Por que a Assembleia não aprovou o reajuste dos servidores estaduais retroativo a maio?

Eis uma indagação que a maioria dos deputados não pretende responder, seja porque boa parte deles não depende do chamado “voto de opinião”, seja porque os servidores perderam importância eleitoral – esta é a avaliação deles.

É claro que há de se depositar também na conta dos sindicatos que representam o funcionalismo uma parte desta derrota – que custará a cada servidor 2,95% de reajuste em um mês -, pela omissão e imobilidade.

É pouco?

Para o governo do Estado a soma do que perdem os servidores chega a algo em torno de R$ 10 milhões – só o correspondente a ao reajuste do mês de maio.

O valor, aproximado, considera o reajuste de várias categorias que tem os salários atrelados ao do governador, que também receberá o mesmo reajuste de 2,95%.

(Será que sai em junho?)

Seguindo a lógica dominante do governo, este dinheiro vai virar cimento.

Lembrando que o projeto de reajuste, combinado com os servidores, chegou à Casa de Tavares Bastos em 8 de maio, e só foi aprovado quase dois meses depois.

A emenda apresentada pelos deputados Bruno Toledo e Chico Tenório foi olimpicamente ignorada pelos deputados.

A suspeita de que estava tudo combinado parece bem lógica.

Ou não?

 

Lessa só fez ganhar desde que anunciou que podia disputar o governo
'Expresso da cidadania' é proposta suprapartidária em Alagoas
  • junior

    Talvez o governador surpreenda,mas acredito como dito anteriormente que os servidores perderam importância eleitoral na avaliação deles.E tudo vire cimento mesmo.Prefiro acreditar que os funcionários é que vão surpreendê-los.

    • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

      Caro junior, … MILAGRE raro acontece! – Queres 2?
      1) Brasil ganha a Copa Ruça 2018 superando 7×1?
      2) TRABALHADORES nos serviços público e privado:
      _ _ _ > Teremos SALÁRIOS reajustados além INFLAÇÃO?
      Nessa faca de 2 legumes as torcidas embriagadas:
      – as de Flamengo e Corinthians – NACIONAIS;
      – mais CSA e CRB, ASA e CSA, Murici e CEO etc;
      parecem preferir a COPA. XUTEI certo, amigo?
      Acontecer MILAGRE é como ter MÃE, só hay uma!

    • Jura

      Concordo plenamente.

    • Militar professor

      Essa política do já ganhou do governo. Esqueceu que o pai precisa de reeleição. Além de que essa forma importada do governo Aercio de Minas tem massacrado todos os servidores públicos. Em consequência o prejuízo final é do povo.

  • Carlos

    Ser inteligente é tripudiar com os reféns, servidores públicos. O governador Renan Filho, deve estar sendo parabenizando com a miséria do servidor público. Dos castigos de Deus, ninguém se livra governador… Já os sindicatos atrelados aos petistas se calam em relação ao governo Renan Filho.No município de Maceió, cinicamente é contra a política do prefeito Rui Palmeira.

    • Marcos

      O próprio sinteal se cala desde sempre, não acho justo um sindicato que só viaja e grita ao vento, não acredito em um sindicato que só se sobre sai com as danças das cadeiras, não desejo mais contribuir com o sinteal, pois é contribuir e sim dar dinheiro p eles viajarem.

      • Vieira

        O Sinteal/Sinteala só se preocupa em colocar textinhos cheios de barras: senhores/as, senhoros, diretores/diretoras/diretoros e por aí vai. Sindicato/a pelego/pelega. Kkkk

        • breno

          Quem tem um SINTEAL não precisa de inimigo.

  • Pedro indignado

    Cadê a polícia militar e civil.

  • JESB

    AGUARDEM A RSPOSTA NAS URNAS. ESSA ASSEMBLEIA VAI MUDAR NOVENTA POR CENTO. AGUARDEM!

