Sabe-se que a fantasia também pode ser contagiosa como qualquer vírus, novo ou antigo, já que carregamos – todos – a condição de humanos.

Mas eis que chegou a hora – ou até já passou – de a Secretaria Estadual de Saúde tratar a própria fantasia, que seus dirigentes repassam à sociedade alagoana como se não fosse uma obra ficcional.

Só que nada é divino, nada é maravilhoso.

A Defensoria Pública tem tido responsabilidade direta, juntamente com o Judiciário, na obtenção de pequenas vitórias cotidianas, de grande importância para os que precisam da Saúde Pública.

A instituição tem sido um remédio eficaz no combate aos males persistentes numa área tão sensível para a população – seja no município, seja no estado. Inclusive no Hospital Helvio Auto, que, infelizmente, é visto como uma unidade de menor importância – um equívoco que custa vidas, infelizmente.

Isso muda agora com o farto noticiário sobre o coronavírus. Embora, que fique claro, a ação civil pública impetrada pela Defensoria, em 28 de fevereiro, não trate especificamente do tema do momento, ela parece fundamental no sentido de buscar uma solução para problemas que são estruturais – e que se mantêm teimosamente atuais (conforme a nota abaixo), ainda que oficialmente negados.

A fantasia dominante, que aposta na terapia do “cimento na veia”, faz ouvidos moucos também às denúncias de problemas no esgotamento sanitário no Hospital de Emergência do Agreste ou aos persistentes transtornos no HGE (visitado recentemente pela PF), mantido por servidores dedicados e nem sempre reconhecidos.

A Defensoria Pública não é oposição, e imaginar que uma imprensa que critica é inimiga do poder estabelecido é replicar um modelo político que despreza a democracia e o contraditório.

Isso não se resolve com discurso – é a prática que define os homens (em qualquer área de atuação). 

                                          NOTA OFICIAL*

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas vem esclarecer à sociedade que a ação civil pública ajuizada no último dia 28 de fevereiro de 2019 tem por único objeto a situação de grave (e histórica) adversidade estrutural enfrentada pela UTI do Hospital Helvio Auto, sobretudo relativamente à total ausência de isolamento em 5 (cinco) dos seus 7 (sete) leitos para *doenças infectocontagiosas em geral*, a representar por si só riscos para demais pacientes, equipes de saúde e familiares, independentemente da preocupação conjuntural atual acerca do Coronavirus.

O problema originador da ação civil pública, portanto, *é absoluta (e infelizmente) muito atual*, sendo a Nota do Hospital Helvio Auto colidente com a realidade que ainda hoje lá se encontra na UTI. A finalidade e o foco da Defensoria Pública é lidar com as exigências que a situação objetiva requer, adotando as medidas e criando as convergências para a superação dos problemas existentes.

Maceió/AL, sábado, 29 de fevereiro de 2020,

*Fabrício Leão Souto*
Defensor Público

Lessa recebe garantia de apoio do PDT nacional para campanha - falta o dinheiro
Alfredo Gaspar se despede hoje do MP Estadual
  • Há Lagoas

    Com a palavra Alexandre Ayres, e o atual inquilino do palácio República dos Palmares que tanto ama uma live.
    O atual governo se apequena com obras de concreto armado sem alma, escolhendo inclusive onde não construir – como é o caso da cidade de Arapiraca – por questões meramente politiqueira.
    Nada como o tempo para nos trazer um choque de realidade.

  • JEu

    Nenhuma surpresa até agora… todo mundo sabe do ódio que o governador mininim nutre pelo funcionalismo público estadual e, com certeza, pelo povo mais necessitado, pois toda catástrofe deságua nessa faixa infeliz da população… é só lembrar os 14% do AL-Previdência… e se existe algum mérito nesse governo do menino peralta, esse está no esforço para para melhorar a arrecadação e a situação econômica do Estado, muitas vezes sem dó do mais carente (AL-Previdência), e na coragem de permitir uma ação mais forte por parte do aparelho da segurança pública (mas já existe algum indício de retrocesso, pois começa a deixar de cumprir promessas aos integrantes dessa categoria do funcionalismo), pois temos que não só ver o lado das falhas, mais, também, falar dos acertos (o que muita gente esquece… Deus sabe o por quê)… e, como dito muitas vezes, não existe avanço na democracia e no crescimento civilizatório sem educação, saúde e segurança… e no nosso Estado, as duas primeiras estão comento (talvez mais a primeira do que a segunda) “o pão que o diabro amassou”… nos últimos 18 anos…

  • Thayane

    Se o problema fosse apenas isso. Fora a falta de informação ou de coerência diante de alguns fatos, a GNT que depende do tfd… De ajuda de custo e passar quase 6 meses pra receber e a pessoa procurar e ninguém ter noção onde anda o valor do repasse… É muito despreparo, e empatia com quem necessita.

