu.

  • Carlos

    No final do mês de dezembro, já se comentava uma provavelmente uma pandemia do coronavirus, vindo da China e ele junto com os Boys, da Sefaz, aprovou a mais perversa reforma da previdência do Brasil e seus efeitos vai ser mais danoso com a pandemia. Sem falar na fama de mal pagador dos fornecedores de medicamentos e que muitos faliram e até caso de suicídio, que forneceram por meios legais e não recebeu. Imagina no caso de sequestro legal.

  • JEu

    Já ouvi muitas vezes o seguinte: quer conhecer o homem, dê-lhe poder… no caso o poder parece se sustentar na crise do coronavírus… mas, ao que parece, é mais um atestado de incapacidade e incompetência, e muita maldade, pois se apossa violentamente do que não lhe pertence, com a desculpa que é: “para o bem público”… e, descaradamente, ainda deixa implícito o: “devo, não nego, pago se puder e se quiser”… coisas do mininim peralta, filho do paizinho Reinão, o todo poderoso…!!! será que já é o começo da síndrome dos Gomes, do Ceará?!!!

  • Carlos

    Quero ver se ele vai enviar pra Assembleia Legislativa, uma medida provisória suspendo a sua pandemia pessoal da perversa Al previdência…Atirar com a pólvora dos outros é muito bom.

  • Jeu

    Não se discute a legalidade do ato. O problema reside no seguinte fato: esse governo não paga a ninguém. Já quebrou vários empresários que atuavam na saúde. Inclusive deve rios de dinheiro para os hospitais (sanatório que o diga) e simplesmente não paga. Além do mais de forma descarada faz acordo na justiça e não cumpre. Depois só aceita pagar o valor que quiser e se o empresário não aceitar que procure o judiciário e receba com 20 ou 30 anos. Então, como ficarão os empresários saqueados? Quando, como e quanto irão receber? Isso o decreto não fala. Pra concluir MPE e nada é a mesma coisa. Todos esses anos foram inúmeras denúncias e nada. Silêncio. Todos sabem disso e nunca fizeram NADA!

  • Carlos Ferreira

    Ricardo, me admira ver você afirma em seu texto que está em home office e que vai manter distância das redes sociais “que se alimentam dos restos das notícias e de versões nem sempre saudáveis”. Mas que, por conveniência, vem criticar o governo com base em redes sociais.
    Nenhuma empresa se manifestou oficialmente. Apenas áudios sem credibilidade de redes sociais e matérias de um veículo que já foi importante em Alagoas.
    Você é um bom jornalista. Não deixe esse brilho apagar por besteira.

    • Zé indignado ,

      O que pode ou que não pode ter acontecido Carlos Ferreira, o silêncio das empresas pode ter os viés. Medo de represália ou esperança de receber. Agora os comentários é baseado no histórico do desnaturado governador Renan Filho, que é frio e no entanto no seu comentário vc, não fala em relação a fama de mal pagador é natural a desconfiança. De todas as maldades do coronelismo da política alagoana Al previdência é a marca desse governador. Fale da possibilidade do contador de balela enviar uma PL, suspendo o desconto de 14 % dos pensionistas e aposentados . Ele só que vim ao vosso reino nada.

  • Jeu

    É Ricardo se a imprensa crítica não presta. Para nossos governantes imprensa boa é aquela que aplaude mesmo que eles façam bobagem.