Criador e alimentador das próprias crises, o presidente Jair Bolsonaro ainda não deu chances de a oposição mais tradicional criar corpo no seu governo – ele mesmo assumiu esse papel.

Quem, de alguma forma, tem conseguido botar um freio nas manifestações raivosas e perigosamente infantis da família Bolsonaro é o Congresso Nacional, com todas as limitações que ele apresenta, sendo mais parecido com a média da sociedade brasileira.

Bolsonaro e aliados mantêm ativos os seus seguidores, ali pelos 30% do eleitorado – que já existiam antes dele -, a quem são destinados os seus tuítes cotidianos, matéria-prima da qual se alimenta esse público significativo e real.

Eis que Lula retoma o seu espaço político, agora fora da cadeia, e faz o seu primeiro discurso exatamente para a parte que lhe cabe no cenário nacional – também aí por volta dos 30% do eleitorado.

Há de se ressaltar que boa parte dos brasileiros que votaram em Bolsonaro também ajudou a eleger Lula e Dilma – dizem os números. Nem o Brasil tem tantos “comunistas” quanto pregam os bolsonaristas, nem tantos “fascistas” como apontam os lulistas ( só a Globo ‘une’ os dois grupos).

Ainda que possa ser entendido como normal o conteúdo da fala do ex-presidente Lula, na sua saída da prisão, a expectativa é saber como ele vai atuar para tentar atrair uma grande massa que não faz parte dos dois grupos polarizados (principalmente nas das redes sociais). O que, aliás, Bolsonaro não mostra nenhum interesse em fazer.

Uma pequena e recente história de compreensão e maturidade política pode ensinar muito aos que são do ramo. Aconteceu na Argentina, com a ex-presidente – eleita vice, agora –, Cristina Kircnher. Rompida, politicamente, com Alberto Fernández, ela assumiu uma operação de risco: no início deste ano, ligou para ele e convidou-o para ser candidato a presidente da República, com seu apoio.

Fernández disse-lhe que não entendia o porquê do convite: ela, Cristina, liderava todas as pesquisas. Mas a sua futura vice foi definitiva:

– Você une, eu divido.

É refletir sobre o que vem acontecendo e se perguntar quem será beneficiário de uma divisão e uma polarização ainda maiores da sociedade brasileira.

Lessa insiste com Heloísa para reeditar chapa de 1992 em Maceió
Renan Filho não consegue mudar o comando da Secretaria de Educação
  • Apareceu a margarida, olê, olê, olá! – Tem BATOM na cueca, MORÔ?

    Êita pêga, Ricardo … tá c’a Gota SERENA, ‘migo!
    É um páreo duro, afere o Bolsonô-METRO: J-BoZo faz 1 declaração imprecisa ou FALSA a cada 4 dias.
    > Dá dó em pingo d’água o INCOMPETE: perde feio e de longe pra D-Trump (22 por dia).
    – Aqui no BRASIL, entrementes supera todXs antecessores: mau jogo mal jogado, prática disseminada e cristalizada.
    > J-BoZo xupa ké d’UVA a relação especial AmAd’AmAnTe c’EeUu interditada n’inédito isolamento:
    – deu o Q prometeu SEM receber u$ Q sonhava, só maroLla metida a onda conservadora n’Am’do Sul.
    > O çá BiXão viu u$ 2 leilões de campo do pré-sal subir no muro de Berlim, sucesso até 1989.
    – Aí roLLÔ anticlímax no RABO entre-pernas da çá BiXinha em 4ª de CINZAS, rouca proclamando vitória.
    > Vergonha MÓRBIDA na 5ª, conseguindo enfiar o Cabo das Tormentas no fiofó da Boa ESPERANÇA
    – diz supoXto todo podroZZo mini P GUEDES ao … “final, vender d nós pra nós meRm’u$” [10nov19]
    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2019/11/o-governo-acredita-nas-suas-lorotas.shtml
    # Em CONTO … Lula saiu de Curitiba maior do que entrou …, embora [10nov19]
    – Há 1 pergunta no ar FLATULENTO: o que ele fará? Isso só ele, o PESTILENTO sabe!
    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2019/11/lula-saiu-de-curitiba-maior-do-que-entrou.shtml

  • Zé MCZ

    A aberração política está aí por conta do egocentrismo das ditas oposições. Não fosse isso com toda certeza, o cenário não seria de desmanche e desmandos.
    A oposição elegeu, juntamente com a facada fake (onde está o Adélio pra pelo menos explicar… Abre o jogo Queiroz!), que comoveu a quem estava em dúvida se votaria no comunista ou no fascista.
    Perdemos todos nós! Ou quase todos…

  • Apareceu a margarida, MOROu? – Olê, olê, olá! – ÁS na manga ou cavalo de Troia?

