É inegável e elogiável o êxito do governo Renan Filho na Segurança Pública durante o primeiro mandato – o que vai se consolidando agora. E tomara que continue assim. Parece possível apontar algumas das razões do sucesso obtido numa área tão sensível, até porque, com medo, a população vê desabar a qualidade de vida, que já não é das melhores.

A definição da Segurança Pública como prioridade número um e a escolha de nomes com intimidade e conhecimento do setor – além da capacidade de gestão – contribuíram de forma decisiva para que os índices de criminalidade caíssem.

Melhor para Alagoas, melhor para os alagoanos.

Agora, quando está na iminência de escolher mais um titular da Secretaria de Saúde, começando um novo momento da administração estadual, o governador Renan Filho tem a oportunidade – que não deve desperdiçar – de repetir o mesmo feito alcançado, só que na área que tem sido a mais criticada pela população (ainda que não seja a responsabilidade apenas do gestor que comanda a pasta).

Talvez não fosse um exagero afirmar que Renan Filho, assim como fez com a Segurança Pública, deveria assumir ele próprio a condição de “governador da Saúde”, cobrando, acompanhando ações, apontando soluções, cotidianamente.

Estabelecer a Saúde como prioridade, não mais admitindo que a pasta só funcione na marra, graças à intervenção da Defensoria Pública ou do Ministério Público Estadual, pode ser o começo de um novo tempo.

É verdade que há um subfinanciamento do SUS, que Brasília não resolve nem tem interesse de fazê-lo – da mesma forma como sempre agiu com a Segurança Pública, na base do “toma lá que o filho é teu”.

Mas a nova crise da Santa Mônica e do Hospital Helvio Auto (re) surge como uma questão velha demais para quem defende a modernidade na gestão pública.

Conselho Regional de Medicina vai apurar mortes por meningite em hospitais públicos
Agora é a Casa da Dinda: STF abre nova investigação contra Collor
  • Mauricelio Santos

    Como Servidora ultimamente o que vemos é a mesma expectativa quando há mudança na gestão da pasta, mas, na realidade é sempre mais do mesmo, quando os comissionados que chegam enxergam o pote de mel que é à SESAU, acabam se lambuzando e saindo melados, assim como a equipe de Teixeira.
    Primeiro afastam os servidores efetivos dos trabalhos centrais, pois nós na visão deles somos “fiscalizadores” dos serviços, nesse isolamento o serviço desanda, à corrupção entra na jogada e quem veio “pra salvar” acaba corrompido.
    Servidor concursado não tem processo administrativo que não seja julgado dentro e fora da SESAU, por isso nossa responsabilidade é maior em fazer o certo sempre.
    Nem todo comissionado é corrupto, mas vejam nas últimas gestões a quantidade de servidores processados:
    EFETIVOS x COMISSIONADOS
    E quanto o patrimônio dos forasteiros aumentou…
    VALORIZAÇÃO JÁ GOVERNADOR!
    Na casa estão os melhores técnicos que à SESAU precisa para sair deste buraco sem fim.

