O mais profissional de todos os políticos brasileiros em atividade virou, de repente, um “ativista digital” com comportamento de homem-bomba.

É claro que estou me referindo ao senador Renan Calheiros, que não se cansa de distribuir bordoadas em todos os que lhe parecem – ou aparecem – como incômodos, nas redes sociais.

Há de se entender, pelo longo histórico, que Calheiros não age ao acaso e que escolhe os seus alvos de acordo com as suas necessidades do momento.

Assim, tem encontrado espaço na mídia nacional e local, exatamente quando parecia viver a decadência do poder e da glória.

São várias as explicações possíveis, e o blog passa a listar algumas suspeitas:

– Calheiros quer demonstrar que pode ser a voz da instituição (o Senado), no momento em que o Legislativo passa por um desgaste profundo, como “nunca na história desse país”.

– Calheiros sabe de algo que estaria para acontecer e está se antecipando aos fatos, se blindando de ataques futuros.

– Calheiros aposta que, no mínimo, será um ator de destaque na construção de uma frente que reúna partidos e políticos de várias tendências, aparecendo, até, como ponto de confluência.

– Calheiros, ao estilo, quer provar que o leão não é manso e que os dentes da fera continuam afiados.

Pode ser qualquer uma das sugestões acima – ou outra, ainda.

Fato concreto é que não é o que parece ser: um desabafo de quem se sente ofendido. Essa fase da vida – política – ele já ultrapassou (e faz muito tempo).

Saiba qual foi o acordo entre Lessa e Albuquerque para a eleição no TC
Orçamento 2019: duodécimos dos poderes vão custar mais de R$ 1 bi
  • Sampaio

    Ricardo! Esse ” Calheiros sabe de algo que estaria para acontecer” é de arrepiar até quem não tem cabelos.

  • JEu

    Concordo com o Sampaio…rsrsrs… e ainda tem a declaração dele de que “deveriam soltar o Lula imediatamente e totalmente inteiro”… aqui me parece que há um objeto material impossível de ser alcançado: o totalmente inteiro…rsrsrs… e a segunda intenção (ou será a primeira?!!) o da libertação, não será uma “visão” do futuro?!!! e assim, se precavendo, como dito acima no texto, ele enxerga o Lula como ele amanhã?!!! agora, essa “força” toda nas redes sociais deve ser por causa dos cabelos à Sansão…

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Enfim, se nos antolha inane, inerme e inóxio o alegado apelo e debalde, debacle e vã senão pífia e tíbia tentativa de transformar um político preso num preso político, embora assim aduza um parceiro, comparsa e cúmplice porque tão ou mais processado quanto o réu/condenado/presidiário, que se arvora em ser a “alma mais ONESTA do planeta”!
    É, pois, por essa e tantas outras mais que 75% do povo pugna pelo “forarenan #renannão” #renannuncamais ou #renanjamais!
    Abr
    *JG
    – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2018/12/um-politico-preso-nao-e-o-mesmo-que-um.html
    P.S.: poderias nos dizer quantas vezes discorrestes sobre o “virtuoso felino de juba postiça e vetusto oráculo”?

  • Lion

    Certamente ele sabe o que está por vir. Novo governo, com alguns especialistas em “crimes do colarinho branco”. Acho que talvez o medo dele é que o STF acabe colocando alguns de seus processos para andar. E aí a coisa pega. No fundo trata-se de MEDO mesmo, por isso esse estardalhaço todo… Vamos deixar 2019 chegar com suas novas surpresas…E quem for podre que se quebre….

  • Zé MCZ

    Pode parecer paradoxal, mas Hitler e Stalin foram antídotos mutuamente. Cada um cumpriu o que estava dito nas profecias (não lembro de ter visto algo de bom nelas…). Resultado: desastre quase global. E se não foi!…
    Como também pode ser paradoxo o rei do gado ser antídoto do capitão aloprado. Não tem como como. Os dois são da mesma linhagem. Astutos, cínicos, dissimulados e foram reeleitos democraticamente pelo povo alagoano, brasileiro.
    A sugestão é que o intrépido senador recue e volte e reinar no seu curral (manter se no ostracismo senatorial), que há muito deixou de ser a pequena Murici. Ele até pode ter algumas cartas na manga (entenda se, artimanhas, etc), mas que pode não passar de blefe. As cartas estão na mesa.
    Eu jamais daria um palpite em jogo sujo.

  • Eu

    O que ele sabe bem e praticar coisas escabrosas, vide Odebrecht. Vergonha nacional ter uma criatura dessa como sENADOR.

  • Adilio Faustini

    Acho que está percebendo que o Brasil está mudando para melhor e não tem mais espaço para politicos como ele, Temer, Eunicio Oliveira, Lobão, Requião etc…Seria o desespero batendo à porta?

  • Antonio Carlos Barbosa

    Artigo com muita propriedade da reação atual do nosso Senador e pecuarista Renan. Fico com a opção dois: ”Calheiros sabe (antecipadamente) de algo que estaria para acontecer”.
    É profissional. Tentará barrar a Lava Jato e destruir o futuro Ministro Sérgio Moro.
    Renan é chumbo grosso.
    Vamos aguardar.

