E quem são os favoritos, apontados assim, nos bastidores, para a conquista das nove vagas de deputado federal pelo estado de Alagoas?

Considerando o comportamento padrão do eleitorado local, os especialistas dessa seara, às vezes sobrenatural, apontam como os mais prováveis futuros deputados federais – entre “novos” e nem tanto:

– Arthur Lira

– Sérgio Toledo

– Marx Beltrão

– Isnaldo Bulhões

– Nivaldo Albuquerque

– Severino Pessoa

– JHC.

No caso do deputado do PSB, que é candidato à reeleição, ele estaria entre os que poderíamos chamar de híbridos: tem votação pulverizada, entre os eleitores independentes – e principalmente urbanos -, mas também contam com o apoio de redutos eleitorais, controlados pelos caciques.

Restariam, nas contas dos matemáticos eleitorais, duas vagas, pelas quais brigariam: Carimbão (apontado também como favorito pelo apoio de grupos religiosos), Ronaldo Lessa, Heloísa Helena, Paulão, Rosinha da Adefal,  Tereza Nelma, Emmanuel Fortes e Eduardo Tavares.

Há condições ainda a se considerar: qual será o comportamento do eleitor crítico, aquele que reclama, xinga e protesta?

Se ele for às urnas e votar em algum candidato, o resultado será um. Caso contrário, o cenário de hoje será o mesmo – ou pode até piorar.

Se é que, de fato, a manifestação de protesto é sincera.

 

Eduardo Tavares: "Estou 90% fora disputa eleitoral deste ano"
Reeleição é fundamental na busca de Renan Filho pelo Planalto
  • Benedito

    HH e Rodrigo Cunha, que mesmo sendo tucano e seu partido foi o grande mentor do golpe que destrói o Brasil e joga na miséria milhões de brasileiros, em grande parte os iludidos pela imprensa golpista,terão esmagadora votação para desespero e indignação dos carreiristas que com suas malas prontas já sabem a quem levarão para juntos manterem a desgraça do povo. Aqui em Delmiro Gouveia, os inocentes ocupantes do açougue da Avenida Castelo Branco, já estão com seus cadastros atualizados e prontos para o ataque.Quem dá mais?Sofremos nos últimos anos a MAIOR TRISTEZA, O FECHAMENTO DA FÁBRICA e nossa maior DECEPÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO do Padre que sem dúvidas é o maior cabo do coronezinho de quem foi cabo eleitoral e servidor por alguns mesmes.

  • José Silva

    Será que o eleitorado alagoano é masoquista? Acredito que não. Renovação máxima; não vamos votar nessa turma de políticos de carreira. Somente novatos?

  • Pensa Alagoas!

    Para aqueles que ainda pensam que votar em branco, nulo ou se abster de participar da eleição resolve alguma coisa, analisem os seguintes dados do pleito para o Governo do nosso Estado em 2014: Tivemos 199.638 votos nulos, conquistando assim, o 3º (terceiro) lugar nas eleições para Governador de Alagoas, à frente dos 127.767 votos em branco e dos outros 06 (seis) candidatos ao cargo de Chefe do Poder Executivo Estadual. Portanto, os votos em nulo só perderam para o reizinho e o biuzinho!
    E abstenção foi espantosa: 382.657 pessoas, ou quase 20% (vinte por cento) dos eleitores do Estado de Alagoas simplesmente nem apareceram para votar!
    E qual foi o resultado do protesto? Conseguiram o quê? Que objetivo atingiram?
    Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada!
    Votar em branco, nulo ou se abster de participar da eleição não resolve o problema da corrupção, pelo contrário, só ajuda os corruptos de sempre a continuarem mamando nas tetas do Poder Público, em prejuízo do sofrido povo de Alagoas!
    Não votem em branco ou nulo! Não se abstenham!
    Lembrem-se daquele provérbio chinês: “Os ausentes estão sempre errados. “
    Votem em pessoas éticas, honestas, dignas, competentes, e que não façam da política uma profissão! E elas existem, é só procurar!

    • Adilio Faustini

      A maioria que deixa de votar são pessoas relativamente informadas que deixam para as desinformadas escolherem o futuro de seu Municipio, Estado ou País.Depois passam 4 anos reclamando.

    • JOTA ALVES

      no dia da eleiçao to indo pescar

  • NÃO SE OMITAM!

