Ora, ora, mas que bela surpresa! Eis que me aparece um nome novo no campo da biologia evolucionista: o cientista Robert Trivers, apresentado por ninguém menos do que Steven Pinker (quem não o conhece, não sabe o que está perdendo), afirma que a mentira faz parte do processo evolutivo da nossa espécie.

Exatamente! O autoengano, para quem preferir assim, nos põe no mundo do jeito que somos, e a ele também devemos um bocado. Acreditar, contrariando qualquer lógica, que água com açúcar cura doença braba; que a outra banda do par é fiel quando os fatos gritam o contrário – tudo isso, diz Trivers, foi construído ao longo de algumas dezenas de milhares de anos em que o Homo sapiens chegou fazendo barulho (e mentindo).

Não é de se comemorar? Não pela mentira em si, que não é lá uma grande qualidade humana, mas pelo fato de que sem ela dificilmente sobreviveríamos. Não faço apologia à dita cuja, mas não posso negá-la.
Se o fizesse, estaria mentindo.

Esclareço: trato, aqui, das pequenas mentiras no cotidiano de todos nós. Já a tal da fake news, por seu lado, é uma canalhice própria desses tempos em que a verdade só parece valer alguma coisa no mercado de pulgas.

Todo mundo, de alguma forma, “transforma” os fatos em seu favor: arredonda, aumenta, para que seja, ao final do enredo, um herói de ocasião, o melhor protagonista do que bem poderia ter acontecido.

Tudo bem que, às vezes, o exagero toma contorno de pura criação ficcional. Tenho um amigo querido que é mestre nessa arte (também). Ao longo de uma convivência de mais de quarenta anos, flagrei-o por demais narrando uma ocorrência em que eu – e não ele, como estava afirmando – fui o personagem central. Lembro-lhe, então. Ele? Uma boa risada e dá o caso por encerrado.

Sempre tive uma curiosidade especial em relação aos mitômanos, os mentirosos compulsivos. Quem já conheceu de perto um desses espécimes sabe que eles em nada se esforçam para inventar uma história: simplesmente contam-na. Se desmascarados, apresentam a próxima mentira sem qualquer constrangimento. Porque acreditam no que estão dizendo.

E cá para nós: como é fácil descobrir quando os nossos filhos estão mentindo! Por um motivo cristalino – também mentimos para os nossos pais. Não que devamos celebrar o processo de embromação, voltaríamos totalmente para o autoengano.  Eles precisam, aqui e ali, ser “desmascarados”, e acredito mesmo que isso faz parte do processo educativo. Até nós, os amadurecidos do planeta, necessitamos, de quando em vez, de uma autocorreção. Mas nada de condenação à prisão perpétua. Quem somos nós, se não autores igualmente de algumas versões discutíveis?

Há, é claro, as grandes mentiras. Por exemplo: por mais de mil anos a humanidade acreditou que o Sol girava em torno da Terra. Afinal, o grande Aristóteles o dizia na sua nada vã filosofia. E quanto mais avançava no tempo, mais mentirosos sua teoria atraía. Por contrariá-la, tantos morreram condenados ao fogo do inferno bem antes que lá chegassem.

Não, eu não acredito que a mentira é a verdade que não deu certo. Mais errado seria, porém, imaginar que o mundo poderia sobreviver sem a presença de qualquer uma delas – gêmeas que são numa mesma existência.

 

 

O genocídio gradual e permanente dos adolescentes em Alagoas
Aristóteles bêbado (um texto de Sidney Wanderley)
  • Dayane

    O problema não está na mentira mas na quebra de confiança que ela causa. Ao perceber a chegada da dita cuja (que não vem só, pois traz consigo a dúvida da próxima afirmação) terminamos engolindo – se assim nos convém – para não sermos tachadas de loucas.
    Às vezes é melhor manter a paz do que buscar a tal verdade…e cá entre nós… isso cansa a alma.
    Sejamos tolerantes.

    • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

      De fato, Dayane! – PERFEITO! … c’os + próximos OMITIR é + comum!
      seria INSUPORTÁVEL verbalizar com caras e bocas tudo o que nos DESGOSTA em casa e no trabalho, no buzão cheio então … rsRs
      Um bom domingo na PAZ e na harmonia temperadas na CONFIANÇA familiar extensiva aos vizinhos + PRÓSPEROS e ostensivos na rua ou no PRÉDIO de apartamentos.
      C’os + PRÓXIMOS, às vezes em dificulidades NEM sempre conversamos todo SANTO dia.
      Afinal, temos as nossas próprias FRAGILIDADES, amém!

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Eis o busílis crucial do (e com o ) mitomaníaco:
      Abraham Lincoln: a) “Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito”; b) “Podeis enganar toda a gente durante certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente”.
      Friedrich Nietzsche: a) “A demência no indivíduo é algo raro; nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é a regra”. b) “Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.” -https://kdfrases.com/frase/151472.
      Abr
      *JG

