Andar pelas ruas e observar os adesivos dos candidatos nos carros ajuda a entender o “fenômeno” Bolsonaro.

Ele tem sido o único candidato a presidente da República cujos eleitores se mostram na propaganda dos próprios veículos.

E com um detalhe: quem carrega adesivo de Bolsonaro, em regra, não faz propaganda de nenhum outro candidato – só para ele.

Ao contrário, todos os adesivos e plotagens de candidatos locais “escondem” os presidenciáveis que – em tese – apoiam.

O que vale para todas as correntes políticas de Alagoas (e imagino que em boa parte do país é assim, também).

A direita mais radical no Brasil sempre existiu, creio. Mas agora resolveu se mostrar, seja porque se encontrou nas redes sociais, seja porque achou seu porta-voz.

Pelo menos por enquanto, os eleitores mais à esquerda – ou ao centro – parecem estar envergonhados ou sem entusiasmo.

Talvez por isso, o guia eleitoral não deve tirar o ‘capitão’ do segundo turno, que me parece ter consolidado uma posição.

Contra quem?

A corrida já começou – e com a indefinição sobre Lula ninguém ainda conseguiu acelerar.

Nunca o photoshop trabalhou tanto quanto nesta campanha eleitoral
Haddad confirma agenda no sábado e no domingo em Alagoas
  • B Souza

    O que seria a direita não-radical?

  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    É uma candidatura quase HOMOSSEXUÁVELL, caro Ricardo! … rsRs
    No Sertão de ALAGOA e nas praias do CEARÁ num tem disso NÃO! … Kkkkk
    Diria Falcão em FORTAL, quas’arquiteto parça d’ Fagner BREGA e Ednardo CARECA.
    Uma DUPLA tirando o chapéu p´ró-CIRO de Sobral? … – Haja BONÉ! … Kkkkk
    Capitão p´ro aquarteLLamento d’homens: avêssos a MULHERES?
    – Êita couZZo do mal: praga ruim, Xô satanás?
    > Bolsonaro só cria PROBLEMAS com mulheres: mas ouve respostas fortes
    – Por exemplo: RenatA Vasconcellos [28ago18, 3ª fêra]
    > A CONSTITUIÇÃO determina a paridade entre os gêneros, … mulé e hômi + HOMO’s
    – o mercado (TINHOSO) teima em pagar + pÁ quem tem testosterona SEM juízo algum
    https://noticias.r7.com/prisma/coluna-do-fraga/de-novo-bolsonaro-teve-problemas-com-as-mulheres-29082018
    Vem de 3/4 delas (75%) e da maioria de jovens [email protected] o repÚdio ao cabrão MISÓGINO!
    https://oglobo.globo.com/brasil/lider-no-cenario-sem-lula-bolsonaro-o-mais-rejeitado-entre-as-mulheres-22999821
    [MISÓGINO] := indivíduo com repulsa e horror avêssão às mulheres evitando contato sexual e EMOCIONAL, dUente!
    [MISOGINIA] := aversão patológica às mulheres. https://www.dicio.com.br/misogino

  • SH

    Será que diferente dos apoiadores do BOLSONARO os demais eleitores tem vergonha de apesar de tudo que fora revelado acerca das lideranças do PP, PT, MDB, PDT, PSB e cia LTDA ainda apoiar os mesmos velhos e sinistros políticos…

    Na verdade falta é vergonha na cara para os eleitores de Lula, Alkmin e cia pois estes sabem que com estes tipos a politica continuará a mesma lama de sempre.

    O eleitor do MITO pode ser que até se decepcione no futuro mas pelo menos estão agindo para mudar.

  • Há Lagoas

    “Em terra de cego, quem tem um olho é rei?”
    A que ponto chegou a República das Bananas!

  • Vieira

    A esquerda , mais à esquerda, tem seu candidato preso e as outras opções apresentam nas pesquisas uma intenção de voto ridícula: 1% a 5%. Assim dá vergonha em qualquer eleitor, menos nos candidatos, pois vergonha é coisa que eles possuem! Lamentável.

