Ler o livro Práticas Simbólicas – Uma análise discursiva de Mitos, Ritos e Prédicas da religiosidade popular (Editora Cesmac), do padre e Prof. Dr. Manoel Henrique, é um passeio delicioso sobre a religiosidade popular no Brasil e no mundo.

Um tema sempre muito delicado, mas que a obra apresenta com notável conhecimento e sem nenhum preconceito.

O resultado é uma narrativa séria, mas não sisuda, revelando o bom humor do povo onde a hierarquia das igrejas – em geral – nem sempre o encontra.

Convidado do Ricardo Mota Entrevista desta semana, o padre Manoel Henrique defende, como sempre, o seu ponto de vista de homem de visão larga: o respeito e a convivência harmônica entre todas as religiões.

Ele afirma, por exemplo, que “as religiões não podem se fechar umas às outras”. Elas não devem nunca ser motivação para os conflitos, debates ásperos e irracionais, negando as manifestações que brotam na população:

– A religião é um caminho aberto à vida.

Na ótima conversa, o padre Manoel Henrique conta o papel fundamental do sincretismo religioso no Brasil:

– Às vezes, uma manifestação popular de fé pode parecer oriunda das mais diversas correntes religiosas. Essa riqueza não pode ser renegada.

Vale a pena conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: Padre Manoel Henrique, professor e escritor

O desembargador Washington Luiz e a ética de Pitágoras
Marx Beltrão ignora apelos do Palácio, cola em Renan Filho e sai na foto
  • JEu

    Pois é, precisamos entender que a “Verdade Absoluta” é Deus… e Ele não se encerra em uma determinada “religião”… assim, entendo que todas as religiões que buscam tornar o ser humano uma pessoa melhor está correta e busca a “Verdade” maior… então, nenhuma, sob esse ponto de vista, tem o “privilégio” de possuir a “Verdade” total e todas, sem exceção, possuem “um pouco” dessa “Verdade” e, portanto, estão todas corretas… ou seja, não existe “religião” melhor que as outras… todas são boas, se buscam as coisas boas… por isso Jesus disse, há mais de dois mil anos: “é pelos frutos que conhecereis a árvore… uma árvore boa não pode dar maus frutos, assim como uma árvore má não os pode dar bons”…

    • SãJÃO aLLagoano 2018: rela COXINHAS suadas cUm louras geladas – MorTânDeLLa$!

      Caro JEu,\9’s fora GUERRAS religiosas, oK!
      > religiões NUM podem se fechar umas às outras.
      – fundamental é o SINCRETISMO religioso no Brasil.
      [A R Mota, Padre Manoel Henrique ACIMA]
      SEM cretinices VÃS enchendo sacolinhas INSANAS:
      – Xô, SATANÁS Deputado das Praias do Pastor Dom Duriel! NEM Nero rodando a manivela do Bad Boy Conde Draculino: Vampiro Comedor: Fora TEMER!
      COM Sansão, o Homem Cibernético Cabralino Pirata, Pit Bull de Dom Durvalino I das Ruas de 2013.
      COM Bell Marques e Tonho Matéria pintando Salvador Dalino, apois meu pincel NUM brocha, Magolino da Vara Mágica do GECOC.
      POR Aladino gênio da Lata e Shivalino da Yôga, Caramulino das Índias do Cowboylino em laços do amor do Zombalino da Kizomba África & BahÊa com Alberto Pita Durangolino tudo por amor, um REI Ciclável.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Durval_Lélys

      Resposta:
      Eis o sagrado e o profano “prazerando” juntos e divertidamente.
      Você hoje foi demais!

      Grande abraço,

      Ricardo

    • CHIQUINHA GONZAGA

      JEu, PENSO EXATAMENTE ASSIM❗️
      E MAIS, NINGUÉM ESTÁ SALVO SÓ PORQUE PERTENCE A DETERMINADA RELIGIÃO… O QUE NOS SALVA SÃO OS NOSSOS PENSAMENTOS, PALAVRAS E AÇÕES, ENTRE LINHAS, ISTO SE CHAMA CARIDADE.
      POR ISSO, NÃO ADIANTA RELIGIÃO NENHUMA SE NO ÍNTIMO DE CADA UM NÃO EXISTIR ESTAS TRÊS BOAS ATITUDES❗️

      • SEM HIPOCRISIA!

        Bons pensamentos, caridade, boas ações; frequentando religiões antiCristã é hipocrisia ou profanação?

        Ex. Cristo é ressurreição, aí frequento uma religião que promete as riquezas desse mundo, a reencarnação etc. Estou sendo um apóstata hipócrita.

  • Irmão Menor

    Parabéns Padre Manoel Henrique, ainda quero ver o sr. Palestrando em um Centro Espírita, afinal, essa abertura já está ocorrendo, porquanto vários colegas seus, padres, evangélicos, já ouviram palestras espíritas em centros espiritas e também já falaram nesses centros. Palestrantes espíritas já deram palestras em outros templos religiosos. Basta um pouquinho de boa vontade de algumas “autoridades eclesiásticas”; afinal o amor de Deus é universal; religião alguma salva-nos da ignorância, se não temos boa vontade e amor no coração; Jesus é nosso irmão maior, esforcemo-nos para interpretar seus ensinamentos com a pureza que Ele deixou,o universo é habitado por vida inteligente em suas várias moradas, todos nós estamos aqui em aprendizado, em um tipo de estágio evolutivo.
    Feliz por saber de sua recuperação. Muita paz.

    • CHIQUINHA GONZAGA

      FELIZ EM SABER DESTA TROCA❗️

    • Givanildo Oliveira

      Caro, irmão menor.

