Existe uma onda conservadora no país – isso é inegável.

Mas será que, efetivamente, que isso acontece porque a direita cresceu no Brasil, ocupando espaços além do que tinha historicamente?

Há algumas pistas sobre o tema: além da indignação geral com a chamada classe política – parte justa, parte injusta -, os “novos” militantes desse campo ideológico acharam nas redes sociais o território ideal para se manifestar, encontrar a tribo perdida – mas que já existia, eis a minha opinião. Isso ocorre, por óbvio, após os escândalos envolvendo os governos comandados por partidos de “esquerda”, que sempre acreditaram que detinham o monopólio da moral e da honestidade.

O problema é que no Brasil a chamada direita está sempre associada ao militarismo, às ditaduras, e nossa história narra a passagem de vários governos autoritários – para dizer o mínimo –, que representaram, em verdade, a extrema-direita, sem que tenhamos clareza de como separar as várias nuances daquele campo ideológico.

Mas há, nas democracias tradicionais em todo o mundo, uma direita civilizada, baseada em ideias sobre o tamanho do Estado, o papel do mercado nas economias, e que não se posta contra a liberdade, ou em defesa de intervenções militares.

Esse discurso intervencionista acontece em países – como o nosso – onde a democracia nunca teve muito tempo para mostrar as vantagens que representa em relação a todas demais formas de governo.

A nossa formação histórica, com suas particularidades – inclusive de sermos o último país das Américas a abolir a escravidão legalizada –, contribuiu decisivamente para que tivéssemos, sempre, uma parcela da sociedade que usa as armas da democracia para defender a sua extinção.

É lembrar e nunca esquecer: difícil é defender a democracia em tempos de ditadura.

Buscar atalhos, soluções emocionais para problemas que exigem esforço e razão para resolver, esta não parece ser muito a nossa vocação.

Os militantes de “esquerda” nas redes sociais, bem o dizem, também são seres que abdicaram de uma visão crítica do mundo atual – inclusive do país –, vivem de palavras de ordem, têm preguiça de pensar e elegem guias espirituais incapazes de erro, e que se postam acima do bem e do mal (no seu céu particular).

Já os direitistas, ocultos até então, encontraram na internet – onde são muito atuantes – o campo aberto para se espalhar e encontrar os seus. O clima, nessa seara, quando a temática é política, parece ser o de torcidas organizadas de futebol, que se apaixonam por um “time” pelo qual vale a pena odiar de forma contagiosa, acima de tudo e de qualquer coisa. Infelizmente, a violência que foi para as redes voltou para as ruas.

Objetivamente, não acho que a direita cresceu no Brasil – ela hoje se sente mais à vontade para se expressar. O que precisamos saber é onde está o joio e  onde há o trigo – a direita civilizada, montada em ideias centenárias, que pode contribuir muito com o debate democrático.

Afinal, o Brasil é o país que mais mata no mundo – o maior número de homicídios do planeta -, e um dos quatro mais violentos no trânsito, entre todos os que formam os continentes conhecidos.

Somando, são mais de cem mil mortes por ano.

Os que matam e os que morrem não estão nem à direita nem à esquerda – são simplesmente brasileiros. Nem todos admiráveis, mas todos seres humanos.

E se fosse comigo?
Uma entrevista com o defensor público que quer ser deputado
  • Carlos

    Justamente a esquerda pisou na bola e mostrou tão corrupta, quanto a direita! Que falta de sorte e voto ideológico fica em cheque. Voto no candidato se ele é uma pessoa do bem não importa o partido.

    • junior

      Com certeza e falsa, mentirosa, decepcionante, nunca mais

    • Colo NOVO ou novo COLO?

      Carlos e Jr! … dupla GOIANA cleptomaníaca?
      Dor de CUTUVêLLo da bobônica! … rsRs
      Tá c’a PESTE do rato leptospiroso … Kkkkk

