A surpreendente – para mim – declaração do secretário George Santoro, da Fazenda, foi feita no Ricardo Mota Entrevista desta semana, que vai ao ar na próxima semana.

Embora não diga de quanto é esta participação,“por questão de sigilo”, o secretário deixa claro que ela deveria ser bem maior e que já está em curso uma dura discussão com a empresa, que “não é incentivada”, na área administrativa.

Santoro diz que não acredita que a Braskem vá deixar de operar no estado de Alagoas, onde se instalou há 44 anos, pelos investimentos feitos, pela logística montada e pela lucratividade.

– Em primeiro lugar, é preciso resolver a situação das famílias prejudicadas, mas é possível encontrar outras áreas em Alagoas para mineração, mesmo que usando novas tecnologias. Não creio que a empresa vá deixar tudo para trás.

E quanto ao Brasil?

“Nós caminhamos para uma recessão. E não apenas a Reforma da Previdência é capaz de mudar esse cenário. É preciso um conjunto de reformas para atrair os investimentos estrangeiros”, afirma e aponta as áreas onde isso é mais viável.

Ele disse ainda que não acredita que os estados serão obrigados a fazer as suas próprias reformas da Previdência, como se ameaça lá em Brasília, “porque isso poderia provocar ainda mais confusão, num cenário de tantas incertezas”.

George Santoro se confessa “pessimista” com o futuro próximo do país, assim como os demais secretários estaduais de Fazenda com quem ele tem se reunido todas as semanas.

Sim, e os servidores estaduais podem esperar por um reajuste salarial este ano?

É conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: George Santoro – Secretário da Fazenda

Os "idiotas úteis, os imbecis" e o inferno sartriano
Defensoria e MPE protocolam Ação Principal pedindo bloqueio de R$ 3,7 bi da Braskem
  • Francisco José

    Todo ano quando se trata de reajuste do funcionalismo o poder executivo começa com a choradeira, alegando queda de receita, risco de não pagar os salários que dizem ser pago em dia mais não é. Nessas horas o Sr. Secretário aparece sempre com o discurso franco. So não existe mesmo nada disso para aumentar o salário dos delegados, dos fiscais de renda, do legislativo e do judiciario. Só lesado acredita nesse lero lero.

  • Carlos Henrique

    Participação em um cenário de 30mil empregos perdidos, num Estado mal administrado é ser pequeno?

  • JEu

    Todo mundo tá cansado de saber: sem a reforma da previdência, com os necessários “ajustes” sobre os que são “agraciados” com muitos “privilégios”, não será possível ao país sair do buraco onde foi colocado (e não o foi pelo governo que acaba de assumir o país…)… e, como dito no texto, sem se adicionar algumas outras “medidas” tais como: o combate incessante e com maior intensidade à corrupção e à mamata em todos os setores públicos, capazes de trazer maior transparência aos “negócios” e investimentos estabelecidos no país, não poderemos dar passos mais seguros na direção do fortalecimento da economia nacional… o governo federal tem adotado ações duras que resultam na insatisfação da classe politiqueira que não quer largar “a boquinha”… extinguiu mais de 20 mil cargos comissionados e adotou outras medidas para tornar a administração pública mais confiável, principalmente reduzindo a influência politiqueira no setor público… eis aí o “busílis” que tem causado a maior dificuldade para a implantação da tão nomeada “governabilidade”… o toma lá, dá cá tem sido reduzido ao seu nível de menor influência possível e isso não é aceito por essa corja… e o interessante é que quase ninguém quer reconhecer isso e ficam somente procurando coisas negativas de menor importância só para “contrariar”… agora, sobre o reajuste do salário do funcionalismo, espero que Santo Horror diga alguma coisa, pois para os demais poderes já foi garantido por antecipação, em dezembro do ano passado, com percentual muito superior ao IPCA… é esperar para ver…

    • Brasil

      Pelo seu comentário o governo federal eleito é perfeito kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Os próprios “apoiadores” midiáticos como o MBL já perceberam a dificuldade de governar do Presidente Atual.
      Infelizmente saiu uma corja e entrou uma corja de incopetentes.
      É um governo que tem até guru kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Ministro entra com alguns meses é demitido.
      Presidente de uma declaração equivocada,tem que o ministro da aérea se desculpar ou explicar melhor.
      E o Brasil a deriva nesses desmandos, infelizmente.
      Quem mais sofre?
      Os mais pobres.