  • ROBERTO PAIVA

    RICARDO
    TEMOS UM CAPITAO E UM GENERAL NO COMANDO DO PODER EXECUTIVO,ELEITOS PELO VOTO DIRETO
    GOVERNO MUITO FORTE.
    NO PODER JUDICIARIO UM PRESIDENTE DO STF MUITO FRAGIL E POUCO COMPETENTE. VIDE SEU CURRICULUM.
    E NO PODER LEGISLATIVO UMA RENOVACAO COM MUITOS POLITICOS INEXPERIENTES TIPO SENADORA DO DISTRITO FEDERAL LEILA DO VOLEI.
    NESTE CENÁRIO PRECISAMOS MUITO DE JARBAS VASCONCELOS E DE RENAN CALHEIROS.
    PARA EQUILIBRAR AS FORCAS DO PODER LEGISLATIVO.
    SE ISTO NAO ACONTECER O EXECUTIVO PASSA A REGUA EM TUDO.
    VAI UM PODER UNO

  • Luiz

    Caro Ricardo.
    Permita-me retranscrever suas palavras: “– Calheiros sabe de algo que estaria para acontecer e está se antecipando aos fatos, se blindando de ataques futuros” sic.
    Percebe-se claramente que o futuro do “mais profissional político ” não é muito promissor, em razão que o novo governo irá adotar uma postura diametralmente oposta aos governos anteriores, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma, Temer, onde em todos esses governos o dito “mais profissional” se manteve na linha de oportunismo, ou seja, se manteve nas tetas desses governos.
    Ora, os horizontes para o dito são sombrios, tanto no campo político como no campo do judiciário, com relação ao campo político, percebo que há uma resistência sedimentada por Bolsonaro em não aceitar uma composição com o “mais profissional” por essas razões há uma enorme tensão e desespero por vislumbrar o que o horizonte do futuro lhe espera.

  • Apareceu a margarida, MOROu? – Olê, olê, olá! – ÁS na manga ou cavalo de Troia?

    Nessa EU aposto uns 10 conto, Ricardo … ‘ponto de CONFLUÊNCIA.’ ´[Vc acima de TUDO]
    > CALHEIROS aposta que, no mínimo, será um ator de destaque na construção de uma frente
    – que reúna partidos e políticos de várias tendências, [Harmonia acima de TODx$]
    Apois na BASE do bateu-levou a trupe do Bozo do circo RUIM de lona FURADA tá máu$:
    1. Desacatando a Justiça de Osasco-SP, a Dra Adriana da [22dez18] … rsRs
    https://congressoemfoco.uol.com.br/justica/apos-debochar-de-sentenca-e-insinuar-que-juiza-e-petista-alexandre-frota-sera-investigado
    2. E colega ELEITO Depu FEDE (T Gadelha), uma Frota com motorista à QUEIROZ empacará! [27ez18] … Kkkkk
    https://vejasp.abril.com.br/blog/pop/alexandre-frota-tulio-gadelha-resposta

  • Pedro Antônio

    Não senhor! É desespero mesmo. De quem sabe que ja perdeu e pode ser preso. Se começar a investigar ele e o filho irá se encontrar muitas coisas erradas.
    Tens dúvidas disso? E quem for podre, que se quebre!

    Quanto a questão do “homem bomba”, ele é sim. Sabe muito podre dos outros. Tem muitos “agentes públicos” do “lado” dele.

  • ROBERTO PAIVA

    RENAN CALHEIROS é RENAN CALHEIROS
    Trinta e dois anos consecutivos com SENADOR DA REPUBLICA.
    Isto é suficiente. Não precisa comentar mais nada.
    ELE realmente é muito bem articulado e sabe como ninguém
    o que é o PODER CENTRAL.

  • Hélio

    O inconformado senador foi visitar o político preso por inteiro no apartamento na PF em Curitiba – que já falou que achou ‘modesto’ o conforto – pra ter ideia do que espera por ele lá na frente – por inteiro também, sem ser necessário o tal ‘homem-bomba’ se explodir.

  • jgiorgio

    O MAIOR REPRESENTANTE DA HISTÓRIA POLÍTICA DE ALAGOAS! UM FIDEDIGNO POLITICO DAS ALAGOAS! REPRESENTA FIELMENTE A CLASSE ALAGOANA DE POLITICOS! O QUE SERIA DOS PREFEITOS ALAGOANOS SEM ELE? TRAZENDO RECURSOS PÚBLICOS INCANSAVELMENTE PROS ALAGOANOS! AVANTE RENAM! AVE RENAM! AOS INVEJOSOS DE PLANTÃO: ” Para serem grandes copiem RENAM!”

    • Mario Cintra

      Será que é por isso que Alagoas está em último colocado em IDH no Brasil? VC acha isso bom?

  • Luiz Henrique

    O problema, é que quando o leão está velho, os dentes caem, e nessa hora, ele passa a ser presa, quando antes era predador. Pode ter certeza, esse leão aí, já tem jaula certa em 2019.

  • Josafá

    O título da matéria num era prá ser por quê o Senador RENAM é tão odiado pelas redes sociais?

  • Adalgisa

    O dia da posse está chegando e o desespero só aumentando.

  • Pedra Noventa

    Réu Nan, está entrando em desespero ante os documentos e as informações recebidas pelo competente Ministro da Justiça Dr. Sérgio Moro, sobre a quadrilha “GLUTÃO” dos notáveis políticos do MDB, operação lava jato em ação.

  • Cristiano Magalhães Araujo

    O semi-deuse intocável Renan Calheiros finalmente será condenado? 2019 é um ano de esperança…