Pelo menos três apagões foram registrados em Maceió em uma semana.

A Equatorial Energia, que levou a ex-Ceal no leilão do final do ano passado (como única interessada) deu explicações diversas, que eu não tenho condições de contestar eu concordas: pode ter sido problema na CHESF, pode ter sido um cassaco – e por aí seguem.

O que eu levanto é o estranhamento dos consumidores, e somos vários, sobre as ocorrências. Se elas foram apenas uma coincidência, o tempo vai dizer. Se não for o caso, o que vai acontecer a partir de agora.

Nos bastidores, fala-se até em sabotagem. Não acho provável. Outros apontam para o discurso que há de vir pele frente para justificar outros reajustes além daqueles previstos.

Fato concreto é que os apagões aconteceram numa sequência anormal, mesmo para uma empresa que não era exatamente um símbolo de eficiência.

A Equatorial Energia deve explicações mais detalhadas à população, que passou de um monopólio público-partidário para um monopólio privado (o que não é bom em lugar nenhum do mundo).

Só falta agora vir o apagão provocado por um “gato”.

João Lessa Neto será o novo secretário de Ação Social de Alagoas
Deputado Rodrigo Maia põe freio num trem desgovernado
  • Moraes

    Não acredito em sabotagem. Mas acredito em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e em Mula sem cabeça!!!!!

  • JEu

    Ao que me parece, na grande maioria dos países europeus, assim como em outros continentes, a maioria das empresas que fornecem serviços à população são da iniciativa privada… e seguem regras de agências reguladores e/ou fiscalizadoras… é só pesquisar para constatar… agora, quanto aos tais apagões, realmente isso é algo inusitado e estranho, não pelos acontecimentos, mas na frequência e no curto período em que aconteceram e a população precisa receber explicações mais detalhadas e mais convincentes… no entanto, não descarto “ações individuais ou de pequenos grupos” de dentro da própria empresa… é só perceber a insatisfação interna desde que foi anunciado um PDV para funcionários que não se “adaptam”, por carência de competência, aos novos rumos administrativos da empresa… então, é assunto para ser resolvido internamente, podendo, até, se transformar em caso de polícia… é esperar para ver…

  • ROTARY

    Sou consumidor e apesar de não ter o conhecimento técnico, tenho uma pulga atrás da orelha com o que está acontecendo.
    Acho SIM, bastante plausível a SABOTAGEM, afinal os que estavam em posições antes inatingíveis, agora estão com medo de ter que produzir com eficiência, caso contrário serão demitidos. O ser humano é complexo e estas cabeças podem pensar que a sabotagem é a melhor resposta.
    OS APAGÕES NÃO SÃO OBRAS DO ACASO.

  • Morador de Bebedouro

    MUDANDO DE ASSUNTO. (BRASKEM). Gente como é que, todo o estado de alagoas, sabe que essa empresa. Está prejudicando centenas de famílias e agora 3 bairros. E ninguém na audiência pública teve coragem para denunciá-la. Como também os órgãos públicos do nosso estado. Temos 27 deputados estaduais, 9 federais e 21 vereadores. E todos eles estão calados, e vendo os bairros sendo desvalorizados e a população em panico. vivendo a base de remédios. e a BRASKEM em pleno funcionamento furando mais poços em BEBEDOURO. Como se nada estivesse acontecendo. Todo mundo já sabe que quem causou e está causando todo esse problema é essa empresa. E ninguém faz nada, todas as casas dos bairros: Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Estão condenadas, valorização zero. E a Braskem em pleno funcionamento. Está furando outro poço ao lado de um hospital psiquiatrico em Bebedouro. Cadê o ministério público para parar essas atividades imediatamente. Daqui a pouco, toda a maceió estará comprometida com os problemas causado por essa mineradora. Que está desafiando todas as autoridades do estado de alagoas.

  • Jonas Cleiton

    Prezado Ricardo esses apagões são muito estranhos .

  • José Antônio

    Grande Ricardo,

    Já pensou se a internet que tu usa hoje fosse controlada pelo governo? tu taria mandando sinal de fumaça para postar esse texto! Então não critique as privatizações desse modo.

  • Luiz Henrique

    Bom dia Nobre Jornalista, na sexta-feira ( dia do terceiro apagão ), fui a uma sorveteria localizada no bairro do Pinheiro, e ao chegar me deparei com dois técnicos em refrigeração, consertando um dos freezers da sorveteria que havia queimado. Percebi na sorveteria dois técnicos da terceirizada da agora Equatorial, e o proprietário da sorveteria se queixava dos apagões frequentes, e estranhamente esses mesmos técnicos ironizavam, diziam: ” que ainda podia ficar pior a situação.”
    Diante da fala do cidadão, não tenho dúvidas que realmente é uma sabotagem. Agora fico pasmo, por que quem quer que seja que faça isso não tem um gerador em casa e com certeza, deixa a família no escuro também. Outro detalhe é, que o fato de sabotar o cidadão que não tem nada a ver com o fato, não vai desfazer a compra e privatização. O que resta a esses funcionários insatisfeitos é aderir ao PDV que a Equatorial colocará a disposição daqui a uns dias e mudar de rumo. Como diz o ditado: Não existe nada ruim, que não possa piorar !

  • Álvaro Costa

    Ricardo, sempre gostei dos seus comentários, sobretudo sobre política. Porém, hj fiquei desapontado com sua falta de bom senso. Sei de suas convicções de esquerda, mas seu texto parece uma fala do sindicato dos urbanitarios. A empresa privada acabou de assumir o serviço e o está prestando com empregados da Ceal contrários à privatização. Ela necessitará de um período para entender como funcionam as coisas e para limpar o quadro de funcionários que não vão ajudar a melhorar o serviço. Tudo na vida tem seu tempo e a experiência mostra que a iniciativa privada presta serviços muito melhores que as empresa públicas onde se trabalha de qualquer jeito pq não tem um dono. Calma e mais bom senso para julgar as coisas com imparcialidade.

    Resposta

    Acho melhor você ler o texto de novo. Com paciência e vagar, creio, há de entender melhor.
    Boa sorte,
    Ricardo Mota

    • Hélio

      A esquerda tem esse perfil: ‘Não sei de nada, não ouvi nada, leia de novo pra entender melhor’, e por aí vai, a culpa é sempre dos outros!

  • ROTARY

    BRASKEN, todos os políticos estão calados porque todos são podres.
    O nosso PRESIDENTE disse logo que assumiu em JANEIRO que a responsável era a BRASKEN é só pesquisar.
    não tem rabo preso como todos os políticos de ALAGOAS.

  • Rômulo

    Pensei em sabotagem também. A frequência dos apagões foi anormal e essa privatização mexeu e mexe com muitos interesses. A teoria da sabotagem é bastante plausível.

  • Consigliere Alagoano

    .
    Curioso estes APAGÕES, Seletivos….🤔
    .
    Se PROCURAR bem o NOME do CASSACO é P.D.V 🤫

    .

  • RICARDO GOIS MACHADO

    Sobre monopólios:
    “Se a empresa é competente, não precisa; se não é, não merece.” (Presidente Castelo Branco)