  • Indignado

    Realmente a saúde precisa de alguém que conheça como realmente aquela pasta funciona. O Christian Teixeira entrou com o ego lá em cima e sua “equipe” mais ainda, achando que sabiam tudo acerca de SAÚDE…E deu no que deu foi exonerado pra mais nunca entrar no governo…e ainda por cima deixou um rombo terrível, pois os fornecedores continuam sem receber os anos de 2014, 2015, 2016 e parte de 2017… cadê o homem que colocou a saúde nos trilhos? Vamos pontuar alguns setores:
    Setor financeiro…era a segunda secretária pois a gestora mandava mais que o secretário…ele ordenava o pagamento e ela não estava bem aí pra o que ele dizia
    O setor de contratos e o jurídico…até hoje estão perdidos. Não entendem nada e colocou a secretária em saia justa tornando os processos letárgico…
    O setor administrativo…esse responsável por receber os fornecedores…na verdade manteve, ao longo de dois anos, um office boy de luxo, que ficava feito “barata tonta” pra cima e para baixo sem nada resolver e por cima mentindo aos fornecedores…
    Gabinete do secretário…esse coitado, um boneco útil, não sei pra quem, mas é um caso de estudos, pois achava que, com seu discurso, com palavras aprendidas no telecurso, iria enganar a população que morria com falta de insumos nas unidades…foi blindado para ninguém ter acesso ao mesmo e não se descobrir que não entendia de nada…
    HGE foi e é administrado por uma pessoa que entende realmente do assunto e tem, apesar do destempero, tentado dá o melhor, dentro das possibilidades e recursos disponíveis, possível ao usuário final…
    Esse é o retrato da saude, até hoje, do nosso ESTADO…Agora já pensou se assume um cidadão, como estão cogitando, chamado Alexandre Ayres…ele metido a falar sobre tudo, de um grampo a bomba atômica…aí meus amigos “lascou de vez” a saúde do Estado…pois ele não tem perfil para a secretária que hoje agoniza as portas do carnaval e as unidades desabastecidas…e sem prazo para colocar em dia o abastecimento, por conta do atraso nos pagamentos…sei não viu… partiu APOCALIPSE DA SESAU…
    OBS: SE AO MENOS DEIXASSE O DR. DELANO A FRENTE POR ESTE ANO…ELE COMO UM BOM CEARENSE IRIA COLOCAR NOS EIXOS A SECRETARIA, SE NÃO ACREDITO QUE NÃO PERDERIA A PIADA.

    • Thomás

      Indignado você continua um ótimo piadista apesar de concordar com algumas coisas. De todos mencionados não vejo diferença alguma, mas prefiro não pontuar porque a população e servidores estão ciente. Sugiro que você volte às salas de aula para ter a visão mais ampla da realidade.Se precisar bajular para não perder o bom do serviço comissionado és igual aos mesmos.

    • Margarida

      Tá vendo como é esse governo cria até alucinações nas pessoas. Estão confundindo egocentrismo e arrogância com destempero. Todos sabemos os critérios exigidos pelo governador. Estamos falando sobre situações descabidas e revoltantes na saúde do nosso estado e que o governador precisa resolver urgentemente.

    • Curió sabido

      Esse texto ta com cara daquele fornecedor bem conhecido, chorão e mentiroso, que só recebeu pq um assessOr do Dr.Delano-sem o dr.Delano saber- arrumou todos os processos podres dele para ELE receber. Se liga, Dr. Delano, tá pagando muita coisa podre e não é fracionado não.

  • JEu

    Creio que o problema da saúde, na visão do mininin, só vai ser resolvido quando todas unidades de saúde estiverem funcionando tudo “automatizado”, com robôs para tudo quanto é lado… porque, aí, não precisa contratar médicos nem enfermeiros humanos… e depois, é só ir no posto de combustíveis ao lado e comprar óleo lubrificante para as máquinas trabalharem… e quanto aos remédios… talvez seja mais barato estabelecer um “herbário” e entrar, definitivamente, na era da homeopatia… com a vantagem de que seriam os tais robôs que cuidariam também do setor… será esta a “solução final” para a saúde no Estado?!!!

  • Militar lúcido 33

    Só quem está de fora da segurança pública pensa assim Ricardo Mota. Quem vivencia a segurança pública no cotidiano vê o descaso do governo com a classe, sobretudo os militares que carregam esse governo nas costas desde o primeiro ano. Prometeu muita coisa e não cumpriu metade. Lei de promoções, aumento de subsídio, verba de uniforme e de alimentação são as principais. Esperamos que ele cumpra o acordo que fez, pois a classe desmotivada pode gerar um efeito negativo no carro chefe do seu governo. Não leia a opinião dos bajuladores militares, quem carrega o piano está cansando de promessas vazias.

  • Zil

    O que deveria ser feito era cortar a gratificação irregular dos servidores da sesau, aí ia sobrar muito dinheiro para investimento na saúde!! O que já foi opinado pela procuradoria com irregular no processo número 2000.4451/2018!