  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    ôI, Ricardo! … viemos dos MATOS e fazemos cidades!
    despraçando espaços sem PRAÇAS entre apertadas esquinas SEM poesia nem pudor … ‘nas redes sociais o território ideal para se manifestar, encontrar a tribo perdida’ [R MOTA acima]
    Doem juízos poucos com tantas ideias MATUTAS tortas:
    – carências inspirando egoísmos VÃOS que passam;
    – invejas adubando INSANAS ganâncias goradas.
    A ponto de DELIRAR e prometer … ‘monopólio da moral e da honestidade.’ [idem]
    Sem vontade de LUTAR, apenas … ‘Buscar atalhos, soluções emocionais para problemas que exigem esforço e razão para resolver’ [idem]
    E assim, farinhas POUCAS meu OVO no pão dormido logo cedo antes do ÔNIBUS a diesel encarecido pela Nova PETROBRAS com desejos de LUCRAR e ostentar.
    Fatalmente sufocando o BEM ESTAR em ondas d’ânsias distantes de PRAZERES simples com sabor de fatias de PÃO ao redor de xícaras de CAFÉ torrado na casa do MATO.
    Nas cidades PADARIAS tem quase tudo sempre à VENDA.
    Mas o BOLSO nem todo dia tem trocado pra ir às COMPRAS.
    Sem grana e com FOME, padece a SOLIDARIEDADE da gente recém chegada do mato – 30, 50 ou 100 anos -, nós matut@s apertad@s sobre outr@s atrás de paredes enjaneladas pra olhar GROTAS.

  • Vieira

    Aqui, pratica-se o canibalismo às avessas! Ainda não somos um povo!

  • Chega de estado inchado!

    a direita cresceu pelos motivos basicos: a corrupçao da era PT veio a publico (o maior cancer politico da historia do Brasil) gerando indignaçao geral do povo (excluindo-se os que viviam na mamata e os desinformados do tipo mst e outros que sao apenas massa de manobra, e que hoje vivem loucos, raivosos, tao desesperados ao ponto de lançar candidaturas grotescas como a de Boulos). Em segundo lugar, a internet tem se demonstrado um campo aberto para se discutir, questionar, e SOBRETUDO buscar informaçoes que nao estejam submetidas ao bel prazer da midia brasileira, que como todo mundo sabe, tem a maozinha canhota pra escolher o que é informaçao “boa” pra o povo absorver. Com isso, quem vai na internet atras de informaçoes, acaba conhecendo o outro lado da moeda, e nao só aquele que é vomitado pelas tvs e radios do brasil. Isso de certa forma acaba gerando um crescendo entre as pessoas, e hoje, a informaçao da internet flui rapidamente.

    P.S.: distante dos palanques politicos onde todo mundo lambe as bolas de todo mundo, e demagogos se passam por intelectuais, na internet a gente consegue ver esquerdistas e comunistas passando VERGONHa e sendo humilhados no campo das ideias por conservadores e liberais economicos…..

  • Adilio Faustini

    O brasileiro não é de direita, de esquerda, de cima, ou debaixo, o brasileiro é para o bom senso, honestidade e competência, quem apresentar mais essas qualidades ganha o respeito da maioria do povo.

  • Adilio Faustini

    Os Conservadores, guarda os bons valores , bons costumes,sempre esteve na alma da maioria do povo, apenas estavam tímidos, cuidando da própria vida, com a ascensão dos ditos”progressistas”, que só progridem para o caos, os ditos conservadores começaram a sair da casinha e colocar as coisas em seus devidos lugares.

  • Luiz Antônio

    Não existe uma nova direita, nem uma opção pela direita, os brasileiros se libertaram da ditadura dos meios de comunicação convencionais que sempre idealizaram as esquerdas e o socialismo como detentores da verdade, da honestidade e da democracia, quando a verdade era exatamente o contrário! Assim como da escravatura fomos o ultimo grande país subdsenvolvido a descobrir que o comunismo e seus assemelhados só tem a oferecer isto: o roubo das riquezas e do trabalho do povo pela aristocracia política, o cerceamento das liberdades democráticas, (direito a informação, direito a defender o patrimônio. etc) não se trata de viés ideológico, o brasileiro apenas cansou de ser enganado e roubado, o comunismo não tem nada a oferecer só a tomar, liberdade, patrimônio e trabalho!

