A estratégia de marketing da Segurança Pública reproduz o mesmo modelo do Palácio República dos Palmares: divulgar o que é positivo e esperar que aquilo que é negativo caia no esquecimento.

Eis que a apuração dos crimes de Delmiro Gouveia e Batalha, que marcaram o final do ano passado, virou mais uma página de silêncio, como tem sido a “divulgação” dos números negativos da violência (assassinatos que cresceram nos últimos dois anos, por exemplo).

O que falta para que a Segurança anuncie o que encontrou nos crimes do Sertão?

Vejamos o que não dá mais para ocultar:

– a perícia já sabe qual foi a arma (e a quem ela pertence) que matou o vereador Tony Pretinho, o segundo ser assassinado em Batalha

– há o envolvimento de policiais na execução dos homicídios

– há o comando de autoridades políticas – e possivelmente de outros poderes (?) – nos homicídios do Sertão.

Aqui e ali, a polícia sinaliza que vai adotar ações para a prisão dos suspeitos e divulgá-las, mas até agora nada foi dito.

Por óbvio, quanto mais tempo demora, mais especulações sobre os três crimes surgem.

É tudo muito grave, principalmente por ser um ano eleitoral.

O pior é que a “demora” pode resultar em outras mortes.

PDT de Lessa aposta em Judson Cabral para retomar cadeira na Assembleia
JB mantém candidatura mesmo enfrentando graves problemas de saúde
  • JEu

    Pois é, Ricardo, infelizmente é o que deverá acontecer: mais mortes… afinal, esse é o último e único (ao que parece) recurso para se “eliminar” o adversário político nas próximas eleições… quanto ao desempenho da polícia nas investigações, isso depende exclusivamente da “politicagem” e todo mundo sabe disso… tá todo mundo (na polícia) de mãos atadas… ninguém (que queira permanecer no cargo e no lugar desejado) pode dizer nada que “desagrade” aos grandes e poderosos… assim, vamos ver a “guerra” continuar… e salve-se quem puder…

    • Admirador DELE na Judeía do Mar MORTO, sertanejo no Rio PANEMA secado por 5 barragens em Pernambuco

      Caro JEu, estamos de VOLTA ao pós marolinha democrôta 1964-1985?
      estariam cevando a Gang FARDADA pinto$a e bandeiro$a dos governos Collor (198-1989), GB (1990-1994) e Suruagy (1995-1997)?
      A bandidagem aplaude fratricídios entre POLICIAS alagoanas. [09mar1998]
      http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc14039818.htm
      Até parecia q’a GANG oficial impotente estava, estaria OFICIOSAMENTE investida de poderes acima do BEM e do mal?
      Chega de burrícias – oficiais e oficiosas, civis e militares, carteira assinada e CLT – é hora da força do BOPE militar aliar-e à inteligência da Pol CIVIL, de profissionais cumprir SERVIÇO estressante e dar FOLGA às pessoas, à sociedade.
      Por INTELIGÊNCIA em Batalha com MAGISTRADOS dialogando c’as 2 famílias, juizes e promotores APTOS a reconstruir a PAZ aqui no SERTÃO.

  • Eleitor

    A vaidade e o medo de perder a cadeira de chefe é a resposta do silêncio.

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Grande ELEITOR! … tecla de URNA e programa eleitoral aceitam de TUDO?
      Veremos VASELINA e jeito entupir buraco estreito, GOVERNADOR reeleito?
      Nessa pré-campanha, SALIVA (cuspe) e banho de SANGUE (inocente), até QUANDO?

  • Lucas Omena

    Absurdo Ricardo! Em resumo: LICENÇA PARA MATAR… Assim mesmo, na cara de pau e com toda proteção que se possam imaginar! O resultado será tende a ser trágico.

  • Carlos Ferreira

    Ricardo, qual é a estratégia de marketing do prefeito Rui Palmeira que saiu de férias em setembro passado, descansou durante o carnaval e agora tirou férias novamente?
    Ele não cumpriu uma promessa de 2016.

  • NADO

    VIROU PIADA!!!

  • amorim

    Só uma pergunta: Pra que serve a Secretaria de Segurança Publica do nosso estado? Home, demita esse secretário fraquinho e feche as portas.