  • Maria Lins

    Com o perdão das instituições MPE, DPE e do próprio CES… mas, todas estão devendo à população no exercício de garantia da saúde, mesmo que em patamares mínimos. A Sesau e a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió mantêm a Saúde cronicamente ininviável. Os relatórios de gestão da Sesau estão sendo rejeitados há anos. E?

  • Carlos Ferro

    Em Alagoas a saúde é tratada em segundo plano.Esse governador trata os servidores com descaso.Para os senhores terem uma idéia um servidor da saúde nível médio recebe abaixo de 1 salário mínimo,é pago um complemento para atingir 1 salário.Servidor 20 horas nível superior recebe 1.860,00.Assim fica difícil!

  • Servidora do HGE-na uti

    Falta álcool gel e insumos de limpeza em toda área da saúde do estado, o hge é [limpo], praticamente, só com água. Servidores compram do próprio bolso álcool gel. Falta de tudo, no hospital de doenças tropicais não tem vaga nem para os tuberculosos, imagina covid-19. Portugal Ramalho também falta de tudo. Samu ambulâncias paradas por diversos problemas. Ninguém sabe pra onde ta indo o dinheiro da saúde. Pra saúde é que não é.

  • MIMI

    Continua comprando e não pagando, como sempre.
    Continua comprando superfaturado e sem licitação como sempre.
    Aquilo só piora.
    Cada Secretário que entra só aprimora os erros

  • lala

    Heloooo, MPF e PF, tem advogado particular fantasiado de servidor dentro da Sindicância da SESAU só para arrumar os processos .
    Até uma criancinha sabe que sindicancia só concursado justamente para não fazer o trabalho sujo.
    O chefe da sindicancia só vai la na quinta assinar o que já tá pronto, mas o salário…………..

  • Fernando

    Secretaria de saúde e seus inimigos imaginários…Falam tanto em liberdade de imprensa e censura e tentam calar um simples cidadão da sua opinião sobre eles. Precisamos ter uma imprensa livre, mesmo que muitas vezes discordemos dela e ainda sim sair em sua defesa. A realidade é um fato.

  • Jeu

    Aí aí saúde. Diga o que quiser caro RM mas o estado lastimável da saúde é responsabilidade do governador. Afinal de contas a SESAU é de sua cota pessoal, então quem lá está só obedece as ordens. Se não vai bem a responsabilidade é do chefe. Os servidores, esses coitados até tentam fazer mas são impedidos, desautorizados e perseguidos. Tanto os da sede quanto os das unidades. Os órgãos de controle estão com os olhos vendados e quem sofre é o cidadão que precisa. Infelizmente espero que um dia o alagoano aprenda que a urna não é penico.

  • Moral

    Ex diretora do HGE “Maquina “ foi exonerada apenas do cargo de diretora, afinal são “suspeitas “ e esta tirando suas merecidas férias como medica que não tirava desde 2006,2007,2008…da uma canseira só de pensar, alias é o que diz o diário 20 de janeiro de 2020 pagina 56 assinado pelo secretario de saúde ou seja o resto do ano no repouso merecido para quem sabe uma possível amnesia da população se isso for possível. O importante mesmo é o salario na conta todo mês que o estado faz rigorosamente em dia (diz os comerciais)conforme a faixa salarial. A decisão de manter quem quer que seja sem ética e etc nos corredores do estado revela o descaso e o desgaste e a falta de empatia com a população. Ninguém larga a mão de ninguém e o povo que morra no caos da saúde do município e do estado que estão bem familiarizados…

    • Roger

      Para que fiscalização? É só olhar os diários com atenção e ver o tamanho das barbaridades de serviços e contratos. Até os secretários interinos gostam da caneta.Pobre Alagoas!

  • Rute

    Chega do surrealismo, sempre foi assim não é desculpa de ter que ser assim para sempre.o povo padece de dias melhores

  • Xiquito

    Sabe o que eu acho mais “interessante”? São as operações da PF, dá até vontade de mandar para o Ministro da Justiça pq não dão em nada. Por isso a turma mete a mão com vontade, pq não tem 1 só exemplo de alguém que tenha se ferrado ao passar a mão no dinheiro da Saúde. Caro Ricardo, vou te dizer uma coisa, um dos servidores presos foi defendido por um servidor comissionado da SESAU que hoje está na Sindicância- mesmo sem competência para tal-. Aí eu pergunto, a PF prende e o Secretário manda um comissionado dele defender? Como é isso? Tem caroço nesse angu.