Desde que aceitou assumir o Ministério da Justiça, o ex-juiz Sérgio Moro só tem perdido em estatura.

A partir do episódio envolvendo a cientista política Ilona Szabó – convidada e desconvidada por ele no mesmo dia para compor um conselho ligado ao ministério –, Moro tem sofrido da síndrome do nanismo da autoridade.

Depois, coube ao próprio presidente Bolsonaro desvendar o mistério sobre o “sim” do magistrado da Lava-Jato para se tornar um político: a promessa de uma vaga no STF.

Ontem, o ministro Sérgio Moro “perdeu” o Coaf com o aval da bancada governista e até do presidente – a desconfiança era geral.

Literalmente, o boneco inflado do Super-Homem das manifestações de domingo vai se esvaziando a cada dia.

É saber até onde suporta os efeitos da kryptonita colocada diariamente no seu gabinete ministerial.

Ele abdicou da coroa e ainda não descobriu o que se tornou.

Renan Filho convida Davi Davino a se filiar ao MDB e ser opção em Maceió
Dirigentes do PDT já defendem saída de Ronaldo Lessa do governo
  • JEu

    O que não se pode ter dúvida alguma, porém, é o seu caráter ilibado, honesto, transparente e claro… diferentemente de muita gente que se diz “a alma mais onesta deste país” e de outros “companheiros”… creio que para o Sérgio Moro o mais importante é o futuro do país, o respeito pela coisa pública, o bem geral e não os interesses pessoais… só por isso ele é e será sempre um gigante no Brasil, como também já o é reconhecido no exterior, pois foi colocado, recentemente, como o 13º cidadão mais influente no mundo… e alguém o comparou a Eliott Ness, aquele policial federal que conseguiu mandar Al Capone para a cadeia… no nosso caso, o Al Capone é o Lula…

  • Antonio Carlos de Almeida Barbosa

    Perfeito o texto. Moro encolheu de tamanho, de um Juiz que passou esperança e sonhos de um Brasil melhor, com suas sentenças condenatórias, enjaulando políticos e empresários intocáveis pela lei, Moro Juiz colocou um marco na Justiça, mostrando ao país que um Juiz inteligente, trabalhador e honesto, com o mesmo Código Penal e Processual para aplicação por todos os juízes, que ao contrário que se pensava, mostrou que a aplicação era possível, e inclusive, encorajou outros juízes, para atuarem contra os poderosos, sendo uma esperança. Vale ressaltar, que sofreu ataques dos advogados dos réus, da mídia comprada, dos petistas e dos demais políticos, dos empresários e até de Ministros do STF.
    Moro atuando como Juiz, o Brasil continuaria a ter o Juiz independente e atuante, somente praticando o bem a sociedade e condenando os bandidos delinquentes.
    Infelizmente, o Ego, a vaidade, o traiu, caindo em desmoralizações diárias, impostas pelo presidente, por várias motivos, tais como Moro sair candidato na próxima eleição para presidente, quando Bolsonaro o queimando (caso da negociação do Moro para o STF), tira um concorrente admirado por todos, como Juiz (menos para os bandidos).
    Inegável que Bolsonaro, se aproveitou da popularidade e reconhecimento do povo brasileiro pela atuação do Juiz e assim, com a nomeação do Moro, deu um ar de ética e seriedade ao seu governo.

    Acredito que Moro está arrependido, pois, confiar em políticos, é a maior tolice que alguém pode cometer. Moro pagando caro pela sua vaidade, infelizmente.

  • breno

    Moro não diminui nada! Quem diminui é a saúde, a educação, a segurança, a infraestrutura, a habitação, o meio ambiente, ganha a corrupção, a bandidagem, o mau empresário, e principalmente o político desonesto que tenta conseguir manter o COAF em sigilo para esconder a corrupção. Mas a equipe do Guedes colocará pessoas capacitadas e a farra com o dinheiro público continuará sendo investigada.

    • Av Fernandes LARANJA – Palácio de VIDRO fumado: xêro de QUEBRADA?

      Qual a IDADE sua, caro breno? … 25 anos depois (2017), 27 ânU$ em 2019 q temoX?
      > Notei que o juiz (Sérgio Moro) que fez a investigação contra Lula
      – é o meRmo da sentença e isso me deixou um pouco surpreso … pQp!
      > porque aqui na Itália isso não poderia acontecer! … que EME, árgh!
      JUIZ italiano Gherardo Colombo.[16out17]
      https://www.revistaforum.com.br/magistrado-da-operacao-maos-limpas-diz-que-na-italia-moro-nao-poderia-sentenciar-lula

      • Antonio Carlos de Almeida Barbosa

        Prezado João, aqui no nosso sistema processual penal, o Juiz instruí o processo e julga, exceto se aposentar, adoecer, for afastado. Vejo como muito positivo para a sociedade, pois na instrução do processo, o Juiz que não apurou as provas e não apreciou os documentos, não despachou, não promoveu diligências, enfim não participou da vida do processo, e muito importante, o Juiz que instruí o processo, sente no campo da subjetividade, através do contato pessoal com as partes e testemunhas, nos depoimentos, gestos, sentimentos, fala, enfim, descobre pontos de essencial importância para um justo julgamento,
        Aquele Juiz, que não participou da instrução, das audiência, não determinou diligências, não detém conhecimento objetivo e subjetivo da vida dos autos, não está com conhecimento geral dos autos.
        Assim, vejo o nosso sistema processual penal, como mais moderno e justo que o Italiano.

