Ontem foi o último dia para que todas as secretarias e órgãos da administração direta – que têm maior importância – apresentassem seus relatórios sobre funcionamento, cargos disponíveis e objetivos atingidos ao Palácio República dos Palmares.

O governador Renan Filho disse à sua equipe, em reunião na semana passada, que a reforma administrativa pretendida por ele será realizada e concluída este ano, antes do início do novo mandato.

Entre outras inciativas, haverá fusão de algumas secretarias, extinção de órgãos estaduais que não justifiquem mais a sua existência e custos, ainda que as mudanças provoquem desagrado aos aliados.

É uma questão objetiva: sem saber como será a relação com o futuro presidente, o Palácio República dos Palmares se prepara para uma “economia de guerra”, evitando quaisquer desperdícios e/ou gastos que não forem essenciais.

A prudência, entretanto, encontra um adversário: o atendimento às demandas dos velhos e novos aliados do governo.

Mas Renan Filho já deixou claro aos seus secretários e assessores que não vai correr o risco de ficar na dependência do governo federal para tocar a máquina pública local ou os projetos em curso e que são mantidos com recursos próprios.

Eis que vai se “alimentar” do Pacote do Santoro, aquele de 2015 – só que agora o arrocho será ainda maior.

Merece destaque a reação do Exército ao militar que ameaçou a ministra Rosa Weber
Líderes políticos locais não se engajam nas campanhas dos presidenciáveis
  • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

    Êita, caro Ricardo MOTA … situação de VACA desconhecendo a bezerrada MAMADORA, pQp!
    Dr Geraldo ALCKMIN avalia um eventual governo Bolsonaro como “CATASTRÓFICO”.
    Diz ex-GOVERNADOR pelo psdb de Téo Fo e R Cunha que NUM vai demorar muito:
    – pra que o PAÍS comece a ver mais pessoas morrendo nas portas de HOSPITAIS;
    – por falta de GESTÃO e investimento na área. [QUARTA 24out18]
    https://painel.blogfolha.uol.com.br/2018/10/24/cupula-das-forcas-armadas-temem-escalada-beligerante-no-pais-apos-o-segundo-turno
    E haja JACARÉ nadando de costas com medo de PIRANHAS morder o Véi Xiko ‘pudrecendo ao redor de URUBUS voando c’uma asa SÓ, a outra é pra abanar o calor do SERTÃO de meu padim Xingó Xangô MENINO!
    > Tto furo e ROMBO se tapa com biombo? – $’esconde DIABO deixando de fora o RABO? … rsRs
    – E pro hômi num tá fáci d’arrumar tanto disfarce! – Tto remendo e todo @-mundo vendo! … Kkkkk
    Canta Ivan Lins FORMIGUEIRO (1979, álbum A Noite), https://www.letras.mus.br/ivan-lins/260682

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Êita, João! … valhei-me Ricardo MOTA! … que bagunça da BOBÔNICA é essa, tementes a DEUS? … rsRs
      por todos os SANTOS de 1º de novembro véspero dos FINADOS mordidos pelos 600 ratos da peste leishmanióZZiKA! … Kkkkk
      Sem água da CASAL do cano furado, nem energia da CEAL vagalumeando incompetências de PMDB e PSDB, haja BAGUNÇA a partir de Sã Fáiu-çP.
      A locomotiva industrial do Brasil e berço de TATU subterrraneamente superfaturado: o metrô de Zé SERRA, economista na SAÚDE criador do SUS com FH no século passado (1988).
      Na desvaraida PAULICÉIA, o governador Márcio França (PSB) eleito VICE de Alckmin (PSDB) avança no eleitorado evangélico adimplente com o DÍZIMO porém escorregante no comércio higiênico da josta do SPC anistiável à distância por Ciro Gomes (PDT) na Europa via França rumo BahÊa.
      Crentes EVANGÉLICOS antes afeito a JÃ Doria (PSDB), cuma Pastor Samuel Ferreira (Ass de Deus) apoiam a RE-eleição do vice de Dr Alckmin, o intrépido bariátrico Márcio do PSB d’arredores grandes. [24out18]
      https://painel.blogfolha.uol.com.br/2018/10/24/cupula-das-forcas-armadas-temem-escalada-beligerante-no-pais-apos-o-segundo-turno
      Como canta, Ivan LINS: Avisa ao formigueiro: vem aí tamanduá … rsRs ´[FORMIGUEIRO, 1979]
      > Pra começo de conversa, tão com grana e pouca pressa: quebra dentadura má NUM larg’a rapadura
      – Nego MAMA e s’arruma, se vicia e s’acostuma: hoje em dia ‘tá difícil de acabar com esse ofício
      > Repinique e xique-xique, tta caixa c’REPIQUE: entupind’ouvidos, pá cobrir gemidos
      – Cond’acabar o batuque ‘parece ôtu TRUQUE milagre do jeito q’a gente Çabe. [Ivan LINS, álbum A Noite]
      https://www.vagalume.com.br/ivan-lins/formigueiro.html