  • JEu

    Parece que é mesmo irreversível: O TSE já está julgando o pedido de registro de candidatura do molusco… logo, a partir de amanhã o desespero dos petistas estará confirmado: é Bolsonaro na liderança… e, pelo que tenho ouvido do povo nas ruas, mercadinhos, etc, tudo pode ser resolvido no primeiro turno…!!! com Lula, ainda poderia ter um segundo turno… agora que não tem ninguém mais para acreditar, creio até mesmo que muitos que votariam no Lula vão votar no Bolsonaro…!!! é questão de acreditar em quem tem vontade e coragem mesmo de fazer algo para mudar toda essa sujeira… e não está certo?!!!

  • Vieira

    coisa que eles não possuem*

  • Selva

    O mito está cada vez mais forte, já falei e torno a dizer, bolsonoro vai eliminar a esquerda comunista no 1° turno e com uma vasta folga!!!

    • Desde Colonia 1500 somos Portugais & RAMALHo$ – loucura!

      Caro Selva, … uma FOLGA boa p’un$: cabrão SEMPRE é foRgado … rsRs
      Elle$ s’OBRAm todo’$ em aquarteLLamentos c’homens VIRI$ … Kkkkk
      É lastimável vê-los desdenhar das MULHERES: mães e filhas, pQp!
      Como esconderiam a POBREZA material e culturaLL: em Piranha$?
      > Os jovens da PERIFERIA (B Bentes e Orla Lagunar) barrados pela meritocracia:
      – Uma sacanagem, COLA cimento q’os mantém onde gostariam de sair! – Confere?
      > HAJA autoverdade: FILHA caçula bolsonarinha após 5 homens foi fraquejada?
      – Qual dos 5 filhos embolson´ário$ namoraria negra POBRE ou gay educado? … rsRs
      – DIZER, + do Q conteúdo impactará a eleição no Brasil Cabôco de Mãe PRETA e Pai João.
      [16jul18], https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/16/politica/1531751001_113905.html

  • João

    A imensa maioria dos eleitores de Bolsonaro é uma espécie de petista de direita, com todas as práticas, radicalismos e ilusão de pureza ética e ideológica. Isso a curto prazo, porque a longo prazo, se o Bozo fosse eleito (coisa em que ainda não acredito, visto que ele perde até para o “poste de Lula”…), esse eleitor – muito sensível ao discurso fácil anticorrupção – abandona o capitão rapidinho. Ou seja, uns e outros são do tipo que nunca crescem politicamente, mas ao contrário do petista, que já se assumiu devoto de um Deus único, o Bolsominiun é como aqueles evangélicos que vivem mudando de igreja, vivendo aqui e ali explorado por algum pastor de araque, sem nunca atingir uma maioridade verdadeira, seja na fé, seja na política.

  • Bel

    Procuro um adesivo dele pra colar não acho!

  • LAURA

    2 TURNO? PELO ANDAR DA CARRUAGEM ELE VAI GANHAR É NO 1.

  • Carlos

    Não canso de ri a passeatas do petistas na região norte, com os ” golpistas” Renan Calheiros, Marx Beltrão, Maurício Quintela e Cícero Almeida.

  • Fábio Silva

    O que você chama de direita radical é a mesma que defenda a família, a moral cristã, o direito a autodefesa, ao mercado menos regulamentado, ao excludente de licitude aos policias. Esses que você adjetiva de direita radical são os que defendam a criança da exposição a homem nu em museu e a penas mais severas para crimes como estupro, por exemplo. Não temos um candidato perfeito, ele nunca existiu, mas pode ter certeza que ele representa os anseios da sociedade, bem diferente de vocês da mídia que só defendem aos próprios interesses. Vocês jornalistas que agem de má fé ou por ignorância mesmo, pois são doutrinados nas idéias marxistas. Estudem um pouco Ludwig von Mises para poderem começar a retirar a venda dos olhos e a burrice da cabeça.

  • Luiz antonio

    Vai nessa onda João kkkkk.

  • Sertanejo Cagota

    Essa é fácil de responder, Ricardo: ninguém vai combater a corrupção e o corrupto colocando adesivo de corruptos estampado em seu carro.

