Lembro-me bem das reações do ex-governador Ronaldo Lessa no seu segundo mandato. As manifestações de irritação e baixa tolerância com o entorno terminaram por afastar aliados de primeira hora (nada dessa história de amigos, que é pura bobagem no meio).

Eis que as reclamações sobre o comportamento do atual dono da principal cadeira no Palácio República dos Palmares, Renan Filho, remetem ao que se viu por aqueles tempos.

(Há de se ressaltar que Lessa melhorou muito o humor depois de sair do governo.)

Mesmo alguns dos mais fiéis calheiristas têm evitado chegar ao gabinete do “chefe”, temendo um tratamento mais ríspido. Por lá só teriam vez os da chamada “geração RF”.

Interessante é que o principal adversário de Renan Filho – sem contar Collor, cuja mão é mais pesada -, o prefeito Rui Palmeira, teve uma reação distinta no exercício do tédio decorrente do segundo mandato: emudeceu e se guardou a sete chaves, dando a impressão de que havia desistido de tudo (parece estar mudando de comportamento).

Ainda é tempo de o governador abrandar a sua irritação: frustrações próprias do limite de poder são comuns. Só não é correto culpar os outros – do entorno – por isso.

Pesquisador da UFAL deve falar na Assembleia sobre tragédia ambiental
Os limites para o "atrevimento presidencial" são a lei e a Constituição
  • Há Lagoas

    Triste – e inevitável – realidade para um arrogante, constatar que não passa de um simples ser humano com todas as suas limitações. Renan – o filho – nunca se mostrou propenso a humildade, seu olhar altivo junto com sua soberba sempre foi demonstrada por suas atitudes.
    Mas a vida é uma escola, e o cenário político demonstra mar revolto para a nau do governador, torço para que nessa travessia a humildade finalmente seja despertada neste pobre naufrago.

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      As TV’s em busca de audiência, ELAS que o digam … Há Lagoas!
      Mais q’os 7 Mares da Terra REDONDA, e d’abertura do Mar Vermelho na Tv Record … há Pajuçara!!
      E também Jardim Botânico atiçando espécimes arrogantes.
      No AR xêro de frustração de gente xata SEM prerrogativas de cri-cri-LIN!
      > Lula foi à Globo em outubro de 2002, # Pareceu-me interessante então.
      – prioridade a ENTREVISTA ao vivo em Rede NACIONAL.
      > Jeca BoZo agora pede PENICO pró-milícias e rachadinhas – Sai de BAIXO!
      – quer bufar na Vênus PLATINADA mágoas de P_SÓ_Laranjas a Cacos Antibes?

  • JEu

    O problema do mininim é puro desespero de causa… não conseguirá fazer nada mais importante nesse segundo mandato (pois “gastou” toda a grana nas tais obras eleitoreiras de 2018) sem a ajuda do governo federal… e para isso, terá que ir lá, pessoalmente, falar com o presidente… com o pires nas mãos… aí é que a coisa se torna difícil… afinal, orgulho e megalomania é o apanágio do clã calheirista… e o povo alagoano já começa a entender que não pode mais aceitar as maquinações ilusionistas das propagandas oficiais do governo: está aí o exemplo do hospital da mulher, recém inaugurado, que começa a acumular reclamações por mau atendimento, ou até, a falta ou negação deste…

  • Williams Roger Cleto Cavalcante

    É o “imperador” CALÍGULA!
    “Ainda bemv que vossa excelência, o CALÍGULA, “não” é prepotente, arrogante, soberbo, também “não” prehudica os servidores…

    Ricardo, primeiro lembra a ele e ao chefe dele que eles têm/devem respeitar as leis. Principalmente a lei maior – Constituição Federal – e em segundo respeitar os servidores públicos concursados. Coisa que ele não é.
    Não foi pra ser perseguido, desrespeitado em meus direitos trabalhistas que votei nesse governo. Coisa que me arrependo.

    O CALÍGULA/governador acha que está certo massacrando os servidores,principalmente os da saúde.
    Em 2016 não tivemos reajuste, e em 2019, nada de reajuste!

