Quando se iniciou a disputa pela direção da “nova” Assembleia Legislativa, criou-se a sensação de que algo novo poderia acontecer na Casa de Tavares Bastos, com a eleição de vários parlamentares de primeiro mandato.

Além disso, a vitória acachapante de Marcelo Victor, que chegou ao pleito sem adversários – Olavo Calheiros “desistiu” -, a reação iracunda de Renan Filho e os discursos independentistas de vários deputados, tudo se somava na projeção da tal novidade.

Que não veio.

Renan Filho soube retomar contatos, fez de Marcelo Victor seu novo amigo de infância e negociou com parcimônia para recompor sua base aliada.

Não demorou muito para se descobrir que o leão que rugia não tinha dentes. No único embate para valer, o do Fundeb, o governador botou os independentistas no seu devido lugar: uma secretaria aqui, alguns cargos ali – tudo se resolveu sem maiores estragos.

Dois deputados, como no mandado anterior, fazem oposição: Davi Maia e Bruno Toledo – e só.

O governador investe menos numa gestão técnica, ao contrário do primeiro mandato, mas se salva diante do caos nacional do confuso e convulsivo governo Bolsonaro.

Por enquanto, Renan Filho não tem do que se queixar: a Assembleia continua do mesmo lado, a oposição permanece raquítica e ele trabalha para fazer seu sucessor, em 2022, com tranquilidade midiática (além de se eleger, provavelmente, ao Senado, onde espera sentar ao lado do pai).

É lembrar que o último govenador que saiu da oposição para o Palácio foi Ronaldo Lessa, em 1998.

De lá pra cá, todos se elegeram como aliados do governo de então. Inclusive o próprio Renan Filho, o candidato nada secreto de Téo Vilela.

Toffoli decidirá se a Braskem pode distribuir R$ 2,7 bi com acionistas
Rui Palmeira se firma como o mistério da política alagoana
  • Carlos

    Atenção servidores públicos municipais, estaduais e federais… O inimigo número 1, dos servidores públicos que ser senador lembrando com os nossos familiares formamos um exército não votar no desnaturado governador Ren Filho e no que tiver condições e um nome novo para derrotar Fernando Collor e Renan Filho.

  • Há Lagoas

    Renan – o filho – têm seus méritos com relação a condução do seu governo – e mesmo a arte da politicagem com a Assembleia não lhe trará efeitos negativos diante dos eleitores – a questão é tão somente o seu pai. Acredito que só uma hecatombe faria os alagoanos votarem no filho, tendo o espectro do pai no Senado.
    Seriamos “eternamente” ridicularizados se colocarmos a dupla dinâmica de coronéis de Murici como senadores de Alagoas.
    E vale lembrar ao jovem governador que a “maldição” do segundo mandato ainda o encontrará pelas esquinas, e o marketing político que até agora se mostrou infalível, dará lugar a realidade.
    Assinar ordens de serviço é uma coisa, inaugurar obras é outra.

  • JEu

    Previsões que poderão não se realizar… talvez alguns “desejos” mais “explícitos” de alguns do que a realidade… o povo alagoano já está bastante cansado de tanta politicagem com vantagens para alguns “apaniguados” e cada vez menos ações para o “bem da maioria”… é esperar para ver…

  • Jumanji

    Claro que o Estado de Alagoas vai bem no cenário nacional, não falta dinheiro aqui, não é? Não falta pq tem uma Assembleia Legislativa irresponsável que vive aprovando empréstimos que no futuro saberemos a desgraça que fizeram. Renan Filho continua com seu marketing do mundo encantado de Bob. A educação ele controla dando dinheiro para as diretoras comprarem sem licitação, aí tem o velho 10% é que só o MPF que não vê. Aliás o MPF não sabe que não tem licitações nas compras da educação? O que esse povo faz da vida? Na Saúde só conversa para boi dormir. O Secretário que fazer planejamento, mas ninguém falou para ele que a SESAU trabalha com vidas humanas e não dá para esperar os planos dele. Nesse tempo, inocentes estão morrendo por conta do planejamento dele. Muita conversa pq tudo continua a mesma merda de sempre. Ele quer economizar, só isso! Não importa quantas vidas irão custar. Tudo aparentemente bonitinho, mas continua não fazendo licitações. Cada um que chega que acha uma maneira de comprar fora ” da lei”. A Rosangela fracionava, o Christian emergenciais sequenciais bem estranhos sempre com os mesmos vencedores, O Alexandre com adiantamentos e permutas. Yoki nas compras? Sabe de nada inocente!!! Rrsrsrsrrsrsr. O único servidor público que se preocupa com esses pobres usuários da Saúde chama-se Daniel Alcoforado(Defensor Público), para esse temos que dar um prêmio, mas prêmio maior ele levará de Jesus Cristo, pq não é todo mundo que compra uma briga dessas por pessoas humildes que não podem pagar pelos serviços dele. E o MP? O MP estadual sabe de tudo, tudo mesmo, mas nada faz, esse sim pagará um dia as contas lá no inferno pela dor que causa em seres humanos inocentes pela omissão. O MP estadual deveria colocar esse povo designado para a Saúde para cuidar de tartarugas( já estou matando as tartarugas, misericórdia!) e colocar sangue novo para cuidar da Saúde, pelo menos evitam queimar no mármore do inferno. Ahh… já ia esquecendo da SEPLAG que agora virou o trem fantasma, para controlar a turma que só recebe, agora colocam com LOTAÇÃO GENÉRICA na naomeção pq não tem como fiscalizar, mas a gente vê os fantasmas nas redes sociais em dias de trabalho postando viagens internacionais. A AMGESP? KKKKKKKKKKKKKKK!!! Continua colocando preços inexequíveis para garantir os amigos As locadora continuam locando carros 2009 com valor de carro 0, mas a gente já conhece esse esquema.

