A declaração, contundente, do deputado estadual Bruno Toledo (PROS) não foi a única que o blog ouviu recentemente sobre o tema.

Há uma sensação entre vários parlamentares de que estamos na “iminência do fim do mundo”, tamanha tem sido a corrida pelo voto – com a contrapartida exigida por cabos eleitorais no interior e na capital.

Diz Bruno Toledo:

– Parece que, para muita gente, cada um de nós tem um apartamento de Geddel, cheio de dinheiro.

Carnificina?

“É exatamente o que está acontecendo”.

Ainda recentemente, o blog publicou a declaração de outro deputado estadual, governista (que pediu para não ser identificado), que afirmou nunca ter visto “tamanha distribuição de dinheiro numa eleição”.

O negócio?

Compra de apoio político-eleitoral.

Não é fácil para a fiscalização identificar os pontos de venda do “produto”, e só os eleitores – conscientes – é que podem fazer a denúncia, de preferência com alguma prova, para que os dois lados da moeda possam pagar por isso.

Bruno Toledo afirma que, em decorrência do cenário que está mais visível, o melhor para ele parece ser a disputa por uma vaga na Câmara Federal.

“Pode ser até uma ilusão, da minha parte, mas a eleição para a Assembleia vai ficando inviável pelo custo”, afirmou.

 

PRTB espera eleger duas mulheres entre cinco deputados estaduais
George Santoro entra no jogo eleitoral em embate com Rodrigo Cunha
  • Sampaio

    Se tá difícil para ele, imagina pra nós. Kkkkkk

  • wal

    NADA HAVER…
    A coisa mais triste foi ver a entrevista do camarada do PROCON, sr. GALBA NETO,
    ao falar sobre as fiscalizações nos sobre preços, praticados pelas empresas, foi não perder tempo em falar o nome do governador RENAN FILHO,ou seja ele não perdeu tempo em achar uma brecha para fazer o comercial do também LAVAJATÁVEL RENAN FILHO.
    Não respeita nem esse momento.

    • De olho!

      Esse rapaz não tem qualquer preparo, só ganhou o cargo para o renan filho tem o votos do galba, que é pai do citado.

      Ficou confuso? É muita família para pouco Estado!

    • ciço

      Prezado Wal , concordo plenamente com você! Agora o mais lamentável , e essa turma do PROCON ALAGOAS , ir para televisão e rádios dando entrevista mentido dizendo que vai está ao lado do povo e do consumidor . O interessante também é o Renan pai , dar entrevista falando mal do Temer , a respeito do preço combustível , onde o filhinho dele Renazinho , o ano passado , fez um comercial pago e exibido nos meios de comunicação , dizendo não entender , o porque que o combustível em alagoas era tão caro.. É SIMPLES DE EXPLICAR , o ICMS aqui que quando sai das distribuidoras e 29% álcool(ETANOL) e 24 %, diesel e GNV 18%.e isso o secretario da receita estadual , ele o REnazinho , todos sabem , que o ICMS do combustível , já fica retido esses ICMS DIRETO NA distribuidoras daqui do estado . Então seria bom que essa turma do PROCON ESTADUAL , deixar de mentir , junto com o governador o senador veio(papai) . e DIZER A REALIDADE PARA POVO QUE NÃO AJUDAR A BAIXAR O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS , para não perder receita. POR isso que voto vai ser do Rodrigo cunha … pois ali são todos deputados CATENGAS , ou
      seja só faz balançar cabeça para o Renanzinho aprovaram em 2015 um decreto para aumentar o ICMS , SE MENTIROSO PEQUENO ,DIZ QUE BAIXOU A A O IMPOSTO O QUEROSENE DE AVIAÇÃO PARA FOMENTAR O TURISMO , porque não deixa de ser sínico e mentiroso , E BAIXA TAMBÉM, OS DOS DEMAIS COMBUSTÍVEIS??????? O raça da cara lisa são os políticos daqui 99 % dos políticos daqui…

  • maceioense atento

    O ideal é comer a boia e rasgar o saco. Pegar o dinheiro do povo, que está com esses trapaceiros, e votar contra eles.
    O litoral sul já está sendo assediado pelos corruptos “donos” da área e uma porção de lambe botas fazendo campanha para as pecinhas do “bem”, segundo esses chumbetas.
    Que Deus tenha piedade de nós e faça aparecer, na Justiça e no MP alagoanos, homens de coragem e não comprometidos com essas raposas. Duvido que as coisas não andassem para o lado certo.

