A vaia que o senador Renan Calheiros recebeu no último domingo, na convenção estadual do PT, é claro que foi motivada também pelo fato de que ele votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele seria, digamos,  o que os petistas chamam de “golpista”.

Não chamam mais (no caso dele, especificamente).

Mas a manifestação dos militantes que não aceitam a coligação com o MDB revela muito mais do que aparenta.

Objetivamente: os partidos no Brasil – todos eles – são monumentos ao autoritarismo, são organizações verticalizadas, em que as decisões são tomadas de cima para baixo – e ponto.

À direita, à esquerda ou ao centro, os partidos no Brasil são a prova formal e material da falência da atual democracia representativa – que nem democracia é.

Os filiados não decidem nada. Só os caciques, ao fim e ao cabo, definem os rumos dos filiados.

Esse comportamento tirânico é replicado por todos os dirigentes de legendas, que não querem perder nem dividir o poder que têm de se dar bem.

E não é só aqui, em território brasileiro, que isso acontece.

Segundo a Transparência Internacional, as organizações partidárias são consideradas as instituições mais corruptas do mundo (para mais de 70% da humanidade).

É muito, não é não?

É, mas alternativa é política e, acima de tudo, democrática.

O cientista político belga David Van Reybrouck, num pequeno-grande livro – Contra as eleições (não se perca pelo título) -, propõe mudanças simples e factíveis neste modelo autoritário.

Por exemplo: a escolha dos candidatos que vão representar um partido nas eleições se daria por sorteio – tirando o poder dos caciques – e isso já acontece em vários países, gente.

E mais: a limitação do número de mandatos para os profissionais do ramo ajudaria a oxigenar uma atividade que está, paulatinamente, envenenando as populações.

Quem fala tanto em democracia precisa aprender a praticá-la.

Com nova fórmula, Renan Filho projeta eleição de oito federais
Novos desempregados mudam perfil dos vendedores de doces nos semáforos
  • Jorge Firmino de Melo

    A unica solução seria liberar ao publico comum o direito de se candidatar para todos os cargos politicos. Salve-se quem puder.

  • José Silva

    Renan dos bois de ouro e seus eleitores precisam de conversão moral e religiosa.

    Não podemos servir a dois senhores.

  • Sérgio Eduardo

    Pelo menos sobrou alguns petista que tem vergonha na cara.

  • Frederico

    Eu acho é pouco.

  • Dois Riachos Camilo

    A palavra de ordem é: RENANÃO

  • Williams Roger

    Nem tudo, nem a todos, se compra ou se desmoraliza.

    http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/2018/06/03/pt-indica-nova-secretaria-do-governo-de-renan-filho/

    Pois é!!!! O PT de Alagoas fazendo parte do governo do MDB, o partido do golpe!!!

    ☝”vantagem” pra meia dúzia, caciques e seus parentes e aderentes, em detrimento do restante.

    Pt, fazendo parte do partido que deu o golpe. Tudo por cargos.

    Renan Calheiros disse sim ao impeachment.

    Uma vergonha é pouco, é desmoralização total.

    Mas, acho que o PT, “sabe” o que tá fazendo!

    Complica tudo. Toda uma luta e confundi ainda mais os eleitores. Que já não estão vendo o pt com bons olhos.

    Aí meu caro, é fazer os filiados e militantes de idiotas.
    Estou sendo sincero.

    É fazer papel de palhaço perante a opinião pública.

