No documento assinado por treze governadores contra o Decreto das Armas, do presidente Bolsonaro, uma frase resume os riscos para a população:

“Tais medidas terão um impacto negativo na violência – aumentando, por exemplo, a quantidade de armas e munições que poderão abastecer criminosos – e aumentarão os riscos de que discussões e brigas entre nossos cidadãos acabem em tragédias”.

Está mais do que evidente de que quem mais sofrerá com a liberação de armas em massa para cidadãos comuns, ainda que amedrontados, serão os próprios cidadãs.

O destaque: a Taurus já tinha encomenda para 2 mil fuzis (a autorização foi cancelada, mas ainda é pouco).

Tudo em nome da paz dos homens de bens.

Traficante morto ontem em Maceió tinha arma roubada da Polícia Civil - e daí?
Deputado Arthur Lira coleciona aliados e inimigos no Congresso
  • JEu

    Que tal uma lei que proíba, terminantemente, movimentos sociais como MST, MTL, MTST, etc, etc, de invadir propriedades públicas e/ou privadas?!!! e considerar tais acontecimentos como atos de terrorismo? e que tal uma lei que obrigue ao Estado pagar imediatamente uma indenização no valor de, pelo menos, R$ 100 mil quando uma residência seja invadida por um bandido… e se ele(s) matar(em) alguma pessoa residente no imóvel essa indenização, paga imediatamente, seja de R$ 20 milhões por pessoa morta? alguém precisa garantir a segurança das pessoas… então, creio, que o melhor seria que, se uma cidade tem 10 mil ruas, que seja garantido o policiamento permanente em cada rua… assim, que uma dupla de policiais seja colocada em cada rua 24 horas, sete dias da semana… e aí, como cada dupla trabalha em turnos de 6 horas, serão 4 duplas (8 homens) por rua… então serão necessários 80 mil homens x dia, mais a folga semanal, mais os casos de férias, licenças, etc… então tudo aumenta e para essa cidade será necessário um efetivo de, pelo menos, uns 130 mil homens… depois multiplique isso por cada cidade deste país e, com certeza, teremos emprego para uns 50 milhões de brasileiros (hoje as PM do país inteiro têm um efetivo em torno de 700 mil homens…). Ora, vamos deixar de tolices e enganações… só para ser contrário ao governo do Bolsonaro… domingo 26 vem aí e o povo vai para as ruas…

    • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

      Já proibiu-se, JEu … há 5 (meses) o disgramado c’Ú com BOL$O no nome de salvador, Bessia$?
      acovradado tenta emplacar outras falas nas palhaçada … BANDIDO bom é bandido MORTO?
      Governo RUIM da peste bubônica do rato SUJO começando mal velhacamente rapida e PORCA-mente!
      – DE um sobrevivente INTELIGENTE, Pai Renan de Murici do MiniM de Fu-AL. [Quarta 22mai19]
      https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/05/22/renan-calheiros-jair-bolsonaro-envelheceu-crise-governabilidade.htm

    • Lucas Farias

      Por questão de preferência ideológica sua comentário não mencionou grileiros, latifundiários, mineradores e madeireiros que com seus exércitos de jagunços invadem áreas de proteção ambiental e reservas indígenas (como a Raposa Serra do Sol) e quilombolas, desmatando a flora, destruindo a fauna e massacrando seus habitantes e defensores, como fizeram com Chico Mendes, que lutava pelos direitos de seringueiros, e mais recentemente com a missionária católica Dorothy Stang. Mas, claro, esse tipo de revolta seletiva ignora os crimes de gente poderosa e condena os atos de protesto e revolta de quem é pobre.

  • Carlos

    Concordo” mais armas , mais mortes. Agora uma coisa eu não concordo com o o governador desnaturado é aliado aos coronéis da política e no entanto andam com seus capangas armados até os dentes e cadê a coragem de desarmar esta turma… Vai governador Renan Filho, desarmar essa turma e aqui na região sul, nunca houve uma operação para coibir os seguranças dessa turma.