    • Aposentadoria dos fichas sujas

      Falou tudo! É pegar o dinheiro, que é do povo mesmo, vez que roubado do Erário, e votar em candidatos honrados, honestos e éticos!

      XÔ fichas sujas!

      • Zé Bouquet

        Não concordo, que não tem competência não se estabeleça. Campanha tem que ter dinheiro. Meus candidatosgovernador Renan Filho, meus senadores e tenho certeza que o intendimento vai acontecer na dobradinha Renan Calheiros e Marx Beltrão, federal Maikon Beltrão e estaduais Ivan Beltrão e Marcelo Beltrão ( na minha família são 6 votos e 3 para cada estadual).

        • maceioense atento

          CUIDADO, BOUQUET! O FEITIÇO PODE VIRAR POR CIMA DO FEITICEIRO. ACHO QUE VOCÊ NÃO ENTENDE O QUE EU ESTOU DIZENDO COM ESSE DITO POPULAR, MAS ESTÁ AÍ O RECADO PARA VOCÊ PENSAR… SE É QUE VOCÊ PENSA.

  • SH

    Cadê a PF e o Ministério Público?

    Não entendo pq eles nunca fazem nada contra estes delinquentes que compram votos.

    Me parece tão fácil pegar estes meliantes.

    É só sondar os adversários políticos que eles entregam os “inimigos” de mão beijada!

  • breno

    Carnificina é o que os políticos fazem com o dinheiro do contribuinte.

  • Há Lagoas

    Sabemos que a denuncia desta prática espúria é a única solução para colocar estes politiqueiros na cadeia. Mas é preciso ter muita coragem!
    Qual o risco que se corre ao denunciar tal pratica no agreste ou sertão de nossa sofrida Alagoas?
    Infelizmente a resposta é: risco de morte!

  • A culpa é nossa!

    Conselho ao povo alagoano: Não votem em que estiver com muito dinheiro!

    Se estiver precisando pegue o dinheiro e vote contra!

  • carlos

    O cidadão comum denunciar perde a paz, mesmo com prova e família desse vai junto para o inferno astral.Olha RC, o Ministério Público,TRE e a polícia civil, serve para que? a coisa é escancarada aqui na Região Sul,quem vai ter a coragem de denunciar… Foi denunciado o nepotismo e nada acontece avalie e avalie.

  • Carlos

    Se eu fosse esses candidatos eu teria até vergonha de falar sobre compras… Pois eles são os primeiros… Se outro candidato pedi para eles desistirem da candidatura que vai ganhar um cargo bom… O que eles fazem? Abrem do Pau… Se a Lava jato ta funcionando pq tão descobrindo que fulano roubou 2 milhões sicrano roubou 1 milhão… E pq o Brasil cada dia que passa ta mais acabado? Cadê o dinheiro recuperado? Essa operação já virou mais un projeto da Rede BOBO para aumentar a audiência…

  • Abel Duarte

    Por isso votarei em Othoniel Pinheiro, um candidato limpo, que não compra voto e defende os interesses do povo.

  • Bel

    TODOS RICOS!

  • Jose Carlos Lopez

    Muito feliz a revelação do Deputado, mostra que aqueles que querem fazer algo pela população sucumbem aos altos custos. Quando será que nos votaremos em quem tem propostas e não em quem distribui dinheiro? Parabéns Deputado.

  • Sérgio Eduardo

    Esse q está aí reclamando é um dos q mais gastou na eleição passada pois tinha papai presidente da assembleia e mamãe prefeita aí fez muita graça na eleição passada. Hoje o cenário é diferente filhinho aí vem a reclamação, né?

  • Almeida

    Choram de barriga cheia
    E nós na pindaiba

  • Schandler Farias de Souza

    Político com compromisso de ideias e principalmente com compromisso com a grande parcela da sociedade que precisa das garantias constitucionais para ter dignidade não precisa estar se preocupando com dinheiro “suficiente” para campanha.

