É impossível, assim me parece, não ficar estarrecido com a sequência de execuções de oito adolescentes em Alagoas, durante o final de semana: quatro em Rio Largo, quatro em Coruripe, todos – na faixa etária de 14 a 16 anos – mortos em menos de 24 horas.

Por mais que os homicídios façam parte do nosso cotidiano, tornando-se, esta prática criminosa, parte da nossa triste paisagem, não dá para ignorar um quadro tão assustador.

Muitos dirão que é a “guerra do tráfico”, talvez esta até a motivação última, mas temos de pensar além, buscar as razões históricas que nos trouxeram até aqui – sem que nem ao menos nos incomodemos mais – e tratar as raízes do mal.

É verdade que o noticiário policial é mais intenso e atrai mais público do que qualquer outro.

Mas achar que “é assim mesmo” nada mais representa do que impulsionar a corrida célere para a barbárie, negando qualquer resistência ao genocídio lento da nossa juventude mais pobre.

Acredito que o cinismo de hoje pode nos custar muito caro no futuro.

Candidatura de Rodrigo Cunha aposta apenas no eleitor
É verdade: nós mentimos
  • JEu

    Já está nos custando muito caro, Ricardo… afinal, não podemos esquecer o exemplo que vem do Rio de Janeiro, onde o tráfico impera em todas as latitudes, e mesmo nos bairros considerados mais “nobres” hoje se vê cenas assustadoras… basta lembrar que, apesar de todo o esforço dos governos nas três esferas, o que se vê diariamente são tiroteios, mortes, roubos de todas as formas acontecerem à luz do dia… o RJ tem, hoje, várias regiões sob o comando de “governos paralelos” e ninguém mais tem sossego ou tranquilidade para andar livremente pelas ruas daquela urbe… como tudo começou no RJ?!!! não vimos o tráfico pesado de drogas, que antes se restringiam aos Estados de RJ e SP se espalharem pelo país inteiro?!!! então o que impede que tudo o que acontece no RJ se espalhe também para o restante do território nacional?!!! agora, perguntar as razões históricas, como dito no texto, de toda essa violência é algo que precisamos todos, população e governos, fazer… e encarar a realidade, pois todos temos nossa parcela de responsabilidade, seja por ação, seja por omissão… e, creio, grande peso tem a educação e a distribuição de renda… ou seja, sabemos muito bem que tudo está embutido na quase ausência de “justiça social”… sem educação, jamais teremos o cidadão plenamente consciente de seus direitos e de seus deveres… e sem emprego com salário justo, jamais teremos o cidadão pleno, satisfeito com sua vida e sem precisar recorrer de forma humilhante aos diversos auxílios, sejam públicos, da iniciativa privada ou da generosidade de outros cidadãos… e, por fim, acrescento como fator fundamental, a vivência ética e moral de todos genericamente e particularmente, e principalmente, dos que são colocados (ou buscam) na condição das elites ou espelhos para o comportamento da grande maioria… e tudo isto, para mim, está sumariamente simplificado em uma frase dita a mais de dois mil anos atrás: “Amai o vosso próximo como o fazeis a vós mesmos”…!!!

  • Vida fácil

    Não sei se essa é a causa! Os jovens de hoje não querem nem saber de estudar!com raras exceções! Minha cidade tem aproximadamente 5 mil estudantes.todo ano passam 25 entre O IFAL, UFAL E OUTRAS FACULDADES, meio porcento do total(0,05%); O restante vive perambulando sabe lá o que fazem! Impinando moto compradas pelos avós aposentados( imposto pago pela população), Bolsa maloqueiro!. Outra parte entra para a vida fácil do crime, roubando, matando e assaltando a população!outros que recebiam bolsa jovem, casam tem filhos e colocam no bolsa família, e, assim fica o ciclo vicioso! Sugestão: as escolas deviam ter mais controle de frequência e rendimento dos alunos, e cobrar.

