Nos últimos dias, principalmente após o adiamento da divulgação do laudo da CPRM – que seria apresentado em 30 de abril -, nós convivemos com várias matérias em jornais, publicações diversas, textos enviados para as redações, sempre apontando “causas naturais” como sendo responsáveis pelos problemas do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.

É claro que a Braskem haveria de se defender – e antecipadamente – e não o faria de forma desqualificada, a partir de depoimentos sem grife.

Há de se imaginar que os profissionais que se manifestaram nos veículos de comunicação, com laudos “científicos”, o fizeram a partir daquilo que acreditam ser a verdade.

O que mostrou o lado da CPRM?

Que o dito era, no máximo, uma verdade parcial – a parte foi tomada como o todo.

O que afirmou o geólogo Thales Sampaio?

– Os dados sobre subsidência divulgados pela Braskem estavam errados, e os erros eram grosseiros.

É evidente que a Braskem, levando-se em conta que estão em jogo bilhões de dólares – e no momento em que a empresa está sendo vendida a uma empresa holandesa, haverá reação, com uma possível judicialização do caso.

Lembro aqui, entretanto, o que me afirmou o diretor de Comunicação Corporativa da Braskem, André Vieira, com quem eu conversei de forma franca aqui no prédio do PSCOM:

– A Braskem vai assumir aquilo que for responsabilidade dela no caso do Pinheiro.

Parece que o momento chegou.

Moradores do Pinheiro querem que Celyrio Adamastor bloqueie R$ 6,7 bi da Braskem
Veja aqui a nova ação de MPE e Defensoria para indenizar famílias do Pinheiro
  • Consigliere Alagoano

    CHEGOU…

    As PERGUNTAS que ficam LATENTE na cabeça das pessoas:
    “A Braskem vai assumir aquilo que for responsabilidade dela no caso do Pinheiro.”

    A- Quem vai fiscalizar o cumprimento das responsabilidade?
    B -Quem vai dividir a Responsabilidade da BRASKEM e da CASAL?
    C- Qual sera o prazo?.

    Sem isso, sera enxugar gelo e o empurra empurra.

    .

  • Antonio Carlos de Almeida Barbosa

    Com o laudo divulgado e explanado pelos técnicos da CPRM, a angústia da falta de explicação técnica dos eventos acontecidos, fica superado, cabendo a Braskem assumir a sua responsabilidade pelos acontecimentos nos bairros.

    Vale ressaltar, Mota, a sua atuação como Jornalista independente e responsável, pois todas as suas manifestações sobre a situação do bairro, quer no Blog, ou no programa de Rádio diário o Doze e Dez Notícias, sempre foram de esperança e de justiça.
    Quanto aos estudos dos técnicos, na elaboração e finalização do laudo, sua atuação com as informações dos trabalhos em andamento, quase que diárias, sempre foram de maneira lúcida, sem paixão ou torcida, ponderada, elegante e justa.

    Parabéns mais uma vez, és um verdadeiro guardião da sociedade Alagoana.
    Grande abraço.

  • Cesar

    E o IMA?

  • FRANCISCO JOSÉ TENÓRIO Magalhães

    A Braskem pertence á ex poderosa Odebrechet. Esta, cujos donos estão presos, distribuiu propinas para o governo do PT, cujo ícone também está preso, durante os longos anos em que a Braskem causava a miséria do povo do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Não fosse a operação Lava Jato, responsável pela queda de ambos, jamais existiria um laudo contra a Braskem, leia-se Odebrechet. Laudo este que é a única esperança de ser feita justiça.

  • Luiz Testa

    O Presidente Bolsonaro com a transparência que lhe é peculiar apontou três meses atrás que os problemas do Pinheiro estavam relacionados a atividade de mineração, nunca um chefe de executivo falou com tanta clareza sobre a responsabilidade criminosa, ou não, de uma empresa do porte da Brasken!

  • Zé MCZ

    Meu caro…
    A empreiteira corrompeu não apenas o PT, mas o PSDB do conje, o PMDB, o PTB, o PRB, a PQP desde que o mundo é mundo. Quis o impoluto juizeco, analfabeto punir quase que unicamente o Lula e o partido. Condenou de outros só para tentar legitimar.
    Aliás, se não foi a corrupção sistêmica, o que mais viabilizaria a exploração do salgema sem estudo rigoroso de impacto ambiental, isso décadas atrás? Mas como vários agentes envolvidos já estão abaixo do chão não é mais para questionar.
    O que resta é que a companhia queira minimizar de imediato o enorme estrago que causou sob vários aspectos, mas desde logo tenhamos a plena certeza de que nunca será reparado plenamente. As cicatrizes não estão somente no solo…

    • Lucas Samuel

      Caro Zé, se um sujeito faz direito, passa num concurso público para juiz, atua em seu mister como qualquer outro juiz e ainda o chamam de um juizeco, o que seria o Lula?

