Os presidentes de CSA e CRB são políticos, candidatos nas eleições deste ano, e têm responsabilidade direta pelo que acontecer no clássico do próximo sábado, que deveria ser apenas mais uma partida de futebol – e infelizmente deixou de ser há um bom tempo.

Essa relação entre política e futebol é muito antiga – e não só em Alagoas. O que nunca foi bom para o esporte que ainda é o preferido dos brasileiros.

Até por isso, Barbosa e Rafael Tenório, que buscam o voto popular para chegar ao poder, têm por obrigação tentar conter, prevenir, os atos de violência programados para sábado, inclusive nas redes sociais. Assumir a linha de frente, como líderes que são das suas torcidas, com um discurso contundente em defesa da convivência pacífica entre elas.

Os dois não podem nem devem fazer de conta que não têm nada a ver com o que se avizinha. Depende muito deles o distensionamento dos ânimos – a inação será sempre imperdoável.

Lembrando: Rafael Tenório é candidato a suplente de senador; Marcos Barbosa é deputado estadual e disputa a reeleição.

Por esse motivo, precisam ter consciência clara de que o dinheiro que será gasto com o esquema policial de sábado há de fazer falta na Saúde, na Educação e até mesmo na Segurança Pública das famílias que se mantêm longe das disputas futebolísticas.

Que assumam as suas responsabilidades.

Imagem de Silvânio Barbosa como cabo eleitoral ainda é usada na campanha
Você pode votar em dois candidatos ao Senado ou em um só - a decisão é sua
  • JEu

    É isso mesmo RM… essas pragas imprestáveis de politiqueiros que só se interessam por seus umbigos é que, também, são, e muito, responsáveis por toda a miséria, ignorância, violência e criminalidade que campeia por essas terras tupiniquins… pois sempre estão omissos com a corrupção (quando não fazem parte dela diretamente… com raras exceções), com crimes como desvios do erário público (afundando a educação, a saúde e a segurança no país…), com as invasões de propriedades (quando não estimulam diretamente…), com a criminalidade (e, ainda por cima, tentam desmoralizar trabalhos dos policiais em vez de defendê-los…), com o infanticídio (e ainda defendem o aborto como direito do uso do corpo sem responsabilidades…), com o desvio da formação psicológica das crianças (desviando as finalidades da educação escolar, com a defesa do famigerado ensino da ideologia de gênero…) e com tantas outras mazelas sociais e de convivência social, com demonstrações de desapreço pela lei e pela ordem (pois querem estar sempre acima de tudo isso, como se fossem deuses intocáveis…) e tudo isso é muito triste mesmo, pois só leva o país para o caos social…

  • Nado

    O melhor comentarista desse Blog é JOÃO DA TROÇA!

    • Admirador DELE na Judeía do Mar MORTO, sertanejo no Rio PANEMA secado por 5 barragens em Pernambuco

      Todos somos UM em nossa DIVERSIDADE, caro NADO!
      Apois ao LADO de um grande homem sempre há uma GRANDE mulher:
      > Seriam todas as EX mulheres vagabundas ou Rita LEE é uma Santa?
      Avalíavamos entre amigos alcoolatras e` PAIS abstêmios no Bar Comercial de Seu Sebastião no centro de St’Ana.
      > Entre nós, alguns FRACASSADOS ostentado U menU 2 senhoras-EX:
      – O fracasso tem um lado BOM, mulheres sempre evocam BOAS recordações!
      Ainda hoje insisto nesta tecla troLLando o calo SEXUAL abdominal no balcão do Hoje Bar da PITU.
      Uma CASA administrada por Mário, um Pacífico à moda Sebastião. Excelente atendimento há quase 100 anos.
      > Patrimônio antigo, em infância (1950’s), IMÓVEL vizinho à inquieta a TIA Bibi:
      – Educadora d’uma órfã da mãe de Seu Alberto da FARMÁCIA, abandonado mediamente ABONADO;
      conceitualmente, homem de BEM do Sertão sempre e cada vez mais ligado ao Pernambuco pós 1817.
      > Em PEDRA monumental inaugurada incompleta em 1922 entre GOLPE e outro:
      – Entre Epitácio P (1865-1942) e A Bernardes (1875-1955), empossado aos 100: 15nov1922.
      > Apois A BERNADES vencera as eleições (01mar1922) com 467 mil contra a merreca de 318 mil votos de N PeçOnha.
      – Em MÁRMORE à direita: Os Revolucionários Pernambucanos de 1817!
      > Fomos um BRASIL dividido entre:
      – RGdo SUL, Pernambuco e Rio derrotados com PeçOnha, demais VITORIOSOS com Bernardes.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_à_Independência_do_Brasil
      Derrotada no NORDESTE, a metrópole PERNAMBUCO das tetas nascentes do Ri-Panema a nos UNIR!
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Pernambucana

    • Adalgisa

      O mais chato né.

  • breno

    É muito otimismo seu RM achar que esses dois aí estão preocupados com a violência, ou qualquer outro beneficio para com o tão sofrido povo alagoano.

  • amorim

    A minha leitura é pouca, mas deixa-me entender:Não é da alçada da polícia dar segurança a população? Ou se faz necessário contratar um poder paralelo para os eventos de lazer daqueles que gostam de futebol, então, csa e crb precisam formar uma milícia cada um para dar segurança ao jogo? Me perdoem os entendidos, mas a função de polícia não é apenas para dar segurança aos Senhores do pequeno engenho chamado Alagoas. Falar em desperdício de dinheiro quando se protege a população, apenas numa partida de futebol, é menosprezar a pouca inteligência dos menos favorecidos. Quanto se gasta para se manter e segurança, de Juízes, Desembargadores, Suas inselenças os deputados? Lá no interior onde nasci dizia-se uma frase muito interessante, o matuto pode ser caipira, mas é sabio, ENGOLIU UM ELEFANTE E ENGASGOU-SE COM UMA FORMIGA, estamos nessa, à tempos atrás, e não faz muito tempo, esses questionamentos não eram levantados, mas os tempos são outros, hoje se tem especialista pra tudo, inclusive para apontar as mazelas, ou seja, texto sem contexto torna-se pretexto.E mais simples atacar o fato , de que a causa. Deixa pra lá, para que queimar neurônios com causas pequenas? Sabe o que é bonito?Um bando de jagunços acompanhando seus senhores e intimidado os eleitores, quem viu? Se eu não estou vendo miragem em alguma lugar desse planeta esta acontecendo, mas fiquem tranquilos porque não é em Alagoas.

    Pergunta:

    Proteger a população de quem?

  • Torcedor antigo

    O CSA vai vencer.
    A polícia precisa proteger a população contra os bandidos, e não ser escalada para evento privado. Tudo vai ocorrer em paz. Ainda sou do tempo da arquibancada de cimento e da geral. O CSA vai ganhar. Melhor ataque: Jacozinho, Dentinho e Mugue. Meio campo Lívio. Treinador: Waldemar Carabina.

  • Pedra noventa

    A violência vivida por nós é fruto dos desmandos dos governos Tucanalhas e PTralhas que assaltaram a nação brasileira, esta é a herança maldita deixada por eles, destruíram os valores de honestidade, família e de companheirismo. Deus acima de tudo. Tenho dito!