  • Maria

    Essa realidade dói na alma, esse é o retrato da nossa sociedade, das políticas públicas que deixam um vácuo nas camadas mais carentes, jovens que não tem um norte, são desassistidos juntamente com seus familiares, educação é o caminho mais promissor para que essa juventude possa vislumbrar um futuro decente. O Estado oferece apenas os presídios, as escolas, não passam de prédios esquecidos, caindo aos pedaços, sem atrativos, professores massacrados trabalhando com contratos humilhantes-monitores-os concursos para a educação não passam de uma armadilha para os candidatos , apenas uma forma de arrecadação de dinheiro , não ofertando as vagas que realmente não necessárias. Dentro da educação temos ainda um quadro que muito preocupante, os alunos com algum tipo de deficiência, muitos estão matriculados, falo nesse caso da rede municipal da capital, e não podem ir para a escola porque falta um profissional com dedicação exclusiva para aquele aluno, a inclusão é uma farsa, quando existe um profissional, ele é um estagiário com 30 horas e uma remuneração humilhante de R$575,00, isso é de uma maldade, talvez essa gente só mudasse o rumo das coisas se sentisse na pele.

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    CONCORDO CONTIGO,MATÉRIA,HÁ TEMPOS VENHO EXIBINDO SINTOMAS QUE CORROBORAM ESTE TRÁGICO QUADRO . SE ESTOU CADA VEZ MAIS RAREFEITO NO SEU RESPEITADO BLOG , SÃO POR MOTIVOS TÁCITOS. NADA MUDARÁ NESTA PORCARIA DE LUGAR,ACONTEÇA O QUE ACONTECER,O MAL PREVALECERÁ SEMPRE(TENHO AFIRMADO ISSO HÁ UNS TEMPOS) (COMO FALA O MATUTO) . SEM QUERER MAIS NAVEGAR PELO MANIQUEÍSMO QUE APESAR DE TANTA EVIDÊNCIA GLOBALIZADA, ABARCA A TUDO E A TODOS,CREIO QUE CERTAS COISAS SÃO FIXAS E IMUTÁVEIS,COMO O ESTADO SOCIAL, ECONÔMICO , CULTURAL DE ALAGOAS ATUAL SÃO PERPÉTUOS,ETERNOS,PERENES . . .

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    O excerto abaixo é parte de um texto nosso editado em 2017, a saber:
    Tudo dentro do anelado, tecido, urdido e tramado, a saber:
    “Conseguimos aquilo que a guerrilha não conseguiu: o apoio da população carente. Vou aos morros e vejo crianças com disposição, fumando e vendendo baseado. Futuramente, elas serão três milhões de adolescentes, que matarão vocês [a polícia] nas esquinas. Já pensou o que serão três milhões de adolescentes e dez milhões de desempregados em armas”? Sic. Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/01/os-intocaveis-infaliveis-e.html
    Destaque-se: A História Secreta do Crime Organizado, de Carlos Amorim, apud Olavo de Carvalho: “As esquerdas e o Crime Organizado”, p.97 in A Nova Era e a Revolução Cultural. 4ª Edição, revista e aumentada. Vide Editorial. Campinas/SP. 2014″. Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/10/il-capo-so-sera-conhecido-e-preso-numa.html
    A lembrar: já passa de 113 policiais militares assassinados, somente no Rio de Janeiro! (119, para ser atualizado)
    Abr
    *JG
    P.S.: 49 briosos castrenses cariocas imolados, em menos de cinco meses de 2018.

    • Contra CINISMO grosso X IRONIA fina: urnas 2018 estão AÍ

      Meus PÊSAMES aos policiais, CIVIS e militares assassinados.
      Minhas condolências às FAMÍLIAS e pessoas AMIGAS destes trabalhadores incansáveis.
      Capacitados PROFISSIONAIS balizados pela ÉTICA ao redor da hierarquia e da DISCIPLINA, pessoas mortas em SERVIÇO oficial.
      Ou no BICO complementando SALÁRIOS pequenos pra FAMÍLIAS enormes e mês que acaba antes da GRANA.
      HeiLL, meu bacana Bel&Cel RR! – Pensa que m’engana?
      com planejamento chegaremos à META com inteligência e paciência.
      Jamais COM violências acobertadas por SUPERIORES ímprobos.
      Maus COMANDANTES à margem da LEI da sociedade no Brasil.
      Pois quem procura AXA até cabelo em ovo de serpente no RAIO que o parta!

