Faltando ainda um ano para as eleições municipais, as pesquisas são, sim, um indicativo, mesmo que precário da intenção do eleitorado.

O Paraná Pesquisa, um instituto respeitado – já fez alguns trabalhos para o PSCOM –, publicou uma rodada sobre a situação de várias capitais brasileiras, Maceió entre elas.

Os nomes que aparecem com destaque, em todos os cenários, são JHC – o que mais pontua -, Ronaldo Lessa – sempre em segundo – e Alfredo Gaspar, citado por todos como muito competitivo, a depender dos apoios que venha a receber.

Chamam a minha atenção, porém, os números da pesquisa espontânea – aquela em que o eleitor não é apresentado aos potenciais candidatos.

O que diz?

– 69% não sabem em quem vão votar;

– 15% não pretendem votar em ninguém;

– Rui Palmeira, que não é candidato, aparece em 1º lugar com 8,2%.

São mais de 92% dos maceioenses que podem votar,  distanciados, ainda, das paixões eleitorais.

Deputados estão a uma votação de garantir R$ 3 mi/cada em emendas ao orçamento de AL
Tragédia sobre duas rodas: 200 mil mortes em dez anos no Brasil
  • Carlos

    Se essa pesquisa está furada . Não pesquisou ninguém da funbrasil . Aí só ia dá David Davino…

    • Gustavo Acioli

      Verdade Carlos, rsrs… Pior de tudo, como ainda a PF AINDA não caiu em cima desse esquema de votos dessa Família. abre olho PF e demais órgãos competentes …

  • Há Lagoas

    “São mais de 92% dos maceioenses que podem votar, distanciados, ainda, das paixões eleitorais”.
    Ao que parece, o palácio Republica dos Palmares – em sua sofreguidão – não pensa assim…

  • Meu NOME é Gal desejando rapaz: SEM cultura NEM crença OU tradição, AMO igual!

    Q bom, Caro Ricardo MOTA … há fartura antecipada, FALTA tudo!
    – 15% não pretendem votar em ninguém; [R Mota acima de TUDO]
    … será desistiram do TRIO da Ética e morreram? [vergonha de todXs?]
    – Rui(M) Palmeira NEM candidato de frente É, 1º lugar: ~8%? [Idem etc e CAOS]
    … Atrás do TRIO elétrico só num vai quem já morreu SEM botá pra rachar NEM aprender!
    # APOIS … antes de morrer JÁ, prefiro AQUI d’outro lado de lá ao SOL som meu o2′ 50″
    – Vivendo CÁ sem saber s’u$ diab’u$ nascer’u$ na Bahê-Áááá VITROLA eletro-sol ½ dia!
    https://youtu.be/sd99slI8Jzk

    • Carlos

      A revolta dos 15 % ou mais dos que não votam em ninguém faz e sempre fez a festa na urnas eleitorais dos coronéis da politica Alagoana. Sou de Coruripe e da velha guarda e nunca votei nos Beltrão e me orgulho de não fazer parte dos eleitores que se rendem ao coronelismo da politica das terras dos marechais. Os prefeitos eleitos Enéas da Costa Gana e o seu Hélvio de Castro Reis ( que transitiva pelas ruas de cidade de Coruripe e no dia de sábado na feira da cidade sozinho sem nenhum segurança)…..Aqui em Coruripe na última eleição foram mais de 10 mil votos entre Brancos e nulos, que desperdício .

  • Vieira

    Enquanto isso, na calada da noite, o Congresso , o Senado e as assembleias estaduais aprovando pacotes de maldes. Já esta até sobrando dinheiro para esbanjar nas campanhas eleitorais do ano que vem. Com as reforma que essa turminha está preparando, teremos político com sorriso larguíssimo!

  • JEu

    Já o disse aqui, e repito mais uma vez: somente lá para janeiro ou fevereiro do ano vindouro é que, então, se poderá saber quem são os verdadeiros candidatos e, a partir daí, se poderá fazer avaliações sobre as candidaturas… até lá, portanto, tudo é especulação sem quase ou nenhuma perspectiva… é esperar para ver…

  • Maria

    Quanto mais analfabetos politicos, mais fácil é o trabalho daqueles que querem fazer do município, estado e do país a sua propriedade. No momento faltam opções do tipo: furacão Rodrigo Cunha. Concordo com o Jeu quando diz que ainda está cedo,mas desde já precisamos de mais e mais política,pois só assim seremos agentes da transformação que tanto buscamos. Uma coisa é certa: não vai ser tão fácil como alguns pensam e acreditam. O voto é a nossa principal ferramenta da mudança. Vamos a luta!

  • Adilio Faustini

    Não voto em castas familiares.Estou sempre buscando novo candidatos , não quero perpetuar no poder familiares de um político que em algum dia dessa vida foi protagonista.Estamos numa República e não numa Monarquia.

  • José Carlos

    Ficar por dentro pra que?Só tem incompetente!E quem não é incompetente é LADRÃO.Votar pra que?

    • Adilio Faustini

      Eu não abro mão do meu voto é nunca vi um candidato em que votei tenha sido apontado em falcatruas. Começo a escolher bem antes das eleições. Se VC que tem algum bom senso e instrução deixar de botar, abrirá oportunidade para incautos sem instrução votar nos enganadores.

  • Dario

    Quem é esse Davino? É pra prefeito, não é pra síndico não!!!

  • Alessandra

    Alfredo Gaspar com certeza ! vamos mudar Maceió