Ainda no começo de novembro, o secretário Alexandre Ayres me contou que recebia uma pressão insuportável por causa das mudanças que estava realizando no HGE.

A principal delas: retirava do Hospital Geral do Estado, repassando aos hospitais da rede privada, os procedimentos eleitos nas cirurgias cardíacas, vasculares, neurológicas e, principalmente, na ortopedia.

E o “principalmente” acima tem um sentido especial: era deste setor, me contou informalmente, que recebia as maiores pressões, que eram motivo de preocupação para ele e para a sua família.

Busquei novas informações, então, sobre o tema – e não só sobre o tema.

Uma fonte da Secretaria de Segurança me contou que Ayres estava andando com policiais que buscavam resguardá-lo de qualquer ação criminosa, já que foram detectados sinais “estranhos”.

Ou seja: a situação era grave.

O secretário sabia que a CGU estava investigando várias irregularidades no HGE – e em outras áreas da Secretaria de Saúde – e tomou as providências que lhe pareceram necessárias.

Não apenas a suspensão dos procedimentos cirúrgicos, mas, como me acentuou, a pasta estava realizando a primeira licitação para a aquisição de órteses e próteses – um negócio milionário.

O secretário não me confirmou que estava andando com seguranças do Estado, mas admitiu que a CGU já havia levantado um volume expressivo de informações, inclusive no HGE, o que parece ter sido a base da Operação Florence Dama da Lâmpada.

E aqui pra nós: um personagem enfronhado no poder local me contou que o Palácio não recebeu com nenhuma surpresa a ação da Polícia Federal. Temia que isso viesses acontecer, e os fatos demonstraram que havia razões para o temor.

Insustentável fica a situação do vice-governador e secretário de Educação Luciano Barbosa, homem da absoluta confiança do senador Renan Calheiros (que o fez vice de Renan Filho por duas vezes).

(Lamento, por traço de personalidade, o que aconteceu com a filha de Barbosa.)

PF pode ganhar uma porta exclusiva na sede da Secretaria de Saúde
Dobradinha Renan Filho/Marcelo Victor garantiu aprovação do AL Previdência
  • Jeu

    Hahahaha.. Se a PF, CGU e MPF fizerem uma leitura rápida dos comentários do seu blog certamente teríamos uma operação por mês na saúde. Piada, não relativiza todos, sabiam do esquema e só tomaram a iniciativa de cancelar o contrato depois que estourou o escândalo na educação que envolveu o vice. Outra coisa, será que a PGE se posicionou nessa contratação? Vai ser apurado a responsabilidade do procurador que endossou juridicamente o ato ? E cadê o MP sempre tão disposto quando se trata de prefeitura? Ah! Estão calados. Outros inúmeros esquemas funcionam lá, todos sabem mas ficam esperando a PF agir. Agora a sesau já pode pedir música no fantástico desse domingo. Por isso falta dinheiro para melhorar a qualidade dos serviços públicos, por isso não tem dinheiro para sequer corrigir a inflação que corrói o salário dos servidores. Cadê o MP para investigar os mais de 3 mil contratados como serviços prestados pagos por empenho na sesau? O ilustríssimo secretário te contou isso também caro jornalista ? Contou que paga indevidamente e de forma duplicada por procedimentos realizamos através dos prós? Depois que a PF agir você faz outra matéria contando o que sabia. Se ele sabia de todo o esquema e não denunciou prevaricou no mínimo ou estava tentando encobrir o escândalo? Vergonha, e ainda tem gente que defende essa corja, vai lá vê na sesau quantos apadrinhados sem qualificação nenhum de marechal está fingindo que trabalha. Me poupe!

    • Marina

      Se nao tivesse sendo investigado”talvez” as “vistas grossas” iriam se perpetuar por muitos e muitos anos ainda.Acredito que a uma hora dessas os pacientes já falecidos que tiveram suas vidas “negligenciadas” e “mortes antecipadas” estão dando pulinhos de alegria e que chegue a “Lei Aurea” no HGE.

    • RotaryR

      100% APOIADO.

  • Rotaryr

    Operação PF na Sec. educação, Operação PF Sec. Saúde e prisão da filha do vice.
    “SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL” é o mínimo que se pode dizer sobre o Sr. Luciano Barbosa.

  • José Márcio Ribeiro

    AAAAAaaaahh se MPE trabalhasse nessa Alagoas… a farra das horas extras, a preguiça de licitações!
    AAAAAAh se MPF investiga tudo nessa Sesau… a farra dos adiantamentos com a fonte SUS!