  • Diego

    Ricardo, nos faça o favor de divulgar a lista dos deputados que votaram pra que o servidor perca quase dois meses de reajuste.
    A resposta tem que ser dada nas urnas!!!

  • Silva

    Boa tarde (ou não). O governo aproveitou o momento de euforia da copa do mundo para suprimir direito dos servidores. Enquanto fomos reféns do futebol e do carnaval, seremos tratados de forma desprezível. E, antes que eu esqueça, parabéns ao povo do Tocantins. Brasil, mostra a tua cara!

  • JEu

    Ora, tudo mundo sabe que o governador mininim aprovou e sancionou a criação dos novos cargos comissionados no TCE/AL, para agradar aos seus comparsas da ALE/AL… então, de onde virão os recursos para pagar os salários dos apaniguados (ou fantasmas?!!) que irão ocupar os tais cargos comissionados até dezembro deste ano?!!! é tudo muito simples, os recursos são retirados do bolso dos funcionários públicos… e a “caixinha” dos sem vergonha vai ficando “gorda”… só que faltaram combinar com o povo alagoano… e a surpresa vai ser grande em outubro… pois todo mundo já entendeu o “jogo sujo jogado” por essa corja… aí incluso o clã dos calheiros…

  • MARCELO VICENTE DE FREITAS

    Início da campanha :
    #Nem eu,nem minha família,nem meus amigos,votamos em Renan#.

  • jezu

    Reeleição para o menino de murici vai ser para Alagoas como uma desgraça para nosso Estado, esse governador vai mostrar que toda essa propaganda que vem fazendo como os hospitais e os policias militares de amarelos nas ruas vão ser em vão.
    Grandes elefantes brancos. Parabéns ao povo alagoano que continua votando nestas aves de rapinas.

    • J G de ARAUJO JORGE

      CONCORDO COM O COMENTARIO, VEJAM SE O NOVO IML ESTÁ FUNCIONANDO, NÃO TEM PESSOAL, TUDO FACHADA, PENA QUE EM OUTUBRO, COM CERTEZA, O POVO AINDA VOTA NESSEs.

  • Elinaldo Peixoto

    Querem saber a verdade? Quando outubro chegar nada vai mudar.
    Todos serão reeleitos, a exceção de um ou outro.
    Parabéns Alagoas

  • Anderson Meireles

    Está mais do que na hora de os servidores públicos e seus familiares darem o troco nesses políticos que só olham para o próprio umbigo.

  • Cristiana

    A verdade é que Renanzinho, pouco se importa com servidor público, Ele mantém o serviço público na área da saúde com os contratados, chamados ‘empenho’, as instituições da UNCISAL e SESAU estão preenchidas por eles, é mais fácil de manipular, não paga insalubridade, adicional noturno e não têm vínculo algum, dessa forma o atendimento funciona e nós que estudamos e passsamos no concurso estamos sendo esquecidos e desvalorizados . Peço as autoridades; Ministério público e Ministério do Trabalho que façam uma visita e vejam o trabalho escravo dos empenhos que ficam até 5 meses sem receber e dos concursados que não têm seus direitos reconhecidos, principalmente por parte da UNCISAL.

  • Carlos

    Quando vejo o governador ,nas redes sociais, jovem e carregado de tanta maldade com o povo pobre entre os pobres. Chega me dá uma gastura. Cuidado com os castigos de Deus, senhor governador desnaturado.

  • Edson Leite Batista

    Alem disso este mes a pefeitura de Maceió passou a perna no estado, e, liberou hoje o pagamento de junho. Quanto ao reajuste do Estado, na pratica só sai em julho.

  • Williams Roger

    Rapaz, é uma vergonha pra esse governo déspota.
    Retirando Direitos dos servidores. Principalmente dos da saúde.
    E ninguém faz nada.
    Sem GENERALIZAR, “$indicatos” e “$indicalitas” tudo calado. Por que será????

    Ministério público estadual, nos ajudem!?