    Em resumo, votar em ninguém / nenhum só ajuda os de “sempre”, ou seja, os Renans, Collor, Beltrão, Albuquerque, Toledo, entre outros que há anos vivem às custas do dinheiro público.
    O voto em branco, nulo ou a abstenção, como voto de protesto, jamais vai mudar o nosso sofrido Estado de Alagoas!
    Não sejamos cúmplices! Votemos no novo e aposentemos os fichas sujas!
    O Estado de Alagoas é de todo nós, não podemos ser dominados por uma família, uma quadrilha, ou a junção dos dois!

  • Aposentadoria dos fichas sujas!

    A eleição é decidida por quem se manifesta, por quem escolhe alguém em termos de um voto válido, isto é, por quem vota. A não manifestação do eleitor, ainda que em número elevado de votos brancos e nulos, não tem o poder de anular qualquer eleição. Assim, a presença de um determinado número de votos brancos e nulos, por maior que seja, não torna a eleição nula
    Como exemplo, mesmo se 99,9% (noventa e nove vírgula nove por cento) dos eleitores votarem nulo ou em branco, a eleição será válida e os destinos do país serão guiados pelo 0,1% (zero vírgula um por cento) que compareceu às urnas.
    Portanto, na eleição a omissão não é uma opção!
    Votemos no novo e aposentemos os fichas sujas!

  • Pobre Alagoas!

    – Arthur Lira

    – Sérgio Toledo

    – Marx Beltrão

    – Isnaldo Bulhões

    – Nivaldo Albuquerque

    – Severino Pessoa

    – JHC.
    São todos mais do mesmo, do lixo eleitoral!
    Será que o povo de Alagoas nunca aprenderá a votar?
    Pobre Alagoas!

  • Meu voto é de HH!

    Se esses são os favoritos, vamos votar nos “poca urna”, meus amigos, pois da relação acima nenhum presta!

  • E o povo?

    E eles combinaram com o povo?

    Esqueci, para essa gente o povo é mero detalhe!

  • Sérgio Eduardo

    Não voto na Heloísa Helena mais na minha humilde opinião ela tem 80% d chace d ser eleita pois vejo o eleitor muito desacreditado em relação aos políticos. Agora o povo tem q comparecer às urnas caso isso n ocorra os maiores prejudicados serão HH e Rodrigo Cunha pois são os votos de opinião

  • Alexandre

    Mesmo com a matemática cruel do quociente eleitoral, Heloísa Helena será a mais votada da história de Alagoas. Tem sim sua cadeira garantida na Câmara Federal.

    Ricardo, anote aí a manchete que você mesmo escreverá pós apuração das eleições: Um Furacão Chamado Heloísa Helena!

    • Hugo Torres

      Verdade Ricardo Mota, abre o blog após a apuração com essa manchete “Um furacão chamado Heloísa Helena” maior reduto moral de Alagoas, como fez falta no cenário nacional!!! vai ser a mais votada da história com certeza!!!

  • 2018 vote certo, Ficha Limpa!

    2018 vote certo, vote FICHA LIMPA.

  • Alvinegro

    A exceção do JHC, difícil acreditar que as pessoas irão eleger tanto ficha suja e filhote de taturana. Irão eleger até um deputado que aparentemente tem problema de laringite aguda, permanentemente. Ao que parece, não tem voz (não por opção, mas talvez por não ter o que dizer ou apresentar). Uma vergonha.

    Todo dia tem notícia de falcatrua e escândalos ligados a maioria desses nomes. Ainda assim, seguramente, todos irão se eleger.

    Talvez por isso sejamos o tão falado “mais pobre entre os pobres”.

  • Sérgio Eduardo

    Os eleito pra câmara federal na minha oponião
    -Arthur lira
    -Sérgio Toledo
    -Severino pessoa
    -JHC
    -isnaldo bulhoes
    -Heloísa Helena
    -Nivaldo Albuquerque
    -carimbão
    -Marx Beltrão

    Para deputado estadual

    -Antônio Albuquerque
    -Célia Rocha
    -Inácio Loiola
    -Paulo Dantas
    -Bruno Toledo
    -Eduardo Holanda
    -Fátima canudo
    -Cibelle Moura
    -Flávia Cavalcante
    -Fabiana pessoa
    -Ricardo nezinho
    -Samyr Malta
    -cidoca
    -ivan Beltrão
    -márcios Beltrão
    -gilvan Barros filho
    -Marcelo victo
    -Francisco Tenório
    -Davi Davino
    -Francisco Sales
    -Chico Holanda filho
    -tarcisio freire

    • DAVI

      POR FAVOR, ME FORNECA AS DEZENAS DA MEGA-SENA POR GENTILEZA!!
      O VIDENTE APARECEU!

