Advogado militante de áreas diversas, apesar de ser especializado em Direito Eleitoral, Marcelo Brabo chegou a esta constatação com base na realidade atual.

Para ele, pelo nível de confiabilidade – 99%, em algumas situações – os programas de computação vão substituir, paulatinamente, os operadores do direito:

– No caso dos advogados, deve haver uma migração para áreas como direito previdenciário e para a Justiça Estadual, onde a estrutura é muito inadequada.

Convidado do Ricardo Mota Entrevista desta semana, Brabo fala do seu “medo de como o Supremo tem se comportado”, mas faz uma proposta aos ministros do STF:

– Se algum deles quer legislar – que é o que estão fazendo que se candidatem às urnas.

A conversa girou, principalmente, em torno da grande barafunda em que se transformou o direito no Brasil, com decisões absolutamente díspares, sem padrão, principalmente dentro do Supremo Tribunal Federal: “É a total insegurança jurídica, o que vivemos”.

E como atua um advogado militante em meio a essa mixórdia generalizada?

A Lei da Ficha Limpa ainda vale alguma coisa depois do julgamento do STF que deu ao ex-senador – cassado – Demóstenes Torres o direito de se candidatar este ano?

É conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: advogado Marcelo Brabo

 

Quem vende mais o voto: o pobre, o remediado ou o rico?
PM: decisão sobre a nova proposta será na próxima terça-feira
  • JEu

    E não é só isso… é só verificar o que a segunda turma do STF (composta por Gilmar Mendes, Toffoli, Lewandowiski, Marco Aurélio e Fachin – este último sempre vencido pelos demais -) estão fazendo… sempre distorcendo todas as leis em favor dos corruptos de colarinho branco já presos ou que estão sub-júdice, com processos em andamento… é só lembrar que o Gilmar Mendes mandou soltar o empresário Barata (nome bem sugestivo) em três ocasiões… é só lembrar que mandaram trazer de volta ao Rio de Janeiro o Sérgio Cabral… e por aí vai… ou seja, o que querem mesmo é dizer ao público que as leis continuarão a valer somente para os PPPPs… já os seus “iguais” (inclusive na corrupção), desde que tenham adquirido “status” de ricos e poderosos, são “intocáveis”… até quando vamos aceitar passivamente toda essa anarquia jurídica?!!!

  • Thomas

    Realmente estamos vivendo uma nova revolução da informação, onde os dados não estou apenas disponíveis, mas sim, analisados. Ferramentas cognitivas permitem respostas precisas, eficazes e com margem de erro próxima a zero. A inteligência artificial veio para ficar e evolui a passos largos a cada dia, e substituindo pessoas em diversas áreas. O operador de direito é mais um dentre tantos outros personagens que tendem a se reinventar para que sobrevivam nesse novo mundo. Ou será que não ?

  • ANA LUIZA CAMERINDO

    Vou repetir o que já disse umas cem vezes aqui.
    Quando se aceitou por ódio, vingança e inconformismo com a derrota, se retirar uma presidenta eleita, assumiu-se o risco de rasgar a constituição, que não atribuia crime a ela, muito menos ela o havia cometido. E todo mundo sabia disso. Até quem queria tirá-la sabia que era só esquema.
    Nesse momento infiltrou-se no direito a politica. E de lá a politica não saiu mais.
    Sendo assim, colhe-se hoje o que se plantou. Continua-se a desrespeitar a constituição.
    Mas isso é como a mentira. Você tem que contar outra pra encobrir a primeira e assim sucessivamente.
    Eu disse aqui várias vezes que pagaríamos o preço de não sabermos respeitar a democracia.
    Se não vejamos: Adimitamos para argumentar que a Dilma estivesse fazendo um péssimo governo em sua reeleição.
    Nesse caso, ao fim desse ano, nos livraríamos dela.
    Mas se preferiu o atalho do golpe.
    Resultado: Ficaremos ingovernáveis, no limite de uma gerra civil ou institucional pelos próximos 20 anos.
    Valeu a pena?
    Se valeu pra vocês, pra mim não valeu.
    Mas admitir culpa e erro são para pessoas com grandeza.

