O messianismo político não é uma criação brasileira, embora pareça. Ela existe por aqui, é verdade, agregada ao sebastianismo, uma herança portuguesa, com certeza, da qual não conseguimos nos desvencilhar. Talvez porque seja cômodo aos especialistas em Brasil – ou nas nossas fraquezas -, apenas.

É lembrar: o primeiro nome mais luminoso, quando tratamos do culto à personalidade – que leva tantas vezes ao fanatismo puro e simples -, foi o de Getúlio Vargas, que governou o país por quase vinte anos. Quatro, apenas, na democracia.

Mais recentemente, o ex-presidente Lula assumiu o trono de intocável entre os seus seguidores, que não encontram até hoje no petista nem um só erro ou defeito.

Sob esse aspecto – e estou falando apenas desse aspecto -, ele foi substituído pelo presidente Jair Bolsonaro, que tem milhões de fãs que fazem da política uma questão de fé.

Talvez porque pensar dê trabalho, tome tempo e nem sempre nos leva a alguma conclusão prazerosa. Só isso justifica a crença de quem acha correto este comportamento desrespeitoso, de postar cenas de sexo explícito nas redes sociais (vistas, de saída, por três milhões de pessoas).

Como dizia Chaplin: “Não sois máquina! Homens é que sois”.

E aos homens e mulheres cabe sempre fazer da própria razão o guia do seu (nosso) comportamento.

De quem os deputados estaduais compram carro usado?
Marx Beltrão: de ministro de Temer a vice-líder de Bolsonaro
  • Pedro

    Elegeram um “Conselheiro” da vida. Agora é esperar o que a sorte nos reserava. Vamos aguentar mais, não se sabe quantos anos, esse juízo de peru novo”. Esperem a terra prometida, fanáticos!

  • JEu

    Concordo, RM que “aos homens e mulheres cabe sempre fazer da própria razão o guia do seu (nosso) comportamento”… afinal, não podemos mesmo nos “excluir” dos erros existentes em nossa sociedade… pois somos parte dessa sociedade e ela é o resultado da soma predominante de nossos próprios erros e (maus) costumes e hábitos… precisamos mesmo é decidir o que queremos para nós mesmos, como indivíduos e como agrupamento nacional… se queremos o bem ou o mal; o bom ou o ruim; a ética ou a ausência desta; a moralidade ou a imoralidade; a pureza ou a perversão… não podemos ficar para sempre no “jeitinho”, nem lá e nem cá… afinal, como disse Jesus um dia: não se pode servir a dois senhores, pois haveremos, sempre de amar a um e odiar o outro… e mais ainda, Jesus o disse: “os mornos” serão vomitados… precisamos sim escolher de vez… ou a virtude ou a safadeza… e assumirmos as consequências dos nossos atos… essa, para mim, a única maneira de encontrar uma solução para a situação em que nos encontramos, como sociedade politicamente organizada… ou queremos o certo, o honesto, o correto, o justo… ou assumamos que queremos a corrupção, a safadeza, a perversão… ficar sempre no meio termo é insistir no caos e na bagunça descomunal em que vivemos… e não vai aqui condenação a ninguém, pois Jesus também o disse, um dia, para uma mulher: “cadê os teus acusadores, eles não te condenaram? e ela, timidamente respondeu: não, Senhor… e Jesus disse: também eu não te condeno… mais ajuntou: vais e não peques mais, para que, de futuro, alguma coisa de mais grave não te aconteça”…!!! Compreender e perdoar sim, aceitar o mal e o erro como naturais, não é uma opção…

  • Antonio Carlos Barbosa

    O Messianismo de direita e ou de esquerda são maléficos ao povo.
    O comunismo e o socialismo são iguais a religião, Stálin, Mao, Fidel tinham que serem seguidos como um messias. O Lula, mesmo processado, julgado e condenado, continuam os fanáticos petistas com o slogan Lula Livre. São uns imbecis.
    Igualmente imbecis, os de direita, Bolsonaristas, que defendem um slogan ultrapassado, misturando governo com religião, um absurdo.
    O governo atual, inerte para a economia e as reformas, com um número absurdo de desempregados no Brasil, e os seus seguidores, também fanáticos, discutindo questões pequenas para a nação.
    A diferença entre os políticos ladrões da esquerda e da direita, é que os primeiros são cínicos, pois quando condenados, saem gritando com o punho cerrado para cima, que são heróis do povo brasileiro, ladrões como José Dirceu, Lula, Vacari, Delúbio, Genuíno e tantos outros.
    Já os da direita, ninguém os defendem, ficam quietos, Gedel, Cunha, Paulo Preto e outros.
    Embora sempre nos governos Lula e Dilma, esquerda e direita roubaram juntos e dividiram o butim.
    Quanto ao desequilibrado do Bolsonaro e sua trupe do atraso, não enxerga a corrupção do filho senador, dos seus ministros e dos amigos. Bolsonaro é o espelho dos petistas, já entregou as emendas, cargos e a administração ao congresso. o Brasil passará mais quatro anos no atraso, infelizmente.

  • Landres

    Eu achava que Bolsonaro seria um presidente fraco, mas inteligente…
    Achava que a histeria coletiva que o alavancou ao poder conseguia ver alguma coisa que eu não conseguia, um rasgo de brilhantismo em seus reducionismos pragmáticos, que eu não alcançava… Que depois que começasse a governar até eu o admiraria….
    Depois de 2 meses acho que ele além de politicamente fraco, tem inteligência limitada e tenta compensar o fato com reducionismos pragmáticos e conflitos desnecessários, muito próximo ao que Dilma fazia, mas com um viés autoritário e tutelado por generais ao seu redor…
    Assuntos importantes como segurança, saúde, educação e desemprego são deixados de lado para se dar importância a picuinhas ideológicas…
    Nunca vi o presidente falar continuamente por mais de 15 minutos, nem no dia da posse, nem em Davos, nem em comícios, nem em debates, nem em entrevistas, ainda me admiro como tanta gente criou um mito em cima de um homem que mau explicita o que pensa….
    É como se eu estivesse vivendo todas as semanas em um episódio do Waldo de Black Mirror (um boneco que quase ganhava a eleição na GraBretanha só porque falava a verdade doesse a doesse)
    Torço para que os generais ao redor tomem conta do recruta zero, que os líderes do governo aprovem as reformas da forma como o Brasil precisa, respeitando o povo sofrido do Brasil, que Paulo Guedes melhore nossa economia, e que os ministros de viés ideológico não façam nenhum merda!