    E$TRANHAMENTE, SEM GENERALIZAR, VÁRIOS $INDICATOS E $INDICALISTAS ESTÃO CALADO$ NO GOVERNO DELE.
    UMA VERGONHA!

    https://www.cadaminuto.com.br/noticia/340378/2019/06/07/tarifa-de-agua-aumenta-6-22-em-alagoas-a-partir-do-dia-7-de-julho-deste-ano

    ?o nosso reajuste vai ter esse mesma porcentagem?

    Constituição da República em seu artigo 37, inciso X e a lei de responsabilidade Fiscal 101/2000: em seu artigo 22, § único, inciso I.
    ?DATA BASE. RESPEITE. TUDO AUMENTA! TENHA SABEDORIA. COISA QUE LHE FALTA CALÍGULA.

    O governador quer que inclua os Estados na reforma da previdência “reajustando” o desconto de 11% para 14% dos servidores. Isso é apropriação indébita.
    Quero ver se os sindicatos e sindicalistas irão continuar se vendendo pra esse governo.
    E outra, aqui no ESTADO já fez um ajuste no al previdência. Vão fazer de novo!!! Pra prejudicar os servidores! Nem reajuste o Calígula/governador deu!

    DESCUMPRINDO as leis. Principalmente a Constituição Federal.

  • Carlos

    Pois é o castigo vem a galope o seu mal-humor,que é característico dos donos da verdade …

  • DPA

    Em termos comportamentais pelo nível das escolhas pessoais e profissionais é nítido que o governador só consegue lidar com pessoas que possa humilhar e destratar quando bem entende. Os que por alguma razão ele precisa respeitar estão todos cada vez mais distantes.

  • Maria de Lourdes

    E assim era o “humor” da Rozângela e sua txurma da Uncisal na gestão da SESAU! E assim a PF deve ter dado um banho de gelo na arrogância deles!

  • José Roberto

    Ta certo ele , mais trabalho e menos conversa mole. Governador tem que agradar a população e não a meia duzia de oportunistas.

  • O VELHO QUE NUNCA FOI NOVO!

    O VELHO QUE NUNCA FOI NOVO!
    O Governador Minimi apesar de sua pouca idade jamais foi novo, pelo contrário, sempre foi e será velho, tão arcaico quanto as práticas não republicanas aprendidas de seu pai e mentor, o famigerado Renan Calheiros!

  • E O GOVERNO FICOU A CARA DO GOVERNADOR!

    E O GOVERNO FICOU A CARA DO GOVERNADOR!
    O segundo mandato do Governador Minimi ficou igual ao próprio Renan Filho.
    Explico: Tanto o segundo mandato quanto o governador parecem novos, porém, não são, só aparentam juventude, contundo, ambos são idosos, com práticas antigas, tão velhas quanto andar para frente, todas aprendidas com o mestre em artes não republicanas: o famigerado Renan Calheiros, vulgo Rei do Gado das Alagoas!
    Uma pena, mais uma vez Alagoas perdeu a oportunidade de escolher um bom governante!

  • A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!

    A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!
    “Um homem não é obrigado a prometer, mas é obrigado a cumprir. ”
    E a pergunta que não quer calar: E um menino é obrigado a cumprir o prometido?
    Qual a palavra, o Minimi!

  • MINIMI AFOGADO EM UM MAR….

    MINIMI AFOGADO EM UM MAR….
    O Governador Minimi está afogado em um mar de arrogância, que parece ser uma característica inata dos Calheiros. Minimi acha que tem o poder absoluto no Estado de Alagoas e patina sem conseguir colocar a máquina pública estadual para andar, mesmo ocupando tal cargo há mais de 04 anos e 10 meses.

  • Maria

    O governador está usando um estilo idiossicratico para chamar de seu,mas esquece que a escola é a mesma para os outros políticos visto que o descontentamento da população é o primeiro passo para a evolução. Caráter e honestidade não se contabiliza em reais e não adianta nenhum tipo de “contrato de confidencialidade”, pois a população vivência diariamente a realidade e precisa de respostas.

  • Karine

    Chegou novembro e os professores da rede estadual ficaram a ver navios no que diz respeito ao famoso bônus do IDEB / escola 10 tão alardeado e prometido pelo governador. Parece que seu dia será amanhã, o de finados.