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Grande “cirurgião”, incisivo e dilacerante tanto quanto um bisturi, o prezado Luiz Antonio, luziu e disse tudo, parabéns!
      Ao ensejo, insto edição de um terço do “censurado”, a saber:
      Os arautos escarlates são cultos, inteligentes e sábios enquanto “agentes-de-transformação-social”, exímios perscrutadores e formadores da “opinião-pública”; já nos dissera Winston Churchill: “Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir”, mas useiros e vezeiros da verve escarlate do loquaz, falaz e mendaz senão mordaz Paul Joseph Goebbels: “uma mentira repetida mil vezes se tornará uma verdade”! – Pior: realmente, creem nisso! É fato inconteste! Tanto é assim que teimam, insistem e nunca desistem da CAUSA, inclusive de desinformar dizendo que Adolf Hitler era conservador, direitista, nacionalista de direita e à Direita, ainda que exibisse a foice e o martelo como seus símbolos maiores! É típico!
      Permita-me, pois, dirigir-lhe uma simples dúvida ou indagação: há partidos de “direita e à Direita”, no Brasil? Onde? Quais? Quantos? Quem são?
      – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2018/06/democracia-valida-so-de-esquerda-de.html
      Abr
      *JG

    • Adilio Faustini

      Perfeito.Comunismo/Socialismo é 5% da população vivendo as custas da miséria dos outros 95%.

    • Presente de GREGO: beijo de Tróia no ὀξύμωρον!

      Concordo em PARTE, L Antonio! – http://www.pt.org.br
      > DETALHE óbvio caminhoneiramente escraXando:
      – o PT desde 1980 nunca foi cUmUniStU, ‘mig@!
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_Trabalhadores
      Ademais, mozãO enfezado e desastrad Bel&Cel RR,
      M’engana de verde-amarelo no PEITO … rsRs
      Ao redor de A Faustini … ‘Perfeito.’ (inversão GAY)
      > [Dopping insculido em CARRARA] Comunismo/ Socialismo
      – 5% da população [ESCARLATE homorroidária? [Kkkkk]
      – miséria dos outros 95%. [olha a CRASE, ‘mig@!]
      > Vivas ás LIBERDADES neste 03jun18 c’orgulho LGBTI+
      – união, LUTA por direitos humanos em ano de ELEIÇÃO;
      Q’u BERRO nosso grito sej’Uvido: é FUNDAMENTADO!
      [Sábado 02jun18], https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/02/opinion/1527945598_842615.html

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Malgrado suas digressivas divagações pretéritas e, obviamente, olvidando-se aos mais de seis lustros que a asquerosa, sorrateira, dissimulada e paulatina, persistente, renitente, teimosa ou tenaz esquerda de esquerdistas de esquerda, hoje apodados de samaritanos progressistas, coletivistas, igualitaristas e humanistas, amantes da humanidade e salvadores do mundo, sendo os mesmos “comunistas/socialistas/leninistas/stalinistas/trotskistas/gramscistas e Fabianistas” de sempre, desde tricentenários idos. É típico!
        A retórica sequer fala dos mais de 700 mil assassinatos em apenas 13 anos de desgovernos escarlates, numa média de 60 mil/ano. Comparem-se os aduzidos 21 “anos-de-chumbo” do constitucional regime-militar [alegada Direita] aos treze anos referidos, dessa falsa democracia tabajara! Democracia, pois, há de ser somente de esquerdista de esquerda e à Esquerda, né?
        No início, se diziam comunistas; depois, socialistas; ao depois, graças aos escólios gramscistas e fabianistas, se disseram sociais-democratas ou democratas-sociais; hodiernamente, se autocognominam de “progressistas” e até vociferam que “essa coisa de esquerda e de direita está ultrapassada. A cada cagada que eles fazem, eles mudam de nome pra tentar enganar todo mundo de novo” – texto pescado e colhido nos “memes”, das redes sociais.
        A ver: https://gouveiacel.blogspot.com/2018/05/falsificar-o-passado-e-retorica-usual.html.
        Os arautos escarlates são cultos, inteligentes e sábios enquanto “agentes-de-transformação-social”, exímios perscrutadores e formadores da “opinião-pública”; já nos dissera Winston Churchill: “Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir”, mas useiros e vezeiros da verve escarlate do loquaz, falaz e mendaz senão mordaz Paul Joseph Goebbels: “uma mentira repetida mil vezes se tornará uma verdade”! – Pior: realmente, creem nisso! É fato inconteste! Tanto é assim que teimam, insistem e nunca desistem da CAUSA, inclusive de desinformar dizendo que Adolf Hitler era conservador, direitista, nacionalista de direita e à Direita, ainda que exibisse a foice e o martelo como seus símbolos maiores! É típico!
        Permita-me, pois, dirigir-lhe uma simples dúvida ou indagação: há partidos de “direita e à Direita”, no Brasil? Onde? Quais? Quantos? Quem são?
        – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2018/06/democracia-valida-so-de-esquerda-de.html
        Abr
        *JG

      • Presente de GREGO: beijo de Tróia no ὀξύμωρον!