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Dissimulado, falso e enganador (ENGANADO) seu sórdido, insidioso e escarnecedor cinismo não tem parâmetros e são típicos de esquerdistas de esquerda e à esquerda: tripudiadores de sentimentos cristãos e das dores de familiares vitimados!
        “Todo o evangelho de Karl Marx pode ser resumido em duas frases:
        Odeie o indivíduo mais bem-sucedido que você. Odeie qualquer pessoa que esteja em melhor situação que a sua.
        Este ódio básico é o núcleo do marxismo. É a sua força-motriz. É o que impele seus seguidores.
        Se você jogar fora o “materialismo dialético”, o arcabouço hegeliano, os jargões técnicos e todas as inúmeras palavras presunçosas, você ainda assim ficará com o núcleo do marxismo: o ódio e a inveja doentia do sucesso, que são a razão de ser de toda esta ideologia — e de seus seguidores atuais.
        Leia o artigo completo, em apenas um minuto, em: http://mises.org.br/Article.aspx?id=1409
        Abr 😉
        *JG
        P.S.: dispensamos suas “condoídas condolências”!

        • Presente de GREGO: beijo de Tróia no ὀξύμωρον!

          Viva Olavo CALHEIROS, gentEee!
          Ou seria CARVALHO, caro Bel&Cel RR – Heil LINDO!

          • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

            Desde a saída dos honrados militares patriotas que só temos tido sinistros, desastres, catástrofes e reiteradas “tragédias e farsas” nas gestões desastrosas, sempre repetidas via reeleições: do professor de Sorbonne, e de seus substitutos e sucessores tal e qual o atual que é ponto-central de apoio da tesoura-escarlate: o socialismo não deu certo em lugar nenhum desse velho planeta!
            Tragédias e farsas se lhes são imanentes! É fato! – “O socialismo só funciona graças a grana brasileira.” – Olavo de Carvalho. Inclusive, já desafiamos citarem um país socialista/comunista que tenha dado certo: o que reitero aqui! – Na íntegra http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/06/tragedias-e-farsas-sao-imantes-ao.html
            Abr 😉
            *JG
            P.S.: Aplaudas a quem quiseres, com ou sem paroxismos! 😉

        • Contra CINISMO grosso X IRONIA fina: urnas 2018 estão AÍ

          Caro Bel&Cel RR insípido e inodoro, INCULTO também? … rsRs
          é grossura e CINISMO ostentar ESTATÍSTICAS genéricas, coisa feia!
          Respeitar a DOR de cada familiar e de cada pessoa amiga é FUNDAMENTAL: na dor está o sabor e cheiro da LUTA por dias melhores.
          Com polícias CAPACITADAS em bem remuneradas numa sociedade EDUCADA, dessas 2 que temos quem peRcisa?
          > Dizem que ELA existe pra ajudar, pra PROTEGER:
          – ELA pode te parar, te prender: POLÍCIA? [1986, T Beloto][TITÃS ], https://www.vagalume.com.br/titas/policia.html

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        ERRATA AO ANTERIOR
        Dissimulado, falso e enganador (ENGANADO) seu sórdido, insidioso e escarnecedor cinismo não tem parâmetros e são típicos de esquerdistas de esquerda e à esquerda: tripudiando de sentimentos cristãos e das dores de familiares vitimados!
        “Todo o evangelho de Karl Marx pode ser resumido em duas frases:
        Odeie o indivíduo mais bem-sucedido que você. Odeie qualquer pessoa que esteja em melhor situação que a sua.
        Este ódio básico é o núcleo do marxismo. É a sua força-motriz. É o que impele seus seguidores.
        Se você jogar fora o “materialismo dialético”, o arcabouço hegeliano, os jargões técnicos e todas as inúmeras palavras presunçosas, você ainda assim ficará com o núcleo do marxismo: o ódio e a inveja doentia do sucesso, que são a razão de ser de toda esta ideologia — e de seus seguidores atuais.
        Leia o artigo completo, em apenas um minuto, em: http://mises.org.br/Article.aspx?id=1409
        Abr 😉
        *JG
        P.S.: dispensamos suas “condoídas condolências”!