      Falar q Padres e Evangélicos, foram palestrar em centro espíritas, forge totalmente da realidade, pois como é q alguém adormece e ressugi, caso fosse assim, a ciência médica já teria comprado essa idéia e, ninguém, mais derramaria lágrimas pelos os q se vão!!!

  • Vieira

    São impressionantes a lucidez(para o bem e para o mal) de parte líderes religiosos e a alienação de grande parte das “ovelhas”. O que assistimos atualmente é a grande fome das “igrejas”. Elas buscam,avidemente, corpos para aplacar seus caprichos, não dão a mínima para a alma de ninguém. Qualquer pessoa, de consciência minimamente livre, se ouvir a pregação de pastores evangélicos e alguns padres (não é o caso do Padre Henrique), rapidamente transforma-se em ateu. “O Diabo fez o honem confundir fé com religião”, já dizia o brucho do Cosme Velho, Machado de Assis.

  • Há Lagoas

    O respeito é algo que deveria ser crucial para uma religião que se baseia no amor. O denominado cristão deve observar isso. No entanto, rejeito a premissa do ecumenismo, pois o mesmo fere de forma mortal o princípio de que existe apenas um Caminho.

  • Fernando Tenório Gameleira

    Será uma grande entrevista. Especialmente numa época em que as religiões e a religiosidade popular são tão atacadas pelo “politicamente correto”.
    Uma pessoa inteligente e sensata como o padre Manoel Henrique faz toda a diferença no sentido da tolerância e do respeito à diversidade religiosa.

  • vladimir dos Santos

    RICARDO, O PADRE MANOEL HENRIQUE TEM RAZÃO, O HOMEM TEM QUE SE VOLTAR PARA O CRIADOR, RELIGIÃO É LIGAR O HOMEM A DEUS, A RELIGIOSIDADE FANÁTICA SÓ FAZ AFASTAR E CONFUNDIR O QUE JESUS NOS DEIXOU.

  • José Silva

    E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

    Há um só Senhor (Pai, Filho e Espírito Santo), uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, por todos e em todos.

    A ressurreição de JESUS é um argumento de nossa própria ressurreição. A nossa ressurreição é um sinal de glória futura.

    Jesus – o nome significa “Javé Salva”. O nome do nosso Deus Verdadeiro conforme as escrituras é JAVÉ.

    Com base nas escrituras e, com muita honra sou CATÓLICO APÓSTOLICO ROMANO e, MARIANO.

    Respeito a reencarnação e todas religiões mas, não consigo conviver com elas.

    Deus abençoe você!

  • Dona de casa sem orgulho

    A palavra de Deus em toda sua extensão – de Gênesis ao Apocalipse – reprova o sincretismo religioso, e isso não é um argumento falacioso do homem, mas é o próprio Senhor e Deus que nos adverte em sua palavra: Êxodo 34:12-17. Por conta da desobediência do povo de Israel a orientação dada por Deus, caíram em grandes ciladas e derrotas frente as outras nações. No Novo Testamento, o Senhor Jesus nos afirma: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” (LUCAS 11:23); fora vários outros textos bíblicos do apóstolo Paulo, etc., etc. Ecumenismo não é aprovado por Deus não, Ricardo Mota, embora aja muitas distorções a este respeito. Fica na paz!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Ao entrevistado, entrevistador e demais comentaristas ateístas ou deístas, prós e contras, ouso recomendar a leitura de ortodoxia, de Gilbert Keith Chesterton, que nos leciona, a saber:
    “Todas as descrições do princípio que tudo cria e sustenta devem ser metafóricas, porque devem ser verbais. Assim o panteísta é forçado a falar de Deus presente em todas as coisas como se ele estivesse dentro de um caixa. Assim o evolucionista tem, no próprio nome que o designa, a ideia de estar desenrolando um tapete. Todos os termos religiosos ou não religiosos, estão abertos a essa acusação. A única pergunta é se todos os termos são inúteis, ou se se um deles pode, com uma dessas frases, cobrir uma IDEIA distinta dobre a origem das coisas.
    Acho possível, e evidentemente assim o acha o evolucionista, caso contrário ele não falaria sobre evolução. E a expressão radical para todo teísmo cristão era esta: Deus era um criador, como um artista é criador. Um poeta está tão separado de seu poema que ele mesmo refere-se a ele como uma coisinha que foi ‘jogada fora’. Até mesmo no ato de produzí-lo ele o jogou fora. Esse princípio segundo o qual toda criação, toda procriação é um desprender-se é no mínimo coerente através do cosmos como o princípio evolucionário de que todo crescimento é uma ramificação. Uma mulher perde o filho exatamente quando o está dando à luz. Toda criação é separação.
    O princípio filosófico básico do cristianismo era que esse divórcio no ato divino de criar (como o que separa o poeta do poema ou da mãe do filho recém-nascido) era a verdadeira descrição do ato com o qual a energia absoluta criou o mundo. Segundo a maioria dos filósofos, Deus ao criar o mundo o escravizou. Segundo o cristianismo, ao criá-lo Deus o libertou. Deus havia escrito não exatamente um poema, mas antes uma peça; uma peça que planejara à perfeição, mas que tinha necessariamente legado a atores e diretores humanos, que a partir daquele tempo a transformaram numa grande confusão. Discutirei mais adiante a verdade desse teorema”. Loco citato. P. 101/102.
    Abr
    *JG

  • Carlos

    Se é o padre Manoel Henrique,que foi ou é da paróquia de nossa Pedro… Se trata de um religioso muito atencioso. Na missas na qual estava presente sempre citava alguma autoridade, políticos ou empresário de destaque que estava lá presente sempre atenciosamente.