Não há o que contestar, ainda que uma parcela significativa do eleitorado tenha votado na oposição: a vitória de Jair Bolsonaro é legítima, e não creio que se deva às fake news.

O candidato do PSL conseguiu atrair a imensa legião de insatisfeitos e que não necessariamente defendem suas ideias mais extremadas.

Como sempre acontece – basta ver a média das eleições presidenciais anteriores -, foi o chamado centro quem definiu a votação expressiva de Jair Bolsonaro.

Agora, foi ele quem conquistou essa parcela do eleitorado que é sempre flexível e mutante.

São vários os desafios do futuro presidente.

Eu destacaria: ele precisa e vai ter de mostrar que tem um programa para o Brasil que vai além da questão da Segurança Pública ou de outras generalidades apresentadas por ele durante a campanha.

Vai ter de provar, rapidamente, que pretende, de fato, reconciliar os brasileiros, envolvidos na campanha por uma irracionalidade que deixou feridas até mesmo nas famílias mais unidas.

Precisa, com urgência, conter alguns dos seus seguidores mais afoitos, que se manifestam nas redes sociais com pontos de vista ditatoriais e de absoluta intolerância.

O país necessita de pacificação, o que só se consegue com o respeito às divergências políticas, sim, mas principalmente com o novo governo atuando em socorro aos setores mais fragilizados da população.

Eis, por exemplo, uma preocupação justa com o futuro governo: Bolsonaro perdeu no Nordeste – e só no Nordeste -, mas é a região (junto com Norte) que mais precisa do novo governo.

E tomara que essa ajuda venha como um aceno à conciliação.

Os desafios futuros da oposição no país
Bolsonaro ganha de novo em Maceió, mas perde em Alagoas
  • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

    Sentiremos SAUDADES do Temer aqui em St’Ana, caro Ricardo MOTA … pel’AMOR!
    ecumenicamente falando em nome do SUPREMO de qualquer forma:
    > Toda vez que a FÉ foi utilizada para promover a PAZ, tivemos PROGRESSO e convivência pacífica entre os seres humanos.
    – Mas quando utilizaram dela para promover o ÓDIO, tivemos os PIORES períodos da nossa história. [10ou1t18]
    ASSINAM: Frente Evangélica pelo Estado de Direito; Judeus Contra Bolsonaro; representantes da mesquita Sumayyah Bint Khayyat (SP).
    https://aovivo.folha.uol.com.br/2018/10/10/5553-aovivo.shtml#post383120
    Daqui no SERTÃO pelo menos uma vereadora do PSL eleita pelo PSL em 2016 (17.888, St’Ana) explicar-se aos SUPERIORES;
    – em 2018 c’o carro cheio de presentes e com adesivos de Fernando Haddad … êita PÊGA. – Pega no FLAGRA! [28out18]
    https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/ministerio-publico-confirma-prisao-em-flagrante-de-vereadora-no-sertao-de-al
    Apois o VICE do cabrão MEDÍOCRE e frouxo, puZZentado aos 43 idade de coronel é risível ao redor de gentes PIORES … rsRs
    > Assaltaram a gramática, a LÓGICA: meteram poesia na bagunça do dia-a-dia … Kkkkk
    – Sequestraram a FONÉTICA, violentaram a métrica: meteram poesia onde devia e NUM devia
    [COM Paralamas DE Lulu Santos (dsd 1953) & Waly Salomão (1943-2003), RiR 1984]
    https://www.vagalume.com.br/paralamas-do-sucesso/assaltaram-a-gramatica.html
    Catando POESIA e ousadia nas asas de . – Conseguirei?

  • Fernando

    Ele não teve maioria no Nordeste, mas teve muitos votos do Nordestino, inclusive dos 11 milhões de votos que ele teve a mais sobre Haddad, quase 9 milhões vieram do Nordeste. Foram exatos 8.820.780 votos, portanto não digam que o Nordeste votou no PT, porque não é verdade. Se o Nordeste tivesse votado no PT o Haddad teria tido 47.022.217 + 8.820.780 (votos nordestinos dados a Bolsonaro) = 55.842.997 votos e o Jair Bolsonaro teria tido 57.787.869 – 8.820.780 (votos nordestinos dados a Bolsonaro) = 48.967.089 votos, sem os votos do Nordeste. Portanto é fake News quem disser que o Nordeste votou só no PT, sem os votos Nordestinos o presidente eleito seris Haddad.

  • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

    Êita, Ricardo … SACANAGEM: o 69º colcado na Acad Militar Ag Negras AMAN 1997 leu antes, sacÔ vÉi?
    em 2 volumes de ~400 páginas rascunhadas na 2ª Doidícia Mundial 1939-1945. [Ed Routledge, London – UK]
    Titulo GRÁTIS a retardatários: A sociedade aberta e seus inimigos (1945). – Somos RETARDADOS? … rsRs
    http://portalconservador.com/livros/Karl-Popper-A-Sociedade-Aberta-e-Seus-Inimigos01.pdf
    http://portalconservador.com/livros/Karl-Popper-A-Sociedade-Aberta-e-Seus-Inimigos02.pdf
    Li os 2 (dois) volumes enquanto vivia JUVENTUDES com ela, a AMADA sonhadora com liberdades DEMOCRÁTICAS no @-mundo ao redor d’UFAL 1970’s.

  • WAL

    RICARDO MOTA; O que o Brasil, precisa urgente é de MUDANÇA, MUDANÇA, entende ??????????????
    Com HADDAD, a corrupção, ia dar continuidade… com certeza, já com BOLSONARO, temos que arriscar…
    Com HADDAD, a criminalidade ia do que está para pior, com BOLSONARO, temos que arriscar…
    Com HADDAD, os camaradas do nossos estado digo: TODOS OS POLÍTICOS, FICHAS SUJAS QUE FORAM REELEITOS, iriam dar coninuidade as suas falcatruas. Agoram talvez eles fiquem mais encurralados, para roubar ou eles vão fazer como no Rio de Janeiro, vão roubar até falirem o estado das alagoas, só ALAGOAS.
    SE SABE, ( RICARDO), É QUE DO JEITO QUE ESTÁ NÃO PODE MAIS…
    .
    DEUS SEJA LOUVADO…

  • JEu

    Creio que seria muito bom assistir alguma reprise do discurso da vitória do Bolsonaro, pois nele constam as linhas mestras do programa de seu governo, contemplando não só a segurança pública mas, principalmente, os caminhos para uma economia inclusiva e não simplesmente assistencialista e a defesa da soberania nacional, algo um tanto esquecida pelos últimos governos, porém sem se afastar da necessidade do desenvolvimento do comércio e de acordos justos com países que queiram manter relações econômicas e/ou comerciais com o Brasil… também falou em convivência pacífica e ordeira no país, com todo o respeito ao ser humano que se enquadre na conduta pacífica, trabalhadora, honesta e ordeira… então, vamos esperar pelo início do seu governo em vez de começar a sofrer por antecipação por esta ou aquela visão de algo que ainda está no campo imprevisível das suposições… afinal, os dois turnos de votação decorreram em clima de total normalidade… se se alguma coisa aconteceu, não foi nada diferente das eleições em anos anteriores… portanto, creio ser interessante mantermos a calma e a tranquilidade para que pessoas desequilibradas (e elas existem em todos os lugares do Brasil e do mundo, muito embora represente uma quantidade ínfima) ainda podem causar danos aqui ou acolá, porém com resultados que podem ser desconsiderados no todo…. então, vamos apaziguar nossos corações e nossos pensamentos e aguardemos, com confiança em Deus, que tudo correrá para o melhor…

  • Nado

    AS PESQUISAS IBOPE NÃO ENGANAM MAIS NINGUÉM!

  • Lima JR 2

    “NA crise é que surgi a oportunidade” … Essa frase defini bem as eleições para presidente no Brasil.

    A incompetência, má gestão e corrupção do PT (seus aliados MDB, PP, etc), criou a figura do Bolsonaro, de capitão reformado a presidente do Brasil, surgindo na opinião do povo como o novo, mas já acumula mais 6 de mandatos pelo RJ.
    Se o PT, fosse TUDO que eles consideram que são, tivesse realizado TUDO que eles pensam que realizaram, venceria qualquer candidato. O PT do dinheiro, da estrutura que divide a fatia do bolo com muitos, pelas alianças em troca de ministérios e pela omissão do provo Brasileiro.

  • GOMES

    Vamos deixar o homem traballahar . É dissso que o país precisa e não parasitas que atrapalham o crecimento do nosso país.

  • Adilio Faustini

    Acredito que Bolsonaro escolherá uma equipe competente e trabalhadora.Vc conhece o bom gestor pelos auxiliares.As Gestões petistas foram péssimas por terem auxiliares ruins nos postos chaves das instituições.

  • Interiorano

    Pessoal, o momento é de UNIÃO! Vamos torcer para que o novo Presidente do Brasil consiga fazer as melhorias que o País e a população brasileira mais precisa! Não adianta agora, antes dele assumir, já ir fazendo carreata, passeata e protesto tumultuando o ambiente social! Queiram aceitar ou não, a partir de janeiro de 2019 ele é o Presidente de todos os brasileiros! Se ele não fizer um bom governo, vota se em outro daqui a 4 anos! Assim é a democracia!