  • Zé MCZ

    “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.”
    Acima de tudo o país está sendo escoado, igual às barragens e afundando, igual ao Pinheiro.
    Deus acima de tudo não quer mais violência. Sinceramente, eu gostaria que algum especialista explicasse como uma parcela dos neopentecostais acreditou(e ainda confia quase que alienada) nos pseudo líderes a ajudar eleger um jumento chucro (agora entendo sobre o capim) para a presidência da república! Se foram decisivos não sei, mas tem importante contribuição. Imagino que foi por causa do PT…
    Por outro lado, houve a omissão da igreja católica apostólica romana. Igual ao Pôncio! Vez por outra, alguma corrente não ortodoxa alertava sobre o risco iminente se escolher alguém totalmente despreparado, que até agora, sinceramente, não vejo nada de promissor.
    #euvoteiemamoedo
    Todos os bolsominions arrependidos votaram! Ou não!?
    Que Jesus ainda esteja na goiabeira! Amém! Cruz credo!

  • breno

    Enquanto isso os marginais andam armados até os dentes colocando a vida da população em risco.

  • Sanddy

    O governador precisa dar prioridade a saúde pública do estado e acabar com essa história que tudo é culpa do Bolsonaro…se é desemprego é culpa do Bolsonaro e etc.

  • WAL

    1) As mães ( pobres ) que precisam da maternidade SANTA MÔNICA, Maceió, estão cada vez mais fracas. Esses, problemas se arrasta a DÉCADAS.
    2) Os que dependiam do SOPÃO, programa que destribuia SOPA ( ALIMENTOS), para os pobres dos mais POBRES, também se encontram mais fracos.
    O que diz o RENAN FILHO DO PAI ????

  • KBÇÃO

    RICARDO, FALE SOBRE A SANTA MONICA O HGE COISAS DO NOSSO ESTADO, FALTA DE MEDICAMENTO E OUTROS . ATÉ ESCORPIÃO TÁ APARECENDO NA SANTA MONICA.

  • ALAGOANO REVOLTADO

    Existe na lei penal o instituto jurídico da legítima defesa da vida, da propriedade, etc. Como alguém pode se defender das ameaças dos bandidos e dos invasores de terra ? Somente devidamente armados é que irão diminuir os crimes em nosso País, na medida em que quando os facínoras forem gradativamente eliminados servirão de exemplo para aqueles que pretendam roubar os cidadãos de bem. O resto é balela de oposicionistas ao Governo.

  • Observador

    Gostaria de saber se os seguranças desses governadores usam estilingues ou fundas (arma usada por Davi derrotar Golias) para protegê-los. Se usam, então eles estão sendo coerentes.

  • joão das neves

    Deixa de conversa mole Jeu. Liberar armas nunca foi e nunca será a solução meu amigo. O ladrão agora ja vai chegar matando, ele sabe q vc ta armado, então ele vai querer eliminar logo esse risco. O seu presidente Capitão das agulhas negras, armado com uma pistola, foi assaltado por um menino da favela com um canela seca. E dia 26 vc vai para rua contra o aumento da gasolina? AUMENTO DO GÁS? contra o descaso com o meio ambiente? Cortes na educação? Contra a milicia? Aceite vc FOI ENGANADO .

  • Meu Deus

    Eu não sou tão bom de coração não Ricado por isso espero mesmo que quem sofra com tal insanidade sejam todos aqueles que forem a favor dessa idiotice,SE amanhã ou depois essas armas servirem,pra um namorado atirar em uma namorada(que seja da família de quem é a favor), SE por acaso de posse de uma arma dessa liberadas pra “Famílias de bem” um jovem,criança, adolescente entrar em uma escola,atirar num colega,amigo,professor(que sejam atingidos aqueles dessas Famílias de bem),SE um Marginal tomar e atirar contra quem tá com uma arma( que seja de alguém dessa” família de bem”),SE em uma festa,bar,show uma menina,garota,adolescente, mulher não quiser da bola a um boyzinho e ele atirar com uma arma dessas( que seja autor e vítima da família dos apoiadores dessa imbecilidade), SE houver uma discussão no trânsito simples e alguém for Baleado(que seja da família desses apoiadores) ETC…….O que eu não espero,porque esperaria em pé e por muito tempo,é que os Idiotas que hoje são apoiadores dessa babaquice tenham coragem de aparecer quando essas coisas,esses fatos começarem a acontecer Ricardo,porque, como regra,esses que mais querem armas são covardes,medrosos, como já dizia o Grande Bezerra da Silva” Com revólver na mão é um bicho feroz,sem ele anda rebolando até muda de voz,isso aqui cá pra nós “

  • Cidadão

    Nobre jornalista, comente sobre o casamento do menino de Penedo.