    Tem que ser representado contra isso a instâncias superiores.
    Eles pensam não, tem certeza que o partido é balcão de negócios.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Eis, pois, aqui o lamento, litania, desabafo e desespero de um “amor não correspondido” do nosso amigo William Roger, que confessou e afirmou rompimento e desfiliação ao tal “partido”! É simples, muito simples e simplíssimo: como pode uma pessoa tão culta, inteligente, pacata, humana e civilizada ser “progressista” sabendo de todos os seus malefícios, equívocos e erros?
      No mais, fico com a sabedoria popular retratada num dos mais adequados memes recentes: “Pior que um governo corruPTo é o cidadão que o defende” e “Não é honesto, nem decente um cidadão honrado e de bem defender ou votar no ‘PT’, por ser apologia ao crime”! Ou não?
      Ah! A propósito quando e quantos, dos condenados do tal “partido”, foram expulsos, como vociferado pelo seu presidente Rui Falcão? – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/11/o-temor-do-temido-temer-nao-e-justo.html.
      Abr 🙂 😉 😀
      *JG

  • Pedro indignado

    Não voto no Senador Renan Calheiros! Mas se comparado com o filho, Governador Renan Filho de Desnaturado! O senador é um santo e tem mais só não pior entre os piores da nova geração herdeiro da política Alagoana, graças ao pai Senador, que tem algum sentimento de humanidades.O governador é frio e calculista

    • Reeleição Não

      Frio é pouco ele não tem coração o Governador é insensivel, arrogante,metido menos Renanzinho desse jeito como é que vai chegar no Planalto!

  • Julius Robert Hoppenheimer

    “INIMIGOS DO POVO”

    O Estado existe para proteger as pessoas.
    Política é o que fazer, por quem tem o poder necessário.
    O Estado não está protegendo os cidadãos, porque os governadores, que têm o poder necessário, estão protegendo o crime e enfraquecendo a polícia, com salários aviltantes, falta de meios, e desativando unidades.
    As delegacias de polícia viraram meros cartórios de ocorrências, porque não têm como investigar os crimes, por falta de meios e pessoal.
    As polícias militares são impedidas de combater o crime, com ameaças de processos e prisões de policiais, que atiram em bandidos, em legítima defesa da sociedade.
    É preciso deixar claro, que submeter o povo ao crime, imobilizando a ação policial, é crime de responsabilidade, punível com a perda do mandato e outras sanções.
    A ORDEM PÚBLICA É O PATRIMÔNIO JURÍDICO MAIS IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE, cuja defesa é impossível sem polícias adequadamente remuneradas, treinadas e equipadas.
    Senhores governadores cumpram os seus deveres constitucionais, protejam as pessoas, ou serão rotulados como aliados do crime e, certamente responderão por isso!!!

    🇧🇷💊🇧🇷👽🇧🇷🔮

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      É cediço, público e notório senão veracidade histórica recente das pseudas democracias tal e quais, por exemplo: cubana, venezuelana, boliviana, equatoriana, colombiana, nicaraguana, guatemalense e, muito em breve, a nossa brasiliana ou brasiliense; à beira e iminência de uma tirania escarlate de “progressistas”; todas aliadas de forças revolucionárias de libertação acobertadas por “teólogos da libertação”!

      Todas essas “criaram suas forças nacionais ou guardas pretorianas ou polícias unitárias ou únicas e típicas e próprias de Estados Unitários aos moldes de uma Gestapo germânica ou KGB soviética!

      Nesse sentido, desde 2003 “criaram” a fórceps, mediante decreto, a tal anomalia esdrúxula, imoral, ilegal e inconstitucional Força Nacional de Segurança Pública, antes atrelada ao Ministério da Justiça – MJ, hodiernamente ao recém-criado Ministério da Segurança Pública, que “criou” um Sistema Único de Segurança Pública, que deixa o Ministério da Defesa a reboque ou inerte, e se funcionar tanto quanto o S.U.S., já sabemos qual e quais seus efeitos e consequências: será “Seu Último Suspiro; enquanto cidadão-livre! – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2018/08/extincao-das-briosas-estaduais-e.html
      Abr
      *JG

  • Claudio Mcz

    Não vi nada supreendente, afinal Renan Calheiros é um dos politicos mais odiados do Brasil, um Senador que não consegue embarcar num voo comercial pq é xingado pelos passageiros, em decorrencia disso ele viajar todas as vezes a Brasilia no aviao do Estado de Alagoas, que seu filho o acompanha todas as vezes, e la em Brasilia marcar qualquer encontro com autoridades de lá para não dizer que foi leva o pai em Brasilia, e quem paga essa conta é o sofrido contribuinte alagoano.

