É claro que não é fácil encontrar um personagem – em qualquer área, não só política – com a estatura intelectual e sensibilidade social do ex-senador Cristovam Buarque (foi ele quem criou e aplicou o Bolsa-Escola, no DF).

Mas o exemplo que vem a seguir mostra como é necessário sair do quadrado, ser criativo, quando se assume um cargo de gestor público.

Em resumo: não basta ser honesto.

Ao ser indagado sobre a sua maior obra, ao concluir o mandato de governador do Distrito Federal – de 1995 a 1998 –, ele disse que foi conseguir “mudar uma cultura”.

E esclareceu: a sua persistente e permanente campanha de educação no trânsito fez com que os moradores de Brasília – principalmente lá – passassem a respeitar a faixa de pedestre.

Isso é muito grande, principalmente num país em que morrem mais de 40 mil pessoas/ano em acidentes de trânsito (5 pessoas/hora).

Seguramente, a SMTT e o Detran gastam muito na repressão aos crimes de trânsito – o que é preciso, mas não basta. Longe disso.

Imagino que uma campanha, permanente, nas ruas, nas faixas de pedestre, insistente, criativamente repetitiva, poderia nos levar a uma melhora significativa no nosso processo civilizador. E como um todo!

Está claro que isso não é considerado prioritário por ninguém que assume esses órgãos, até porque não é isso que os “chefes” cobram deles. Já bastam as campanhas com data marcada, a cada ano. O dia a dia dá trabalho, e os resultados demoram a aparecer.

Ufa!

É uma pobreza de ideias e ações que vai se confirmando a cada dia. Numa semana como esta em curso, quando o trânsito flui – é um feriadão que só termina depois do dia 20 -, ninguém reduz a pressa e nem se presta a respeitar o outro, a pé ou montado.

Há de se dizer que o que existe de mais democrático no Brasil é a falta de educação no trânsito. Ela atinge todas as camadas sociais e econômicas, todos os gêneros, todas as idades, todas as religiões.

É claro que há exceções, mas como fazem falta pessoas/gestores que pensem além dos ‘carimbos e dos papéis’, burocraticamente, quando no comando do serviço público!

Cristovam Buarque enxergou o tamanho da sua conquista porque sabia da grandeza do seu desafio.

Coisa de gente grande.

Nota do DETRAN 

Caro Ricardo,

Como diretor-presidente do Detran/AL, gostaria de fazer alguns esclarecimentos quanto a uma postagem no seu blog intitulada “Como a SMTT e o Detran gastam o dinheiro que arrecadam?”.

Todos os dados públicos mundiais demonstram que os desafios do trânsito estão relacionados a diversos fatores sociais e condições socioeconômicas, tais como: nível de renda, saúde, educação, mobilidade e infra-estrutura urbana. Questões, portanto, que não se resolvem pontualmente.

Mesmo assim, o Detran/AL busca de forma incessante a promoção da educação no trânsito, de forma a melhorar os nossos índices de acidentes e evitar o comportamento de risco. Promovemos, anualmente, campanhas educativas sazonais, que contam com forte presença midiática – TV, Rádio, sites e Redes Sociais -, assim como ações de rua e eventos em datas específicas estabelecidas pelo Denatran.

É de se destacar que nos anos de 2015 e 2016, o Detran de Alagoas recebeu quatro prêmios com campanhas educativas durante a participação nas edições do Festival de publicidade Guerreiros da Criação, sendo premiado também no XIV Prêmio Denatran Educação no Trânsito.

Neste ano de 2019 a autarquia recebeu o prêmio DESTAQUE MAIO AMARELO, pela sua campanha publicitária “Manifesto pela vida”, que teve como abordagem a construção de um alicerce para que representantes de todos os grupos e movimentos sociais se unam em função de um bem maior: A vida.                  

Outra campanha importante que fizemos esse ano foi em alusão à Semana Nacional de Trânsito, quando trabalhamos, exclusivamente, o papel do pedestre. Trabalhamos a importância de andar sempre na faixa, não atravessar a rua utilizando o celular, assim como reforçamos o respeito ao idoso e os cuidados que os pais ou responsáveis devem ter ao atravessar com uma criança.

