E é uma mudança que denuncia a realidade perversa vivida pelo Brasil e, particularmente, “o mais pobre entre os pobres”.

Paulatinamente, os sem formação profissional e os subempregados crônicos – e nem trato aqui dos pedintes, outra categoria social – vão ganhando a companhia de novos personagens.

Imagino que estes sejam pessoas que sempre tiveram meios de buscar o ganha-pão de cada dia, e que não conseguem mais encontrar trabalho ou emprego, algo minimamente razoável, capaz de lhes possibilitar levar algum dinheiro para casa.

Tenho observado esta mudança já há algum tempo.

Ontem, porém, me dei conta de que esta realidade se instalou de forma dolorosa nas ruas de Maceió.

Em um dos semáforos da Fernandes Lima, por volta de uma hora da tarde, um homem mais jovem do que eu – na faixa dos 45 anos -, bem vestido, carregava na mão uma sacola com balas (doces), que ele oferecia aos motoristas com um sem jeito explícito, algo que denunciava a sua falta de intimidade com aquela tarefa.

Mirei os seus olhos com cautela, para não constrangê-lo, mas o incômodo era evidente no seu rosto: estava ali um homem que brigava com o seu próprio orgulho, porque é o que a vida lhe impõe agora.

(“O sapo pula por necessidade, não por boniteza” – Guimarães Rosa.)

Por um instante, consegui me colocar no lugar dele, e fui tomado por sentimento de impotência, que demorou a se desfazer – e ainda está se desfazendo.

Não é vergonha vender balas no semáforo para ganhar algum troco.

Mas não é nada fácil para quem se acostumou a vender a sua força de trabalho durante toda a vida não ter a quem oferecê-la, nessa quadra da vida brasileira.

Ali já não estava um dos meninos ou subempregado crônico a que já acostumamos a ver nas ruas da cidade, o que, tristemente, virou parte da nossa paisagem de misérias.

Aquele homem de cenho franzido, o desespero a lhe vazar pelos poros, é uma das mais novas vítimas do Brasil que não respeita o seu povo.

Que pena que ele seja ignorado pela maioria de nós, no momento em que se decide quem vai assumir o poder político no país, em Alagoas.

E há de se tatuar na parede da nossa consciência: ou nós entendemos o nosso papel transformador, de cidadãos, ou as balas, no futuro breve, poderão não ser mais tão doces.

A vaia que o senador Renan levou e a ditadura dos partidos
PT e PC do B consolidam candidatura de Silvio Camelo (PV) a estadual
  • Wendel

    NOBRE JORNALISTA O SENADOR RENAN CALHEIROS E SEU FILHO FORAM HOSTILIZADOS, CHAMADOS DE GOLPISTAS, VAIADOS EM CONVENCAO DO PT E NAO VI NENHUMA NOTA,NENHUM COMENTARIO DE VOSSA PESSOA.

  • Solon

    Alagoas tem três saídas, Porto, Aeroporto e Rodoviária.
    Se Alguém achar em contrário que aguarde as eleições, tudo do mesmo, até os eleitores corruptos e humilhados, verdadeiro gado eleitoral.
    Dentre em poucos não haverá a quem vender confeito, pois os dePUTAdos e seus asseclas não compram de pobre idiota que vende o voto.

  • Alagoano sem esperança

    As oportunidades de emprego no mais pobre entre os pobres descem pelo ralo da corrupção, corrupção essa que se perpetua de geração em geração com o patrocínio de eleitores que se vendem em troca de benesses de cargos comissionados, contratos ou simplesmente viram “fantasmas” devolvendo parte de seus ganhos com os “padrinhos” poderosos. Em Alagoas, até “morto” recebe salário, todavia quem é partícipe nessa prática é bem “vivo” diante da improbidade. O procon deveria fiscalizar a campanha eleitoral diante de tanta propaganda enganosa, e os pobres mortais se enganam em acreditar em fada madrinha.