    • Justiça para Alagoas

      Concordo em cortar as gratificações, mas antes de cortar sugiro que comecem a pagar um salário justo ao servidor efetivo que gastou dinheiro em estudos para fazer um concurso público, porque muitos recebem 01 salário mínimo (na verdade recebeu um complemento constitucional que na hora de ter aumento diminui no complemento constitucional e o servidor fica na mesma) Exemplo: aumento de 20 reais no subsídio e diminui em 20 reais no complemento constitucional, então o aumento não foi dado., pois o mesmo servidor continua com 01 salário mínimo, então Zil, antes de criticar as gratificações saiba os motivos para elas existirem, pois vc deveria criticar é a contratação de terceirizados para os Hospitais que estão sendo construídos, onde 100% será através de OS, concurso da saúde bal bal, logo a PM não terá mais concurso, pois a Ronda no Bairro será através de empresas de militares ou familiares de militares ou de políticos, procure valorizar servidor efetivo que trabalhe, pq pelo jeito não é o seu caso.

  • Santos

    Afirmar que a Segurança Pública está uma maravilha é fantasiar mais do que se deve. Falta muito para a Segurança Pública chegar ao patamar que o povo espera, mas as indicações técnicas para a pasta, melhorou consideravelmente a Segurança Pública em Alagoas. E o mesmo o governador Renan Filho precisa fazer na Secretaria da Saúde, nomeando pessoas técnicas nos cargos de primeiro, segundo e terceiro escalão da Saúde Pública. Mas não basta nomear técnicos, tem que dar condições para o pleno funcionamento do órgão.

  • Petrucio Raimundo de Medeiros

    A saúde pública começou a crise com o advento da descentralização “municipalização” onde os gestores municipais foram engajados com o repasse de recursos, aí junto veio o descaso por parte dos gestores municipais e esqueceram que saúde pública se faz na prevenção e não na curativa, só se criou mini prontos socorros e as unidades básicas de saúde foram fechadas ou sucateadas um exemplo disso foi o reaparecimento de doenças que praticamente não existia mais, como, sarampo, rubéola até a tuberculose voltou é só ver os dados as campanhas de vacinação foram esquecidas o médico de família é só no papel e por segue o barco do descaso.

  • williams Roger

    Não tem exagero
    É isso mesmo que vc colocou. Mas tem que começar respeitando os servidores públicos da saúde, que fazem a saúde funcionar a contento. Mesmo sem estrutura e condições de trabalho.
    Renan Filho ainda tem tempo de se redimir e parar de ta prejudicando os servidores da saúde. Retirando direitos, principalmente trabalhistas.
    Sem falar na dignidade dos servidores. Que estão comendo, literalmente, o pão que o diabo amassou.
    A comida servida aos plantonistas de todas as unidades de saúde do Estado está horrível, até prejudicando a saúde dos servidores que, pasme, já tá trabalhando pela saúde dos contribuintes. E trabalhar doente não dá!
    Observa-se que os decretos são semelhantes. Assim, nada impede que os Servidores do
    Samu recebam a verba de alimentação. Por condição quase idêntica. A LABUTA EM
    RELAÇÃO AO HORÁRIO DE PLANTÃO É IDENTICA!
    Contudo, registre-se que a condição do Samu é peculiar, não podendo ser confundido
    com as situações de outras unidades. Ou seja, não tendo nenhum óbice
    para deferimento.
    Diário Oficial Estado de Alagoas
    Maceió – Quarta-feira, 14 de Maio de 2014.
    DECRETO Nº 33.212, DE 13 DE MAIO DE 2014.
    DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE VERBA DE ALIMENTAÇÃO
    PARA OS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DE ALAGOAS, E DÁ
    OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
    O GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso das atribuições que lhe
    conferem os incisos IV e VI do art. 107 da Constituição Estadual, tendo em
    vista o disposto no art. 61 da Lei Delegada nº 44, de 8 de abril de 2011, e o
    que mais consta do Processo Administrativo nº 2100-457/2014;
    DECRETA:
    Art. 1º Fica concedida verba de alimentação aos Servidores da Polícia Civil
    do Estado de Alagoas que se encontrem submetidos a regime de plantão
    (escala de serviço) de 12 (doze) e 24 (vinte e quatro) horas contínuas, devida
    por dia trabalhado.
    § 1º A verba de alimentação terá o valor de R$ 20,00 (vinte reais) por
    refeição e será lançada, mensalmente, na conta corrente do policial civil.
    § 2º O policial civil fará jus a uma refeição a cada 12 (doze) horas de serviço,
    e duas refeições a cada 24 (vinte e quatro) horas de serviço§ 3º A verba de alimentação terá caráter indenizatório, não se incorporará aos
    subsídios e sua concessão será feita em pecúnia, isenta de tributos e
    contribuições previdenciárias, não sendo cumulável com outras de espécie
    semelhante e será custeada com recursos do Tesouro Estadual.
    § 4º O valor destinado à alimentação deverá ser reajustado anualmente.
    Ressalte-se que tais DECRETOS sobre a concessão das verbas de alimentação, se
    originaram de processos administrativos. E o Samu tem um em curso: nº 2000
    018671/2017 (02/10/2017). No entanto, infelizmente, está parado desde 09/01/2018.