  • Há Lagoas

    Triste!
    A arrogância do secretario/vice era o seu maior defeito, e pelo visto, foi a mesma que o levou a acabar com seu presente/futuro político. Porém o mais triste, pior do que encerrar sua carreira política, é a suspeita de que a própria filha se tornou uma igual ao seu amo e senhor dono de Murici! Lamentável, mas Arapiraca agradece!
    E apenas uma pergunta: será que Renan – o pai – vai defender seu pupilo? E o governador Renan – o filho -o que tem a dizer?

  • Rita

    Tive a curiosidade e assistir a sua entrevista com o secretário, onde o secretário falou sobre CGU….”Empresas já vem prestando procedimentos nas gestões anteriores devidamente contratados e ainda disse que a idéia da gestão atual não é afastar nenhum tipo de ilegalidade e sim organizar o fluxo’

  • Jeronimo Neto

    Esse pessoal só opera via SUS e fica rico… Seria mágica? Muita poupança? Padrão de vida espartano?
    Operação mostrou que não.

  • Tapera

    A Polícia Federal tem que ir em São Jos´e da Tapera. O desvio de dinheiro na Saúde é grande!!!

  • Fernanda

    Secretário porque continuar contratando serviços mesmo que fora do hge a “hospitais filantrópicos”envolvidos em outros escândalos de desvio de dinheiro da saúde” inclusive com representantes já dentro do Hge que por sinal denunciados várias vezes por outras irregularidades?

  • Pedro Antônio

    Cuidado quem também assina as liberações de ordenação de despesas. Kkkkk
    Quem tem rabo preso e telhado de vidro…

    As delações “premiadas” vem aí! “Sílvio çantos” mandou avisar!.

  • Kiko

    Investiguem o setor de farmácia do HGE, não só dessas empresas e sim o uso de medicamentos irregular no hospital que só chegam notas e não medicamentos.

  • Luiz

    Jeu você disse tudo! Polícia federal pode continuar as investigações que tem muita coisa a ser vista e esclarecida principalmente na região sul… marechal, Coruripe e etc. e as ligações com os deputados. Esse quebra cabeça qualquer um monta. A população agradece.

  • Louis

    Estou postando pela primeira vez neste blog.
    Vejam bem, o texto acima quer passar para o público um atestado de idoneidade de alguém, é notório de grande parte dos Alagoanos que a estrutura estatal alagoana está com suas bases corroídas, ou seja, a corrupção está enraizada com todos seus tentáculos, inclusive, no palácio de vidro, um exemplo está aí, o vice governador e sua família está enrolado até o pescoço em duas operações da PF. Acreditem, algo mais estarrecedor está por vir. Tem muito Lexotan para ser vendido nos próximos dias.

  • daniel

    “”Uma fonte da Secretaria de Segurança me contou que Ayres estava andando com policiais que buscavam resguardá-lo de qualquer ação criminosa, já que foram detectados sinais “estranhos”.””

    Que piada, Ricardo! Ele anda com seguranças da polícia desde que entrou na Secretaria. A segurança dele é desde sempre. É lógico que ele sabe do que acontece desde que firmou o contrato pra dar aparência de legalidade aos pagamentos por indenização. RF tem que exonerar urgentemente esse Alexandre Ayres.

  • Miranda

    E o multirao de cirurgias já está sendo investigado? Realmente o governo não para de trabalhar para afundar o estado,imagine se não trabalhasse

  • Gustavo

    Ora senhor secretário de saúde, quem assina os pagamentos? Cade as pessoas de dentro da secretaria envolvidas? Muito conveniente o principal envolvido o senhor Médico Gustavo, diretor no HGE e quem realmente operava as empresas envolvidas no esquema estar fora do país. Será que ele volta? Será que recebeu alguma informação privilegiada?

  • Thiago

    Alô PF, MPE , CGU E MPF dar um pulinho em ROTEIRO para ver o tamanho da bagaceira.

  • José Carlos

    Se tivesse vergonha,renunciava!

  • Leo

    Caro Ricardo, o secretário conversou com você um conto da carochinha. Evidentemente que todos sabiam e quem era o ordenador de despesa era o Sr. Secretário de Saúde!! Precarizados sendo contratados absurdamente (principalmente de Marechal Deodoro e apadrinhados do Deputado Sérgio Toledo), uma vergonha descabida. Os conchavos vem da gestão de Veronica ex diretora do HGE e Dr. Rogerio Barbosa que ficou rico da noite para o dia e o mentor de todo esse escândalo. Omitir corrupção também é crime!!!

  • Kaka

    kkkkk essa é a expressão apropriada meu caro Ricardo!!
    cadê o MP que não faz nada, cadê a Defensoria publica que não cumpre seu papel.
    A situação na saúde só piora, paciente morrendo por falta de tratamento adequado, tudo se judicializa nesse estado.MPU e PF tem muito o que apurar.