  • JEu

    Não creio que esse seja o problema não… afinal, o meninin e seu papito estão “pianinho” com relação ao segundo turno, só esperando o resultado para “pular” o muro para o lado vencedor… a verdade é que as tais “obras e construções” tinham um só objetivo, já alcançado: reeleição dos dois “coitadinhos”!!! agora é que o povo vai ver que nenhum dos hospitais prometidos serão concluídos tão cedo e, muito menos, vão funcionar… a tal da duplicação da AL-101 NORTE vai parar onde está, com um viaduto ligando “nada a lugar nenhum”… e, talvez, só seja concluído o viaduto da PRF, por ser verba do governo federal… assim, o povo alagoano vai ver piorar, ainda mais, os serviços públicos estaduais sob a responsabilidade da saúde e da educação… e o funcionalismo público comece a imaginar que os piores “arrochos” virão, e tudo vai ser colocado tendo como “culpado” o governo federal… ou seja, para essa turma dos Calheiros oportunistas, o erro será sempre dos outros e, até, da natureza, menos deles… é tudo uma safadeza só…!!!

    • Rosinha

      Lembrando ao governador que a inteligência emocional é obrigatória na escolha de um gestor.”Manda quem pode,obedece quem tem juízo”está ultrapassado.Chefes também desmotivam funcionários causando a queda na produtividade e isso não tem a ver só com RH.

  • Carlos ferreira

    Um coisa é certa nessa reforma: a saída de Cláudia Petuba, Rafael Brito, Regis Cavalcante, Enio Lins e Melina freitas.
    Já o segundo escalão deve ter renovação quase total. Devem escapar no máximo dois.

  • Pedro Antônio

    Só não mexa na pasta da saúde. É a melhor que tem. Tudo está bem. A imprensa é testemunha disso.
    É o melhor secretário de Renan Filho.
    Esse homem deve ganhar um prêmio por fazer a melhor saúde do mundo.
    Os pacientes com câncer tem muito a agradecer a esse secretário.
    Até boa pacientes que morreram agradece por ter um bom atendimento.
    Por favor, mude todos os secretários. Menos no da saúde.

    • Gois

      A piada do dia não é caro Pedro?

    • Renato

      Essa realmente é uma pasta dificil de se mexer , pois a troca de favores é extensa… a farra dos comissionados é intocavel.(Os que muito ganham e pouco produz). Se ele fizesse esse favor a população teria que ser a trupe completa e não só um ou outro. Querer ganhar tapinha no ombro e medalhinha com ideia do outro não rola não.

  • Bel

    MAS NA CAMPANHA OS POLITICOS DISSERAM QUE SEMPRE VEM MILHOES PARA ALAGOAS. NÃO ENTENDO!!!

  • Carlos

    Os famigerados apertos quem acertar ganha um doce de cocada ralada no coco…. Vou arriscar os de sempre o primeiro da fila os servidores públicos, segundo os fornecedores,saúde (estes citados
    já sofre mais do que sovaco de alijado). Que vai ficar do fora os militares e dos de sempre poder Legislativo e Judiciário e seus poupudos duodécimos. Será que descobriu a pólvorakkkkk.

  • Zé indignado

    Pois é Carlos,acertou na mosca a” reforma vem “e os pequenos tome caldo ralo. O governador vem da escola que só os grandes é que tem vez. Haverá fusão para fortalecer os grandes e aqui em Coruripe, já se comentam que os Beltrão só aceitam secretarias gordas e assim outros fortes como Antônio Albuquerque a fusão é uma acordo da governabilidade. Só fica de fora os duodécimos dos poderes executivo e judiciário e demais todos já sabem dentada de cachorra.

  • Sérgio Eduardo

    Resumo da ópera: VEM AÍ AUMENTO DE IMPOSTO. EU ACHO É TOME,DA-lHE RENANZINHO

  • Samuel Pedro

    Concordo plenamente com o sábio comentário do nobre internauta JEu: a partir de agora toda “economia de guerra” e “arrocho” será debitado como sendo culpa do novo governo federal que irá se instalar a partir de 2019. Puro engodo !!

