O discurso contra o “kit gay”, “ideologia de gênero” e outros temas semelhantes, da chamada agenda de costumes, ajudou e muito ao presidente Jair Bolsonaro a se eleger presidente.

Além, é claro, do combate à corrupção, o que não encontrou eco nem mesmo dentro da família do presidente, tão logo o caso Flávio Bolsonaro chegou a público (tem ainda o laranjal do PSL).

Só que os tempos de hoje são sôfregos demais.

As redes sociais, território que dispensa explicações sobre o dito, onde apenas se ouve os gritos tribais, cobram soluções rápidas, milagrosas, fazendo eco ao “é preciso mudar isso aí”.

A primeira pesquisa de opinião – da CNT/MDA -, divulgada ontem, mostra um presidente melhor avaliado do que o seu governo: 39% de bom e ótimo para este; 57,7% para aquele.

É pouco.

Todos os antecessores de Bolsonaro conseguiram mais: FHC, Lula e até Dilma obtiveram aprovações superiores nos primeiros meses de governo.

Por óbvio, não se pode responsabilizar o presidente atual pela crise, mas não há sinais, por ora, de que ela vá mudar tai cedo.

O crescimento do PIB em 2018 – 1,1% – é tímido demais para criar alguma esperança. O desemprego continua em alta, e nada aponta para a melhora do quadro econômico e social.

O governo Bolsonaro – além das trapalhadas – joga todas as suas fichas na Reforma da Previdência para começar a alterar o cenário atual. E este, convenhamos, não é exatamente um tema popular, inclusive para os bolsonaristas entusiasmados de terno e gravata.

Vai ter jogo, e ninguém há de saber o resultado.

O caminho das redes ajudou a eleger o presidente, mas é próprio dele a pressa, a intolerância, o julgamento sem direito a contraditório – o juiz de hoje vira o réu de amanhã.

O perfil do presidente não é exatamente o de alguém que carregue a paciência como qualidade.

Mas ele precisa entender que para subir – se for o caso -, ele ainda vai ter de descer um bocado.

O que faz a provação de qualquer governo, em primeiro lugar, é a melhora da qualidade de vida das pessoas – o acesso a bens de consumo, a sensação de segurança, de atendimento digo nos serviços públicos etc.

Ela pode até acontecer no atual governo, mas, se assim for, ainda vai demorar.

Demora na reforma do governo faz parte do "novo" ajuste fiscal
O que restou para Marx Beltrão no governo de Renan Filho?
  • marcelo

    Cuidado Ricardo,a turma dele não tolera criticas, daqui a pouco tu vai ver alguns revoltados com vc/ materia e falando “mas o Lula…….” O Minto ta perdendo apoio dos que votaram nele ,afinal de contas ninguem é tao burro que nao acabe enxergando o obvio,ou é!??

    • ROTARY

      Realmente existem muitos burros e são os que apoiam a esquerda estilo VENEZUELA E SE EXISTE ALGUM COMEDOR DE CAPIM DEVE SER O senhor.
      MITO, MITO, MTIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Maçons matando 1 leão ao DIA com agonia ao molho ROTARyAño, êpa! p

        Burro seriam os MAÇONS obreiros d’obras ácidas, ROTARYANO de Paul Harris (Ph Uma grande ideia ímpar (51): inovadora como a RODA e genial como a BICICLETA:
        – com MENSALIDADE a troco de migalhas de AFETO n’horas tardas entre amigos!
        > Um consórcio de [email protected] de todos os SEXOS pá tudo que é canto?
        > IDEIA espalhada a correr @-mundos SEM fundos em cartas!
        https://desciclopedia.org/wiki/Rotary
        # Eu canto porque o instante existe: minha vida está completa.
        * NUM ou alegre NEM sou triste: sô pUeta irmão das coisas fugidias,
        # Num sinto GOZO nem tormento: atravesso noites e dias no vento.
        * Desmorono ou edifico, permaneço ou desfaço, fico ou PASSO? – Canção é tudo!
        * Tem sangue eterno a asa ritmada. Um dia estarei mudo: + nada! [C Meireles 1961-1964]
        https://www.pensador.com/frase/MTAxOTc2

  • Apareceu a margarida, MOROu? – Olê, olê, olá! – ÁS na manga ou cavalo de Troia?

    De ‘vi(L)ão ao buzão: é nóiX na VAN filozofia! [28fev19 12h 00 do ALMOÇO: grátis?]
    > BolZonaro inflou declaração de bens com VAN vendida 1 ano antes p’EX-a$$e$$or
    – Veículo dsd 2017 em nome de EX-$soRdado q’atuou c’motorista d’família d’presidente
    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/02/bolsonaro-inflou-declaracao-de-bens-com-van-vendida-um-ano-antes-para-ex-assessor.shtml
    > CADÊ a … qualidade de vida (bens de consumo, segurança, serviços públicos etc.) [R Mota acima de TUDO]
    – Ela pode até acontecer no atual governo, mas, s’assim for, Inda vai demorar. [Ricardo M acima de todXs]

  • ELENILSON

    “CNT/MDA” QUE MERDA, VER AS PESQUISAS DAS ELEIÇÕES 2018 CNT/MDA, SÃO RIDÍCULAS ENCOMENDADAS PELA CUT/PT.
    RICARDO MOTA VIROU UM MILITANTE DE ESQUERDA DESCARADO.