        A ignoranÇa é toda sua, ‘MIG@!
        À vontade, COMADRE: fofoquemos!

  • Rafael

    O maior desejo (inconsciente ou não) da maioria das pessoas que defendem partidos políticos, é o desejo de ganhos pessoais.
    Não vejo pessoas defendendo Lados pensando no COLETIVO. E sim no seu empreguinho fantasma, cargos comissionados, nos assistencialismos da vida, entre outras facilidades que não as fazem trabalhar.
    Os discursos e bandeiras levantadas, opiniões e críticas lançadas, buscam muito mais interesses pessoais do que sociais.
    O que me faz ser seu leitor e ouvinte, Ricardo, é saber que mesmo sendo muito difícil se mostrar imparcial, você exerce um papel importante por ser formador de opiniões e estimular a reflexão do nosso povo.
    Parabéns

  • José Pereira

    No Brasil não existe ideologia de esquerda bem de direita, apenas pessoas que querem chegar ao poder para adquirir privilégios. Enquanto essa mamata existir não teremos políticos que idealizem o melhor para o povo. Até os que devolvem os excessos, o fazem para ganhar palanque perante a opinião pública, o correto é privilégio zero, em todas as esferas públicas nos três poderes. Aí sim poderemos começar a pensar numa sociedade mais justa e de oportunidades paratodos. O surgimento dessa direita agora é o que a esquerda fez quando a direita estava lá no poder, ou seja, não precisamos de salvadores da Pátria, precisamos de líderes que amem o país e respeitem seu povo.

  • Alfredo

    A esquerda, desde FHC, vem pondo em prática a cartilha do GRAMSCI: quebraram as instituições e estabeleceram o CAOS na sociedade.Mas ,”do caos nasce a ordem!.”Deus esteja!

  • Éder de Lima Andrade

    A direita estava no ostracismo, e sendo, a todo tempo, dilapidada e provocada pela esquerda. Bateu até onde pôde, e a direita apanhou até onde deu – e por todos os lados, pois o establishment (inclusive a imprensa de viés esquerdista que domina as mídias em nosso país) possibilita esse massacre.
    É uma luta de “Davi contra Golias”, mas a verdade sempre vem à tona, de alguma maneira e através de algum meio. As redes sociais possibilitaram fugir das amarras das grandes mídias e, por isso mesmo, têm sido o campo apropriado para tal.

  • Paulo Magalhães

    Já fui eleitor de Lula e da Esquerda, mas depois que os mesmos se tornaram os maiores ladrões da nação e coveiros dos bons costumes de ordem moral, JAMAIS votarem em ninguém que seja esquerdista e no momento tenho bastante afinidade com o pensamento de Jair Bolsonaro, que por sinal será meu candidato a Presidente!!!

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Ao leitor Paulo Magalhães, presto-lhes minhas hipotecadas homenagens solidárias, pois fomos todos logrados pelo “lulalá”: você, eu e milhões de brasileiros caímos no logro do mendaz alarife finório; ora presidiário, ainda que na carceragem, indevidamente! Lugar de condenado é na cadeia de presídio ou penitenciária.
      Hora da guinada à direita e de direita por direito e justiça, para “já ir se acostumando”! 🙂 😉
      Abr
      *JG

  • Alfredo

    A destra sempre será! “A direita de Deus”.A esquerda é sinistra mesmo, questão de princípios.Aonde existiu uma ditadura de esquerda democrata??? Camboja? Cuba? URSS? Coréia do Norte, Alemanha Oriental?etc?etc? etc?.Os Gulags,Os campos de trabalho forçado na China, etc,etc,etc.Os presos políticos em Cuba??? A coragem tem um custo! Vade retro Comunismo! DEUS esteja!