  • Marcelo guerra

    Caro Ricardo moro em Maceió há 31 anos e em face da minha profissão vivo entre Recife e Meceio e desde que se instalou essa crise terrível em nosso país desde 2014 venho observando os sinais de Recife e Maceió e é muito triste perceber estudantes e profissionais desempregados tentando tirar nos sinais o sustento seu e de seus familiares, muito triste esta realidade imposta por nossos governantes os seu povo…

  • Vieira

    Bela reflexão! Então, replico aqui, o que disse em momento anterior, e me pergunto: como alguém poder viver bem olhando o infortúnio do outo? E o que é pior, sabendo que contribuiu para isso? O Brasil vive um momento esquisitíssimo: o que é certo parece errado e o que é errado parece certo (mas a questão do certo e errado deixemos para a Filosofia). Voltemos à política em Alagoas: oligarquias, coronelismo, parasitismo e todos os ismos possíveis, incluindo os exibicionismos. Tudo isso parece naturalizado por parte da população alagoana e brasileira. Vemos pessoas desfilando em carrões adesivados com caras (geralmente gordas) de candidatos sorrindo, mostrando dentões vorazes, as mãos também devem ser enormes, mas só vemos os dentes. Esses cidadãos e cidadãs sabem, mas fingem o contrário, que a fortuna que exibem pertence também aos infelizes que lhes estendem a mão para pedir esmola. Isso, porém, não faz a menor diferença, isso não gera o menor constrangimento nessas pessoas. Para esse povo o certo pode ser também o errado. Mas nós, leitores deste blog, sabemos que os corrões adesivados não pertencem unicamente a eles, os exibidos. Nas tintas desses carrões tem muito suor dos desvalidos. Tenham uma boa tarde!

  • Nado

    Tá dificil mesmo!

  • Geone Pimentel

    Falou tudo!!
    Infelizmente, poucos acordaram para essa condição.

  • Há Lagoas

    Sentir a dor alheia é para poucos, colocar-se no lugar do outro – altruísmo – não é algo inerente desta geração.
    Triste constatação, e o quadro tem tudo para piorar.
    Se soubéssemos votar…

  • Lion

    Que suas palavras, nobre jornalista, cheguem aos ouvidos dos que detêm as riquezas, as economias, o poder político, o poder judiciário, etc. E que suas consciências lhes imputem a responsabilidade de ter feito pouco ou nada por eles, ou, talvez, que possam fazer algo por essas pessoas, desempregados, doentes, desamparados. O poder,o dinheiro, o grau de instrução, por maior que sejam, não conseguem fazer-nos esquecer de nossa responsabilidade. E aqui deixo-vos uma pergunta: Como posso ser feliz, se vejo meu semelhante, dia-a-dia, triste e sofrendo. Belo texto. As eleições vêm aí. Talvez seja o momento de mudar isso. Não para eles(pobres e indigentes). Mas para seus filhos e netos. Que salvemos as futuras gerações. Depende de cada um, apenas.

  • Amauri M Neto

    Ricardo, Consegui captar com clareza seu sentimento na situação em que você se encontrava. Muitas das vezes sinto o mesmo apenas em ver os garotos vendendo balas ou pedindo pra limpar o para brisa. que mundo lamentável vivemos.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Sentiram muitas vezes o mesmo sentimento… e daí? O que fizeram para modificar, alterar, minimizar, evitar ou resolver tal e tais episódios? Ah! Já sei: elegeram aqueles amantes da humanidade e do planeta e preocupadíssimos com os pobres coitados e miseráveis dos semáforos; não? Que samaritanos! SQN!
      Abr
      *JG

  • Amauri M Neto

    Bolsonaro ontem teve a coragem de dizer que não escravizou os negros. Acredito que nesta situação ele falaria o mesmo: Não fui eu quem colocou esse povo vendendo bala na rua.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Mau-caratismo? Pois não é que é o responsável pela escravização e escravatura e toda a miséria sofrida pelos coitados do negros, pobreza, miséria e desses pobres “vendedores de bala” em geral; não? :O
      Vivendo a aprendendo… SQN! 😉 🙂
      Abr
      *JG