  • Gilberto

    Além das mortes ligadas à violência e às drogas há que considerar também as mortes pelo alcoolismo causado pela falta de expectativa e desemprego. Em minha vizinhança lá no Tabuleiro do Martins aproximadamente 10 jovens foram vítimas de suicídio, acidentes fatais e doenças ligadas ao vício da bebida, um desastre total essa perda ilógica de vidas que traz um grande prejuízo à sociedade e muita tristeza às famílias.

  • Cidadão

    Sem querer levantar polêmicas, mas na época do regime militar não era assim.

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      De fato, CIDADÃO – perfeito: NUM havia polêmica divulgada!
      a censura mantinha ANESTESIADA as dores de cada dia, condenava-se SEM PROVAS apenas quem ousasse estar à ESQUERDA das violência acobertando CORRUPÇÕES de todos os tamanhos.
      Tamanha e INSANA a intolerante ditadura que se dizia à DIREITA, mui triste, viu?
      Pra manter a impunidade, nada melhor que DESMANTELAS a polícia em DUAS:
      – as 2 bicudas hoje desentendidas, paridas ao arrepio das leis;
      – a Polícia CIVIL e a Polícia Militar castradas por e pró BANDIDOS bacanas.
      Esculhambação CENSURADA na marolinha democrôta 1964-1985 apodrecida no coLLo do Sarney, com surto aLLoprado impixado em 1992.
      Até QUANDO, gente?

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Alguns animais mentecaptos, ignotos, ignaros e ignorantes desconhecem ao Art. 144 da Carta Cidadã, a saber:
        Art.144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
        I – polícia federal;
        II – polícia rodoviária federal;
        III – polícia ferroviária federal;
        IV – polícias civis;
        V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
        (*)Redação dada pela EC nº 19, de 04/06/98:”§1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:”
        I – apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
        II – prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
        (*)Redação dada pela EC nº 19, de 04/06/98:”III – exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;”
        IV – exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
        (*)”§2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.”
        “§3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.”
        §4º – às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
        §5º – às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
        §6º – As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
        §7º – A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.
        §8º – Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
        Parágrafo incluído pela EC nº 19, de 04/06/98:”§9º A remuneração dos servidores policiais integrantes dos órgãos relacionados neste artigo será fixada na forma do §4º do Art.39.” 😉 🙂 😀
        Abr
        *JG

  • Alfredo

    A cartilha do GRAMSCI psicopata, sendo posta em prática! Taí a desgraça do COMUNISMO! Duvidam????DEUS esteja!!!

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Muito bem destacado e lembrado, caro “Alfredo”, permita adir o seguinte, a saber:
      “Todo o evangelho de Karl Marx pode ser resumido em duas frases:
      Odeie o indivíduo mais bem-sucedido que você. Odeie qualquer pessoa que esteja em melhor situação que a sua.
      Este ódio básico é o núcleo do marxismo. É a sua força-motriz. É o que impele seus seguidores.
      Se você jogar fora o “materialismo dialético”, o arcabouço hegeliano, os jargões técnicos e todas as inúmeras palavras presunçosas, você ainda assim ficará com o núcleo do marxismo: o ódio e a inveja doentia do sucesso, que são a razão de ser de toda esta ideologia — e de seus seguidores atuais.
      Leia o artigo completo, em apenas um minuto, em: http://mises.org.br/Article.aspx?id=1409
      Abr 😉
      *JG