    Estamos pagando pra trabalhar, estamos pagando pra comer no trabalho, pois a comida servida tá péssima. Até diarréia dá!
    Retiraram a insalubridade nas férias e afastamentos legais.
    Já dos agentes penitenciários suspenderam e devolveram. E por que com os servidores da saúde é essa perseguição?
    GOVERNADOR???!!!
    Cadê a sabedoria???!!!
    Perdeu foi?!!!

    Cumpra as promessas de campanha!!!!

    O senhor disse que ouviria a todos.
    O senhor não escuta ninguém!!!

    Os servidores estão “P” da vida com o senhor…
    Na saúde não tá nada bem!
    Em que país o senhor vive? No do da Alice, das maravilhas!?
    A não ser essas “PROPAGANDAS” que não condiz com a realidade!
    Prejudicando servidores públicos!!!
    Acorde homi!

    Que atitude infantil!
    Sem sabedoria!
    Retroativo é direito!

    Os direitos dos trabalhadores são sagrados!

  • Roberto

    Acho interessante que na maioria das vezes as pessoas reclamam e acabam esquecendo que quem elegeu os deputados e governo foram eles mesmo. É ainda há quem vote nesses políticos mais uma vez. O povo tem o poder de mudar esse quadro tirando aqueles que foram contra e mostrando para eles que fazem a coisa certa ou vão perder seus cargos. A resposta tem que ser firme e rápida em quanto é tempo.

  • Regina

    Cadê nada! Vamos parar de se lamentar e dar o troco nas urnas. Se lamentam agora e depois votam neles de novo.

  • Carlos Ferro

    Caro Ricardo!
    Que estado é esse?Servidores com salários altamente defasados, o governador dá uma reajuste pífio e ainda nos rouba um mês.A tendência dos servidores é morrer de fome.Enquanto isso o estado lotado de cargos comissionados.Quando isso terá um fim?

    • Antonio

      Se tivesse outro candidato ao governo, ele não faria isso, imagine ele reeleito, os funcionários não vão passar de empecilhos.

  • Fernando

    Era uma tragédia anunciada… o próprio decreto já revelava tudo isso, quem nunca trabalhou na vida, não respeita trabalhador, tudo planejado pelo governador.

    • Carlos

      Justamente Fernando, mentir para o povo é ser inteligente. Nasceu e se criou o meio ambiente onde enganar é sinônimo de sabedoria. Abaixo o coronelismo e se for candidato único para governador anular o voto. Os demais candidatos votar em fichas limpas.

  • ALDO

    A folha de pagamento do mês de junho/2018 já está fechada. Então os servidores perderam dois meses da reposição salarial.
    DESTA ASSEMBLEIA O QUE HÁ DE SE ESPERAR??? VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA!!!

  • Maricota

    Na Secretaria da Saúde os servidores comissionados estão sem lugar até para sentar. Esse é o Governo Renan Filho. Ah… para não esquecer a CARPH que não existe mais mas tem comissionados até umas horas.

    • ANTONIO JOSE FON DE JESUS

      PROCUREM NA SECRETARIA DE TURISMO, SÓ SE ENCONTRA PESSOAL DO ANTIGO GOVERNADOR RONALDO LESSA, TUDO DA MESMA PANELINHA, TUDO CONCHAVO, TUDO ARRUMADINHO, ALAGOAS NÃO APRENDE A MUDAR, POIS O POVO É ANALFABURRO E NÃO SABE VOTAR, SIMPLES ASSIM.

  • Eu

    Garanto q o q depender de mim e de minha filha certamente TODOS ELES IRÃO SE SURPREENDER! Em outubro daremos o troco. Aguardem …

  • APOCALIPSE

    Tem que mandar é o fantastico investigar esse uso indevido do dinheiro publico,Funcionarios fantasmas e comissionados sem formação para area.Essa segurança que só mata,esses desaparecimentos e crimes sem soluções,essa saúde que é mais um genocidio,a educação que só avança de ré pra trás.A situação da maioria dos municipios de alagoas que estão envolvidos em desvios do dinheiro publico e não dá em nada.O portal da transparencia que não funciona nos municipios, empresas fantasmas…pelo menos pra termos o prazer de vê-los na tv a nivel nacional.(porque vergonnha não se tem a muito tempo).