  • amorim

    Ciência venceu, mas não levou o troféu, nem levará nunca. Forma-se comissões de moradores, o Ministério Público, faz um grande clamor e no fim, ninguém se entende, diga-se finaceiramente. Esse resultado que saiu agora da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPMR) pouco contribui para a população desses bairros,
    quem irá repara o prejuízo da população? A Braskem? Só quando não existir mais recursos na esfera judicial, vamos esperar aí uns 50 anos, muitos serão os aniversários de espera, aliás, serve como estudo que a Braskem, deveria saber do impacto ambiental que iria causar aos bairro e adjacências , nós sabíamos tanto quanto a Braskem, nada! Foi preciso a Natureza dizer que estava sendo prejudicada Finalizando, não sou morador do pinheiro e outros mais, mas me solidarizo com os moradores, sabemos que a luta é de um Golias contra um Davi, mas precisa-se lutar.

    • ROTARY

      Amorim, não se iluda, uma empresa do porte da BRASKEM sabe muito bem dos impactos que a sua atividade irá causar aos outros e seus diretores tem total clareza dos fatos por isso recebem altíssimos salários e bonificações.
      Eles fazem uma conta simples segundo seus padrões morais que são baixíssimos” A exploração vai render X ao quadrado e os prejuízos vão acontecer daqui a 30 ou 40 anos e serão da ordem de X, então economicamente e devido a j´anela temporal vamos iniciar a exploração”

      • amorim

        Rotary, a minha inocência me faz crer que a alta cúpula da Braskem, não fosse capaz de tal maldade com a população desses bairros, mas você me fez crer que eu estava errado quanto ao meu raciocínio, então nós somos reféns de uma justiça que nunca faz justiça, assim pensaram os diretores da Braskem, e os pobres mortais, bem, recorram e esperem, quanto tempo? Não interessa!

  • João Paulo Matos

    O que me afirmou o diretor da Braskem, André Vieira:
    – A Braskem vai assumir aquilo que for responsabilidade dela no caso do Pinheiro.
    LEIA-SE:
    – A Braskem só vai assumir (espontaneamente e miseravelmente) aquilo que ELA PRÓPRIA JULGAR que foi “responsabilidade” dela.
    O “grosso” do prejuízo, efetivamente, ela vai se furtar em admitir e reparar at´e onde sua influencia financeira puder ir!
    Só quero ver agora quem se diz tão preocupado com o povo, tomar as devidas providências e postura que lhe são exigidas, e “cair matando” sobre os poderosos do ramo da mineração, detentores do poder econômico.
    Pois com a Vale e Samarco as medidas vêm sendo extremamente a quem do que a gravidade do CRIME requer. O crime de Mariana até hoje, na prática, deram um “migué” e ficou por isso mesmo, o real impacto na região continua literalmente sem reparação. Brumadinho vai no mesmo caminho. E o Pinheiro? (Só Deus para nos acudir).

  • Lucas Samuel

    Cabe aqui um parabéns ao atual Presidente da República que em sua gestão o órgão CPRM deu um laudo que aponta o verdadeiro culpado. Coisa di´fícil nos últimos governos já que todos foram beneficiados de alguma forma pela empresa em tela. Seria interessante q o nobre jornalista, tão contundente nas críticas ao atual presidente, desse uma nota franca sem viés ideológico. Também fale um pouco sobre o embarreiramento do nosso deputado federal Arthur Lira ou Lyra, juntamente com o Rodrigo Maia, no tocante à ida do COAF ao Ministério da Justiça. Por que será que não querem?

  • JEu

    Continuo dizendo que, de agora em diante, só cabe à Brasken tomar a iniciativa de convocar os cidadãos atingidos e começar a negociar as indenizações e ressarcimentos individualizadamente, sob a supervisão e orientação do MP/AL e Defensoria Pública… cabendo, nesse ínterim, ao judiciário acatar os pedidos dos bloqueios imediatos dos valores requeridos pelos mesmos MP/AL e Defensoria Pública do Estado, como antecipação para ressarcimento dos danos, o que apressaria a Brasken decidir, de pronto, pelas negociações, como está acontecendo em Brumadinho… agora, o que espanta é o “silêncio” sepulcral do governo do Estado e dos ditos “representantes” do povo alagoano (vereadores, deputados, senadores… com raras exceções…) por que será?!!!

  • Arley Souza

    Entre gatos e ratos, ganham os donos! Uma bomba atômica em contagem regressiva, ninguém é capaz de falar ao povo maceoenses, a pura e triste realidade. Eu que pensava que só existia Golias, em filme. Hoje posso ver claramente com meus próprios olhos. So me entristece por que eu nao posso ajudar tida populacao da minha querida Maceió. Quem tiver esperando, que algo aconteça de bom, pode esquecerem, que nada vão fazerem pra minimizar essa cruel situação dos moradores dos bairros atingidos por essa extração maléfica ao nosso povo. Que Deus, coloque as suas mãos, sobre o povo alagoano, em especial,os maceoenses!