De Rui para Renan Filho: “Chegou a hora das ações conjuntas no Pinheiro”
O prefeito Rui Palmeira quebrou o silêncio, em relação ao Palácio República dos Palmares, sobre a tragédia vivida pelos moradores de Bebedouro, Mutange e Pinheiro.
Já não era sem tempo.
Ontem, em ofício encaminhado formalmente ao governador Renan Filho, o prefeito deixou claro que “a Administração Municipal vê-se incapaz de ofertar, sozinha, as soluções necessárias à resolução da problemática enfrentada pela comunidade local”, numa evidente referência aos bairros de Bebedouro, Mutange e Pinheiro.
É mais do que um pedido de “socorro”; é uma cobrança, ainda que cordial, de ações conjuntas que possam minorar o sofrimento dos moradores das áreas citadas pelo laudo divulgados pela CPRM, em 8 de maio.
No ofício, protocolado no Palácio República do Palmares, o prefeito Rui Palmeira fez um breve relato do quadro que “vem provocando grande comoção na população e prejuízos materiais”, com riscos de desabamentos, “os quais, por sua vez, implicam riscos diretos à integridade da população”.
Citando o relatório do Ministério das Minas e Energia, o documento afirma que não há dúvidas “quanto à necessidade de uma atuação imediata e coordenada dos órgãos públicos dos mais diferentes níveis federativos”.
Palmeira lembra que a situação se enquadra na Lei Nacional 12.608/2012 – que definiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil -, que prevê, nesses casos, uma intervenção direta do governo do Estado.
Ou seja: a hora é de sentar, discutir e decidir o que prefeitura e governo vão fazer em conjunto, agregando, é claro, a União.
Mas algumas reivindicações objetivas já foram apresentadas no ofício ao governador Renan Filho, e cujo atendimento requer, por óbvio, a urgência que o caso merece.
Pela ordem:
– pagamento do aluguel social – ajuda humanitária – para 2.038 famílias já cadastradas (além das 2.415 que devem ser atendidas, parcialmente, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional).
– demolição dos imóveis a serem desocupados, com aporte financeiro e/ou operacional do Estado.
– suporte para cadastramento/levantamento da população atingida, a partir das novas conclusões – de área, inclusive – da CPRM.
Para quando?
Para ontem (outros ofícios já haviam sido enviados a vários órgãos estaduais).
O Palácio República dos Palmares deve se pronunciar sobre o documento e a conclamação, “no prazo mais exíguo possível”.
Quero ver o que o mininim vai dizer, desta vez… (se é que vai dizer alguma coisa…!!!)… e mais ainda, é lembrar que a tal via secundária que passa por trás do IBAMA é obra do governo estadual e até agora não foi concluída, a qual era uma promessa de campanha… agora é que quero ver qual será a atitude do governador de calças curtas: se vai considera ou não a dor e o sofrimento dos moradores da região, ou se vai se omitir ou adotar uma atitude inteiramente em defesa da Brasken, prejudicando os cidadãos, vítimas do famigerado sinistro…
Vai ser difícil uma resposta do Governador.
Ele viajou à Europa para assistir um jogo de futebol.
Depois vai a China.
No Brasil somente estará final de junho.
O fato é que Maceió enviou pedido a Alagoas 20 dias atrasado.
Alagoas só irá iniciar apoio a Maceió, 40 dias depois.
E enquanto isso, a chuva começou.
Então, o governador viajou (ou vai viajar) para a Europa e só retornará no final de junho?
E não teve a coragem, ele próprio, de dizer alguma coisa sobre o reajuste dos servidores?
É mais fraco do que eu pensava.
Que ele se pronuncie, mesmo para dizer que o reajuste é ZERO, para acabar de matar os servidores que lutam para sobreviver com esse salário defasado ao extremo.
Ou está faltando coragem para demonstrar seu rancor perante os servidores legais, que prestaram concursos?
Lamentável!!!
O nível da população é incrível, digna de 4º mundo mesmo, jamais possuirão um adestramento para falar dando o tom em gerar soluções, são a cara do mito mesmo….. e mais ainda, adoram sair de casa pra manifestar em direção ao mar kkkkkk
COMO DIZIA ROBERTO CAMPOS,
“O COMUNISMO É A INDÚSTRIA DA MISÉRIA !”
CONSEQUÊNCIA LÓGICA DO PODER DO ESTADO NAS MÃOS DE QUEM NUNCA PRODUZIU E TEM ALERGIA AO TRABALHO!!!
O PARÂMETRO DA AUTORIDADE É A LEGALIDADE . FORA DISSO, É PREVARICAÇÃO OU ABUSO DE AUTORIDADE.
Ricardo, meu nome é Anderson sou morador do Pinheiro. De início quero agradecer à imprensa e aos chefes do MP e defensoria pública, termos muito orgulho de vocês! O que falta para o pedido de prisão de todos esses criminosos que tinham o dever de evitar o resultado, mas só pensaram em cifras. Não queremos reuniões de forma isolada sem a presença do MP , da defensoria e da população em geral, Inclusive com cafezinho quente! ou será que só ladrão de galinha vai preso nesse país?
É brincadeira… Por ofício? Esse Rui é um brincante! É a prova da incapacidade de gerenciar a prefeitura! Cada uma!
Pois é. Ele é “tímido”. Só recentemente nosso Prefeito resolveu entender a gravidade do que pode acontecer, superou a “timidez” e encaminhou um pedaço de papel (Ofício) ao governador pedindo para que ele trabalhe em prol da população, pois o Prefeito é bom de ficar no Gabinete e mandar os outros falar em nome dele.
O GOVERNADOR VIAJANDO, E NEM AÍ COM OS PROBLEMAS DA POPULAÇÃO ATINGIDA, E COMO FICA A INTEGRIDADE DESTA PESSOAS QUE DEIXARAM SUAS MORADIAS E AINDA NEM SABE SE VOLTA A SUAS CASAS, E OS COMERCIANTES QUE ESTÃO SOBREVIVENDO COM SEUS NEGÓCIOS AS DURAS PENAS. ISTO É A REALIDADE DESSAS PESSOAS. MUITO REVOLTANTE. EU COMO MORADORA QUERIA QUE ESTE GOVERNADOR PASSASSE O QUE ESTAS PESSOAS ESTÃO PASSANDO QUE TALVEZ ASSIM ELE TIVESSE UM POUCO MAIS DE RESPEITOS POR AQUELES QUE O COLOCARAM AONDE ELE SE ENCONTRA.
Mas o governador só pensa no : PUDER! Eleições 2020! Assim são os Calheiros!
Eleições chegando aí eles ensaiam “trabalhar”
Só podia partir do prefeito Rui Palmeiras, o governador desnaturado Renan Filho é muito dissimulado e no entanto o poder estar acima do sofrimento seja de quem for Pinheiro, Bebedouro, Mutange , Coqueiro Seco e seja lá quem for. Só tem atitude para se curvar diante dos grandes para não ter dor de cabeça e assim viver uma vida de poder e os mais fracos serve de escada. olha os duodécimos do judiciário e legislativo. Já os servidores públicos fui…