  • Santos

    A colheita tá chegando RF e o povo está cansado de balelas,balelas e balelas.Essa figura do HGE é a mesma que foi dizer que estavam investigando servidores que estavam vendendo macas e colchoes no HGE? e do Assedio moral contra a enfermeira? e…………. esta explicado kkkkkkkkk FALA SERIO SECRETARIO!

  • Justiça Já !

    Muitos pacientes que ficavam na fila de espera para realizar um cirurgia ortopédica, com fraturas e sofrimento durante vários meses. Enquanto essa quadrilha desviava milhões sem nenhum remorso. A pena deveria ser quadruplicada em anos, e mesmo assim não seria feita a justiça.

    • Tomaz

      O pré-requisito é o tamanho da ambição e o diploma é o sobrenome e como no estado todo mundo quer ser alguém com medo de não ser ninguém dá nisso: egos inflados,arrogância e vergonha nacional. Aguardemos os próximos capítulos e federal neles com louvor

  • Juliana

    O mundo não é dos que se acham espertos,pois a esperteza um dia é descoberta e vira vergonha e a falta de caráter é desprezível. O dinheiro que banca as mordomias desses que não sabem de nada a não ser”roubar” seria para salvar vidas e dar um pouco de dignidade população. Deus não dorme.

  • ANA

    COMECEM A FAZER AS LIGAÇÕES ENTRE INSTITUIÇÕES E PESSOAS E VEJAM O TAMANHO DO LAMAÇAL

  • MARILINDA

    Finalmente pegaram o Fábio. Façam um pente fino no SUPAD. Agora olhem com quem ele mantém contato que tem gente nova fazendo pior do que a encomenda. Esse Secreta´rio ou não sabe nada do que se passa nesse Secretaria ou se faz de morto, pq a equipe dele para fazer procedimentos errados é, sem dúvida, a campeã. Rosangela fazia fracionamento, o Christian emergenciais viciados com cartas marcadas, esse compra na cara de pau mesmo, sem cotação, preços incompatíveis, ainda tem a famosa equipe dos sabidos. Cada um que traga o seu, um pior que o outro. Os caras são cara de pau- ninjas, mas deixam os Secretários blindados como se os Secretários não soubessem das peripécia deles, mas cá para nós, não tem como os ordenadores de despesas não saberem. A Rosangela tinha o tal do Marcelo, o Cristian o Ricardinho, e o Ayres, o Tatuzinho. Presta atenção POLÍCIA FEDERAL: NENHUM PROCESSO GRANDE É PAGO SEM PASSAR PELO SETOR GERARD., que é o Setor de auditoria., e aí onde moram as negociatas. Essa operação é um fio de cabelo, tudo ali dentro é errado e podre. Ah deixaram a bandida da farmácia de fora?

  • MARILINDA

    Uma coisa me deixa entristecida e vendo que as coisas não tem jeito. Ora, se estão fazendo isso desde 2016, pq os Secretários não foram presos? Vcs acham que uma coisa grande dessa não tinha aval do Governador? E a CGE, não viu nada? E a PGE ? E o Tribunal de Contas? Quando mudarmos nossa concepção de SISTEMA, as coisa comecem a mudar. Isso é um sistema de corrupção, se matarmos só o rabo, ele nasce novamente. Quem ganha para fiscalizar e não fiscaliza é o pior dos criminosos. Só vou acreditar em alguma operação quando começar a punir todo o sistema. Houve contratação? Quem autorizou? Quem produziu o contrato? Quem assinou? Pagou? Quem pagou? Pq pagou? Quem sabia? Passou desde 2016 no Tribunal de Contas? Pq não viu? Passou pelo TCU ou CGU, quem não viu? E a CGE fez o que para evitar isso? Esses p

  • Servidor HGE

    O interessante é que recentemente a Gerente Geral do HGE foi nomeada coordenadora da pediatria do hospital da mulher! Se estava sendo investigada e o secretário sabia, porque nomeou Dra. Marta ? Acumulando dois cargos importantes! Logico que o secretário sabia de tudo, era o ordenador de despesa.

    • Mcz Avante

      AGORA DiGA COMO O ESTADO VAi PRA FRENTE tirando vagas de trabalhadores honestos e capacitados

  • CICERO FREDERICO DA SILVA

    Vi com receio o governador RENAN FILHO e seu vice Luciano BARBOSA desfilar no 7 de setembro com a bandeira LULA LIVRE.
    É mesmo amigos o poder e no poder o dinheiro muda muita gente.
    Essa corrupção em que o vice governador Luciano BARBOSA se espalha com a rapidez , e ele sempre em destaque.
    Agora coloca a família nessa turma .