  • Pedro

    Só uma pergunta pq a família dele (sogro) teve acesso cortado ao inquérito? Pq anda desconfiafo? O filho tá pisando em ovo? Pois no coloio todo um dos participantes foi retirado das imagens de um posto debconvudtivel chave p concluir

  • carlos

    O governador só está esperando o aval do marqueteiro para anunciar os “culpados”.Há não ser que não seja conveniente para sua imagem perante a opinião pública. E tem mais o governador está muito ocupado com as alianças políticas e o tempo é muito curto para se preocupar com que já morreu.

  • mario jorge

    Esse . e a favor dos três militares. Que criticaram o juiz por ter soltado a mulher que foi pega com varias armas.Quem esta certo os militares ou o Juiz. A policia preende e a justiça solta. Apoiamos os militares. Vao pra ruas saber a opinião da população. Bandido tem que ta na cadeia ou cemitério.

  • ALAGOANO

    Enquanto a cúpula da segurança pública ficava olhando os slides numa sala confortável, com cafezinho e boas conversas, comemorando os números de suposta redução da criminalidade, para satisfação do governador. A minha querida cidade, terra de homens decentes, de pessoas boas, é banhada por sangue, por gangues de traficantes que alí se instalaram. Pessoas não são números, precisamos de determinação por parte das autoridades em prender meia dúzia de bandidos. Não acredito que a polícia local, não saiba quem são. Já que não existe politicas publicas para tirar a juventude dos pés desses criminosos, ao menos que a força policial se faça presente, isso não requer grandes recursos, basta vontade e determinação.

  • ALAGOANO

    MINHA QUERIDA PILAR, NÃO MERCE ISSO!!

  • Ferro

    Protecionismo do governador (com G minúsculo). Covarde.

  • carlos

    Se era para ser anunciado no final do ano de 2017 e não foi…Quem sabe depois da semana santa saia alguma coisa dependendo do rumo das negociações política. Sempre coloco nos meus comentários os herdeiros do coronelismo da política são jovem, porém o modelo da fazer política é tão nocivo ou pior do que os dos Papitos.Enquanto os hospitais interrompem seus atendimentos por falta de medicações o governador como seu sistema que substituiu o SIAFEM, continua dando “problema” e nada de pagamento e o governador que já mostrou o seu perfil das mau pagador está feliz que nem pinto no lixo

  • Há Lagoas

    Talvez a maior celeuma do atual governador de nosso estado seja a conivência com os crimes políticos. Não creio que ele chancele isso, mas seu silêncio e parcimônia em esclarecer quem são os verdadeiros mandantes sangra o seu governo.
    O problema é os aliados…
    Em um governo que tem o maior número de siglas e ideologias partidárias, ter facínoras em suas hostes é algo normal.

  • lopea

    “BARALHO SUJO”

    Os servos da NOM, supostos governantes do Brasil, se desqualificaram, para cuidar do feudo da City de Londres, em razão da roubalheira, que se tornou pública.
    O baralho acabou, gastaram todos os coringas! A penúltima cartada da NOM, para impedir nossa libertação, é sacar um coringa de baralho novo.
    Puseram a campo todos os seus agentes : FHC, Armínio, Temer, Eliseu Padilha e gente dos bancos, para levantar a bola do coringa da vez, o popular apresentador de televisão Luciano Huck.
    O desespero dos tiranos do povo brasileiro é grande, porque temem a INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL, que certamente confiscará tudo o que roubaram e os hospedará na Papuda e outros presídios menos famosos.
    A tábua da salvação dos tiranos e traidores é o jogo eleitoral, com baralho novo, mas não menos deletério.
    Caluda senhores generais, é chegada a hora da verdade!
    As opções são a libertação do povo ou o continuísmo da ditadura do crime.
    BRASIL!!!!ACIMA DE TUDO!!!!

    ????

    • Colo NOVO ou novo COLO?

      INTERVENÇÃO já, como vimos na marolinha DEMocrÔTA 1964-1985!
      Melhor cevar a Gang FARDADA dos governos CONVULSOS de Collor (198-1989), GB (1990-1994) e Suruagy (1995-1997).
      Vamos sentar no COLO viril, com toda nossa COVARDIA e burrícia: ‘tamo JUNTO! Alguém conhece alguma DITADURA no @-mundo SEM corrupção? … rsRs
      As tantas CORRUPÇÃO neste país tonto envergonharam honradas FARDAS a serviço de BANDIDOS interventores pois é dever a DISCIPLINA: a serviço de QUE sob comando de QUEM?
      [09mar1998], http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc14039818.htm
      SEM liberdades, SEM eleição, SEM urnas a GANG oficial impotente atuará OFICIOSAMENTE com poderes acima do BEM e do mal – bom p’UNS, puns FROUXOS!
      AGORA militares se recusam a abaixar as CALÇAS, abrir botões confusamente.
      Como a bandidagem, AMORDAÇAR a pessoas, aplaudir fratricídios entre POLICIAS alagoanas.

