É com entusiasmo que o empresário Emerson Tenório, presidente da Sococo, fala sobre o agronegócio no Brasil. Sem dúvidas, o setor da economia que mais cresce e menos sente os efeitos da crise:

– A migração está virando de lado. Agora, os jovens saem das cidades para o campo, onde as oportunidades são emergentes.

Convidado do Ricardo Mota Entrevista desta semana, o empresário destaca os números superlativos da produção do agronegócio no país, “que alimenta 1,2 bilhão de pessoas no mundo”, quase a população da China.

Pois então, o que ele recomenda?

“Nós temos que nos abraçar com os chineses. Claro, sem precisar brigar com os EUA”.

Mas a segunda potência econômica do mundo, caminhando para o primeiro lugar, é o grande parceiro comercial do Brasil, principalmente no agronegócio.

Emerson Tenório enxerga que essa parceria deve se estender ainda mais para outras áreas – de infraestrutura, por exemplo – com investimentos chineses no Brasil, o que já vem ocorrendo.

Quanto à Sococo, que recebeu recentemente um dos mais importantes prêmios do agronegócio no Brasil – o Prêmio LIDE -, ele destaca que foi a empresa, que mantém a sua principal sede em Alagoas, “a grande impulsionadora da tecnologia do coco no mundo”.

Não é pouco, e ele explica como e por que.

É conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: Emerson Tenório – presidente da Sococo

 

Bituca no ventilador
Moro surpreende com um porrete na mão e uma cenoura na outra
  • JEu

    Finalmente se reconhece que o que movimenta a economia e, em consequência, o progresso, o bem estar material é o movimento do “capital”, como no caso das molas mestras da economia: a indústria, o agronegócio e o comércio… já o que mais atrapalha é a tal da “ideologização” das atividades… o livre mercado, o livre empreendimento, a livre iniciativa privada, eis os estímulos do novo governo no país, que não querem e insistem em não ver… a boa notícia (para mim a mais alvissareira) é que os jovens estão redescobrindo as atividades e o empreendimento rural, estabelecendo um movimento de retorno ao campo, aos municípios do interior… e, quem sabe, criarão postos de trabalho que fará muitos retornarem às origens, desafogando as grandes cidades, principalmente as capitais e as demais consideradas maiores e mais estruturadas… e tudo, creio, tem como fundamentos o crescimento da infraestrutura e das facilidades para a vida no campo: estradas, acesso à água, facilidades e expansão dos meios de comunicação (principalmente com acesso à internet) que permite não só o acesso às notícias e informações, mas também ao entretenimento, ao lazer e à manutenção do contato com família, amigos e contatos profissionais e comerciais… espero que tudo isso também atraia indústrias de pequeno e médio porte para os rincões mais afastados dos grandes centros, para aumentar as oportunidades para quem deseja trabalhar para produzir e viver de seu suor… e ainda teremos um outro efeito: vai aumentar o nível de consciência política para as populações interioranas… que tremam os “profissionais da politicagem”…

  • Zé MCZ

    Eita doutô!
    Se o Brasil brasileiro alimenta mais de 1,2 bi pelo mundo afora, então que fazer para alimentar todos os daqui? É bem possível que o senhor não tenha conhecimento (vive na condição pré búdica), mas tem muita gente catando nos lixões. Para comer também.
    Afinal, todos nós somos humanos, pode não parecer.
    Eu sei que vai aparecer imbecis(que nunca passaram fome) aqui para criticar os programas sociais, mas eles deram dignidade a muita gente.
    A casagrande & senzala, ainda é bem delineado.

  • Jorge Silva

    A Bozolandia e suas ideias distorcidas se manifestando aqui nos comentários. No mundo dos sonhos deles até parece que o Brasil tá no primeiro mundo, até levar a primeira topada e arrancar o bife do dedão.

  • Marcelo Silva

    Temos que ter nossa identidade econômica e não ficar nas mãos de outros países.
    Principalmente alguns que não tem noção do que é um direito trabalhista.

  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    Imperdível, Ricardo … ENTREVISTA show de bola à CRB na Série A!

  • Luiz Antonio

    Só o capitalismo distribui renda gerando empregos e riqueza, o comunismo socializa a miséria!

  • carlos

    Esquerdista é aquele cara que reclama do Brasil se alinhar com os EUA, alegando submissão, mas acha o máximo se submeter aos chineses.

    Chineses tão confiáveis que ao visitar a China te obrigam a instalar apps espiões no celular.
    https://exame.abril.com.br/tecnologia/governo-chines-esta-instalando-apps-de-vigilancia-no-celular-de-turistas/

    Claro, vamos nos alinhar a eles … pq não né?!