    Resposta

    Meu caro Fausto (como no seu endereço):
    Prefiro falar sobre Goethe. Serve?

  • Valdemir

    Será que o aumento no número de televisores nas residências, deixará a população mais alienada? Será que aumentar a produção de livros , tornara a sociedade mais leitora? Será que produzindo mais bebidas alcoólicas , o povo ficará mais ébrio? Será que teremos um impacto positivo, se forem criadas mais igrejas, consequentemente a diminuição dos pecados? Poxa, sejam democratas, se não querem possuir arma de fogo, permitam que aquele que deseja o faça. É responda perante a justiça se algo errado fizer. Eis o “x” da questão, nos falta justiça, reina impunidade.

    Resposta

    Compara arma com livro é uma das coisas mais brilhantes que já li aqui.
    Parabéns!

  • Mack Bolan

    Os coronéis e cangaceiros do nordeste preocupados….kkkk querem é a exclusividade no uso das armas

  • Lucas Farias

    Prezado Ricardo, o “Faroeste Caboclo” proposto pelo presidente para tornar mais fácil o comércio de armas somente contribuirá para o aumento da violência e dos homicídios. Não é de se admirar que sua desastrosa política, sem amparo em nenhum estudo científico ou análise metodológica racional, atenda aos apelos ideológicos e sentimentos primitivos de seus seguidores. Essa aversão completa à ciência e à razão também se expressou quando o referido presidente cancelou a instalação de 8 mil radares em rodovias federais. Todos sabemos que sem controle e sem fiscalização que atinja o bolso dos infratores velozes e furiosos haverá mais mortes no trânsito de um país que já aniquila nas estradas o equivalente a uma guerra civil. Bem, segundo estudos realizados pelo Mapa do Tráfico Ilícito de Armas no Brasil e do Ranking dos Estados no Controle de Armas em 2010, das 14 milhões de armas nas mãos dos brasileiros, apenas 8,4 milhões são legalizadas. Das 288 mil armas apreendidas nos dez anos anteriores à pesquisa, constatou-se que 30% foram adquiridas legalmente, mas direcionadas para o crime. Em 2015, uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Sou da Paz em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo constatou que 38% das armas rastreadas na capital paulista foram vendidas legalmente e depois desviadas. Um estudo do economista Daniel Cerqueira, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), concluiu que 1% a mais de armas gera quase 2% a mais de assassinatos. Os números são compatíveis com os de um estudo publicado em 2013 por Michael Siegel, professor da Universidade de Boston (EUA), com base em dados de 1981 a 2010. Para cada aumento de 1% na proporção de propriedade de armas domésticas, a taxa de homicídios aumentou 0,9%. Ou seja, análises científicas e estudos acadêmicos comprovam que a maior quantidade de armas em circulação gera mais crime e violência. Sem fake news, sem as correntes de WhatsApp, sem os especialistas de redes sociais e opinadores repetitivos, formados na faculdade da internet com especialidade em comentário de blog. Um abraço. Links para consulta: https://istoe.com.br/405546_DE+ONDE+VEM+AS+ARMAS+DO+CRIME+/ https://www.conjur.com.br/2010-dez-20/cerca-80-armas-tomadas-policia-sao-fabricadas-brasil https://temas.folha.uol.com.br/e-agora-brasil-seguranca-publica/policia/mais-armas-de-fogo-em-circulacao-no-mercado-levam-a-mais-assassinatos.shtml

    • JEu

      O interessante de se notar, e anotar, é que, no primeiro trimestre deste ano, e mesmo com o decreto das armas já aprovado e todo mundo já mais confiante em ter uma arma de fogo, houve 24% menos de assassinatos no país… alguém aí quer me explicar qual o motivo?!!!