  • Zé MCZ

    Um magistrado que deve seguir a liturgia do cargo e ser digno de respeito, tem que necessariamente ser imparcial nas sentenças que estabelece. Não é se basear nas conjecturas. O sítio de Atibaia não vem mais ao caso. E daí!? Daí que o processo está comprovado que foi forjado com a participação especial do Conje e corroborado pelo TRF número…
    Zero!
    Mas ele certamente vai ficar bem escondidinho até, quem sabe, assumir o posto que mais almeja. Vocês acham que ele está nem aí para o caso Queiroz? Isso não é da ossada (alça) dele. São os ossos do ofício de quem tem objetivos. Os fins justificam os meios, já dizia o autor maquiavélico.
    O boneco inflável nunca passou de balão de ensaio e tem um monte de gente que acredita e confia. Também! Ouvindo Plim Plim!
    O Bozo e o Conje se merecem!

  • José Carlos

    O Brasil tem hoje um homem comprometido com os fundamentos do ministério da Justiça , Ministério que tem por objetivo a defesa da ordem jurídica e dos direitos políticos e constitucionais. Isso quer dizer que o Ministério cuida da proteção da lei com o objetivo de garantir a segurança pública e a justiça do Brasil , cargo que já foi ocupado por figuras como Renan Calheiros, Marcio Thomas Bastos, José Eduardo Cardoso, Alexandre de Moraes, entre outros que a unica função era blindar o executivo dos escândalos e fazer negociatas.
    Deixa o Sergio Moro trabalhar, o homem que soube conduzir a lava-Jato botando na cadeia até os políticos não é bobo e sabe onde se meteu. Para o bem da nação, em breve, ele será ministro do Supremo Tribunal Federal.

  • Johann Sebastian Bach

    Maior derrota seria se a MP tivesse voltado pra Câmara e correr o risco de cair toda uma estrutura governamental!!! Coaf é do Governo Federal, tanto faz estar na Economia ou na Justiça!!!
    Tem muitos Senadores(a) e muitos deputados(a) querendo que o Sérgio Moro e Paulo Guedes peçam demissão. Quem não sabe???
    Isso é fazer política. Se adequar, sem prejuízos uma vez que Guedes é da linha de Moro, e possibilitar que a máquina funcione. A inteligência de Moro reconhece os percalços necessários para que o país continue andando e não está querendo ser protagonista maior agindo sem maturidade.
    Compramos uma casa e íamos construir os muros. Descobrimos os problemas estruturais na casa que pode ir ao chão.
    Desistimos dos muros e vamos fazer as
    escoras e as contenções.
    É preciso salvar a “casa” com a MP da redução dos ministérios e a reforma da previdência.
    Viva Sérgio Moro!!!

  • Johann Sebastian Bach

    Paúra. Heróis desarmamentistas do MP tenham paciência com os nossos injustificáveis temores, nesse mundo pacífico onde vivemos!!!
    Nós , cidadãos de bem, infelizmente, precisamos ter armas em casa, para afastar os fantasmas das nossas mentes imaginativas e temerosas. Cabos de vassoura são insuficientes, para nos propiciar tranquilidade e afastar os fantasmas , porque não temos o desassombro dos senhores, que desdenham armas e segurança em seus lares e gabinetes!!!
    A HIPOCRISIA é INCONSTITUCIONAL, porque fere o princípio da MORALIDADE!!!
    Resposta

    Não seria mais correto dizer “cidadãos de bens”, já que pobre não pode comprar arma?

  • Stephenson Diniz

    Certo que o COAF deveria fica com o Moro, mas o conjunto da obra é mais importante nesse momento, a manutenção da estrutura atual de ministérios (22 e não 29 ministérios).

  • WALTER

    Sabes de nada meu caro jornalista, você que pensa (ou talvez deseje) que ele diminuiu, aguarde os próximos capítulos!

  • jezualdo

    O ex juiz nunca foi grande. Só perseguiu quem quis perseguir .
    Hoje mostra sua verdadeira face.
    O pais que esta totalmente diminuído.

  • Observadora Crítica

    Como ministro, uma decepção geral. O fim da picada foi a promessa da nomeação para o STF. Triste!

  • Adilio Faustini

    Como pode alguém julgar se uma pessoa aumentou ou diminuiu em espaços de tempo totalmente diferente, o Jiz Sergio Moro estava a 22 anos vomo Juiz, fez excelente trabalho.Agora o Ministro Sergio Moro a 5 meses no novo Cargo , pega um país todo desarrumado na Segurança Publica e destroçado economicamente e moralmente , dá para fazer alguma comparação? Meu avô dizia, “O apressado come quente e cru “, vamos aguardar a colheita dos frutos no futuro, agora o Dr Moro está na fase da plantação, ou seja reestruturação do Ministério.

  • Luiz

    Caro Ricardo.

    Pura imaginação sua que o Ministro Moro é menor que o Juiz Moro.
    Em suas palavras você diz que Moro “perdeu” o Coaf.
    Ora, meu caro, o Moro não perdeu nada, talvez você não tenha percebido que o Governo é único, não existe dois governos, os Ministros que lá estão são membros de um único governo., o Coaf no Ministério da Justiça ou Economia está dentro do mesmo governo. Os trabalhos do Coaf serão compartilhados dentro dos dois ministérios, ou seja, o Ministro PAULO Guedes vai compartilhar todas as operações do Coaf com o Ministro Moro, isso está claro, ou será que não?
    Tem alguma diferença o Coaf está no Ministério Justiça ou não ?

  • Ricardo Silva

    Deletando comentários Sr. Ricardo Mota? É assim que você respeita a democracia? É típico de vocês, esquerdistas!

    Resposta
    Isso aqui não é rede social. Por favor, procure outro rumo.
    Saudações democráticas,

    Ricardo Mota