Por mais que haja boa vontade, as duas principais instituições brasileiras envolvidas com a fiscalização das eleições não estão preparadas para o combate no novo campo da criminalidade explícita: a internet.

A tecnologia não é boa nem é ruim – quem a usa é responsável pelo bem e pelo mal que nela circula.

É claro que com o anonimato – quase – garantido os personagens mais sórdidos, às vezes criminosos comuns, gente que mata gente, encontram neste território o espaço ideal para atuar sem correr o risco de ser penalizado.

E não é uma questão de lei. Aliás, leis nós temos demais, o que carecemos é de instituições capazes que fazê-las cumprir nas diversas áreas.

Mas que fique claro: PF e MP Eleitoral não estão ainda devidamente equipados para identificar rapidamente a origem de uma fake news, apontar o seu autor e levá-lo aos tribunais.

E ainda vai demorar e muito para que isso aconteça.

Basta lembrar a dificuldade que a Polícia Federal encontra para mapear uma rede de pedófilos na internet, em investigações que duram meses, às vezes anos.

O problema com o crime eleitoral é que tudo nessa seara exige rapidez porque que depois da diplomação dos candidatos que ações dos bandidos que atuam na campanha nada mais acontece.

Os processos se arrastam e rumam à impunidade.

Cabe as pessoas que conseguem ter uma visão minimente racional durante a campanha não alimentar a rede de mentiras que circula na internet.

Em tempo

Os dois nomes “da vez”, alvos da turma sem limites para praticar crimes eleitorais, são Rodrigo Cunha e Maurício Quintella.

Cinco pesquisas ao governo e ao Senado serão divulgadas até sexta
As mulheres vão decidir quem será o futuro presidente do Brasil
  • SH

    Novos crimes?

    Kkk

    A PF e o MP não fiscalizam nem a descarada compra de votos que ocorre a luz do dia!

    Pq será que não fiscalizam?

    ?

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Crimes CRÔNICO, Caro SH: CêCê! … rsRs
      > VICIADO em xerá o próprio sUvaco? – Cu nariz longe sofre d’abstinência!
      – Haja PIZZA apodrecend’a CAMISA! http://desciclopedia.org/wiki/Cecê
      > Entre os + raivosos e ABONADOS aponta-se o dedo: DELATANDO eleitor@s + pobres!
      – É deles a ESCOLHA de candidatos q’aparecem SEMPRE mal na imprensa – local e nacional?
      > Eleitor@s de classe méRdia, cafuçús VENDEM o voto de outra maneira de CORPO sem alma:
      – p’um CARGO no serviço público (SEM trabalhar) p’um parente, um aderente; [Haja PUM … rsRs]
      – ou p’atendê a gente do entorno dos candidatos, que pede o voto para se FAVORECES. [CêCê! … Kkkkk]
      [Apud Ricardo Mota – SÁBADO 29set18]
      http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/09/29/quem-vende-o-voto-em-alagoas-sao-mesmo-os-pobres
      > Sr! – Teu sUvaco tá Xorando? – Caldo d’onça PODRE à cafucú a R$ 50?
      – OU de peixe GAROUPA fed’a pêXe cafucete (R$100)? – VOTO a cada 4 anos é SEM volta!
      > Uma viagem infeLLiz qual peido e Cêcê: num incomoda o DONO! – Votá neLLe?
      – Cêcê vai VOTÁ em quem, meRmo? – N’eLLe NÃO!!!

  • Lucas

    Eu não me preocupo com fake news, eu não me limito a uma rede social ou um site para buscar a verdade. Eu me preocupo com a compra de voto descarada, que todo mundo sabe o nome dos canalhas, mas os órgãos que deveriam fiscalizar e punir parece que colocam uma venda no rosto até o fim das eleições e como sempre ninguém é punido. É com isso que eu me preocupo no momento!

  • JEu

    E o que dizer dos crimes que, invariavelmente, “prescrevem” nos tribunais, principalmente no STF?!!! concordo com SH e Lucas acima: o principal, no momento, é combater o crime eleitoreiro mais antigo deste país: a compra e venda de votos… pois este crime, sim, define uma eleição… quanto às fake news na internet, essas tem seus efeitos limitados, seja porque o eleitor já, praticamente, decidiu em quem vai votar, não se importando com quem fala o que na internet.. seja porque os fatos narrados são mentiras tão gritantes que não chegam a impressionar qualquer um com um mínimo de bom senso, como o caso da acusação de possível atitude agressiva de Bolsonaro contra sua ex-mulher (desmentido pela própria, que, inclusive, deixou bem claro que bate-bocas existem em todos os processos de separação, quando se lutam por interesses materiais próprios…) e mais ainda, logo aparecem os defensores e a assessoria dos candidatos que desmentem as tais fakes… então, nos preocupemos mais, neste momento, com o perfil dos candidatos e suas propostas… pois seus “passados” já são bastante conhecidos…