  • lopes

    “UTOPIA CONVENIENTE”

    A massa é neutra. Contam apenas os segmentos esclarecidos da sociedade e, dentre eles, os que têm coragem e patriotismo.
    Nas revoluções, o povo é o último componente.
    Quem pede povo na rua, para cumprir o dever com a Pátria, está com o governo do crime!
    INTERVENÇÃO JÁ !!!
    A ÚNICA SOLUÇÃO!!!
    O RESTO É ENXUGAR GELO!!!

    ?????

    • Contra CINISMO grosso X IRONIA fina: urnas 2018 estão AÍ

      Pois, Lopes! … INTERVENÇÃO já nos seus botões pedindo PROCTOLOGISTA!
      Diz a lenda do buraco PRETO furado querendo COLO nuzinho da Silva … rsRs
      NUS botões da FARDA q’Vc usava e meio confus@ desabotoava: pouco de Vc: Ilegal, Imoral ou Engorda {Faixa 1 lado A, 1976]
      Demais FAIXAS: o PÔgresso e peRciso chamar s’atenção, SÁ-bixão n’O dia a dia Sá-BIXINHA e Pelo Avesso.
      MUITO mais com Vc em Minha Vida, a Menina e o Poeta – Comentários de Minha Tia para um jeito ESTÚPIDO de t’amar por motivo de FORÇA maior como as RELÍQUIAS de Roberto e ERASMO.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Carlos_(álbum_de_1976

  • lopes

    “De John Kirchhofer”
    A justiça carcomida é o pior câncer de uma sociedade.
    Em 1971, ganhei uma bolsa para estudar nos USA. Foi um seminário sobre desenvolvimento econômico na Harvard University.
    Em um encontro com um professor, eu propus uma simples pergunta a ele. Qual o principal fator (citando apenas um), para explicar a diferença do desenvolvimento americano e o brasileiro, ao longo dos 500 anos de descobrimento de ambos os países?
    O então o mestre sentenciou sem titubear: a justiça!
    Explicou ele em poucas palavras: A sociedade só existe e se desenvolve fundamentada em suas leis e sua igualitária execução. A justiça é o solo onde se edifica uma nação e sua cidadania.
    Se pétrea, permitirá o soerguimento de grandes nações. Se pantanosa, nada de grande poderá ser construído.
    Passados quase 50 anos deste aprendizado, a explicação continua cristalina e sólida como um diamante.
    Sem lei e justiça, não haverá uma grande nação.
    Do pântano florescerão os “direitos adquiridos”, a impunidades para os poderosos. Daí se multiplicarão as ervas daninhas da corrupção, que por sua vez sugarão a seiva vital que deveria alimentar todas as folhas que compõem a sociedade.
    Como resultado se abrirá o abismo da desigualdade. Este abismo gerará violência e tensão social.
    Neste ambiente de pura selvageria, os mais fortes esmagarão os mais fracos.
    O resultado final: o pântano se tornará praticamente inabitável.
    As riquezas fugirão sob as barbas gosmentas da justiça paquiderme, para outras nações.
    Os mais capazes renunciarão a cidadania em busca de terras onde a justiça garanta o mínimo desejado: que a lei seja igual para todos.
    Este é o fato presente e a verdade inegável do pântano chamado Brasil!
    Minha geração foi se esgotando na idiota discussão entre esquerda e direita. E ainda continua imbecilizada na disputa entre “nós e eles”, criada pelo inculto Lula e o séquito lulista.
    Não enxergaram um palmo na frente do nariz da essência da democracia. Foram comprados com pixulecos, carros, sítios e apartamentos.
    Não sei quantos jovens lerão este texto e terão capacidade de interpretar e aprofundar a discussão. ?????⚽???????????☀???