  • CAETéLâNDIA 1817>Miami 2018 na Florida REINVENTANDO Brasil 2019-2022

    Pois, caro Ricardo … tempos conFusos e conVulsos: oremos ao Papa!
    ao Xico B (2005) da MPB youtubado em 3min 4seg https://youtu.be/5Rlj6q2dlHM
    > Tipo de compositor capaz de cantar nosso amor: MODESTO d’esfarrapar e cerzir!
    – Mendigar cafuné pobre, às vezes nem PECHINCHO faz questão?
    > Furtado com zelo barato de quem leva o andor: q SONHA comer e cuspir no prato!
    – Fulôr q NUM deve nad’a ninguém: dá + q maria-sem-vergonha?
    https://www.letras.mus.br/chico-buarque/85839

  • Carlos

    Exatamente Roger…

  • EX ELEITOR

    QUANTO PIOR MELHOR PARA ELE, ESSA É A TÁTICA USADA PARA MANTER O POVO OPRIMIDO, ENQUANTO ELE E SEUS FAMILIARES BASTA APENAS UMA SIMPLES GRIPE ´PARA IREM PARA O HOPISTAL SIRIO LIBANES, QUERIA ENTENDER COMO O POVO ALAGOANO REELEGEU ESSE RENAN E SEU PAI , SERÁ QUE SOMOS MASOQUISTAS?

  • Servidor SESAU

    Prezado Ricardo,

    a saúde deu uma leve “ajeitada” no governo Téo Vilela, deixando a maioria dos fornecedores em dia, encaminhamento as OS e reestruturação dos minis, mas nunca vi tanto caos quando o RN Filho entrou com o seu foco em “economia”. A Sra. Rozângela, o “Dôtor” Marcelo Santana, “Dôtor” Helion e cia faziam os servidores efetivos – e os que já tinham tempos de casa – de “gato e sapato”. Nunca vi tão arrogantes, atrapalhados e com objetivos altamente duvidosos! Economia de bebedouros de água!?!? Como pode isso!? Como ela fala em economia se derrubou normativa do Conselho Estadual de Saúde e estavam recebendo gratificação? Ouseja, começaram a ganhar mais que o governador do Estado!
    Me desculpem, mas sei que há servidores sérios na Uncisal, contudo sei porque lá há certo tempo anda tão capenga! A equipe – que já começou sendo eleita de forma duvidosa – fez um concurso que, estranhamente, a maioria dos prestadores que já trabalhavam por lá “passaram”, enfim…muito infeliz alguém que já foi prof da UFAL, UNE…