  • KBÇÃO

    O QUE HOUVE QUE A IMPRESSA ALAGOANA NÃO DIVULGOU O QUE ACONTECEU NA CONVENÇÃO DO PT, AONDE TODA IMPRESSA FORA DE ALAGOAS DIVULGOU.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Como é que é: “se soubéssemos votar”?
    Mas, desde a debacle redemocratização, que temos tido preparadíssimos presidentes esquerdistas de esquerda e à esquerda, todos eleitos nessas “seguras, invioláveis e invulneráveis urnas digitais eletrônicas” – inclusive, os três últimos brandiram, alardearam e propalaram aos quanto pontos cardeais e universo ter “tirado o Brasil do mapa da fome da ONU”, que não tinha mais miseráveis, extrema pobreza nem pobres e outros quejandos? SQN! Ainda tenta-se imputar ao coitado do eleitor toda a culpa por essa miséria que somente a veem ao saírem de casa e olharem aos semáforos, quando fechados, pois abertos nem os veriam?
    Ora, ora, ora, pois, pois, culpar ao vpovo é culpar a ninguém, a saber:
    a)https://gouveiacel.blogspot.com/2017/04/culpar-o-povo-e-isentar-os-verdadeiros.html;
    b)https://gouveiacel.blogspot.com/2016/08/tergiversacao-sobre-o-mal-da-eleicao-ou.html, e;
    c)https://gouveiacel.blogspot.com/2017/03/nem-todo-eleitor-e-cumplice-desses.html, dentre outros mais sobre o tema!
    O que seria tudo isso senão o legado de desgovernos escarlates!?
    Abr
    *JG

  • SEM HIPOCRISIA!

    Culpa dos BATEDORES DE PANELAS e pobres alienados da GLOBO SATÂNICA?

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA AO ANTERIOR
    Como é que é: “se soubéssemos votar”?
    Mas, desde a debacle redemocratização, que temos tido preparadíssimos presidentes esquerdistas de esquerda e à esquerda, todos eleitos nessas “seguras, invioláveis e invulneráveis urnas digitais eletrônicas” – inclusive, os três últimos brandiram, alardearam e propalaram aos quanto pontos cardeais e universo ter “tirado o Brasil do mapa da fome da ONU”, que não tinha mais miseráveis, extrema pobreza nem pobres e outros quejandos? SQN! Ainda tenta-se imputar ao coitado do eleitor toda a culpa por essa miséria que somente a veem ao saírem de casa e olharem aos semáforos, quando fechados, pois abertos nem os veriam?
    Ora, ora, ora, pois, pois, culpar ao povo é culpar a ninguém, a saber:
    a) https://gouveiacel.blogspot.com/2017/04/culpar-o-povo-e-isentar-os-verdadeiros.html;
    b) https://gouveiacel.blogspot.com/2016/08/tergiversacao-sobre-o-mal-da-eleicao-ou.html, e;
    c) https://gouveiacel.blogspot.com/2017/03/nem-todo-eleitor-e-cumplice-desses.html, dentre outros mais sobre o tema!
    O que seria tudo isso senão o legado de desgovernos escarlates!?
    Abr
    *JG

  • Dona de casa

    Ricardo Mota eu sinto uma grande admiração pela pessoa que você é, e pelo seu olhar singelo diante das pessoas e na sinceridade das suas palavras. O seu blog me faz sentir em casa e apesar de muita indignação pelo contexto atual que vivemos sinto um imenso prazer de fazer parte dos seus leitores que não precisam de mordaças e expõem as verdades mesmo que por diversas vezes não consigamos resultados positivos estaremos sempre na luta com um olhar de esperança. Gratidão por nos presentear de domingo a domingo, pois única maneira de ter conhecimento e afeto é reparti-los.

  • Dona de casa I

    Essa realidade é muito comum nos ônibus, sinais, repartições, praia… Está faltando dignidade da pessoa humana e isso é muito triste e te digo mais: está difícil até para os que têm formação. Embora o ganho pão seja honesto é humilhante saber que é ignorado. Fico doente quando vejo alguém tirar foto com algum paciente com câncer simplesmente para se promover, abraçar os pobres em tempos de eleições e ainda tem aqueles que se acham pessoas boas em dar emprego a alguém, tirando de outros que tem merecimento; não por bondade e sim para ter aliados e bajuladores o seu favor (Só vaidade)

  • NÃO SOU MASOQUISTA, NÄO VOTO EM GOLPISTA!

    Todas ruínas que o povo trabalhador do Brasil está vivendo é consequência da ORCRIM capitaneada por ME SHELL TEMER e os batedores de panelas alienados da mídia midiática capitaneada pela GLOBO SATANISTA GOLPISTA.

    A situação é muito grave: 70% do povo piorou a qualidade de vida; mais de 36 milhões de desempregados etc etc etc etc etc.

    Eleição sem Lula é Estado de exceção; a solução é eleger um goverdo de esquerda.

