A esta altura da disputa campanha, mesmo que uma parcela do eleitorado deixe para decidir o voto nos últimos dias, tradicionalmente, a ampla maioria já definiu quem quer ver como futuro presidente do Brasil.

É claro que qualquer pessoa que ainda consiga manter alguma racionalidade há de enxergar que a eleição atual é diferente de qualquer outra que tenhamos vivido em tempos de democracia.

É uma disputa marcada pelo medo e pela fúria, em patamares nunca registrados na literatura histórica – talvez porque não houvesse as redes sociais, que despertam sentimentos adormecidos nos “demasiados humanos”.

Mas não há de se dizer que faltou liberdade para os candidatos exporem as suas ideias e propostas para o país.

É verdade que Fernando Haddad teve mais dificuldades em fazê-lo por ter passado boa parte do primeiro turno, principalmente, se defendendo das acusações feitas ao PT e ao ex-presidente Lula.

Por outro lado, não se pode afirmar que Jair Bolsonaro não tenha mantido a coerência do seu discurso – o mesmo, praticamente, de quase trinta anos de vida pública, quando ele deixou Exército para se tornar deputado pelo Rio de Janeiro.

Seus ideias e valores são fartamente conhecidos dos seus eleitores, que votam nele exatamente por pensarem de forma igual.

É jogo jogado, independentemente do ponto de vista de cada um, seja seu eleitor ou oposicionista.

Um presidente da República há de representar o pensamento majoritário de um povo – seja ele qual for este ideário – em um dado momento histórico.

Por esses tempos, fica claro que ninguém está enganando ninguém: quem escolhe um candidato o faz porque se sente representado, contemplado, identificado com ele e com seus valores.

Quanto a isso não cabe discurso, nem mesmo para si próprio.

Precisamos nos preparar para o dia seguinte
Seja quem for eleito, teremos um Brasil dividido e que precisa se reencontrar
  • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

    TUDO pela Educação, caro Ricardo MOTA … milagre ver motorista educado no TRÂNSITO da Maçayó ca´ótica e mesquinha … rsRs
    mesmo c’a duplicação da ponte da Av da PAZ em mão DUPLA rumo Mao DEÓ de SãMigué, sem o migué na duplicação pQp’Aris puêra … kkkkk
    Aprendamos com Dr ARRAIA e ouçamos do Dr ANDRADE: Os fatos Q s’erguem à nossa frente são incontornáveis.
    > NUM há alternativa além de decifrá-los e revelá-los, por maiores que sejam as DORES …
    – E por mais resguardadas Q sejam as culpas: tbém c’DORES profundas e CULPAS expostas se constrói uma Nação.
    As lutas continuam domingo 28out18. – Ainda NEM começaram, amigo …
    De Comarca SERVIL 1817 já nos orgulhamos das formaturas em trajes da GALA férteis culturas:
    – a nossa Alagoas 2005-2012 viu as 1ªs UNIVERSIDADES Federais no Sertão!
    No mandato do intrépido Ministro da EDUCAÇÃO (2005-2012), Dr Fernando Haddad. – Dr ANDRADE.
    E asssim a JUSTIÇA por ela mesma se CORRIGE e desfaz falhas ENVIEZADAS contra nossos MELHORES em tempos RECENTES:
    > Graciliano R (1892-1953) e Marcos F (1931-1987), Ulysses G (1916-1992) e G Vargas (1882-1954):
    – Muniz F (1915-1996) e Mendonça Nt (1945-2010). [02out18]
    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/redesocial/2018/10/os-filhos-doutores-da-faxineira-carminha-mae-e-avo-no-brasil-de-mourao.shtml
    Entre outras MULHERES, pobres mães e avós apesar de VICE general racista de capitão despreparado: buXo FURADO morrendo pela BOCA à piaba do Ri-Panema fora d´’águas fétidas.

  • Rodrigo ” O matemático”

    Decidir o voto nas vésperas da eleição mostra o despreparo do eleitor, no que conserne a decodificar as informações dadas pelos postulante e a sua incompreensão do que se tem como fatos. Esses argumento de decidir por pacionalidade é bom para pavimentar a farsa eleitoral que temos com essas urnas inconfiaveis. Essa farsa e farra que se tem na mídia alimentada por governos tem que se acabar, nenhum dinheiro deve ser pago como propaganda oficial, pois o bônus do governo deve ser a população assistida, com um modos operante fiscalizador e não como provedor das necessidades.