  • Jagunço

    Porque não coloca a Polícia Federal da mesma forma que foi colocada no tempo da Ceci Cunha para que seja sanado essas coisas todas aí porque se a polícia federal tivesse sabia quem mandou quem matou quem participou quem articulou

  • Jagunço

    Nessa cidade não tem uma câmeras? nessa cidade não tem torre de celular para registrar ligações? eu acho que a polícia tá é fechando os olhos para a realidade estão querendo esconder a realidade

  • Jagunço

    Bom ninguém mata sem financiamento ninguém mata sem conhecimento da cidade sem conhecimento de rotas de entrada e saída sem apoio Logístico Então tem que ter muita gente aí envolvida e muitos registros ligações agora se a polícia não quer trabalhar então nunca vai achar

  • Joâo Melo

    Fica difícil de resolver quando não podem resolverem, foi citados nomes de deputados, procurador,delegado, vereadores, ex-prefeito,prefeita,vice-prefeito, secretários,agiota que manda na secretária de educação do município de Batalha, a polícia, federal já era pra está no caso, pois as denuncias são graves e envolvem recursos públicos federais, em Delmiro o silencio prevalesse, nós alagoanos ficamos só vendo a banda passar, até quando, com a palavra as autoridades.

  • lopes

    As únicas coisas reais que acontecem no Brasil são roubalheira e putaria. O resto é tudo enfeite.

  • lopes

    Tudo no Brasil é teatro. Na ânsia desesperada de boicotar a eleição do Bolsonaro, a putada governante, depois de cinquenta anos de omissão cúmplice ante a ascensão do banditismo, de repente sentiu uma pressa incontrolável de fazer alguma coisinha pela segurança pública.

  • M.T

    SEGUE O BAILE!!!!

  • wal

    Os aliados do MICHEL TEMER, tem algum ficha limpa ????
    Não né… eis a explicação.
    Nas urnas, fora todos os que estão em Brasília.

  • Lula

    Caro jornalista Ricardo Mota, por gentileza fale alguma coisa sobre a paralização do DETRAN, pois nós, os pobres mortais estamos prejudicado, por uma greve irresponsável, na semana do carnaval e com uma decisão do Des. Tutmés Ayran para que fossem mantidos 50% dos serviços e nem assim foi cumprida, e o pior desde o dia 07 que nenhum veiculo de comunicação trata nada sobre isso, corre atrás amigo e nos informe alguma coisa, pois toda população esta prejudicada, inclusive com habilitação vencida e com exames agendados e todas as taxas pagas. obrigado

  • Fernando (Sertão)

    Em vésperas de eleições o chefe que inclusive vai a reeleição permite que uma coisa dessa natureza aconteça, imagine depois que se reeleger e eleger seus parceiros. O que é mais absurdo nessa história toda, ver setores como justiça e PF silenciando diante de fatos tão graves e com toda população assistindo a toda essa novela, inclusive conhecendo todos os envolvidos… É a maior injustiça que já vivenciei! Parabéns pela independência Ricardo, você é o único a relembrar sempre que possível e cobrar de forma séria. O único!

  • 2018 MUDAR ALAGOAS!

    2018 – Mudar Alagoas é votar em FICHA LIMPA. RODRIGO CUNHA? Se for candidato! RUI PALMEIRA? Se for candidato! ALFREDO GASPAR DE MENDONÇA NETO? Se for candidato! NONÔ? Se for candidato! Vamos mudar ALAGOAS para melhor!

  • De camarote

    Poder,poder…
    Nada cairá no esquecimento.

    Nada.

    A coisa pública não é pra sempre.

    Não conseguirão usar a máquina pública a todo tempo.

  • Leonardo

    Parabéns pela coragem em colocar o dedo na ferida!

  • M.T

    BOM DIA!
    Ao MENINO ,que acha que quem tem que ter medo estar do outro lado enganado está!
    Pode mudar o governo, vão tá te esperando!!!!
    Em 2005 vcs ganharam na loteria!!!
    3 já receberam.
    O restante ta rendendo com juros.

  • Sérgio Eduardo

    Isso n vai dar pois n é interesse do sr governador q máscara os números da criminalidade em Alagoas. Só basta vc dar uma volta no sertão pra ver q está entre as baratas a segurança pública em nosso estado

  • Pedro Paulo

    “Se a policia é corrupta, nao se vence a violencia” disse especialista em segurança.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Ao ensejo, sobre o questionado, ainda ecoa o barulho ensurdecedor de um sepulcral silêncio mudo, calado e abstido do mais mínimo som, ruído, fala ou voz!
    Vale dizer: espere sentado…
    Abr
    *JG