O advogado e polemista Mendes de Barros só soube que iria “lançar” o livro O Galo e o Marajá na Terra do Sol, esta semana, em cima do evento para o qual ele foi convidado e era o centro das atrações (o livro está sendo vendido na Barraca do Sol – do Reinaldo -, na Jatiúca).

A obra, o conjunto das suas publicações na imprensa local  – são centenas, desde 1975 -, foi um presente-surpresa do seu amigo dileto, Duda Davino, e do seu filho Toninho Mendes de Barros.

Convidado do Ricardo Mota Entrevista desta semana, o ex-procurador-geral da Assembleia falou um pouco sobre a sua trajetória em Alagoas, desde quando se tornou deputado estadual, em 1959, dois anos após o tiroteio na Casa de Tavares Bastos, em que seu tio, Humberto Mendes, tombou morto.

Praticamente desconhecido aqui no estado, Mendes de Barros foi eleito e virou líder do governo Muniz Falcão. A versão do seu velho e saudoso amigo Arlindo Chagas – narrada por ele – da campanha vitoriosa, como só se poderia esperar, é hilária.

Provoco: “Sua briga com Collor é engarrafa, vem desde os tempos do Arnon”.

– Arnon era só adversário, o filho foi quem me escolheu para fazer sua campanha demagógica.

– O senhor, então, ajudou a elegê-lo?

– A elegê-lo, não; eu ajudei a derrotá-lo.

São muitos, e impagáveis, os seus artigos escritos sobre Collor e a então chamada República de Alagoas – em regra, divertidos e impiedosos.

Há de se ressaltar – está em O Galo… – que já na década de 1970, Mendes de Barros escrevia sobre a sua preocupação ambiental na implantação da Salgema, onde ainda hoje ela se encontra.

E é taxativo:

– A Braskem não pode continuar onde está.

No mais, é conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: Mendes de Barros – advogado e jornalista

Ex-promotora do caso Marielle é só mais uma tola exibicionista de redes sociais
Renan Filho segue à risca programa de governo de Eduardo Campos
  • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

    Êita, Ricardo … em 1957 a intervenção pós-BALA em bandas de LATA!
    > Uma entrevista ATUALÍSSIMA c’o sobrinho do próspero comerciante
    – Humberto Mendes deputatado ESTADUAL (PTN 1955-1958) pai de Da Alba.
    # E Muniz Falcão (Ouricuri PE 1915-1966 Maceió AL) esposa em 1956 a filha de Humberto.
    https://www.historiadealagoas.com.br/familias-na-politica-alagoana-do-seculo-xx-6-mendes.html
    Hoje o q conta de Palmeira é ÍNDIOS é ciúmeira de homem, é a peXte!
    > […] Pal-Repú PALMARES escolheu Isnaldo B Fo: depu FEDE seu [01jun18]
    – […] é grande a ciumeira entre U$ governistas q’cupam/ brigam p cargo.
    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/06/01/isnaldo-bulhoes-e-alvo-do-ciume-dos-governistas-que-disputam-vaga-de-federal

  • Zé MCZ

    Mesmo que o sr Mendes queira negar, mas a campanha do ex presidente foi feita basicamente em cima da caça aos marajás e ele era o principal alvo. Eu não lembro do advogado ter se pronunciado à época para mostrar que pertencia ao poder legislativo e portanto o collorido não tinha qualquer poder para reduzir o gordo salário sempre reajustado, que com toda certeza ainda bota no bolso rigorosamente todos os meses sem nenhum atraso de minutos! tal qual acontece com todos os servidores de todos os poderes! O que fazia era rir da cara do e collaborou sim! Se o povo ainda consegue eleger qualquer protozoário atualmente, suponho que mesmo não evitando a ascenção, mas podia ter esclarecido…
    Se bem que o Don Fernandito del Polvo foi a cartada do deus(e primordialmente o diabo na terra do sol), sob os cuidados do Bonifácio (não é o major do povo https://www.historiadealagoas.com.br/bonifacio-o-major-da-folia.html ) e o fez chegar ao topo do Everest, mas lá em cima tirou lhe a carga com oxigênio, aí a máscara caiu.
    “Minha gente! Não me deixe só…”
    Houve também durante a campanha dele o maniqueísmo (bem x mal) sobre quem todas as castas e sem (principalmente os dálites e a mediocridade dourada) ia escolher:
    O Brasil sob o arco íris, collorido, o paraíso num toque de mágica ou o céu vermelho, sem brilho, sem perspectiva, sombrio…
    Como agora, fizeram a melhor escolha!

  • JEu

    Eles se merecem… faltou, creio, falar das “estripulias” com o erário público que ocorria na ALE/AL, com seu conhecimento e sei mais lá o quê… coisas para a gente “se divertir”…!!!

  • Maria

    Eu não lembro do advogado e jornalista Mendes de Barros,mas certamente irei assistir a sua entrevista domingueira.

  • Ronaldo Cavalcante

    Ricardo, mudando de assunto….
    Como está aquele caso de desvio de verbas públicas em Piranhas-AL envolvendo a Mellina Freitas?
    Tens alguma novidade?

  • Há Lagoas

    Ricardo, para quem está fora do Estado, como é possível adquirir o livro?
    Pela internet, em qual site?

    Resposta

    Não sei responder. Perdão.