    Nos dias atuais é importante o eleitor saber quem tá investindo muito dinheiro em propaganda e se estas ideias servem pra nós. E principalmente é importante se interessar em saber sobre ideias dos candidatos que tiveram os menores recursos para propaganda. Não que isso seja uma relação proporcional entre quem tem mais dinheiro pra propaganda com ideias ruins versus quem não tem muito recurso e tem ideias boas. Não é isso que quero dizer. É preciso ficar atento a TODAS as propostas e ver se elas realmente servem pra classe trabalhadora ou se são só uma barganha onde os patrões continuarão sendo os maiores beneficiários.

  • ARMANDO

    Enquanto uns choram, outros vendem lenços!
    Assim caminha a humanidade.

  • frederico

    Esse é o hipócrita do dia.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Em verdade, maceioenses e alagoanos, entra ano e sai ano, e nós todos entrando pelo cano! Sempre elegendo os mesmos políticos, sem projetos, programas e planos!
    Notem bem: se é que se pode dizer que há escrutínio, escolha ou eleição!
    Ainda me lembro muito bem que um deles dormiu eleito, segundo pesquisas de intenção de votos, e acordou vencido, passado e ultrapassado! Dizem outros: altamente endividado; mas ficou calado e voltou a ser presidente do senado e nem valia tanto assim o seu gado.
    Essas urnas de eleição sem se ter do voto comprovação ou mesmo concreta, palpável e real impressão do voto com o eleitor, na sua mão – e que não é difícil não! Basta fazer tal qual a impressão da nota fiscal nas caixas eletrônicas de supermercados – daria plena convicção, publicidade e transparência, certeza e até comprovação, em caso de suspeita de fraude, para uma eventual ou uma possível contestação ou constatação de que foi limpa a eleição e que não houve fraude não.
    Fora disso; nem Freud explica. É Freud! 😉 🙂
    Abr
    *JG – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2014/06/ha-mesmo-eleicao-nesta-nacao.html

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Enfim, já dissemos, repetimos, reiteramos e replicamos, a saber:
    (…) já que tudo “nessepaiz” se resolve com urgentes “eleições diretas”, que tal eleições diretas para impedimento, afastamento e cassação de chefes de executivos e de parlamentares desidiosos, ímprobos, inescrupulosos e criminosos pública, notória, ostensiva, notada e transparentemente sabido, ressabido e consabido de todos e imprensa em geral, além de célere, eficiente, producente, iria economizar tempo e dinheiro dos contribuintes; ou não? – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/04/novas-eleicoes-de-velhas-aves-de.html
    Mais ainda:
    Tivemos “velha e nova repúblicas”, mas com os mesmos suseranos e velhos mandatários de sempre, desde as sesmarias e capitanias hereditárias, que legaram aos seus sucessores todos os seus poderes, mediante um logro chamado de eleição e de uma bela frase de efeito: “todo poder emana do povo e em seu nome será exercido por seus representantes”!
    Tivesse mesmo o Povo esse poderoso Poder não seria obrigado a votar! Ter o “poder” de PÔR sem poder DEPOR é não dispor de poder nenhum(…) – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/04/novos-vestais-representantes-de.html
    Eleições sem impressão do voto e sem apuração, computação e totalização públicas, ostensivas, claras, concretas e transparentes ou auditáveis, onde se possa aferir, conferir, comprovar, contraditar e até discutir ou contestar seus resultados não é eleição, é enganação! Ou não?
    Chega de embromação!
    Abr
    *JG – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2018/02/eleicao-sem-impressao-e-apuracao.html

  • DANIEL CAVALCANTE SANTOS

    Prática irresponsável e criminosa. Meu voto para a Assembléia Legislativa esse ano será para o Defensor público e competente professor Othoniel Pinheiro que não compactua e denuncia na polícia esse tipo de prática nefasta. Que ganho para todos nós Alagoanos, se todos os eleitos fossem professores ilustres e promovessem o bom exemplo pela Educação na política e levassem todos nós a um outro patamar.