  • JEu

    Bom dia, Ricardo. Li em um post da BBC algo sobre o tema, recentemente… e, lógico, que o autor do post deixou bem claro que não se trata de mentiras direcionadas para causar ou encobrir o malfeito que afeta e prejudica a vida das outras pessoas e, até mesmo, de uma nação inteira… e sim que se trata da necessidade de nos mostrarmos seguros, confiantes em nós mesmos (instinto de sobrevivência)… porque, de uma maneira geral, sentimos necessidade de nos mostrar sempre “um pouco mais do que somos”… e tudo para sobrevivermos em um mundo altamente competitivo (será daí o motivo de tanto narcisismo da atualidade?!!!)… então concordo que o excesso… a irresponsabilidade (como as fake news) ou o interesse deliberado em enganar e prejudicar (como muitas fake news) é que são as mentiras que não devemos e nem podemos aceitar nem estimular… agora, ainda tem outro tipo de mentira que parece muito “inocente”, às vezes, e que não passam de uma maneira de “tirar vantagem” das outras pessoas… é a tal da construção dos “mitos” e “ídolos” de todos os tipos em nossa sociedade… podem tanto tratar-se de artistas, atletas e cantores considerados “pop stars”, como podem ser pessoas que se “destacam”, de alguma maneira, no meio político, na cultura, na literatura, nas ciências (de uma maneira geral) ou nas religiões… o que me parece é que temos necessidade, não só de nos apresentarmos sempre um “pouco mais” do que somos, mas também temos uma imensa necessidade de “projetar” em outras pessoas nossas necessidades psicológicas, afetivas ou de insegurança… e tudo para nos sentirmos “seguros”, creio eu… e, então, aí é que nos enganamos de maneira muito grande e nos arriscamos a cometer erros sem tamanho… principalmente quando abdicamos de nossa capacidade racional para enveredarmos pelos fanatismos de todo os tipos… exemplos não nos faltam na humanidade: passados e presentes… e, na maioria das vezes, não conseguimos enxergar, senão depois dos erros cometidos… e, pior ainda, muitas vezes ainda insistimos em dizer que “pau é pedra”… e vice versa, mesmo que nos demonstrem o contrário… e tudo por causa daquela insegurança interior… de nossa necessidade de autodefesa… Excelente texto, mais uma vez. Bom domingo, Ricardo.

  • Há Lagoas

    Sim, a mentira faz parte de nossa natureza.
    Mas em se tratando dos nossos políticos – com raras e honrosas exceções – este é seu modus operandi.
    Bom domingo a todos.

  • Laert Baracho Wanderley

    A mentira é a mãe de todas as verdades.
    Parabéns a todas as mães.

  • Roberto alvim

    A mentira não tem só mãe,mas tem pai também o diablo.

    • Semana: 1 leão ao DIA, rotariano sobremesa DOID@ demais-quaGe REI!

      Caro Roberto Alvim, … do TREMENDÃO: mentira é couZZa de saia?
      indaga BODE Erasmo ao REI: com ou SEM xifre? – Td Roberto CARLOS! –
      > BARATO é o marido da barata, AMAZÔNIA preza a mata do BraZZêLL
      – Pega na MENTIRA, cort’o RABO dela, PISA em cima, BATE nela …
      > Já gravei um DISCO voador na Bahêa de Castro Alves, Osmar e DODÔ
      – Em COPACABANA num tem argentino, EU sô + moço q’um menino
      > Papai NOEL numa FAVELA do Brasil q NUM gosta de NOVELA
      – Passa todo mundo no VESTIBULAR, amor acaba carnaval 1 dia SÓ
      Tudo SEM censura, com guaraná em pó. [E Carlos, Mulher. POLYDOR
      https://www.vagalume.com.br/erasmo-carlos/pega-na-mentira.html

  • santos

    O que seria dos advogados, se não existisse a MENTIRA?

  • Antonio Moreira

    Eu li num texto:
    A maioria das mentiras são inofensivas e não prejudicam a ninguém.
    Esse tipo de farsa é necessário para nossa convivência em sociedade e seria impossível vivermos ao lado de outras pessoas se todos fôssemos sinceros o tempo todo.
    //
    Colher De Chá
    Ronnie Von
    Compositor:Tony Osanah

    Quem manda no terreiro é Ogum
    Quem manda no universo é Oxalá

    O Homem chegou a Lua
    Porque Deus deu colher de chá

    Se o Homem a Mercúrio quer chegar
    Licença vai ter que pedir
    Melhor não pensar em exigir
    O sol pode até se esquentar
    * Seria bom se alguém pudesse chegar lá
    Pra gente aqui na terra saber
    Qual é a transa meu Pai qual é a transa
    É preciso ter pureza para entrar
    Mas o destino é o Pai da morte
    Quem manda no Universo é Oxalá
    Ninguém sabe qual é seu caminho
    Mas com fé a gente ainda chega lá
    Ninguém sabe qual é seu caminho
    Mas com fé a gente tem colher de chá.
    * Seria bom se alguém pudesse chegar lá….

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Encerrando o contraponto aos mitômanos useiros e vezeiros da verve escarlate, nunca será demasiado lembrar que: ““Falsificar o passado é o método que a esquerda usa para produzir o futuro”. – Nicolás Gómez Dávila. Inclusive, também, já havíamos dito que “a verdade é vermelha”, a saber:
    a) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/12/a-verdade-e-vermelha.html;
    b) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/11/a-unica-verdade-e-realidade-aristoteles.html, e;
    c) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/10/uma-cinica-apologia-censura-e-silencio.html.
    Enfim, tem-se a “pós-verdade” ou “pós-mentira”?
    Abr
    *JG
    P.S.: É aquela lógica de sempre: “se todos são corruptos; logo, inexiste corruptos”! – Postado in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/05/13/as-verdadeiras-mentiras/
    *Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/05/a-verdade-verdadeira-veraz-e-veridica-e.html

  • Fernando

    O Exagero é uma verdade defeituosa!

    A ficção e os causos não são mentiras, pois não tem como objetivo de enganar.

    Pinóquio nunca mentiu, pois nunca me enganou.

    Então, se você sabe que a pessoa está mentindo, ela não está lhe enganando, você é que está enganando ela, por ela acreditar que você está acreditando nela. Um mente em palavras e o outro em atitude.

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    MUITOS COMENTÁRIOS EXCELENTES E PLAUSÍVEIS PORÉM ACREDITE SE QUISER . . . TÔ FORA ! EU TENHO UM GRAVE DEFEITO : NUNCA MINTO !