Existe uma maldição que atinge os ex-governadores de Alagoas? Pelo sim, pelo não, vale a pena revistar a nossa história nos últimos trinta anos.

De lá pra cá, só o senador Fernando Collor, dono de um carisma único, que envolve as massas com tanta facilidade, sobrevive na atividade política em um posto de prestígio: é senador pela segunda vez.

Os demais, que o sucederam, sumiram do mapa político nacional, seguindo o caminho do ostracismo. Geraldo Bulhões morreu recentemente, esquecido pelo eleitor. É verdade que ele próprio se tornou um eremita, mas talvez não lhe restasse outra opção.

Depois dele, veio Divaldo Suruagy, que não conseguiu se eleger para a Câmara Federal após o último mandato como governador. O vice Manoel Gomes de Barros, que assumiu o governo no lugar dele em meio a uma crise sem precedentes, tem acumulado sucessivas derrotas nas urnas.

Veio Ronaldo Lessa, um sopro de renovação na política alagoana, se elegendo prefeito de Maceió e governador por duas vezes. Ressalte-se: foi graças a soberba dele que Collor voltou ao cenário político nacional, numa eleição em que o hoje pedetista desdenhou do adversário na disputa por uma vaga no Senado – deu no deu.

Téo Vilela, que nunca quis ser governador, de fato, cumpriu dois mandatos no Palácio, até se descobrir inviável eleitoralmente para buscar a cadeira de senador que já foi dele, sempre em dobradinha com Renan Calheiiros, com quem formava a dupla siamesa.

Eis que Ronaldo Lessa vive hoje o desafio de tentar se reinventar, junto a um eleitorado cada vez mais novidadeiro. Ocupa uma secretaria estadual considerada periférica e vai vendo o PDT, partido que comanda em Alagoas, sendo devorado pelo MDB governista.

Lessa pode dar a volta por cima, como Collor fez?

Difícil responder, mas rever a história há de servir de lição, ainda que pareça mesmo que há uma maldição aos que são supersticiosos.

1/3 dos servidores estaduais da ativa vai se aposentar até 2025
Renan, Rodrigo Cunha e Renildes Bulhões votam contra Decreto das Armas
  • JEu

    A maldição do RL foi sua arrogância, sua insensibilidade para com o funcionalismo (não soube valorizar o funcionalismo, sempre com salários muito baixos…) e, por último, sua incapacidade de atrair investimentos para o Estado, principalmente através da iniciativa privada (a única indústria que se instalou por aqui na época foi a do picolé Caicó…!!!). Teve no turismo sua única virtude, com melhorias no aeroporto e a implantação do centro de convenções, mas isso representou muito pouco para a economia estadual… quanto ao Téo Vilela, teve como principal virtude melhorar, e muito, o aspecto econômico, porém esqueceu o funcionário público… e parece que o mininim na atual administração vai trilhando o mesmo caminho, com um agravante: despreza até mesmo o cidadão que o elegeu (é só observar sua atitude no caso dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro)… enfim, cada um recebe de volta as consequências de seus erros, vícios e malfeitos… se ainda existe algum reconhecimento por algumas poucas “virtudes”, essas ficam limitadas à algum pequeno grupo, não sendo capazes de sobrepujar a opinião da maioria… essa a realidade… que a lição fique: o bem do povo deve ser o objetivo maior de todo governante…

  • Há Lagoas

    A vida é feita em ciclos, assim um dia tudo termina. A grande questão é: destes políticos que você lembrou, qual deles têm sua alma reconfortada por ter contribuído com o crescimento de nossa pobre Alagoas?
    Não é ostracismo que nos amargura, e sim a oportunidade perdida por não ter feito a diferença.

  • Carlos

    Quem está na lista de espera que o povod eve se livrar o senador Renan Calheiros e o filho desnaturado governador Renan Filho,que se divertindo com a miséria dos servidores públicos e dos ex-aliados que não rezam na cartilha do atraso onde tudo começou na cidade de Murici…

  • Antonio Carlos de Almeida Barbosa

    O Ronaldo Lessa vai decolar, quando a fábrica de aviões vinda da Europa, for instalada aqui em Alagoas, conforme prometido e confirmada a instalação da tal fábrica, quando Lessa era governador.
    Assim, Lessa e o nosso Estado, decolaremos todos juntos ao futuro, nas asas da aéreo Lessa.
    Aguardem.

  • Maria Jose

    Tudo é um processo! Uma caminhada onde é necessario que alguns sejam afastados, pois deixam a desejar e pricipalmente os que querem apenas levar vantagens… Na maioria das vezes o povo age e reage ao modo de quem rege.(como deveria ser)Acordar é preciso, mas no sentido de despertar!. Cá entre nós, certamente ao ler a sua postagem alguem deve ter batido tres vezes na madeira. rsrsrs

  • Novos tempos

    “O regime politico mais favorável a paz e a liberdade é a democracia, e os principais obstaculos são a divisao social e a supertição. É o mais natural dos regimes, pois é o único que satisaz ao desejo inato de todo ser humano de governar e não ser governado”. Fica a dica! Estamos sempre em evolução.

  • Não é maldição!

    Não é maldição, é a lei do retorno. Esses que já foram todos poderosos receberam ou receberão, em dobro, tudo de bom ou mau, que fizeram quando estavam no Poder!

  • amorim

    A politica é um covil de malandragem, quem está no poder tem as câmaras é os flash, muitos tapinhas nas costas e meia dúzia de puxa saco para bajular e formar opiniões que nem sempre são verdadeiras. Sempre tem alguém querendo seu lugar, criatura tentando desbancar o criador, isso chama-se de política, mentira, falsidade, traição e muito poucas verdades. Espero que um dia alguém prove-me ao contrário, maldição tem um sinônimo que não corresponde com a política, gostaria imensamente que fosse diferente, mas…

  • Sérgio Eduardo

    O erro do Ronaldo lessa foi se aliar aos Calheiros.

  • “Viagem xing ling”

    “Viagem xing ling”
    “A oposição vem chamando de “visita xing ling” uma curiosa viagem do governador de Alagoas, Renan Filho, oficialmente dedicada a uma pauta rigorosamente municipal, que não faz parte de suas atribuições.”

    Fonte Coluna do Poder – Cláudio Humberto de hoje, 19/06/2019
    https://www.diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/

  • Renata

    Escolhemos a esperança no lugar do medo, a unidade de propósito em vez do conflito e da discórdia.A unica estratégia desses políticos é atacar uns aos outros em vez fazer o que deve ser feito. “Não acredito nas bruxas,mas que existem, existem.”

  • João

    Collor vai sumir para senador, assim como a população deu no velho Biu de Lyra a próxima eleição para o senado vai ser alguém como Rodrigo Cunha,

  • Antonio Carlos de Almeida Barbosa

    Em tempo: lembro-me ainda da fábrica de avião anunciada pelo Lessa Governador e sua equipe, com o seguinte slogan:
    “ a companhia aérea que você voa sem tirar os pés do chão”
    Até hoje aguardamos a instalação da fábrica, que movimentaria nossa economia.
    Vamos Ronaldo, hora de se redimir, busque a instalação de fábrica. Assim, voaras mais alto, que sabe, vai bater na China e encontras com Renan Filho.
    Boa viagem.