    • FORNECEDOR SOFREDOR DA SESAU

      Eita kkkkkkkkk enquanto os fornecedores da SESAU não consegue nem pegar um buzão, não consegue nem colocar combustivel no carro ( Os que ainda consegue ter carro porque a maioria ja vendeu para pagar as dividas) Governador não maltrate o pobre coitado do Representante e dos Pequenos empresarios não é justo.

  • Não entendo

    Podem me explicar por que um cidadão ainda vota num cristão desse?

  • wal

    Srs. Prato do dia: ( TRAÍRA ),vamos lá:
    TRAÍRA AO COCO
    TRAÍRA AO MOLHO
    TRAÍRA GRELHADA
    TRAÍRA ASSADA
    TRAÍRA ÁGUA E SAL
    &
    TRAÍRA CRUA ou SUCHI
    .

  • JEu

    Não deviam ter somente vaiado… deviam ter atirado ovos, tomates, cebolas, etc, etc… e mais ainda, deviam ter dito claramente que não vão votar em traíras e que vão fazer campanha contra as tentativas de reeleição dos Reinões… aí sim, alguma coisa poderia ter sido mudada na tal “aliança do mal”… e mais ainda, deviam ter dito ao Paulão para calar a matraca maldita de enganação, pois tudo o que quer é somente o foro privilegiado e a boquinha do erário público, pois já não representa mais nada em Alagoas… isso sim, seria um posicionamento mais eficaz… de resto, é só fazer papel de otário…!!!

  • FERNANDO MELO

    Exemplo mais gritante e vergonhoso foi a recém queima da candidatura de Eduardo Tavares.
    Uma vergonha.

  • Alvinegro

    Teve o que mereceu e agora quer posar de bom moço dando apoio a Lula. Meu Deus, como o povo ainda elege gente dessa laia???

  • carlos.santos

    RENAN, RENAN, RENAN ETC…..

  • Zé indignado

    FORNECEDOR SOFREDOR DA SESAU, NÃO FIQUE TRISTE VOCÊ NÃ ESTÁ SÓ OS FORNECEDORES DA UNCISAL DIGO ESTAMOS JUNTOS! HEITOR É GENTE BOA… JÁ A SUA EQUIPE QUE TANTO CRITICAVA A EX REITORA ROSÂNGELA DÁ DE DEZ A ZERO DE CABEÇA PARA BAIXO NA GESTÃO ANTERIOR SE O DINHEIRO CHEGOU NA UNCISAL E PORQUE OS PROCESSO DE COMPRA NÃO ANDA E TUDO CONTINUA COM DANTES NOA QUARTEL DE ABRANTES

  • Sertanejo Cagota

    Só ganha por causa da urnas e fraudáveis.

  • Ismar de Souza

    “Os profissionais do ramo”
    Gostei demais desta expressão, mostra que este é o ideal de política de todos os políticos no Brasil

  • Grande HH!Essa merece ser eleita!

    “Só enriquece na política quem é ladrão”, afirmou a ex-senadora e pré-candidata a deputada federal por Alagoas Heloísa Helena (Rede).

  • Não se ausente!

    “A ausência do eleitor só beneficia aqueles não precisam dele”, ex-senadora Heloísa Helena, que disputa sozinha pela Rede um mandato de deputada federal pelo Estado de Alagoas.

  • RENAN CALHEIROS JÁ SE ACHA ELEITO! E O POVO?

