A Braskem resolveu quebrar o silêncio sobre as questões envolvendo o laudo da CPRM e as conversas em curso no Tribunal de Justiça.

Segundo relato feito ao blog – ainda não oficial -, a empresa não está esperando o novo Mapa de Risco – elaborado por órgãos federais – para iniciar negociação com os moradores do Pinheiro.

A decisão da Braskem, disse a fonte, é de ajudar na solução das questões emergenciais “sem que isso signifique ainda um reconhecimento de qualquer responsabilidade da empresa pelas ocorrências registradas nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro”.

Concretamente: a empresa ainda não admite que a mineração do sal-gema tenha provocado a subsidência (rebaixamento) do solo na região analisada pela CPRM.

Mais ainda: a Braskem garante que não recebeu até agora os anexos que sustentam o resultado apontado no “relatório parcial” (o laudo) apresentado pela Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais no dia 8 de maio, “apesar da cobrança feita por escrito”.

Eles querem confrontar os estudos do Ministério das Minas e Energia com as análises contratadas junto a outros especialistas.

“A Braskem vai assumir tudo o que for responsabilidade dela, desde que comprovada. Mas, por enquanto, o nosso apoio às ações emergenciais deve acontecer independentemente do que vier a ser decidido no futuro”.

Com a palavra a CPRM.

Três esclarecimentos sobre o caso Braskem/CPRM/Pinheiro
Ações da empresa subiram 10% ontem, segundo o Ibovespa
  • Leandro

    Sou morador do mutange, moro mais precisamente perto do IMA e vejo sempre o pessoal da Braskem trabalhando nas duas Minas de sal gema (Ao lado do IMA)

    inclusive em uma outra oportunidade eu fui fazer a volta do meu carro ali dentro e o pessoal parou de operar a sonda, pois ficaram com receio de eu ter feito uma gravação, coisa que não fiz. O trabalho deles nessa área é bastante extensa e duras os três horários e tenho a convicção que eles tão fazendo de tudo para tapar os buracos lá em baixo. E em seguida querer mostrar que não está afundando tanto como pensam.

    Essa empresa está acabando com Maceió e os órgãos reguladores como ANM e o IMA ninguém ver fiscalizar. Isso é absurdo.. Essa minha denúncia é grave, por favor tomem providências!!! ALÔ VOCÊ!!

  • Luiz

    Caro Ricardo.

    Isso é muito mimimi, a Braskem quer se vitimizar e querer responsabilizar a CPRM por não enviar “anexos”, Ora, a Braskem tem que cuidar de agilizar as indenizações dos moradores do Pinheiro, o resto é só mimimi.

  • JEu

    Seria muita irresponsabilidade da CPRM emitir um laudo sem o necessário embasamento… deve ter alguma outra explicação para o atraso no envio (que com certeza ocorrerá…) dos documentos solicitados pela Brasken… talvez até estejam providenciando cópias autênticas de toda a documentação, pois os originais, como se espera, deve servir de base para comprovação em processo na justiça… o resto, como dito acima, é só mimimi da empresa…

  • Autônomo

    O que eles devem está fazendo Leandro são as sondas dos poços que ficaram impossibilitados de fazer por conta do deslocamento como
    O chefe da CPRM falou…se os caras dizem que vai assumir , acho que vao….
    Mas , Caro Luiz , a CPRM faz a explanação dos resultados , e não tem
    Nenhum relatório, como é isso? O pessoal ficou com
    A pulga atrás da orelha ….se teve o resultado , e não tem
    Nada escrito….ihhhhhh

  • Adson Freire

    Que esse infame empresa pague pelos prejuízos que causou e que vá para o quinto dos infernos, de preferência, bem distante de Alagoas. Chega dessa conversa fiada. O salgema se encontra sob Maceió. Extraí-lo é um RISCO para todos nós. Que esse circo acabe de uma vez!

  • Luiz Henrique

    Caro Jornalista, se para sair o novo mapa, está toda essa demora, imagine para sair alguma indenização ?!! É interessante como a impressão que temos é que está havendo alguma negociação entre a Braskem e autoridades do nosso estado. Primeiro a Braskem mesmo sendo culpada no laudo, diz não reconhecer a culpa, depois ameaça ir embora, com o propósito de causar pânico em alguém. ( Em quem será ?) Por que o Governador faz tanta questão que essa empresa permaneça aqui ? Por que a Braskem ainda continua com os poços em atividade, mesmo sendo proibida de operar ?
    Essas questões são obscuras, sabemos que a demora faz parte de um processo de negociação entre a Braskem e alguém, e enquanto isso, moradores tem seus imóveis roubados, dormem a base de remédios, acumulam dívidas por pagar aluguéis sem receber o fictício ” aluguel social ”.
    Estou reunindo moradores dos bairros afetados, temos grupos de whatsapp e estamos bem convictos quem serão nossos representantes nas próximas eleições. De certa forma nobre jornalista, são situções como essas que nos fazem conhecer pessoas e instituições, nesse caso, apenas tivemos a certeza do que já sabíamos, a única coisa que alguns políticos querem, é somente o voto e nada mais. A situação é grave, mas há mais preocupação se a Braskem vai embora ou não, do que com os milhares de moradores que como eu, perderam seus imóveis e sua paz. Nos aguardem senhores parlamentares !!

  • Eduardo Lopes

    Braskem assassina!

  • WAL

    SUGESTÃO, RICARDO MOTA.
    Amanahã fale sobre os problemas da STA MÔNICA, passa hoje, nos programas da TV PAJUAÇARA.
    lEMBRANDO QUE ESSES PROBLEMAS, VEM DESDO TEMPO DO CIÇO ALMEIDA.
    EX: SUPER LOTAÇÃO, FALTA DE MEDICAMENTOS, A PRESENÇA DE ESCOERPIÕES, E OUTRAS MAZELAS.
    ,
    VIVA O SECRETÁRIO DE SAÚDE DE ALAGOAS, viva o GOVENRADOR RENAN FILHO, Vivaaaaaaaaaaaa…

  • Rosa

    Ricardo, o jhc ontem estava no casamento do Carlinhos Maia no sertão. era pra está em Brasília, ele que quer ser tão correto. Faltando o trabalho.