  • JEu

    Creio que estamos chegando o tempo em que não dá mais para discutir “direita, esquerda, centro, etc, etc… o povo brasileiro está despertando para começar a discutir o honesto, o transparente, o erário público bem aplicado em saúde, educação, segurança e geração de emprego e renda… isso sim é importante… e não importa mais qual é o partido ou a ideologia (todas baratas, a meu ver…) e sim quem é o candidato e qual é o seu perfil, o seu passado e a sua capacidade de servir ao bem do povo… então, para que voltar ao posicionamento do atraso que é nós contra eles… um lado contra o outro… concordo com o texto quando diz que não importa a pessoa, o que importa é que somos todos seres humanos… porém, convém acrescentar que todos devemos começar a aprender que o melhor é sempre respeitar os outros e respeitar o direito dos outros, para que possamos ter também respeito à nossa pessoa e aos nossos direitos… e tudo o que precisamos é aprender a observar o conselho dado há mais de dois mil anos atrás: não façais ao outro aquilo que não desejais para si próprio… ou de outro modo: deseje para o outro todo o bem que deseja para si próprio… e tudo precisa se tornar em ação, em comportamento, em hábito, em realidade para que exista a verdadeira honestidade e justiça…

  • João B

    O brasileiro sempre foi conservador, de direita, só faltava descobrir isso. Era risível para mim ver pessoas próximas, com visão política claramente identificada com a direita, votar em Lula ou no PT. O problema, todavia, não é só o liberal-conservadorismo de uns (para mim, um avanço civilizatório), mas o reacionarismo de outros, que está colocando um maluco desvairado com chances de chegar à presidência.

  • JOBSON DO SINDIMETAL

    RICARDO, OLHE EU DE VOLTA.

    DESSA FEITA PRA DIZER QUE:

    NO BRASIL, MAIORIA DOS POLÍTICOS DA DIREITA SÃO DESUMANOS;FAZEM MUITA MALDADE AOS POBRES,SÃO PRECONCEITUOSOS QUE MAIS PARECE QUEREREM REVOGAR A LEI ÁUREA; ALÉM DISSO, CRIAM UMA ORGANIZAÇÃO PODEROSA PRA LIVRA-NOS DE CONDENAÇÃO E PRISÃO QUANDO COMETEM CRIME DE CORRUPÇÃO.

    JÁ A MAIORIA DOS DE ESQUERDA SÃO MAIS HUMANOS,TRABALHAM MAIS EM PROL DA MAIORIA (POBRES E CLASSE MÉDIA) MAS,POR QUALER ERRO QUE COMETEM SÃO, DURAMENTE, CASTIGADOS, INCLUSIVE PELO QUE NÃO É PROVADO, COMO NO CASO DO LULA, QUE TÁ PRESO ACUSADO DE SER DONO DE UM TRIPLEX QUE NUNCA FOI DELE.

    POR ISSO, DIZEM QUE LULA TÁ PRESO PORQUE LÍDERA TODAS AS PESQUISAS PRA VOLTAR À FAZER O BRASIL CRESCER, JÁ JÁ QUE FOI ELE QUE FEZ O BRASIL BATER O MAIOR RECORDE DE CRESCIMENTO SOCIAL E ECONÔMICA DOS ÚLTIMOS 40 ANOS, ANTERIORES AO GOVERNO DELE, SEGUNDO O IBGE.

    • Adilio Faustini

      Simples, o lula fez o Brasil crescer igual rabo de cavalo, para trás e para baixo, lula recebeu o país devendo 850 bilhões, utlizou o limite do Cartão de crédito e do Cheque especial, elevou a dívida para 4 trilhões e hoje o povo paga 400 bilhões de juros ao ano.Meirelles foi bem com o Lula pois pegou as contas em dia, agora Meirelles está fazendo das tripas o coração e não resolve o problema depois que pegou o Governo do PT/Dilma/Lula.Tente vc gastar o limite do cartão e do cheque especial, gastar com coisas supérfluas, lula gastou com Panamericano, Olim piada, Copa, Obras em N paises etc…,Quando a conta e os juros chegarem do bancoe na sua residência, tente se equilibrar e ver se sua familia não passará privações.

  • Marcelo

    A cara de pau aumentou tanto que esse pessoal teve a coragem de aparecer,mas assim como mostra as pesquisas ainda são minoria,da minoria e Como disse Tim Maia”O Brasil é o único país onde puta se apaixona,cafetão tem ciúmes e Pobre é de Direita”kkkkkk,é incrível mas é verdade!!