    Renan Calheiros, o investigado da Lava Jato que está fazendo de tudo para desmoralizar a Democracia, já anunciou que deve disputar a Presidência do Senado em fevereiro de 2019, já dando como certa a sua reeleição em outubro de 2018 (Seria a 4ª eleição seguida para o Senado Federal!!!!).
    E os eleitores alagoanos permitirão a reeleição do rei do gado de murici?
    Se sim, só fico com uma dúvida: os alagoanos são completos idiotas ou cegos de guia?
    Isso é CANALHEIRO!

  • Bel

    Ideologia??????

  • RENAN, VOCÊ É A CONDENAÇÃO DE ALAGOAS!

    Na visita ao presidiário de Curitiba, o famigerado senador alagoano afirmou que subir no palanque do candidato a Presidente governista, Henrique Meirelles (MDB), seria uma “condenação”. Pergunta-se: e visitar um condenado por corrupção em 2ª instância é o quê?
    Isso é oportunismo eleitoral!

  • jose godofredo

    É tudo farinha da mesma bisaca! O PCdoB também tá com ele! Agora, Parem de reclamar, seus coxinhas, golpistas, fascistas! Nós somos à esquerda. Viva Renan! Viva Lula livre! Viva o socialismo!

  • E JOÃOZINHO PEREIRA TEM RAZÃO?

    O prefeito do município alagoano de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira, atual partidário do Governador Renan Filho, conhecido por “governador mirim”, chamou o senador Renan Calheiros de “ladrão de petróleo”, durante um discurso na campanha de 2014. No vídeo que circula pelas redes sociais e grupos do aplicativo WhatsApp, Joãozinho Pereira faz referência às primeiras citações do famigerado político alagoano no escândalo do petrolão, que o tornou mega investigado em decorrência da Operação Lava Jato. E também critica Renan Filho por ter tido votos em Teotônio Vilela e nunca ter feito nada pelo município. Além disso, acusa o então candidato a governador de esconder o seu pai, dizendo ser filho de Alagoas, na propaganda eleitoral. “Até o filho do Renan teve voto aqui, ó! 228 votos. Um candidato que nunca fez nada por Teotônio Vilela se lança candidato, agora, a governador. O pai dele é perdido. Ele até esconde o pai. Você tem medo da pessoa que esconde o pai. ‘Quem é seu pai? Alagoas!’. Seu pai é Renan Calheiros, diga! Diga que seu pai é Renan Calheiros, ladrão de petróleo! Diga!”, desafiou Joãozinho em 2014.
    Joãozinho Pereira come no prato que cuspiu ao virar aliado de Renan Calheiros!

  • VEJA A LONGA LISTA DE PROCESSOS NO STF DE RENAN CALHEIROS, O ENROLADO!

    Confira diretamente no site do Supremo Tribunal Federal – STF, a mais Corte de Justiça do Brasil, os inúmeros processos do ímprobo Senador alagoano!
    É um escândalo!
    E o povo de Alagoas não sabe disso? Não acessam a internet? Não assistem aos noticiários? São cegos de guia?
    Eita povo bom esse pessoal de Alagoas!
    Acorda Alagoas!
    http://portal.stf.jus.br/processos/listarPartes.asp?termo=RENAN%20CALHEIROS

  • Há Lagoas

    “A escolha dos candidatos que vão representar um partido nas eleições se daria por sorteio – tirando o poder dos caciques”.
    No Brasil, isso é impossível!

  • Apolinário Costa

    Calmaaaa fornecedores! Ano eleitoral e muitos sabeeem como se recebe com os Calheiros, ne?! 😉

  • KBÇÃO

    RICARDO O GOVERNO ANUNCIOU QUE O ULTIMO CONCURSO DA PMAL SERIA DE 1000 NOVOS SOLDADO, SO SE APRESENTARAM 894 E PORQUE O GOVERNO NÃO CHAMA OS CLASSIFICADOS PARA COMPLETAR AS VAGAS O EDITAL NÃO É DE 1000. MUITOS PAIS E MÃES DE FAMÍLIA NA ESPERA.