A Secretaria Estadual de Saúde vive hoje um processo de transição, afirma o titular da pasta, Alexandre Ayres:

– Publicamos uma portaria na última sexta-feira transferindo do HGE para a rede filantrópica e/ou privada os procedimentos eletivos cardiovasculares, neurocirurgia e ortopedia, através do Mais Saúde, um incentivo importante para os hospitais.

O secretário afirma que “metade dos mais de 500 pacientes atendidos no HGE a cada dia chega em pé. Ou seja: este não é o público do hospital, voltado para a emergência”.

Alexandre Ayres reconhece que Alagoas tem o maior déficit do Nordeste em leitos hospitalares públicos, daí a lotação quase sempre “esgotada” da única unidade de portas abertas 24 horas/dia para toda a população.

Este quadro, assegura, vai se alterar radicalmente quando da inauguração do Hospital Metropolitano, em junho do próximo ano.

Apontada como a prioridade do atual mandato do governador Renan Filho, a Saúde Pública continua sendo alvo de muitas críticas, reclamações e denúncias.

A própria mudança dos procedimentos eletivos, definida agora, “é alvo de muita pressão por parte de alguns grupos”, reclama o secretário.

A nova contratualização que passa a vigorar envolve, segundo Ayres, Maceió e Arapiraca, que receberão repasses “fundo a fundo”, o que deve dar celeridade na transição verificada agora.

Na próxima sexta-feira, o governo inaugura a UPA do Jacintinho, que deve ajudar a esvaziar a demanda do HGE.

Severino Pessoa pode unir emedebistas e bolsonaristas na eleição de Arapiraca
O Galo e o Marajá na Terra do Sol vem a público sem pedir licença
  • Jota

    O Secretário Ayres, que ainda não se situou na cadeira que ocupa, lembrando os tempos de “estagiário master”, quando foi advogado da extinta ASTEC/SESAU, não explica o básico: Onde estão as demais unidades básicas, os Mini-pronto Socorros como o da Jaqueira, João Fireman, Noélia Lessa, Deyse Breda…dentre outros…Estão abandonados faz tempo, e não mudou nada com a gestão dele, só piorou, pois ele além de não recuperar nada, ainda está vendendo os serviços pra rede privada, porque não funciona o que já existe? Profissionais tem, estrutura física (capenga) tem. Mas, preferem vender os espaços públicos, a troco de quê? Quem ganha com estes acordos? O governo investe milhões de reais, dinheiro público, depois entrega tudo de graça e ainda paga pra o particular fazer, dentro da estrutura pública.
    É pagar 3, 4 vezes….E o pior..A situação não muda.
    Hospital da Mulher, linda falácia…Todo dia na mídia só coisa linda…Fizeram um Processo Seletivo de fachada, Tem gente na lista de aprovado e nunca foi chamado, mas lá estão outros “profissionais”, parentes, amigos dos amigos, com bons salários, diferente dos anunciados do processo seletivo para os contratados dentro da “legalidade”, sem concurso público.
    Então Alexandre Ayres, Alagoas precisa da verdade…Melhor dizer que a intenção é vender tudo, não sucatear pra depois dizer que vendendo os serviços funciona…
    Pra finalizar, já que o Governador insiste em terceirizar os serviços públicos com altíssimo custo para o povo e pouca qualidade, porque os hospitais particulares que vendem estes serviços ao Estado não atendem aos pacientes na sua estrutura, igual aos seus usuários particulares? Sem depositar as pessoas…
    Infelizmente esse é o quadro real, acredite quem quiser,quem não quiser pode seguir as redes sociais do Governador, do Secretário, da SESAU…Lá é só maravilha…Sem faltar gaze, agulhas, paracetamol, soro…O básico do básico….

    • Jr filho

      Aguardando o secretário deixar de “dar trabalho” ao ministério público, defensoria e a Justica em geral e a compra de medicamentos que seria para um ano e não faltaria nos hospitais ?????????????????????????