    Resposta

    Elenilson:

    A Confederação Nacional dos Transportes se filiou à CUT?!
    Estamos perdidos.
    Em breve, o CSA vai jogar de vermelho, ó céus!

  • Meu Deus

    Eita vão ficar revoltadas!!

  • JEu

    Espero, piamente, que tanto o caso do Flávio Bolsonaro quanto o dos “laranjas” do ministro do turismo sejam devidamente apurados e, uma vez comprovadas as acusações, os responsáveis respondam conforme a lei… doa em quem doer… assim, também, espero que algo de bom possa surgir nesses quatro anos… e que não seja somente uma melhoria na saúde, segurança, educação, proteção aos bons costumes da família cristã brasileira e melhor acesso aos bens de consumo, neles incluído a alimentação, o vestuário e os remédios… espero, acima de tudo, que a consciência moral e ética passe a ser algo também desejável e que o povo entenda que só vivendo retamente, buscando ser o mais justo, correto, imparcial, honesto, etc é que poderemos ver um país verdadeiramente melhor do que o temos hoje… sem essa base fundamental, tudo o que for feito pode ser rapidamente destruído… essa a maneira como enxergo, pois li alhures: “Se (os homens) abusam (de muitas coisas), não será com decretos ou leis suntuárias que se remediará o mal. As leis podem, de momento, mudar o exterior, mas não logram mudar o coração; daí vem serem elas de duração efêmera e quase sempre seguidas de uma reação mais desenfreada. A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho: os abusos de toda espécie cessarão quando os homens se regerem pela lei da caridade.”

  • J eu

    O mito aposentado aos 33 anos, e um filho chefe de um laranjal.

    • Melinto

      Está falando do Lula, depois que cortou o dedinho e ficou impossibilitado de trabalhar, não foi antes dos 33 anos?

  • Mario Lemos Souza

    O Ricardo tem razão, vai demorar um bocado para melhor a situação dos brasileiros, graças ao estrago feito nos ultimos 13,5 anos de desgovernos. Todos Governadores que sucederam uma administração petista estão penando um bom bocado, veja os casos do RS em que o Ivo Sartori, PMDB, pegou o Estado quebrado deixado pelo ex Governador do PT, o mesmo aconteceu com MG, Acre, DF etc… Então não será do dia para a noite que o Bolsonaro vai tirar o país do atoleiro que se encontra, mesmo depois de uma ajeitadinha do Temer em dois anos. O Brasil está com uma dívida de 4 trilhões , deixado pelo PT, hoje o povo está pagando 350 bilhões de juros ao Ano, em 2003 o Lula pegou o país com 850 bilhões de dívida . Vai acontecer o mesmo com a Venezuela depois que o maduro ou podre deixar o desgoverno daquele país. “A Pátria é uma familia Amplificada” Fre de Rui Barbosa se vc se endividar vai prejudicar sua família.

  • Há Lagoas

    “O que faz a provação de qualquer governo, em primeiro lugar, é a melhora da qualidade de vida das pessoas – o acesso a bens de consumo, a sensação de segurança, de atendimento digno nos serviços públicos etc”. Lula fez isso, entregou o “paraíso” para a combalida classe trabalhadora, e depois, o caos!
    Bolsonaro não era – e não é o mais capacitado – e é preciso dizer aos seus defensores dogmáticos que ele não é “Messias” que nos salvará da corrupção! Aos insatisfeito eu digo, pagamos o preço da democracia escolhendo o único que poderia nos salvar de Lula e seus ideais.

  • Marcelo

    Eu disse,kkkkkkkkkkkkkk

  • Marcelo

    Tá vendo Ricardo,a culpa é sua,agora elas não dormem de raiva

  • Meu Deus

    Acho que foi 15 trilhões Mario Lemos,tá vendo Ricardo,a sorte é que vc tem comentários abalizados pra se orientar,kkkkkkkkkkkk

  • jezualdo

    O atual presidente foi acobertado pela mídia por não mostrar seus laranjas em seu gabinete. Wal do açai receber pra não trabalharem Brasilia e dando água pra cachorros do presidente, renato bolso e nunca ir na assembleia de SP ( R$ 17 mil) 15 anos, a filhinha de um dos seu maiores amigos malhando com os globias e sua frequência abonada pelo presidente.
    Brasil infelizmente sem teve políticos malditos que só roubaram o erário e nunca foram presos.
    Justiça só tem olhos para o PT e os demais o povo tem a convicção que são santos.