  • Adalgisa

    É uma desculpa pra ferrar mais ainda os alagoanos?

  • Iremos aprender a votar algum dia!

    Os alagoanos estão na infância eleitoral, e levaremos 200 anos para aprender a votar.
    Aqui todo Governador é reeleito, e todo segundo mandato é péssimo, vejam Ronaldo Calheiros (Ex-Lessa) e Teo Vilela.
    Enquanto isso, no RS até hoje nenhum Governador foi reeleito e domingo próximo o atual Governador vai perder! Isso é que é povo esclarecido!

  • Seria um sonho?

    Quais serão os pré requisitos para trabalhar na gestão RF? O emogi que não fala, não ouve e nem escuta ou seria alguém arrogante, ganancioso e carrasco? No nosso estado existem excelentes profissionais qualificados com a mente fresca e boas idéias para realmente cooperar com o estado. Pessoas sem sobrenome, influências ou arrumadinhos,mas com competência e sem vícios. Já está na hora de avançar de verdade!

  • MARICOTA

    Seria a Glória !!!! Só de ler um comentário desse eu já fico feliz,

  • MARICOTA

    Fiz campanha contra Renan Filho, mas não sou dessas que torce para as coisas darem errado. Espero que o governador, jovem como é, mude a realidade da máquina pública alagoana, como também mude a forma de fazer política. Espero que ele entenda que a melhor forma de fazer política e mostrar o que faz realmente, para depois não precisar ficar devendo favores a seu ninguém. Renan Filho, tu és um administrador, coloque técnicos “importados” nessas secretarias. NUNCA em hipótese nenhuma, entregue a Saúde, a educação e segurança na mão de político nenhum. Caso já tenha compromissos com essas pastas, coloque um ombudsman, mas nunca faça o que fez na Saúde. Digo e repito: Vc só tem 5 pessoas competentes e de confiança nesse Governo. Santoro, Luciano e Fabrício, Malaquias e no MP Alfredo, o resto pode mudar tudo!!!!! Mude TUDO!!!Nada de remanejar!!!. Se duplicar esse time (Santoro, Luciano e Fabrício, Malaquias e no MP Alfredo)o Sr. será um grande governador . Vou aproveitar e fazer um pedido ao Santoro; Dr. Santoro, tranque a chave do cofre pq a galera que sabe que vai sair tá metendo a mão com força, tem secretaria que o povo ta comendo dinheiro com farinha . Acredito que Renan Filho mudou sua concepção de política, acredito que ele entenderá os novos rumos da política e que política moderna é a boa administração. Peite esses ratos que ainda se elegeram que o povo estará do seu lado. Estou confiante nesse novo governo!!!! Ah…faça a limpeza desses comunas que há anos sugam a máquina pública e ainda de quebra são pés frios na política. O alagoano já mostrou nas urnas que não suporta comunistas , então não tem motivos para mante-los no Governo. MUDA ALAGOAS!!!!

  • Fernandes

    Será só a dança das cadeiras??? Progredir ou regredir?? Cuidado com os curriculos FAKE desses gestores. Alguns não sabem nem abrir um email ou desconhece o que seja uma planilha. Agora no whatshap são uma máquina. Quando falar em perfil tecnico é melhor fazer uma provinha antes.

  • Marina

    Só peço uma coisa não entregue a SESAU na mão de ninguém. Coloque técnicos com larga experiência e que a SESAU seja uma extensão do Palácio. Só assim a SESAU terá solução.

    • Meirinha

      Desde que não seja nenhum desses que já existe no governo. Tem que mudar as figurinhas do álbum. Estão todos usando a máscara da bondade e da competência pra ver se cola.

  • Eduardo

    É tudo terceirizado, por isso a quantidade de funcionarios:tem alguem pra abrir e-mail,outro pra fazer a planilha,outro pra fazer o discurso,outro pra dar as ideias, outro pra levar o cafezinho,outro pra puxar o saco e não para por aí…Vida de gestor não é fácil. Sabe o que é fácil? O dinheiro na conta.

  • Antônio Carlos

    LIMPEZA GERAL nada por influência ou que já faz parte do clube do estado ou prefeitura que sai arrastando um monte ….gato,cachorro e papagaios.

  • Genildo

    O mais sensato seria novos profissionais do mercado. Espero que o governador acompanhe a modernidade.