  • Selva

    10 milhões serão bem vindos ao chapão para comprar VOTOS nos currais interioranos!

  • Jonne

    Isto não foi só acordado com os deputados não!
    O simprev vendido como sempre disse que não faria nada!
    Sindicato VENDIDO em troca de cargos para os familiares.
    Pronto falei.

  • Antonio

    Quem planta colhe, se eu tinha dúvidas, agora eu estou convicto, não tendo outro candidato ao governo, o meu voto será anulado.

  • Wellington Teófilo dos Santos

    O Povo está feliz, é o que importa viva à “copa do mundo “.Pão é circo é fumo kkkkkk

  • Wellington Teófilo dos Santos

    Pão é circo, o povo está feliz gente tá tudo bem copa do mundo viva!!!! kkkkkkkk

  • Fernando

    Tudo tem sido muito bem combinado com o governo, MPE, PGE, Assembléia, SEPLAG, judiciário e etc. Tudo em um grande acordo, só anda o que o governo quer. Está aí para provar, o acordo que o governo fez com o cadastro reserva da UNCISAL, que dentro de um prazo próximo a 60 dias seriam convocados. Já fazem 120, e nem todo o processo parado, colocaram o cadastro reserva para trabalhar em contratos de boca, sem qualquer vínculo trabalhista, em um ambiente de risco de contaminação, Senn que haja insalubridade, férias e demais direitos. Relação de trabalho bem semelhante ao Brasil Colônia do século XIX, seria Renan Filho um donatário??? Resta saber quem será a princesa Isabel!!!

    • Cristiana

      Pura verdade Fernando, sou servidora da UNCISAL e sinto o descaso na pele.

  • Patricia

    Já diziam os sábios:1.”A ganância do ter não só engoliu o ser e a convivência pacifica, mas até privou a maior parte dos homens do ter indispensável, para acumular nas mãos de uns poucos o que a todos pertence”2.”Na terra há o suficiente para satisfazer as necessidades de todos,mas não para satisfazer a ganância de alguns”3.”Existem riquezas repletas de misérias e solidão”.

  • ROBERTO LIMA

    em outubro ,meu voto é NULOOOOOOO

  • Obajara nervoso

    Fora reinan! Você não representa os interesses dos trabalhadores concursados que é a única forma de democratização do serviço público. Patrimonialismo é coisa do atraso, direitos aos trabalhadores da Saúde e Educação já! Concurso público sempre!

  • Só Deus

    Só irei votar em Rodrigo Cunha, pois o resto será NULO…

  • Indignação

    Policiais, não percebem que o acordo que o Governo fez foi tudo mentira! Prometeu IPCA + os 12% parcelados. Já é 2° mês sem IPCA. Está mais do que claro que não vai cumprir é nada…

  • Troco

    REAJA Alagoas!!! Vamos dar o troco nas urnas! Rodrigo, meu voto é seu, pois tem caráter, mas o resto é nulo.

  • Thiago

    Espero sinceramente que o governador enxugue a folha diminuindo o numero absurdo de comissionados desnecessários e pague o que é de direito dos servidores.E que para as tais UPAS e novos hospitais sejam feitos concursos publicos e não serviços prestados, pois caso contrario a bagaceira vai ser pior do que já está.A fiscalização deixou bem claro o retrato da saude do nosso estado(vergonha)e olhe que não foi a fundo.

  • Kleyton

    Só corrigindo Ricardo Mota, são dois meses que perdemos. MAIO e JUNHO. Pq se ele sancionar agora, 1 de julho por exemplo, começa a valer a partir da data da sanção, ou seja , 1 de julho, mas já perdemos 2 meses.