  • Marcos Ferreira o Defensor do Bem

    Infelizmente a maioria das secretárias e superintendências dos dois gestores, tanto do estado como da prefeitura são usadas como barganha para conseguir ganhar uma eleição. Cargo comissionado é apenas uma maneira de conseguir votos, sendo assim, os funcionários públicos que têm o verdadeiro conhecimento das pastas, ficam de fora, e isso prejudica a população. Sabemos também que o servidor público é um fiscalizador, por esses motivos a população sofre com tantos descasos. Só para vocês terem uma idéia, o comissionado fazendo o mesmo trabalho que o servidor público, eles recebem muito mais, outro detalhe, têm comissionados que fazem seu trabalho correto, mas a grande maioria por estarem apadrinhados não cumprem com suas obrigações. Imagine você recebendo menos e trabalhando mais do que um comissionado que foi colocado lá por pura politicagem, assim fica difícil de engolir essa situação. Enquanto o povo não deixar de vender o voto vão continuar sofrendo nas mãos de alguns políticos que só sabem enriquecer com o nosso dinheiro, as eleições para prefeito e vereadores está chegando, espero que dessa vez a população acorde para jesus, fiquem sabendo, que quando você vende o seu voto, você é cúmplice da corrupção.

  • Consigliere Alagoano

    .

    Durante o governo um EQUÍVOCO como este pode gerar consequências danosas.

    Muitos erros políticos, de grandes e graves consequências, poderiam ser evitados com um pouco mais de paciência, atenção e serenidade. Dentre esses, estão os erros desnecessários. É óbvio que todo o erro deve ser evitado, e que não há erro necessário. Entretanto, erros se cometem, é humano e inevitável, mais ainda em um governo.

    ESSE É UM DELES, NESTE “NOVO” GOVERNO…
    Falta FOCO de verdade, só se APAGA incêndios !

    EM TEMPO:
    LÚciano Barbosa… Os numeros da educação para 2018 estão chegando…
    saia enquanto é tempo… ARAPIRACA te ESPERA, sucesso .

    .

  • jezualdo

    Servidores da SESAU com salario abaixo do minimo e tendo de ter um complemento constitucional para chegar ao minimo.
    Chega ser vergonhoso um servidor passar 30 a 40 anos de serviços prestados e ter que se aposentar com um valor abaixo do minimo.
    Quanto a saúde não falta dinheiro, já que todos os anos são devolvidos ao ministério os valores que não são gastos durante o anos vigente.
    Na verdade o nosso maravilhoso governador quer entregar como já faz os hospitais para a iniciativa privada (OS), dá mais lucros.

  • SERVIDOR LIGADO

    Estão faltando 50 itens de medicamentos nos hospitais gerenciados pela UNCISAL ??
    A SESAU é a entidade responsável pelo repasse dar verba Federal para ser utilizada pela UNCISAL (onde temos excelentes hospitais e profissionais responsáveis pelo ensino de novos profissionais da saúde).
    Ocorre que existe um ENORME $$$$ interesse da SESAU em “gerenciar” esses hospitais. E, para isso, está protelando por diversas vezes o repasse para jogar a culpa do mal gerenciamento da UNCISAL desses hospitais e assim, conseguir “tomar de conta” desses estabelecimentos ($$$$$$$) da melhor forma possível.
    Ministério Público…… abram os olhos !!!!!!!!!
    Finalizando, se faz necessário CONCURSO PÚBLICO na Saúde do estado, principalmente na SESAU, para erradicar as mazelas chamadas CONTRATADOS (CABIDES DE EMPREGO) !!!!!!!!

    • José Maria

      Incrível que como servidor da Sesau o que mais vejo são os ditos concursados totalmente relaxados em relação ao seu serviço, enquanto as “mazelas” dito contratados são os que realmente fazem valer, se engana em pensar que os contratados são cabides de emprego, muitos concursados por sua estabilidade mal vem trabalhar, saem cedo e não cumprem seu serviço como se deveria.

      • José Maranhão

        Exato!

      • Maria Jose

        O sonho de todo comissionado e passar em um concurso publico e talvez por nao conseguir e ter salario mais vantajoso que os demais concursados se acham mais eficientes. E vivem as custas da omissao.Quanto ao quesito mal vai trabalhar os comissionados sao bem piores….

      • jezualdo

        O amigo deveria observar melhor a palavra servidor relaxado, já que hoje na SESAU o que mais tem são servidores ( precarizado, comissionado e extras) acho que na sua visão são esses que são os faltosos e por ai vai.
        Procure ver o servidor nas unidades( SAMU, HGE, MINIS, AGRESTE e na SECRETARIA) eles trabalham e muito e MAL REMUNERADOS, não são os servidores que você fala.
        SERVIDOR PÚBLICO TEM QUE SER RESPEITADO e não que ser recriminado por todo mundo.

