Foi concluído no último dia 8 de novembro o julgamento em última instância – o STJ – de uma Ação de Improbidade em que foi condenado o ex-prefeito de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa – o Lula Cabeleira.

A principal condenação, na prática, foi a decretação da sua inelegibilidade por três anos, o que o impede – em tese – de disputar as eleições municipais do próximo ano.

A história é longa.

Cabeleira foi condenado por improbidade, inicialmente, em novembro de 2013, pelo juiz Antônio José de Carvalho Araújo, da 11ª Vara da Justiça Federal em Alagoas.

As acusações, aceitas pelo magistrado, apontavam irregularidades na aplicação de recursos federais da Educação, o que incluiu fraude em licitações, e do Ministério da Agricultura, com a construção de Matadouro Municipal.

O ex-prefeito recorreu o TRF da 5ª Região, que modificou a decisão inicial, mantendo, entre outras decisões, a inelegibilidade de Luiz Carlos Costa por oito anos.

Em novo recurso apresentado ao STJ, ele obteve uma nova redução de pena, em 2018: a inelegibilidade caiu de oito anos para três anos.

Mas a sentença de agora é definitiva: o processo transitou em julgado, segundo a publicação do STJ, em 8 de novembro.

Na verdade, a demora para a decisão final se deveu à apreciação de um Embargo de Declaração apresentado pela defesa do ex-prefeito de Delmiro Gouveia, recurso rejeitado em outubro último.

Há possibilidade de um novo recurso?

Sempre há, mas a situação – disseram os especialistas  ouvidos pelo blog- é pra lá de difícil.

O que trava a voz do governador nas Operações da PF em Alagoas
Secretaria de Saúde virou um aquário onde a PF pesca com a mão
  • JEu

    Será que a Lei da Ficha Limpa vai ser, finalmente, respeitada, no caso?!!! é esperar para ver… e pode ser até que, na espera, e sem cortar o cabelo, alguém fique com uma “cabeleira” do tipo “Sansão”… mas, se realmente, for cumprida a Lei, Delmiro Gouveia poderá estar iniciando uma nova fase, e, quem sabe, seja uma fase “virtuosa”…!!!

  • Luan moura

    Falar de Pe Eraldo é fácil porque os blogs de notícias da cidade não querem noticiar essa matéria??? Medo do coronel kkkk eiiiiii Jota Silva cadê vc que fala que é democrático???

  • ALDO

    É MUITO BOM ROUBAR DINHEIRO PUBLICO UMA PENA BRANDA DESSA E A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO TEM QUE MUDAR MUITAS COISAS NA NOSSA CONSTITUIÇÃO A ÉPOCA FEITA POR CORRUPTOS.

  • TEIXEIRA

    Só sei que fora do poder, nem não reforma nem o túmulo da fam´ília. Postos de combustíveis, pousadas, hotéis, condomínios,entre tantos…Ficam para o pr´óximo pleito.Deve ser muita coincidência ou cautela com os pos´síveis comentários a respeito da honestidade. Aqueles jornalistas e locutores tem ciência desta notícia do STJ? O pula – pula de Barragem Leste anda muito calado e sem ter com quem compor para a pr´óxima, resta-he voltar a ser capacho de quem o coronezinho apresentar. Com um detalhe: Sempre recordando o fim tra´gico do F. Aldo

  • Williams Roger

    Agora sim justiça é justiça.

  • Adson Freire

    Lula Cabeleira aqui, Lula Presidiário e seu Lulinha “Ronaldinho” lá. Parece que esse apelido não cai muito bem. Pena que o STF teime em ajudar esse tipo de gente… Prisão em segunda instância é aplicada em qualquer país dito respeitável. Aqui em terra Brasilis inventaram essa excrescência de QUATRO instâncias. Gente que tem muito dinheiro, como a “alma mais honesta do Brasil” pode contratar advogados para recursar ad infinitum. E muita gente boa silencia perante esses subterfúgios “legais”…

  • Maurício Costta

    Luan, democrático? é muito do demagogo, isso sim kkkkk Esse radialista e outros só sabem falar do padre porquê sabem que o padre é da paz e não arranjaram nada com ele ao contrário do ex prefeito que eles se pelam de medo dele kkkkk Esse Jota não é de nada kkkkk

  • Augusto

    A “gang do rádio ” igual a traça ou cupim,sabe qual madeira pode corroer. No caso do “coroné ” metem a língua onde o macaco escondeu a banana. Além do mais, as emissoras pertecem a quem? Agora, nem o beato doido de Mata Grande fala no Bozo, quanto mais radialista falar dono de Delmiro.