  • Mauricio Dias

    Voto em qualquer outro candidato e menos nos Renans.

  • Pedro

    Enquanto isso só neste ano o governo gastou 7,8 milhões com propagandas instuticional do governo(diariodopoderalagoas).A realidade que o povo enfrenta é em diferente.aliás a unica secretaria que se faz alguma coisa é a infraestrutura,com reformas,construções e etc,mas que de nada adianta se o sistematico não é nada sistematico.

  • Pedro I

    Vida nova nas grotas,que de nova só as pinturas e massas nas paredes.Quero ver é dar acesso a internet sem fio as comunidades carentes,é qualificar os jovens que estão fora da escola priorizando as zonas de exclusão e baixa renda,dar emprego aos mesmos no governo e não cobrar almoço ou transporte,é utlizar uma area para construção de um centro educacional e de esportes para os alunos de escolas publicas,com transporte e refeição gratis …isso sim é inclusão social.

  • Antonio souza

    “Alagoas tem pior desempenho na aplicação da lei maria da penha”.É disso a pior.Operação policial que só mata(violencia gera violencia)é como exugar gelo.Pobre do povo alagoano.”A justiça que tarda falha”

  • MARCELO

    A FOLHA DE JUNHO ESTÁ FECHADA SEM REAJUSTE!

  • Consciente

    Políticos só olham pro próprio umbigo. Tudo no Estado não passa de mentiras… Não merecem meu voto.

  • FABIAN CIDADÃO

    A NOVELA DA VIDA REAL CONTINUA!!! ASSIM, COMO NO TOCANTINS, A POPULAÇÃO ALAGOANA E OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS VÃO DÁ O TROCO, NA ELEIÇÃO DE OUTUBRO, DE 2018!!! TODOS OS POLÍTICOS ALAGOANOS CORRUPTOS, VÃO RECEBER O RETROATIVO, DA: INDIGNAÇÃO, DA FALTA DE RESPEITO, FALTA DE COMPROMISSO, FALTA DE: SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA!!! ACORDA ALAGOAS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS!!! ESSA TURMA SÓ ESTÁ PREOCUPADA, COM UMA COISA: ARRECADAR MUITO DINHEIRO PÚBLICO, PARA DEPOSITAR, NAS CONTAS FANTASMAS, NA SUÍÇA E PARA POLITICAGEM DE 2018!!! ENTENDERAM??? “MUDA, QUE QUANDO A GENTE MUDA, O MUNDO MUDA COM A GENTE”.(GABRIEL O PENSADOR).

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    É sensato, coerente ou inteligente se fiar em quem sequer honra e cumpre aos seus compromissos e deveres?
    Desde há muito que repetimos, replicamos e reiteramos: o descumprimento de preceito fundamental é crime de responsabilidade susceptível de urgente, imediato e devido processo de impedimento ou “impeachment”, mas quem decidirá sobre isso senão os nossos amigos, parceiros e colegas castrenses, em assembleia!
    Houve um tempo em que a palavra dada era palavra cumprida ou “valia o fio do bigode”, do promissor promitente, hodiernamente nem à Lei Fundamental os governos a têm respeitado, como temos vistos aqui e alhures: recentemente, Rio de Janeiro (Sérgio Cabral), Bahia (Jaques Wagner), Espírito Santo (Paulo Hartung), Rio Grande do Norte (Robinson Faria) e Alagoas (Renan Filho) todos sem bigodes; coincidência?
    Abr
    *JG
    – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2018/05/foi-se-o-tempo-que-valia-palavra-ou-um.html

  • Nome *Bruno Vieira

    Já não basta o calote da insalubridade, ainda vem com um reajuste ridículo desse. É pisar sem dó na cabeça do servidor e fazer propaganda Hollywoodiana na TV, pra sair de bomzão.