  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    > Eu represento um projeto que tem muito mais acertos do que erros. [Dr Andrade 26out18]
    – Admito os erros do partido e estou disposto a corrigir. NUM vale a pena o salto no escuro.
    > Desde o Fundeb (2007), a educação no NORDESTE melhorou, mas o ensino médio NUM reage na velocidade esperada.
    – Cada do IFPB [e do IFAL, em Palmeira e St’Ana) podem cooperar c’escolas de ensino médio do SERTÃO e da capital.
    > Para CRIANÇAS e adolescentes [DE 1 a 15 anos de IDADE], Ensino fundamental à distância é um erro. [26out18]
    – É a PIOR proposta que já ouvi falar! – SEM merenda NEM escola, prega capitão MEDÍOCRE puZZentado aos 43. – Árgh!
    https://portalcorreio.com.br/na-paraiba-haddad-reconhece-erros-do-pt-e-diz-que-pretende-corrigir

    • Adilio Faustini

      De 2003 a 2016 triplicaram as verbas do MEC , FHC 40 bilhões e Lula/Dilma/PT 120 bilhões, em 2012 o resultado do pisa foi pior que o redultado do Pisa 2000.Para Onde foi a dinheirama, para a sala de aula e para o cérebro do aluno não foi.

  • Há Lagoas

    Fui – e sou – vítima do voto útil!
    Nunca foi minha intenção votar em Jair Bolsonaro. Sou um eleitor frustado do desidratado PSDB, que insistiu em colocar o “Chuchu” como candidato ao palácio do Planalto.
    Se hoje, voto em Bolsonaro, é porque os tais moderados não conseguiram sepultar o lulopetismo, daí minha obrigação em votar no candidato – que aos meus olhos – é menos danoso ao nosso Brasil.

    • BETE irmã de NESTOR tios, ela mãe d’Diogo: ZAP finado em 6 msgs

      Êita Há Lagoas … me permita um CHISTE: se gritar pega LADRONA … rsRs
      o caba que se APEQUENA a mito, com todo RESPEITO: dá vontade de VOMITAR … ´árhg!
      A sorte vem da Ilha de Shakespeare (1564-1616), passando recentemente pela INGLATERRA.
      Onde há 200 anos GK Chesterton (1874-1936) repetia: Há GRANDES homens q fazem c q TODOS se sintam pequenos. O VERDADEIRO grande homem é aquele q faz c q todos se sintam GRANDES.
      https://www.pensador.com/frase/NDY2OQ
      Somos GRANDES, caro Há Lagoas … parodiemos SEM ódio NEM medo de ser FELIZ o grande Bezerra (1927-2005).]
      Um SILVA do Pernambuco donde viemos (1817) Comarca SERVIL, pelas CASERNAS: se gritar pega LADRONA, num fica uma BIXONA! E vamos à PARODIA: ao xiste da ELEIÇÃO!
      > Vc me chamou p’esse pagode: aqui não tem pobre, pisa de mansinho pQ sou da cor
      – EU sou escurinho fi da MAMA África das tetas fartas ofertadas à NATA: doutor e senhor magnata
      > C’a bebedeira e a discussão, tirei a minha conclusão: tudo falso, se gritar pega LADRONA … rsRs
      – Na m’a baixada ando tranqüilo, NUM é com’esse ambiente pesado, Q Vc me trouxe pá cê roubado … Kkkk
      https://www.vagalume.com.br/bezerra-da-silva/reuniao-de-bacana-se-gritar-pega-ladrao.html

  • Rodrigo Constante

    Com todo respeito, Ricardo, essa é uma das poucas vezes que discordo do seu ponto de vista. Não tenho os mesmo valores do candidato que escolhi votar, sobretudo no segundo turno. Voto por exclusão, no que representa o mal menor, se é que assim pode ser dito. Mas voto, porque o mal maior seria me eximir desta responsabilidade cívica, ou me neutralizar, ficar morno…