    Aí, Ricardo … Chi-CAGO no banheiro imundo do Posto Ipiranga, pQp-Guede$!
    > Com glória a Deus nas alturas,
    – e ao Dr Celso d’M (STF) no Planalto central do XARÁ Celso RB.
    > Sugere Dr Rocha Barros, servidor federal puZZentado, Dr Sociólogo [2008 – Univ’Oxford-UK, Inglaterra], 25jun15
    # http://lattes.cnpq.br/3435408573093642
    > ADVERTEM os dois anjos moderados – excelsos Celsos [11nov19]
    # 1; Xingar a mídia em 2010 era inofensivo, agora a mídia ‘tá sofrendo perseguição
    – COVARDIAS políticas e econômicas do [DES-]governo BoZZonaro, indigno ignaro!
    # 2. Lula vai ter que aprender a fazer oposição nesse novo cenário. … há grande BUTIM!
    – CASTRADO o Lula 1978 pisando n’ovos do Dr Ulysses G entre BAIONETAS e cotoveladas.
    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/celso-rocha-de-barros/2019/11/lula-esta-em-sao-bernardo.shtml

  • JEu

    O condenado (pois ele ainda o é) já pediu ao seus seguidores para fazer o mesmo que o povo fez na Bolívia: tocar fogo em tudo (foram duas casas de irmãs do Evo Morales e mais algumas coisas)… esquece, o pilantra, que lá o povo conseguiu provar que houve fraude nas eleições, e, então, as forças armadas (essas mesmas…) ficaram do lado do povo e o sem vergonha teve que renunciar… por aqui, o que se deve fazer é abrir mais um processo contra o molusco, por incitação à violência e ao crime… e, se alguma ação criminosa for adotada, como incitada, então vamos ver como vão reagir as forças armadas brasileiras (será um AI-5 com um novo formato?!!!)… é esperar para ver o que vai acontecer… e acho até que o sem vergonha não tem coragem para nada mesmo… só sabe se esconder por trás dos seus acéfalos seguidores…

  • Carlos

    Lula lá vem aí, mesmo carregado de processo pode desarrumar o tabuleiro político para prefeito nas capitais. Paulão e Joaquim Brito,podem serem um boa opção para prefeito da capital, baixa ter o aval do senador Renan Calheiros, onde ambos devem muita gratidão por ainda estarem respirando politicamente. com apoio de Lula e os Renan já podem encomendar o terno para posse.

    • Antonio Lins

      Renam Calheirosos fonos da cidade de Murici, um dos IDHs mais baixos de Alagoas?

  • Erik Maia

    A ala progressista no Brasil precisa se unir em torno de um nome. Acredito que os medalhões (Lula, Ciro e muitos outros) já são muito desgastados, mas há de se procurar alguém como Fernández, que consiga trazer unidade a esse campo político e ampliar o debate que, passado quase um ano de governo, está exclusivamente voltado para o fortalecimento financeiro da União e das indústrias, mas que ainda não falou, em nenhum momento do povo, principalmente daquela parcela que mais depende dos serviços públicos fundamentais.

    • Nonato

      Ala progressistas?Seria aquela em que quanfo asdumem o poder o povo progride como rabo de cavalo, para trás e para baixo?Que diabos de progresdismo é esse que eu desconheço? Vide URSS, China antes da Abertura, Alemanha dita Democratica, Cuba, Venezuela,Coreia do Norte, onde vemos progressos aí?

  • Mário

    Quem será beneficiário de uma divisão e uma polarização ainda maiores da sociedade brasileira eu não sei, mas sei que nesse xadrez o país não será o beneficiário. O Brasil parece uma nau à deriva, com uma justiça decadente (raríssimas exceções); uma violência atingindo patamares insuportáveis (não adianta tentar diminuir com notinhas de repúdio da OAB, camisetas pedindo justiça, bloqueio de vias e etc.); uma educação pra lá de precária; um congresso medíocre na sua grande maioria (culpa de boa parte dos eleitores) e muito mais. Nesse cenário sombrio, boa parte da imprensa preocupada com as eleições de 2022. Triste realidade.

    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
    Mestre Rui Barbosa.
    s.m.j.

  • José Carlos

    luia lá.Pra lá mesmo.Aqui,NUNCA.

  • Leitor Distante

    Fico impressionado com a capacidade de odiar da extrema-direita. Parece um problema psicana´lítico.

    • Carlos

      kkkkk… “psicanalítico” de direita e de esquerda… Eu acho que extrema- direita e a extrema-esquerda quando estão se agredindo elas estão com razão. Votei em Ciro Gomes , então vocês se merecem. Se o supremo prendia em segunda estância e agora quem vai processar a justiça pelo equivoco de não cumprir a carta magna ?… Será que o supremo só corrigiu para soltar LULA.

    • amorim

      Pronto, os problemas do Brasil foram solucionados com a soltura do Lula esquecido, esqueceu que tinha comprado um apto., um sitio e outros mimos. No Brasil, colocar alguém na cadeia por roubo, foi assim a sua prisão , conforme os autos judiciais, só serve para punir os menos favorecidos, um desses “famosos”ainda que sendo pego com o roubo na mão, vão dizer que o acusado é doentinho, é sonambulo, sofre alzheimer. Desde quando punir um infrator,. declaradamente culpado é ódio, isso amigos, é” justiça”, é uma pena que no Brasil essa palavra foi excluída.

  • Nonato

    “Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil. Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade do Regime Militar. Pois muitos desses que lideram o fim do Regime não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses.”

    Profecia do :General Ernesto Geisel

  • Maria

    Difícil reflexão para o momento…tudo pode acontecer ou nada. Aguardemos os próximos capítulos.