  • Esperança

    E um furacão chamado Rodrigo Cunha também mudará os números dessa eleição…

  • Honório Duque

    JHC faz parte do coronelismo, não esqueça a herança.

  • JEu

    Creio que os tais “bastidores” só podem ser verdadeiras “pocilgas” inventadas por bajuladores e midiáticos puxa-sacos… o povo está cansado de tanta miséria, tanto mais dos mesmos, de tanta falcatrua, mentira e propaganda enganosa… é esperar para ver… avante Heloísa Helena, Eduardo Tavares, Rodrigo Cunha e outros nomes verdadeiramente limpos… outubro vem aí e o povo vai dar o troco…!!!

  • severino melo

    Ainda bem que meu filho que completou 16 anos neste mês, tem seu voto decidido, não vota em nenhum deles!!!!

  • Pr GiLvaN Menezes

    Essa é a hora de mostrar que não temos memória curta… E eleger novos políticos, com novas idéias e com uma mentalidade totalmente diferente desta que aí se encontra – a mudança chegou!

  • Patricia

    Estamos em um momento politico onde não há mais tempo de nos mantermos inertes à tudo que está sendo noticiado diariamente. Estao matando de fome, estao assassiando pessoas todos os dias nos hospitais sem assistencia adequada. Estao distorcendo a moral, a ética e dilacerando familias pela ausencia de politicas publicas na area da educacao o que contribui para o aumento desacelerado da criminalidade. Basta!! E vamos dar um basta mudando os politicos que utilizam o mandato como emprego público, onde fazem e desfazem, onde mandam e desmandam sem responder por nenhum dos atos ilicitos e quiça imorais. Vamos mudar e para melhor. Temos novos nomes de pessoas integras e que vale a pena dar uma oportunidade. Cito Emmanuel Fortes. Basta olhar na historia que ao longo do tempo tanto ele como sua familia, a familia Fortes escreveu.

  • Jailson

    Vamos renovar vamos tirar essa cambada.

  • Williams Roger

    Não tem nada certo mestre!

  • wal

    Tirando o JHC, que até o momento é um ficha limpa, os demais; DEUS tenha piedade de quem der um voto a eles.
    VOCÊS VÃO VOTAREM NELES ??????????????

  • ELEITORA REVOLTADA

    SÓ EXISTE DOIS PARTIDOS RICARDO: O QUE TÁ COMENDO X E O QUE TÁ QUERENDO COMER

  • santos

    O problema, meu nobre, é encontrar alguém honesto nessa seara. Pois, a regra mostra justamente o contrário.

  • breno

    Quando eu vejo uma lista dessa, bate um desespero. A solução é o caminho do aeroporto.

  • Lion

    Renovação total. Nenhum desses aí merecem o voto do alagoano. Votem em ficha limpa. Muitas surpresas aguardam essa turma. O povo não é mais bobo. As mídias sociais vão deixar alguns desses nomes chorando, a partir de novembro de 2018. E em 2019, além do choro, processos, condenações,etc. Por isso, preparem o bolso, pois os escritórios de advocacia virão com muita fome…

  • Marcelo

    Contra esses que aí estão, há uma esperança: Regis Cavalcante

  • Carlos

    Sai de curral eleitoral litoral sul e se juntem aos bons,vote livre e solto! Sertão, litoral norte,vale do Paraíba, zona da mata….

  • Antônio de Pádua

    Acho que nesta lista de candidatos a Deputado Federal faltou o nome do Jornalista Fernando James, para mim será um dos eleitos neste pleito, em tempo, é ficha limpa.

  • Thiago

    Ricardo, após as convenções, gostaria se possível que o senhor criasse um novo tópico fazendo uma análise da disputa para federal, já que muito se falou em um possível isolamento do Arthur Lira por parte do MDB e ele acabou coligando com dois fortes candidatos ( JHC e Severino Pessoa). Fica a sugestão e um pedido ao mesmo tempo para a gente ter uma noção de como deve se desenhar esta disputa.