  • Fernando

    Um fato curioso, eu observei. A quantidade de adesivos nos carros, mesmo com os políticos locais não chegam a 10 por cento dos carros sem nenhum adesivo. Pode ser impressão, mas acho que as pessoas estão com vergonha de se assumirem ou com medo de ser agredido. Porque embora, os militantes petistas não agrediram ninguém, mesmo quando prenderam seu maior líder. Não ha um só registro de agressão por esse motivo. No entanto os fakes news espalharam que eles comem criancinhas, (já vi essa história ha 60 anos), portanto o medo é real dos dois lados, embora só um lado está realmente “comendo criancinhas”, quero dizer, assustando, agredindo e até surrando até a morte. Tenho esperança, que o presidente ao assumir o maior cargo da nação, desça do palanque e “apascente suas ovelhinhas”.

  • Jezualdo

    Vejo quando se escreve sobre o PT que é a máquina de roubar destruir e esquecem que o PT não podia roubar só, vejo também que no meu estado nos 14 anos de mandato do PT foi de destruição mas lembro a quantidade de casas através da minha casa minha vida, inúmeras vagas na ufal e ifal (veja no site copeve) e a quantidade de obras para dá trabalhos aos alagoanos, vi também pessoas comprando carros novos, eletrodomésticos, viagem de avião, etc.
    Vi um presidente ser condenado por um apartamento que vale menos que muitos na ponta verde que são nas maiorias das vezes comprados com dinheiro de corrupção e vi também a uma condenação de flash, para que o Lula não participar do processo eleitoral.
    Uma pena ver em um político que quando abri a boca só fala bobagem e depois pede desculpas e ainda tem a capacidade de dizer que é honesto, afinal ele mesmo disse eu sonegou tudo, emprego gente que não trabalha e depois diz que não sabia e sem contar que pense no cara que só tem preconceito e nada mais.

  • JEu

    Será meu representante, o Jair Bolsonaro (se confirmar sua vitória…) se cumprir com sua palavra de lutar contra a corrupção(doa em quem doer…), e a criminalidade; se implantar uma educação apartidária e sem viés ideológico (principalmente sem a tal de ideologia de gênero…); se reduzir a máquina pública cujo tamanho é hiperbólico com uma quantidade insustentável de cargos comissionados; se consolidar e mantiver um ministério técnico, sem os vícios das indicações politiqueiras; se restaurar o verdadeiro conceito de um Estado laico (sem preferência religiosa…) porém com o respeito à Deus e à moral contida nos textos considerados sagrados pelo povo brasileiro; se se esforçar para restaurar o conceito do respeito à lei, à ordem e à autoridade (inclusive dos pais e professores…); se conseguir se manter dentro dessas linhas, as quais me convenceram de que é o melhor candidato para o país, no momento, e sempre com respeito à dignidade inerente ser humano (porém com responsabilidades e respeito aos bons costumes), então poderei reafirmar que ele me representa…

  • Claudio Mcz

    Sou Cristão e antimarxista, infelizmente meu candidato não passou para o 2 turno, ai não tenho altrnativa.

  • moreira

    Caro Ricardo, voto com a consciência tranquila e não sou violento , agora te pergunto, quem levou uma facada?

  • J G de ARAUJO JORGE

    NECESSARIAMENTE NÃO REPRESENTA MEUS VALORES, MAS VOTAREI EM BOLSONARO NA ESPERANÇA DE EXTIRPAR ESSA DOENÇA MALIGNA CHAMADA PT, DO COMANDO (TRÁGICO) DA NAÇÃO.

  • Marcelo

    Isso é a coisa mais certa do mundo e isso eu levarei comigo para o resto da vida,cada nome e se possível sobrenome também, me surpreendi demais,me decepcionei muito,mas também ganhei amigos e agradeço a Deus por viver esse momento e poder separar as pessoas por caráter, se não fosse essa eleição nunca na vida saberia!!

  • Jezualdo

    Cargos comissionados vão deixar de existir e vai ser todos precarizados, não paga o fgts e sem carteira assinada, outras as famosas Oss, verdadeiras máquina de propina, e com relação a facada a culpa é da PF, como pode um candidato a presidente ficar exposto daquele jeito ou será que foi o Lula.
    Na verdade o Brasil está totalmente corrompido.