    • Aninha

      É isso e muito mais caro Jumanji…infelizmente os iguais se atraem e o ser humano deixou de ser humano a tempos, salvo raríssimas excessões como muito bem colocado sobre o Sr. Daniel Alcoforado. Palavras ao vento e nada mais é só o que essa turma sabe fazer…Se não existe “ética” que eu acredito que meia dúzia estudaram em algum momento…imagine vergonha. Quantos mais precisarão morrer???? Os humilhados serão exaltados e o povo vai mostrar o seu poder em breve.

  • ALAGOANO REVOLTADO

    INÉRCIA . Mota : O que esses deputados fizeram durante o semestre se resumiu em dois fatos: Aprovaram vender cachaça no campo de futebol e , para completar o tempo em bobagem, tentar mudar o nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta. Quanto trabalho que consumiu milhões de reais dos carentes alagoanos, quanto dinheiro gasto me vão com esses desocupados. Infeliz Alagoas !

  • Zé indignado

    Ótimos comentários pai e filho senador é chamar os Alagoanos de masoquista! Um herdeiro político da gema do ovo do coronelismo da política Alagoana se eleito senador é melhor o povo admitir que não tem força e tem Rodrigo Cunha é a senha que pode sim mudar e o comentário do Carlos tem sentido uma servidores e pronto é tratado com desdém pelo governo Renan Filho, que só tem crise para os pobres dos pobres do servidores. Já os poderes Judiciário e Legislativo não existe crise?… Às polícias tem o poder das armas e o senhor jovem da propaganda falsa precisa da proteção das polícias! Abaixo o coronelismo!

  • Luis Lins

    Ricardo,não existe caos nacional.
    Existe caos no congresso Porq não estão acostumados a trabalhar com honestidade.
    Ao contrário do governo do PT o Bolsonaro é honesto quer q o congresso faça sua parte.
    Mas pra mim não é novidade vc atacar o Bolsonaro.

  • Maria SIlva

    O lero-lero de concurso não resolve os problemas atuais e prioritários dos servidores e do povo alagoano. Estamos de olhos abertos para a realidade do nosso estado.

  • Tomás

    Com a falta de “credibilidade” e a ausência de representação para assuntos de extrema importância da população o resultado das próximas eleições é imprevisível. A população já percebeu que os últimos governos não foram como as propagandas publicitárias mostravam, apenas oportunismo eleitoral. O povo está bem informado e sabe que deveriam ter precionado mais e ter sido menos passivos. A população quer contribuir para mudar tudo isso e vai conseguir… Que venham as eleições!

  • É muito açúcar…

    É por essas e outras que o nosso estado não vai pra frente.” Jorge Toledo, ex presidente da cooperativa regional dos produtores de cana e álcool de Alagoas, e diretor do grupos Toledo.Apos garantir recuperação judicial para 7 usinas e 2 empresas associadas a cooperativa,Toledo deu no pé foi morar em Portugal, bem longe da miséria alagoana que ajudou a construir “ Vejam a reportagem na íntegra…Jorge Toledo, Jubson Uchôa e cia. https://novoextra.com.br/sururu/2019/06/562-jorge-toledo-lidera-grupo-alagoano-em-tour-europeu Jorge Toledo lidera grupo alagoano em tour europeu

  • Carlos

    Os dentes dos leões da Assembleia Legislativa estão muito bem abastecidos graças o duodécimos bola cheia do que é tirado dos pobres entre os pobres do povo de Alagoas, que entra governo e sai governo o discurso é o mesmo só muda o personagem crises sempre crises e os coronéis da política do atraso assim vão se perpetua no poder. Crise é coisa de pobre não é governador da china!