  • Coriolando

    Meu Caro Ricardo Mota ,a que tenho grande admiração como jornalista , e pela sua imparcialidade .. Na minha visão , se secretário não fosse conivente com a o que a de podre na secretaria de saúde , teria pedido exoneração ! A hora dos discípulos do ex governador Sérgio Cabral do Rio de janeiro serem descobertos , esta próximo … Falta ainda , secretária de fazenda , Alagoas previdência, secretária de administração e etc… Aos poucos a FEDERAL Vai dando o baculejo .O pior de tudo , e que o vice governador e tão cínico , que ainda sonha eleger a turma dele lá em Arapiraca. O governador de calças curtas , como diziam o saudoso Mendonca Neto ,se referindo a sua época da politica a Collor quando governador jovem de Alagoas , e hoje posto ocupado por Renan Filho , o seu governo , está que nem bost. , quanto mais mexe , O FEDOR SOBE !

  • DE OLHO ABERTO

    É muita coisa em baixo do tapete Servidor HGE: Quer dizer: “gerente hge,coordenadora pediatria hospital da mulher,diretora medica hospital veredas,hospital arthur ramos hematologista,hospital Hu,Horista faculdade unit,coruripe entre outros por fora” como assim? Que carga horaria são essas? Poder do teletransporte ou acordo e conchavos? DIZ AÍ QUEM ENTENDE DAS LEIS SE É QUE EXISTEM DENTRO DO ESTADO

    • Servidor HU

      Essa cidadã diretora do HGE é concursada no HU – hospital universitário como técnico administrativo,mas logicamente todos os seus processos de mudança de nível e letra foram “aceleradas” e está como médica em comparação aos demais servidores… É para isso que servem as famosas “parcerias” Eu só queria saber quem viu…

    • Coriolando

      Prezado de olho aberto… Pode ser que a secretaria de saúde de Alagoas , também tenha firmado um contrato com algunha empresa de transporte aéreo (helicóptero) , para transportar este pessoal para dar mais agilidade ao cumprimento de horário, e pela falta da publicidade , um dos princípios da administração pública , Alagoas ainda não tenha tomado conhecimento deste contrato.

    • LUCIARA

      O QUE SERÁ QUE O HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS ESTA ACHANDO DESSA OPERAÇÃO DEPOIS DE TANTO OUTDOOR DE AUTO PROMOÇÃO AGORA DIRETO PARA A FEDERAL OU QUEM SABE A PROXIMA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO CONHECIDA NACIONALMENTE POR ESSAS E TANTAS OUTRAS ESTRIPULIAS

  • Adson Freire

    “Lamento, por traço de personalidade, o que aconteceu com a filha de Barbosa.” Lamenta? Por traço de personalidade? Como assim? Seja claro! Ora, prezado Ricardo, quem tem que lamentar essa patifaria é o contribuinte, o cidadão comum. Essa turma é da pe$ada, gente que não brinca em $erviço. De pessoas dessa natureza não devemos sentir piedade. Asco, certamente.

  • Wendell

    PARA QUE SERVE A CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS? TODOS OS CONTRATOS PASSAM POR LA, POR AUDITORIA E ELES NAO DETECTARAM NADA? TEM QUE SER INVESTIGADA A ATUAL CONTROLADORA CLAUDIA BUGARIM E PQ NAO FOI INTIMADA OU INVESTIGADA? ISSO É UMA VERGONHA!!!

  • Fernando

    Interessante é saber que estavam tratando os funcionários públicos efetivos mais antigos como bandidos. Como se retira dinheiro público de uma área já tão massacrada e com tantos pacientes precisando de assistências sem ter??? A saúde pública fake News do ilustre governador está sendo desmascarada porque a justiça divina tarda mas não falha. A mortandade patrocinada por esse jeito Renan de administrar a saúde, está saindo da obscuridade via páginas policiais. Umas vergonha!

  • Fernando

    Tomara que esse governadorzinho de quinta categoria não ganhe mais nem para síndico de prédio!!!! Só queria saber se ele está colocando essa maracutaia toda mas tese sociais dele?

  • Indignado

    Secretário cadê a transparência? Cremal o que acha dessa situação? Governador cadê você? Órgãos fiscalizadores o que tem a dizer? Já passou da hora de abrir as caixas pretas da saúde

  • LUCIARA

    O PROBLEMA DE QUEM SE ACHA ESPERTO É PENSAR QUE TODO MUNDO É BESTA E QUE ESTÃO ACIMA DA LEI PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS PELA EXCELENTE OPERAÇÃO