  • Daniel

    Ricardo, existe uma crise ética no jornalismo …

  • KBÇÃO

    PORQUE OS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES ESTÃO TODOS CALADOS COM RELAÇÃO AO IPCA DO FUNCIONALISMO QUE ERA PARA ESSE MES,KD SINTEL A CUT .

  • WAL

    Normal… estamos em Alagoas. Lembram o que fez o FERNANDO COLLOR, isentou todos os impostos das usina do grupo JÕAO LYRA.
    Há décadas, as usinas, não pagaram R$ 00,1 ( UM CENTAVO ), de impostos ao estado de ALAGOAS.
    Parece que a conteceu com a BRASKEM, os políticos da época, fizeram essa gracinha.. Mas por ironia do destino, o sr. RENAN CAHLHEIROS -pai, é um velho político, será que o CALHEIRÃO, não tem uma parte de culpa, dos impostos ( peuenos ) 0 ????
    .

  • Coriolando

    Seria bom o secretário Santoro, começar a cortar os gastos lá da turma do gabinete nele .. O monte de cargo comissionado , gente ate ate do Rio de Janeiro, que nem se quer da um bom dia aos servidores da antiga .. Despesas com diárias caríssimas .. Tudo no luxo, do bom e do melhor..E não quentinha não viu…

    • Carlos

      Pois caro Cariolano, esse pessoal de fora e principalmente das grandes cidades não tem o costume do que um bom dia. São amigos do governador, da época de estudante no circuito Rio de Janeiro e Brasília e no caso não tem nenhum vínculo com o da terra dos marechais ou o povo. Essa turma participa das festas pessoais do governo.

  • Tony

    Sempre ouvi dizer que a Braskem era ao maior contribuinte de impostos do Estado, mas pelas declarações do secretário George Santoro, a Braskem é uma grande sonegadora de impostos. A declaração do secretário de que “que já está em curso uma dura discussão com a empresa, que não é incentivada”, me parece que a sonegação pela Braskem é evidente.

  • Morador de Bebedouro

    “Em primeiro lugar, é preciso resolver a situação das famílias prejudicadas, mas é possível encontrar outras áreas em Alagoas para mineração, mesmo que usando novas tecnologias. Não creio que a empresa vá deixar tudo para trás”.

    Nós dos bairros atingidos, temos uma brilhante ideia para essa desgraça de empresa se instalar:
    MURICI. Assim toda a arrecadação ficará em casa.
    FORA BRASKEM.
    Depois que a justiça fez essa gracinha para a Braskem. o “ATUANTE IMA” Tem o dever e obrigação de manter os poços paralisados e lacrados e jogar a chave no buraco.

    • Alex Ferro

      Esqueceu de contabilizar o dinheiro que circula com pagamento de salário e fornecedores além de salários dos funcionários e impostos das empresas da cadeia de cloro e PVC.
      Alagoas não pode abdicar da BRASKEM e de outras empresas como:
      ARASIL, KRONA, CORRPLASTIC, HBR, TECTUBOS, DRAGÃO, TROIA, TECTUBOS, fora as empresas que prestam serviços todas essas empresas, como: GLASTEC, QUALITEX, R & Q, PJAL, VM Serviços, etc….

      Mais como o estado é rico então deixa sair que melhora.

  • Vera

    Como cidadã brasileira, pagante (em dia!) de todos os impostos, me sinto lesada por esses políticos sujos e mercadores de cargos e de altos salários e mordomias.
    Fico triste em assistir a imprensa desqualificar e tentar denegrir de todas as maneiras esse governo que foi eleito (sim!) democraticamente, e incomoda por ter “cortado” tantas “asa$”.
    O presidente , realmente, não tem carisma, não é líder,…mas, no meio de tantos ladrões, ele parece ser o diferente. E tão diferente, que nem jogo de cintura ele tem, para aplacar essa vontade louca de “negociar”, que os (tbm eleitos!) representantes na Câmara e no Senado aparentam!

  • Varys

    A situação precisa ser avaliada com serenidade e sabedoria. É preciso resolver a situação dos três bairros e de seus moradores com urgência para se evitar uma tragédia . Por outro lado, demonizar uma empresa que, com todos os seus graves defeitos, gera empregos e paga impostos, não é uma decisão sábia. É preciso se conduzir a situação com equilíbrio.

  • Coriolando

    Verdade amigo Carlos!