  • Dona de casa II

    “Somos feitos para a felicidade. Para a troca. Para a paz.Para a bondade.Para facilitarmos a existência uns dos outros.Para a coragem e a alegria de simplesmente SER”. Livrar-se de todos os excessos. De tudo que é supérfluo. Viver sem desperdício. Encantar-se com a magia escondida na rotina do dia-a-dia. Enxergar o belo nas pequenas coisas.Viver sem afetação.Fortalecer a fé todos os dias e saber que deus estará ao nosso lado.Viver com o coração.

  • JEu

    Creio que o cerne da questão não é saber de tanta dor e de tanto sofrimento… o que mais importa é o que estamos fazendo ou o que vamos fazer diante da situação… senão, nada muda… e não adianta dizer que a culpa é desse ou daquele… na realidade, a culpa é de todos nós em todos os tempos… ou tomamos sobre nossos ombros (o povo inteiro…) a vontade e a decisão de fazer algo para mudar toda essa injustiça, ou simplesmente ficaremos somente “lamentando” e “apontando o dedo” para os outros… podemos começar por não aceitar fichas sujas de quaisquer nomenclaturas partidárias ou ideologias baratas… podemos começar admitindo que quem fez o malfeito com o erário público deve responder por seus desvios éticos e não ficar querendo “cobrir o sol com uma peneira” ou “fechar os olhos deliberadamente” para os malfeitos desse ou daquele que consideramos “ídolo” partidário ou seja lá o que mais… vamos começar mudando nosso comportamento perante as leis, os regulamentos, as normas sociais e os bons costumes… é isso mesmo o que estou querendo dizer… não há povo verdadeiramente civilizado sem comportamento ético e sem respeito pelos direitos alheios e próprios… só há uma maneira de mudar o mundo: mudando as pessoas para melhor… e uma humanidade melhor começa por cada um… educação e cultura (a verdadeira, a que constrói pessoas de bom caráter…) com bases éticas e morais, essas as ferramentas para a verdadeira mudança…

  • Juliana

    Fora todos que contribuem com essa realidade injusta.

  • José Carlos Silva

    Lá vamos nós de novo.

    Nenhum político de carteirinha vai desenvolver ou lutar pelo desenvolvimento de Alagoas.

    A situação de hoje é o erro de ontem.

    Se apostou apenas na monocultura da cana, inviabilizaram o pólo químico, não criam a condição adequada ao turismo.

    Em Alagoas se vive para concursos públicos. Única e exclusivamente.

    Sem atividade econômica, não se tem empregos em número suficiente para que essas pessoas tenham trabalho digno.

    Porto, estrada ou aeroporto. Lamentavelmente.

  • Antonio Moreira

    Saída Gruta da Lourdes(ao lado Agência Banco do Brasil) via Av.Fernandes Lima.
    Um cidadão saiu colocando saquinho de confeito nos retrovisores dos carros parados.
    Comprei um, e um dos meus dois filhos, disse: Que milagre, velho! Sinceramente, comprei de coração.
    No retorno da bomba do Gonzaga(Tabuleiro), tinha um rapaz que era diferente dos outros que limpam vidros de carros. Ele chegava, limpava o retrovisor do meu carro com uma flanela e
    espanava o carro como se fosse um móvel de casa. Era paciente e sem pressa. Sempre que tinha um trocado eu lhe dava. Acho que tenho uma dívida com ele. Um dia irei encontrá-lo…
    Eu tenho inquilino bem humilde, e lhe perguntei quanto ele achava que podia me pagar – de maneira acanhada me respondeu …
    Então eu disse: pois esse valor será o aluguel,ok! Obrigado, seu Antonio.

  • Claudio Mcz

    Isso tem um nome Corporativismo publico um Cancer na economia do Brasil,suas beneses Auxilio Moradia, Auxilio Paleto, Carro Oficial, e tantas outos pedulicarios. Isso revolta quando vemos o efeito disso, cai em cima do mais fraco. O Ultimo caso de Corporativismo a Justiça Trabalho mandou a Petrobras pagar 17 Bilhoes de diferença salarial a seus funcionarios, o engraçado que isso so acontece com Estatal e Repartição publica, se fizerem isso numa empresa privada ela fecha no outro dia, mas como é publica ai quem paga é o povo. E ai multiplicaremos as pessoas vendendo bala nos sinais.