O CREA resolveu entrar no debate sobre os tremores em Maceió, ocorridos no final da semana passada, trilhando o caminho da ciência.

Na quinta-feira, às três horas da tarde, acontece no auditório da entidade um debate reunindo profissionais com capacidade para esclarecer pontos fundamentais sobre os acontecimentos que geraram medo e, consequentemente, especulações as mais variadas.

Os debatedores serão:

– Abel Tenório – Geólogo

– Ricardo Queiroz – Geólogo

– Rochana Campos de Andrade – Geóloga

– Carlos dos Anjos – Geólogo

– Paulo Cabral – Engenheiro de Minas.

Seria interessante se a prefeitura de Maceió e o governo do Estado estivessem presentes para ouvir as explicações e, quem sabe, adotar providências para o futuro.

Rodrigo Cunha sobre a eleição: "Não tenho medo de ficar sem mandato"
Emmanuel Fortes forma rede de mil médicos para campanha a federal
  • SH

    O governador vai mandar o Sec. de Segurança para investigar estes tais de Sísmico, Richter e outros mais que supostamente causaram o tremor.

  • Fernando Ferreira dos Santos siva

    Muita gente está dizendo asneiras nos meios sociais, desencontro de informações, fatos que vem aterrorizando a população. Alguns, até dizendo que a populacao fique tranquila. Com que base científica fazem estas assertivas? E esses especialistas será que entendem profundamente do assunto?!sinceramente acredito que não tem nenhuma experiência neste assunto tão complexo e que poucos cientistas no mundo dominam.

  • JEu

    Boa iniciativa… porém creio que, sem trabalho de campo, investigação geológica, testes nos locais e pesquisa com acesso amplo aos dados da extração do salgema no Mutange, tudo ficará na área das teorias científicas… claro que têm o seu valor, porém não resolvem o problema… principalmente dos que tiveram prejuízos em seus imóveis… (não tenho nenhum lá… só estou me colocando no lugar daqueles que sofreram as perdas)…

    • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

      ôI, JEu, … no comentário abaixo esqueci um dos LINK da Revista CARAS da elite de pesquisadores do BRASIL, orgulho NACIONAL.
      É o GEÓLOGO mais antigo dentre os 4 pela UFPe, 2 doutres e 2 mestres.
      Na Plataforma LATTES do CNPq, consta Abel Tenório (UFPe 1961), e mestre (1974) pela mesma universidade.
      [24fev03], http://lattes.cnpq.br/7890055100868658
      Me parece um BOM time, e certamente TV e rádio PAJUSSARA darão o ar da graça por lá nestes tempos TURBULENTOS de Copa Cossaca em Moscou do Diabo VERMELHO.

  • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

    ôba, RICARDO! … são 4 GEÓLOGOS formados pela UFPe, 2 doutres e 2 mestres.
    Carlos A M dos Anjos (UFPe 1974) e Doutor em Geociências e M’Ambiente (UNESP 1999).
    [02abr07], http://lattes.cnpq.br/7435438757344213
    Rochana C de Andrade (UFPe 1984) e Doutora em Geociências (2004) pela mesma universidade.
    [04mar18], http://lattes.cnpq.br/3426442434813781
    Ricardo J Queiroz dos Santos é geólogo (UFPe 1980) e mestre (1999) pela mesma universidade.
    [07abr14], http://lattes.cnpq.br/1554887930000088
    Abel Tenório (UFPe 1961), e mestre (1974) pela mesma universidade.
    E NADA CONSTA de Paulo Cabral, Eng de MINAS entrevistado pela Rádio PAJUÇARA sábado passado.
    [03mar18], http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/maceio/especialista-explica-possiveis-causas-de-tremor-e-diz-que-abalo-foi-leve
    O link do Tnh1 leva a notícias aleatórias de ESPORTES,
    também nada na Plataforma LATTES do CNPq: preocupante p’un$!

  • mario jorge

    Eu acho que tudo tem uma explicação. Hoje eu tenho 61 anos. Quando eu tinha 14 anos ou menos. Tinha uma tia que morava no mutange perto do campo do CSA. E eu me lembro em um terreno. Próximo a casa da minha tia. Tinha uma torre alta perfurando o Solo e saia da torre. Pedras brancas que se espalhava pelo chão aos montes. Como se fosse pedras de sal grande. E eu e meus primos botava a pedra na boca e chupava era salgada. E levamos para casa sos montes. Eu presenciei a primeira extração de salgema no Estado. Agora me diga daquele tempo para cá. Quase 40 anos atrás so extraindo toneladas e toneladas de Salgema. O buraco que ficou embaixo da terra não foi o que causou estes tremores. Principalmente em Bebedouro e pinheiro onde fica a mina de Salgema. Vê se não tem sentido. Dizem que botam aqua no buraco mais a aqua não tem sustancia de sustentar o peso da terra não. Tirar pedra e botar aqua r brincadeira.

  • Osvaldo Sarmento

    Pois é, explicações logo do CREA/AL, uma instituição nebulosa que faz obras em sua edificação sem seguir suas próprias regras e exigências de segurança…