  • Lucas Farias

    Prezado Ricardo, o crescimento dessa candidatura se dá em razão de vários fatores. Além de refletir o descrédito com a democracia liberal representativa e suas instituições, indica o pessimismo com a piora das condições materiais de sobrevivência, produto desta fase da crise capitalista. Nesse cenário, as portas se abrem para projetos de poder que se reivindicam alternativos, antissistêmicos, que se afirmam como ruptura. No caso desse candidato, parlamentar há quase 3 décadas e patriarca de uma família de políticos profissionais, é paradoxal que se seja visto como novidade, embora sempre tenha habitado esse sistema político carcomida que se propõe combater. Afinal, sua carreira foi construída no antro do PP (o partido com maior número de denunciados na Lava Jato), como integrante do baixo clero (aquela zona obscura de fisiologismo e corrupção no parlamento) e, mais recentemente, como apoiador do desgoverno do Michel Temer e do Eduardo Cunha (outro grande emblema da hipocrisia anticorrupção). Como produto da ditadura e defensor do golpe militar, apresenta como saída um caminho para trás no processo civilizatório, uma marcha à ré de mais de meio século a uma época de censura, liberdades tolhidas, corrupção, sequestros, torturas e assassinatos por agentes do estado. O apelo ao moralismo cristão, de defesa da família e dos bons costumes, contrasta com o discurso agressivo, que emula a violência nas relações sociais, como execução sumária de quem considere criminoso, tortura de adversários políticos, porrada como método corretivo para quem não se ajuste a seus padrões de gênero e sexualidade, entre outras bizarrices que em nada, absolutamente nada têm a ver com a mensagem de amor e de paz que Cristo pregava. Talvez os religiosos mais fervorosos dentre seus apoiadores ignorem que sandices como “bandido bom é bandido morto”, “tem que meter bala”, “só não te estupro porque você não merece” jamais sairiam da boca de um apóstolo. Apresenta-se como patriota, mas presta continência à bandeira dos EUA e defende a venda de nosso patrimônio natural, mineral e energético a empresas estrangeiras, a preço de banana. Coloca-se como defensor do povo, mas defende a privatização dos serviços públicos (de que dependem a maior parte do povo brasileiro), ataca os direitos sociais, a legislação trabalhista, a previdência, a saúde e a educação públicas. Em entrevista recente, disse que o Ministério Público do Trabalho atrapalha o progresso do país, logo o MPT, que realiza uma missão humanitária de combate persistente ao trabalho escravo (mas que prejudica os setores do agronegócio que lucram com esse tipo de crime e que acreditam que uma vitória desse candidato poderá lhes facilitar a exploração). O referido ataca com virulência o Estatuto da Criança e do Adolescente, no que é repercutido por uma massa de ignorantes que não sabe o que há escrito na lei, que garante a proteção contra maus tratos e propõe a preservação da vida e da saúde dessa parcela da população. Do mesmo modo é seu discurso contra os direitos humanos, que se tornou um mantra do senso comum mais raso, que não sabe ou não quer saber que são direitos básicos à existência digna de qualquer pessoa, inclusive de quem os ataca. Bem, amigo, embora reconheça a gravidade do momento e o perigo que representa a proliferação do ódio, da ignorância e da violência, creio esperançoso que esse fascismo não vai triunfar. O povo brasileiro, pelo menos em sua maioria, haverá de ser sábio. Abraço.

  • wal

    NADA A VER…
    interessante é a quantidade de instituições de caridades que os nossos candidatos abriram para passar uma imagem que estão preocupados com o bem das pessoas, a um mês para as eleições.
    Oxi, deixaram se passar 3 anos e 8 meses e apareceram agora.
    .
    Só quem continua fechado é o prédio onde funcionava o SOPÃO, programa criado pelo PT, que matava a fome dos miseráveis dos mais pobres de maceió. O RENAN FILHO, que o diga…
    .
    VOCÊS VÃO VOTAREM NELES ?????????????????????????????????

  • Emanuell Icar

    Direita, e radical? sempre existiu? Vc se refere a direita de FHC? Fora o ilustríssimo Dr Enéas (unica direita), quem foi direita e Radical? Jair Bolsonaro é Radical pq defende veemente valores morais sem a babaquice do relativismo do politicamente correto, isso é ser extremo? façiçu nam homi