      • SK

        Comprar eles compraram, o problema é que não chegam onde deve chegar.

  • Carlos

    oxalá ,que tudo que o secretario fala se realize pelos menos 50%,já está de bom tamanho. O desnaturado e agora mal- humorado tem uma lábia diante das câmaras e no entanto nada em prática acontecesse e sua perversidade nos bastidores é um típico velho do coronelismo da nova versão piorada da jovem guarda da politica da terra dos Marechais…Continue assim ex- futuro presidente da república.

  • Mirian

    Eu só vejo é contratos com hospitais e não vejo mudança em nada seja vindo da prefeitura ou estado. É muito blá, blá, blá e a os pacientes oncológicos? MPF cobra esclarecimentos sobre Programa Mais Saúde do Estado de Alagoas – Alagoas 24 Horas: Líder em Notícias On-line de Alagoas http://www.alagoas24horas.com.br/1247401/mpf-cobra-esclarecimentos-sobre-programa-mais-saude-do-estado-de-alagoas

  • Zil

    Esse cara tá acabando com a saúde, desmontou a ortopedia, a vascular e agora a cardiologia! Todas as salas de cirurgia estão fechadas! A população vai pra onde se precisar se o caso for urgente?

    • PIEDADE SENHOR!

      Porque não fazer funcionar o que já existe a anos? Será que é realmente para o bem da população? Não adianta poluição visual na cidade, muito menos notas Fake (O povo sabe, o povo vê) e a mentira não se sustenta, é só preciso de meia dúzia para mostrar a realidade. É uma pena que a saúde do nosso estado sirva apenas de piada de mau gosto. Vivemos em tempos de desespero institucionais. ZIL em caso de urgência é melhor acampar na porta do governador,do prefeito ou melhor do secretario.

  • DIAS

    Diz aí aos marketeiros que o “oráculo” Google também propagam Fale News. Algo tem que mudar para que tudo fique como está.Aguardemos os próximos capítulos.

  • Hugo

    Secretário responde aí….Sindicato reforça pedido à Justiça bloqueio das contas do Ipaseal https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/10/sindicato-reforca-pedido-a-justica-bloqueio-das-contas-do-ipaseal

    • RUTE

      VERDADE SR. HUGO https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/10/sindicato-reforca-pedido-a-justica-bloqueio-das-contas-do-ipaseal-_89402.php COMO PRESTAR UM BOM SERVIÇO DESSA FORMA? Parabéns aos representantes do hospital sanatório por expor a realidade, enquanto os demais como o hospital veredas e outros não querem mostrar ao publico que existe débitos com o governo do estado. Porque se´rá??? Estudo enfermagem na faculdade em cruz das almas e fiz estagio no “hospital veredas”, queriam até que eu limpasse o chão(absurdo), enquanto os “privilegiados” do curso de medicina filhos de empresários, deputados,vereadores e etc são sempre os bajulados. Uma enfermeira antiga da casa me disse é disso a pior e ainda economizam até nas medicacões dos pacientes. Bota a fiscalização para mostrar a realidade e fazer cumprir os contratos ao invés de continuar dando dinheiro

  • Coriolando

    Entra em pé no HGE , e sai de lá , para Cidade de pé-junto !!!!!
    Outra coisa .. Quando que o secretario da saúde , vai pagar os fornecedores do PLANO IPASEAL SAÚDE ?????? Home cares, e hospitais, que a meses não recebem ????? Daqui uns dias , com a turma dos de Sérgio Cabral que está por aqui , assessorando o governador mentiroso , e a mando de seu pai Renan véio , o Estado de ALADROAS , vai entrar no caos ……Vai começar as penhoras de contas DA CONTA ÚNICA , por por parte de fornecedores com ações de cobrança na justiça QUE SÃO DEVIDAS , e infelizmente vai atrasar salários novamente !!!!!!!

  • jezualdo

    Muita mentira e pouco serviço, esse Estado realmente não tem jeito.
    Melhor fechar as portas e apagar as luzes o último a sair.