      • Lucas Farias

        A análise das estatísticas exige paciência, conhecimento e imparcialidade. A diminuição do número de homicídios no país é uma tendência verificada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2018, a queda foi a maior em 11 anos, se levada em conta a série histórica. Por sinal, na vigência do Estatuto do Desarmamento. Os estados que tiveram a maior queda foram, curiosamente, os do Nordeste, que se opõem à política do Velho Oeste do presidente. Juntos, os estados do Nordeste registraram a redução mais significativa do número de mortes (34%) – somente no Ceará a diminuição foi de 58%. Entre as causas, segundo especialistas (e não correntes de WhatsApp nem comentaristas de blogs), estão os investimentos maciços do Fundo Penitenciário no controle de facções criminosas no sistema prisional (ao contrário do discurso do presidente, que defende massacrares como o de Pedrinhas, em que presos foram degolados em brigas de facções), maior trabalho de inteligência e de planejamento estratégico com investimentos em métodos científicos e forenses e integração entre os diversos ramos das polícias para cooperação operacional. Ou seja, nada disso diz respeito ao decreto de liberação de armas. Acreditar nisso é imaginar que existem soluções mágicas que produzem efeitos imediatos para resolver problemas complexos. É mentira. A tendência de queda em homicídios é uma construção coletiva que demanda tempo, planejamento e políticas públicas efetivas, e não a ilusão de que o anúncio de um decreto que libera armas reduziria mortes violentas. É algo tão sem lógica e sem nexo de causalidade que parece piada. Aqui o link para você se informar melhor: https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/monitor-da-violencia/noticia/2019/04/18/brasil-registra-queda-de-25percent-nos-assassinatos-nos-dois-primeiros-meses-do-ano.ghtml

  • Lucas Samuel

    O curioso é ver quais governadores assinaram o tal documento contra o estatuto das armas: só aquelas peças que mantiveram e mantém seu povo escravizado sob a batuta do assistencialismo, voto de cabresto. Veja quais governadores, é simples entender. Ah, e para quem não gosta de arma é simples: não compre! Aceite a democracia, coisa difícil de se aceitar para alguns. Lembrem o Estatuto do desarmamento de outubro de 2005, o Renan pai, Lula e companhia surrupiaram o direito do cidadão de ter sua arma. Os pró armas tiveram seu direito sacado, e digo mais, foram 63,94 % de gente dizendo NÃO ao desarmamento. O que esse governo atual fez foi legitimar o que foi tomado outrora. A democracia para alguns é só quando ela os serve. A propósito, seria interessante uma matéria sobre esse referendo de 2005, não acha nobre jornalista? Pelos menos informaria aos mais esquecidos ou mais jovens aquele resultado.

    • Adilio Faustini

      Sem contar que o Ministro da Justiça na Época, Márcio Tomaz Bastos gastou do cidadão brasileiro, 600 milhões de reais para fazer o tal de Referendo.

  • JESUS

    A piada do dia:” Secretaria da Saúde nega denúncias de assédio moral no Hospital Geral do Estado” os escorpiões e as imagens da santa Monica infelizmente são alucinações, como nao existe alta de leitos,medicamentos….Na realidade os alagoanos estão esbanjando saúde. “risos” SÓ SANTO TOMÉ NA CAUSA.

    • João

      Justiça pede transferência imediata de 11 pacientes oncológicos que se encontram no Hge. Pacientes santa mônica aguardam liberação de leitos em unidades, cirurgias foram canceladas.Al-TV . Aguardando sinceramente o resgate da credibilidade dessa secretária.

  • Glorioso

    Enquanto os lulistas é contra todo projeto do Bolsonaro que atenda a necessidade básica da população, no caso em questão o direito a “Auto defesa”, o estado alagoano e o nordeste está se acabando no tráfico e na violência, mais para turma da mamadeira só interessa mamar nas tetas do erário.