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Faltou citar, no dito de Tim, o seguinte: “traficante se vicia”! 😀 😉 🙂
      Ah! Ainda tem mais: “pobre é de direita” porque os de esquerda deixaram de sê-los, literalmente!
      Ou seja, o réu/condenado/presidiário/preso/processado “tirou todos os pobres da pobreza e do mapa da fome” – por decreto – não há mais pobre, pobreza nem miséria nem miseráveis (de esquerdistas de esquerda e à esquerda) todos “ascenderam à classe média”: aquela “classe” amada e amante daquela culta “philosophea uspiana Marilena Chauí”! É hilário, hilariante, risonho e engraçadíssimo, né? SQN! 😉
      Abr
      *JG

  • Edson Corado

    Alguns políticos andam que nem “barata tonta” sem saber pra onde vai, também tem aqueles que são como “piolhos” que andam pela cabeça dos outros. Direita ou esquerda tanto faz, o que interessa à eles é o dinheiro público.

  • Cicero

    Ricardo. Durante um longo tempo, pensei na possibilidade de adentrar esse meio digital (blog), mas confesso que não teria estômago. Como é difícil estabelecer uma linha de diálogos sem que os “defensores da razão e dos bons costumes” tentem impor suas “certas… verdades”. Aproveitando o momento, gostaria de te confessar que me sentir e quase caí na campanha global do Brasil que quero… mas, logo desisti. Afinal, não quero 20 segundos de “fama”, sou preto, pobre e cabeça chata. Sou bisneto de “e$-3$cravos, que não sirvo nem pra procriar…imagina votar? Nunca pertenci ao PTC (partido tô comendo) e nunca fui alvo nem figurei nos quadros do PQC (partido quero comer). Nunca avançaremos como uma nação. Os “justos” descendentes de portugueses que “herdaram” essas terras de recusam a avançar no tempo e no espaço. Querem a todo custo, manter essa des3$trutura na qual foram inseridos…”de pai pra fi”. Logo, se recusam a dialogar qualquer coisa ou ideia que vá de encontro às suas, afinal, são ideias de “doutores”, de gente honesta, que carrega o país na$ cue$ta$, coitadinho$. Ao aos antigos, sei lá, atuais esquerdista, socialistas, do zinferno, salve salve. Que $3mpre estiveram no PQC, tiveram sua xanxe,logo, mudaram para o PTC, claro que quem é…que tem pedigree português na$ veia$ não pôde aceitar. O PT que converteu$$3 em PTC, achou que finalmente mudara de patamar, que seria bem vindo à “casa grande”. Tão grande foi o $3u engano. O $3m dedo (perdoe-me, não é preconceito com pessoas que são ou que sofreram algo nesse sentido) achou que finalmente havia a$cendido $ocialmente, pagando de chefe, de Al Capone tupiniquim. “Pobre”, lulamolusco, nem se conta que na tenda do biquini, ele não pa$$ava de um fa$3dor de hambúrguer. É i$$o.
    E nozes??? Que nunca fizemos parte de nenhum projeto do passado, tampouco do futuro…sem presente (nem de papai Noel). Estaremos condenados no meio desse fogo cruzado de “doutores” ignorantes, europeizados, medievais e e$-3$cravo$ e $ua$ trupe$ que pen$am $3r civizado$. Ricardo… Por favor, qual a próxima estação? Obrigado, lucidez nesse momento pelo qual passamos é algo difícil. Lucidez!!!

  • antonio xavier da silva filho

    A terra é vermelha!!!
    . Não teria dito o astronauta,ao vê-la do espaço? ” Quem ignora a sua História, está fadado a sempre repeti-la.Estamos chafurdando no Comunismo. De novo!? Como dizia o Comunista mestre Graça: Bicho homem, é bicho peste! Deus esteja,nos ilumine e proteja!!!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Insto aos leitores e comentaristas favoráveis à democracia à destra, que expressaram suas manifestas ideais pessoais, desejos e vontades sinceros contrários às perscrutadas insinuações sinistras de sinistros e sinestros esquerdistas de esquerda e à esquerda, que olvidaram (e ainda olvidam) que estão no Poder, dês a debacle redemocratização, após o temo, cabo e fim dos honrados e bravos patriotas castrenses, que nos deram 21 anos de paz, tranquilidade, segurança, desenvolvimento, crescimento, educação, respeito quando tivemos ORDEM e PROGRESSO, histórica e verdadeiramente falando!
    Acessem aqui: http://gouveiacel.blogspot.com/2018/06/uma-democracia-destra-para-endireitar.html
    Abr
    *JG

  • Adalgisa

    Cresceu e apareceu. E vai continuar.