  • luciano pereira

    Parece brincadeira, fica inviável participar da disputa por conta do custo da eleição…. melhor dizendo, da compra de votos e da manutenção dos seus currais eleitorais, uma vergonha este pais!

  • THIAGO MUSSURI

    Parece piada, na assembléia legislativa 80% é de deputados filhos de ex políticos ou de outros apoiados financeiramente por outros políticos que mais na frente tem que devolver esse apoio,aqui a política parece ser reinado fica de pai pra filho.

  • Bruno

    Pra mim não é novidade esta carnificina. A ALE é uma instituição com cargos muito disputados pela facilidade do retorno do investimento e outras “cositas mas”.

  • Genivaldo Henrique

    Um certo número de eleitores e de alagoanos às vezes, premido pela necessidade, vende seu voto. Mas,em estado de lucidez jamais daria seu apoio a quem os maltrata.

  • FRANCISCO SOUSA

    Simplesmente para um bom entendedor,falou que começou a compra de voto

  • Lion

    Simples, vamos pedir votos para novos nomes, limpos, sem ligação com políticos profissionais e respondendo a processos. Renovação total. Novos nomes na assembléia…em outubro..

  • J.Monteiro

    Se é carnificina, safadeza ou o raios que os parta, o povão carente, como dizia meu avô : “fique sem cerimônia”, pegue o dinheiro, (cuja origem cabe à polícia descobrir), e vote em quem não tem rabo de palha, cara lisa, e que não seja bandido, safado, ladrão e filho de uma égua. Pronto, sem esses adjetivos que são visíveis a olho nu na maioria das vezes, fica fácil de escolher. E quanto aos candidatos, que pratiquem o canibalismo, denunciem-se uns aos outros, troquem insultos e sopapos, gastem os milhões que foram amealhados sabe lá Deus de que forma, e que ao final, sejam derrotados nas urnas, e banidos do cenário político de Alagoas. Ufa, pare um sonho não é?

  • Pedro

    Os servidores da Secretaria de Saúde de Maceió que o diga, nunca foi tão escancarado a distribuição de Posto de Saúde e de emprego na pasta.

  • Joao Bobinho

    Isso pode ser Deus dando uma chance para o nobre Deputado ir trabalhar na iniciativa privada, uma vez que desde que nasceu vive e depende de dinheiro público.

  • Antonio Neto

    Devido ao mau cheiro exalado do resultado das urnas, visto a qualidade de eleitos e eleitores, sugiro que tranquem os candidatos em uma arena de gladiadores e quem sobreviver fica com a vaga.

  • nivaldo

    ‘Tudo normal em Alagoas’ :compra de votos ,taturanas e gabirus fora da cadeia,postos sem medicos e medicamentos,criminalidade em alta,ruas esburacadas,desemprego em alta,desvios de verba publica pelos politicos,…etc

  • Luiz Henrique

    Será que ainda tem alguém nesse estado que ainda tenha a coragem de dá um voto sequer em algum político ? Em meio a toda manifestação, não vi um candidato sequer ir lá pra prestar apoio. Vi um vereador, que foi eleito na última eleição, e está fazendo bem a sua parte. Mas nenhum desses aí que tanto almejam permanecer no poder e mamar por mais uns anos. No máximo fizeram um vídeo, como o Marx Beltrão, que tem certeza que aquele vídeo vai lhe render votos. Será que ele acha que os caminhoneiros se sentiram apoiados com o vídeo dele ?kkkkkk Só os acéfalos irão se deslocar as urnas para votar esse ano. Quer dizer, até tem quem mereça credibilidade, Rodrigo Cunha, Bolsonaro e Alfredo Gaspar, esses sim merecem o voto do povo, desde que jamais façam aliança com a banda podre dos larápios já famosos no estado.
    Acorda povo alagoano, vamos tirar os de sobrenome sujos e colocar pessoas comprometidas com o Povo. Não voto no pai, mas o Governador fez um trabalho bom no primeiro mandato, não sei se daria continuidade no segundo. Ainda é algo a pensar !

  • Helio

    Ninguém fala em ‘greve de eleitor’.