  • INDIGNADO

    Pura verdade Jesualdo, quer entregar tudo as OS, ao invés de fazer concurso, ele tá esquecendo que daqui a 4 anos tem eleição para o senado.

  • williams Roger

    https://www.blogdobernardino.com.br/2019/02/19/pobre-sem-leite-e-presidiario-tem-comida-boa/
    ?Qual vai ser a desculpa agora para não deferir a verba de alimentação oara os servidores do samu.

  • williams Roger

    Oxi! O ex-secretária Cristian e o jornalista edivaldo Júnior num disse que tava tudo as mil maravilhas e que “cumpriu” a “missão”!
    Só se foi a do quanto pior melhor!

    http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/2019/02/13/christian-teixeira-explica-porque-deixou-a-secretaria-de-saude/

    https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/02/medicos-farao-ato-de-protesto-contra-sucateamento-da-saude-publica-de-al_70314.php

    Cadê o jornalista edivaldo Júnior que não ver isso. Que só posta falácias. Como a do secretário de saúde do estado que foi exonerado.

    Foi essa a missão que ele “cumpriu”!

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/02/15/perdeu-11-posicoes-rf-prioriza-recuperacao-de-al-no-ranking-da-transparencia/

    Bora. Vamos dar transparência.
    Ano passado, no orçamento de 2018, a deputada jo Pereira lutou por uma emenda de 100 milhões para a saúde oncológica, principalmente para os que têm câncer de mama. O governo relutou e não investiu o dinheiro. E o dinheiro foi remanejado.
    Tinha a previsão, em orçamento (2019), de 100 milhões para os pacientes com câncer. Principalmente os com câncer de mama. O governador VETOU.

    SERÁ QUE O GOVERNADOR TEM A CONSCIÊNCIA QUE ESSA “BRIGUINHA” POLÍTICA TA PREJUDICANDO AS PESSOAS COM CÂNCER DE MAMA E OUTRAS ENFERMIDADES???!!!

    O SENHOR É GOVERNADOR DE TODOS, QUE VOTARAM OU NÃO NO SENHOR.
    PESSOAS E SEUS PARENTES ATÉ QUE VOTARAM NO SENHOR E NO SEU PAI.

    GOVERNADOR. FACIÇUNÃO.

    TO DANDO TRANSPARÊNCIA. SE CHECAREM VÃO VER QUE TO FALANDO A VERDADE!

    MAS A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, A NOVA, COM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA, VAI DERRUBAR ESSE VETO NEFASTO CONTRA A SOCIEDADE.

    POIS, QUEM TEM UM PARENTE NA FAMÍLIA COM CÂNCER, SABE DO SOFRIMENTO. AVALIE OS PACIENTES. SEM ASSISTÊNCIA. QUE SÓ SERVEM PARA PAGAR IMPOSTOS PRA ALGUNS LUXAREM E PREJUDICAREM OS CIDADÃOS.

    https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/02/medicos-e-profissionais-da-saude-protestam-por-salarios-atrasados_70405.php

    • Zé indignado

      Realmente ele cumpriu a missão de afundar mais ainda o sistema de saúde do estado. A uncisal é bode expiatório do projeto para as OS.

  • Maricota

    O Secretário de Segurança não é afetado, não vive em redes sociais, faz o trabalho dele. Além disso o CONSEG é um conselho sério com pessoas comprometidae . Na Saúde o Secreta´rio….. não dá nem para descrever… E o Conselho, basta olhar as Atas deles no site, além de ser composto por sindicalistas, só se preocupa com viagens e dia´rias. O Presidente só vive falando em controle social e a única coisa que fez na audiência pública do SUS foi elogiar o governo e o Secretário.

  • TELMA PEREIRA

    GOVERNADOR NOMEI LOGO DR. DELANO PARA SECRETÁRIO DE SAÚDE, ELE É O CARA, ACREDITE!