A autarquia também possui servidores ativos na articulação pública para o desenvolvimento de políticas educacionais, o que mantém uma atividade constante, que vai além das campanhas em datas específicas, como é o caso das ações educativas no âmbito da operação Lei Seca e setor de Educação para o Trânsito (EDUTRAN). De janeiro a outubro de 2019 foram mais de 280 atividades realizadas, como palestras educativas sobre trânsito que, inclusive, podem ser solicitadas por qualquer empresa ou instituição de ensino, pública ou privada, de forma totalmente gratuita.  

Outro exemplo a ser mencionado é o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), uma iniciativa que surgiu em 2016 e que realizou 61 atividades em 2019. O plano atua de forma contínua e vem se expandindo para outros municípios através de parceria com as Superintendências Municipais de Trânsito do estado (PSVM Municípios), como também engloba instituições de ensino públicas e privadas (PSVM Escolas). Além disso, o plano também alcança a Zona Rural (PSVM Zona Rural), tendo em vista os altos índices de acidentes com motociclistas nessas regiões.

Como se vê, a resposta ao título, no que diz respeito à educação para o trânsito, é que o Detran utiliza toda sua estrutura para promovê-la, no âmbito de sua competência, durante todo o ano e com atividades intensas. Por outro lado, é de se destacar que a autarquia tem também diversas outras funções que envolvem gasto público, estando todas elas, de forma absolutamente transparente, disponíveis para os órgãos de controle e para toda a sociedade civil.

Desde já, agradeço a atenção e me coloco à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários, estando ciente do papel fundamental da imprensa de informar e cobrar o poder público.

Atenciosamente.
Adrualdo Catão
Diretor-Presidente do Detran/AL

Esperando a turma do PSL, Adeilson Bezerra diz que "o manco sai na frente"
Ministro Paulo Guedes propõe o fechamento das indústrias no Brasil
  • Há Lagoas

    Cristovam Buarque é um daqueles expoentes da esquerda que todos respeitam e admiram. No entanto, o deus Lula o suplanta de Norte a Sul, vai entender os progressistas…
    Quanto ao Detran e a SMTT, como disse o jornalista, não basta ser honesto.

  • JEu

    Concordo, RM, que não basta só honestidade… é preciso também que tenha a capacidade de encontrar quem se predisponha a seguir suas metas e orientações, pois, também, ninguém é capaz de fazer tudo sozinho… agora, nos tempos atuais, honestidade é interesse público verdadeiro são coisas das quais o país não pode prescindir… ou tem ou então é o fim de tudo… nenhum organismo, seja biológico ou social pode sobreviver gastando mais energia (recursos) do que é capaz de reservar… pois isso é um sistema deficitário e, portanto, destinado à destruição… E concordo que, como em qualquer recanto deste mundo, o povo necessita de orientação, esclarecimento, direcionamento correto para alcançar melhores níveis civilizatórios e isto só pode ser feito através da Educação, com “e” maiúsculo, ou seja, aquela que não só instrui a inteligência, mas também que molda o caráter do ser humano, com os verdadeiros e fundamentais valores que engrandecem a pessoa: honestidade, ética, transparência, senso de dignidade humana, verdade, responsabilidade pessoal, social e para com a pátria onde nasceu, respeitabilidade pública e privada e, acima de tudo, amor ao próximo e a si mesmo… sem esses valores, então estaremos, sempre, fadados ao fracasso, seja na esfera individual, seja como participante de um ente coletivo…

  • Pedro Antônio

    Escamoteado. Pode ter a certeza.
    Faltam faixas de pedestres em toda a Maceió, menos na orla marítima.
    E quando pintam as faixas, a tinta é de péssima qualidade, com um mes ou menos a tinta se apaga. Basta chover.
    Gostaria de saber quanto se gasta com as punturas dessas faixas e quais estão constando que foram pintadas. E uma fiscalização pra ver se, realmente, foram pintadas e como estão.

    SEM FALAR NA BURAQUEIRA, EM TID4A MACEIO. MENOS NA ORLA.
    MACEIÓ ESTÁ LITERALMENTE AFUNDANDO. PROXIMO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, NO CRUZAMENTO, TA TUDO AFUNDANDO. E É GALERIA DE ÁGUAS PLUVIAIS, OU SEJA, RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA.
    AGORA, NINGUÉM DA PREFEITURA VEEM OS BURACOS NA CIDADE? OS VEREADORES, PREFEITO E SECRETÁRIOS ANDAM DE HELICÓPTERO AQUI EM MACEIÓ?