    • Aninha

      A solução é obvia,mas do que adianta espalhar procedimentos simplesmente com a intenção do HGE deixar de ser motivo de noticias ruins ,isso é apenas passar a responsabilidade para os contratados que não conseguem nem cumprir com suas responsabilidades funcionais ou seja nada para o bem do povo.Servicos meia boca nao salvam vidas.

  • Erick

    Secretário vamos pensar no hoje e resolver as transferências dos pacientes que estão no hge como visto o exemplo do cadeirante no AL tv aguardando a mais de 30 dias a transferência fora a reclamação dos serviços prestados que não é caso isolado. E os leitos retaguarda já contratados anteriormente e outra coisa pelo amor dos deuses como é essa história que paciente em pé não não é público do hospital voltado a emergência. O Sr. Tem super poderes?

  • A verdade

    Todas as vezes que este blog escreve algo sobre a SESAU não aparece nenhum comentário elogiando, por que será? Quando este secretário entrou já entrou mal intencionado( já tem uma casa em Milagres…e não foi adquirida através de herança não…) Esse secretário é o típico malandro, bom de papo, e não passa disto…enquanto isso na Bat caverna ( hge) os serviços prestados vão de mal a pior.

  • Maria

    Isso todo mundo sabe (setor de emergência é de passagem e de resolução rápida e não de internação ),mas desafogar o HGE não é extinguir procedimentos necessários…isso é imediatismo e não resolução…é apenas passar a bola. Resolução é fortalecer as bases já existentes.

  • JEu

    Disse aqui, muitas vezes, que as tais obras (contratadas por licitações e “aditamentos”) no período eleitoreiro de 2018 não tinham por objetivo exclusivo o benefício do povo alagoano… e disse também que depois de construídos os novos hospitais, eles não funcionariam à contento (já se tem muitas reclamações sobre o atendimento do hospital da mulher) e que seriam, em momento oportuno para o governo estadual, entregues às OSS, e tudo por que o mininim não quer saber de fazer concurso para pessoa na área de saúde (o mesmo acontece com outras áreas, destacando-se a educação, sendo a segurança a que sofre um pouco menos, mais, mesmo assim, ainda há um déficit muito grande de pessoal, que querem atribuir às administrações anteriores… tudo fake news)… agora, extinguir cargos em comissão, que deveriam existir somente para o secretário e seu auxiliar imediato, ou seja, o sub-secretário e/ou chefe de gabinete e nada mais, isso ele não tem coragem de fazer… e depois fica contando lorotas e pagando propagandas enganosas e ilusionistas… se sou a favor da privatização de estatais disso estou certo de que, empresas públicas, até hoje, só serviram para compor cabides de emprego, sem oferecer a contra-prestação de serviços com qualidade e eficiência, além de, por causa da “ocupação” politiqueira, se tornam, também, também, deficitárias… agora, não posso ser a favor da privatização dos três principais serviços públicos que, realmente, imprescindíveis para o cidadão: saúde, educação e segurança pública… assim como os serviços de arrecadação de impostos, pois sem este, não haveriam recursos para aqueles outros três… os demais, podem, todos, serem transformados em grupos de trabalhos, centros de recursos humanos e gabinetes de coordenação, todos com um número reduzido de pessoas… e, com certeza, funcionariam à contento… e com despesas reduzidas…

  • Roger

    Contando os dias para as próximas eleições. Não se ensina a sobreviventes

  • Givanildo

    Se a qualidade do setor público melhora, diminuem o número de pessoas que buscam o setor privado e vice versa e diminui também as verbas destinadas ao caos ou seja o motivo das “parcerias”

  • Jose

    Fala sério secretário! Credibilidade só se constrói com serviços de qualidade e não com parcerias. É uma construção diária Pacientes relatam descaso em atendimentos prestados pelo HGE https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/11/pacientes-relatam-descasos-nos-atendimentos-prestados-pelo-hge_89503.php