    • Melquisedeque

      Realmente, admitir culpa e erro é para poucos.

      Por isso ninguém associado a ela ou aos demais do mesmo partido admitiram que erraram feio, ainda mais roubando em larga escala, na horizontal e vertical.

      Guerra civil é muito, mas que essa corja do MST, MTST e outros ditos movimentos sociais está aprontando e já deveriam haver sido punidos, isso deveriam sim.

      Desafiar a lei como faz a senadora e não digo pela bobagem que cometeu dando depoimento em tv estrangeira, mas pelo que vem apregoando em alto e bom som, incitando a desobediência civil, acompanhada de seu amigo Lando Rio de Janeiro, deve ser um comportamento normal, de pessoas que sempre “defenderam” a democracia.

      Outra coisa: rasgar a constituição … Uma Constituição que sequer foi assinada pelo partido, que sequer foi reconhecida em 1988 .. ser reiteradas vezes mencionada a esta altura é no mínimo uma Hipocrisia.

      O movimento do Foro de São Paulo, criado pelo senhor na prisão, associado a Fidel Castro e outros ditos líderes da América Latina, tentando implantar o socialismo nazista, deve ser algo normal para os que chamam o impeachment de golpe.

      Menos … Menos.

      • ana

        se vc acha agora melhor…aguente.viva a globbo.daqui a 20anos a gente se encontra nos livros de historia.

      • LYRA

        Melquisedeque. quanto preconceito….

      • José Adelfo Dantas Chaves

        Melquisedeque, suas palavras deveriam soar nos ouvidos de todos os brasileiros conscientes de suas responsabilidades perante um BRASIL de ética, justiça e digo mais, de vergonha.

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        O leitor “Melquisedeque” disse tudo e o disse muito bem, em sua sinopse! Portanto, aceite meus modestos, singelos e sinceros encômios: meus parabéns!
        Abr
        *JG

  • Williams Roger

    http://reporternordeste.com.br/blogs/odilonrios/militar-lotado-no-tribunal-de-contas-e-o-mais-bem-pago-no-brasil/

    Pode isso Arnaldo?

    Pode!
    Também, com 100 milhões por ano! E a cada ano quer mais duodécimos!

  • Glorioso

    Insegurança vive as famílias brasileiras, governadas por verdadeiras gangues políticas, paridas por uma democracia vergonhosa, defendida por canalhas corruptos.

  • Guto

    A insegurança jurídica que vivemos é uma tentativa clara de adiar a perda de poder econômico dos operadores do direito, quanto mais interpretativo for, melhor. Quanto mais confuso for, melhor, sempre criando mais, exceções, até as exceções da exceção. Assim o trabalho intelectual de decifrar o indecifrável sempre será requisitado e valorizado. O Brasil é recordista em processos jurídicos no mundo. O investimento em tecnologia é a solução, precisamos criar regras claras, menos burocracia, políticas preventivas. O avanço vai demorar no Brasil,porque os operadores do direito querem o contrário. O caos é bom e o custo disso tudo vai para o cidadão que paga para tudo e mesmo assim tem seus direitos retirados.

  • maria quiteira da silva

    FA CLUBE DR ALFREDO GASPAR DE MENDONÇA NETO

  • Luiz R S Filho

    Ricardo, aproveito o gancho nesse diálogo com o Dr. Marcelo Brabo, tomando a liberdade para citar um exemplo atualíssimo de como anda a “barafunda que se tornou o direito no Brasil”, ocorrendo aqui em nosso Estado e que envolve também certa região de Minas Gerais.
    Me refiro ao processo da Massa Falida Laginha (Grupo JL) onde o atual ADMINISTRADOR JUDICIAL está simplesmente aplicando não a correção monetária aos créditos trabalhistas mas um deságio nos valores das certidões de sentenças/acordos transitados em julgado da Justiça do Trabalho e até aqui com a aprovação dos Magistrados do Juízo Universal deste Processo, só pra citar uma discrepância, pois há outras.
    Veja a que ponto chega a nossa “Justiça”.
    Sei que este é um assunto que saiu de sua pauta de considerações, que vc mesmo já me justificou, o que lamentamos nós Credores mas respeitamos sua posição.