    Será que tem algum vereador que seja oposição ao prefeito e fiscalize isso!

  • Carlos

    Cristovam Buarque ,um ponto fora da linha e foi esquecido e humilhado pelo PT….

  • brasilmelhor

    Campanhas publicitárias e informação constantes são necessárias sempre quando nos referimos a educação e conscientização do povo para as graves questões sociais e ambientais do país; sejam no trânsito, na coleta e destinação do lixo e, principalmente, quanto ao cumprimento e obediência as Leis! Infelizmente nosso governos adoram fazer, gastar rios de dinheiro público, para fazerem alto promoção e divulgar seus feitos muita vezes inócuos ou mentirosos!

  • Jobson

    A Rua Sd. Eduardo dos Santos na Jatiuca, passar a maior parte do ano em serviço de galerias , esse ultimo a previsão de concluir é janeiro de 2020, será de isopor estas galerias. O IPTU dos comerciantes será se será cobrado, com a rua interditada?

  • Luiz Vieira Silva

    Bom dia a todos. o que achei absurdo foi ter que pagar uma taxa no valor de 161,00 a SMTT. referente a uma declaração de acidente de transito. para levar para uma audiência de conciliação pois se não pagar não tem audiência.

  • Mário

    Falar em educação no trânsito soa como uma utopia visto que, não temos uma política séria em quase nenhum setor do país. A prática de colocar gestores incompetentes (raras exceções) é considerada “normal” para alguns. Parece que a finalidade é de punir o condutor sobre todos os aspectos. Ordenar a malha viária de acordo com o fluxo, instalar quebra-molas dentro dos padrões técnicos (alguns são quebra-carros por estarem fora de qualquer padrão), de construir passarelas (na grande Maceió só existem três), são atitudes preventivas poucas exploradas pelos responsáveis em gerir o trânsito. Quanto ao educador Cristovam Buarque é espécie em extinção.
    Perguntar não ofende: quando é que a “grande SMTT” irá implantar o retorno de quadra na Bomba do Gonzaga (uma bagunça)?
    s.m.j.

  • Sousa

    Eu não preciso de nenhuma campanha para saber que tenho que respeitar o pedestre e as normas de circulação e conduta… Mas sei que são importantes e devem acontecer com maior frequência.

  • Rotary

    Caro Ricardo, creio que todos te muitas queixas sobre o DETRAN e SMTT, mas escutei de um funcionário concursado do DETRAN que a autarquia não tem autonomia financeira na gestão do REIZINHO, ele disse que todos os recursos são drenados pelo estado.

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    NÃO QUEIRAM NEM SABER . . . FAZ BEM À SUA SAÚDE !

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    E A DECLARAÇÃO FALACIOSA DO DIRETOR ? ESCRITINHA ÀQUELA OUTRA DO PODER CENTRAL , ATRIBUINDO ÀS CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS E CULTURAIS DESTE POVO AO MASSACRE DO MESMO , SEM OBSERVAR QUE SÃO AS LEIS INEFICIENTES E A JUSTIÇA DESACREDITADA , QUE LEVAM À IMPUNIDADE , RESULTANDO NO DESTEMOR E DESTEMPERO DO “CIDADÃO” DE QUALQUER UMA DAS CAMADAS SOCIAIS “DESTEPAIZ” . SÓ COMO ILUSTRAÇÃO : RUAS COM PAVIMENTAÇÃO RAZOÁVEL , SÓ POR SUAS LOCALIZAÇÕES , ESTÃO SENDO RECAPEADAS , ENQUANTO OUTRAS , COMO A COMENDADOR LEÃO E A PEDRO AMÉRICO , MOVIMENTADÍSSIMAS , CONTINUAM “ESTOURANDO” AS PRÓSTATAS E OS TESTÍCULOS DOS MOTOCICLISTAS QUE POR ELAS TRAFEGAM , DE TANTOS “OBSTÁCULOS” QUE DESFRUTAM , DIGNOS DE UMA COMPARAÇÃO COM O SOLO LUNAR . . .

  • ARMANDO

    O Brasil não é para principiantes, muito menos Alagoas!
    Como a SMMT e o DETRAN gastam o dinheiro que arrecadam?
    Gastando, gastando, gastando…