Se a ausência de Téo Vilela na disputa ao Senado não foi bem recebida pelo “siamês” Renan Calheiros, ela pode ter uma consequência importante nas eleições deste ano.

O ex-governador, como pré-candidato, fechava as portas da disputa ao Senado para o deputado Rodrigo Cunha, que vem sendo estimulado por setores da sociedade que apostam na “renovação com qualidade” a brigar por uma das duas vagas em jogo.

Cunha pode até não ceder a esses apelos, mas ganhou – com a saída de Vilela – a possibilidade de decidir sobre ela.

Nos primeiros meses de 2018, o jovem deputado estadual se manteve numa posição discreta sobre o assunto.

Não é uma decisão fácil, já que acarreta riscos, mas é lembrar sempre Guimarães Rosa: “Viver é muito perigoso”.

Rodrigo Cunha, bem sabemos, está muito vivo politicamente.

PMDB da Assembleia busca saída para superar a "revolta dos nanicos"
Heloísa Helena enfrenta sozinha o desafio de conquistar 150 mil votos
  • Cidadão

    Alagoas já não aguenta mais , Sempre mais do mesmo.ALAGOAS não vota mais em RENAN’S De lira, Collor e esses que ai estão, vamos mudar.

    • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

      Pois É Cidadão! … protela e MELA, sem TELA a dengue do MOSQUITO!
      A maré agora é pró-TÉO governador – intestino furor UTERINO?
      – Haja CORAÇÃO e fiofó de Filosofia PROFUNDA com xêro de COCÔ.
      Até onde se VOTÔ, contra a FAVÔ, desse ou daquele DOTÔ.
      O meRmo num desses que mal sabem assinar o NOME:
      – Em 2016 Maçayó elegeu PREFEITO pra 4 anos;
      – Entre OBRA e outra pós-chuvas, + barbeiragem do FAZ de Conta, ia BEM.
      – Aí deu RUI-m: escancarar o traseiro qual URNA pedindo DEDO?
      Conclua seu mandato, prefeitim pré-MATURO – seu partido PSDB tem ideias e NOMES qualificados.
      Confere?

  • wal

    A ultima lição para todos os Brasileiros,veio da escola de samba, que seu tema foi todo sobre a roubalheira no BRASIL e todas as mazelas existentes. Cabe os eleitores,escolherem se votam
    na turma do MAL ( DIABO ) ou na do BEM ( DEUS ).
    Simples assim…

  • Denys Reis

    Alagoas tem a chance de renovação, com ética e compromisso !!! #VoudeRC

  • JEu

    Excelente opção… outras opções são HH e Alfredo Gaspar… e pode ainda haver variações, incluindo a câmara federal e o governo do Estado… sem esquecer Rui Palmeira… de tudo isso uma ideia vai ficando cada vez mais forte na mente do povo: não dá mais pra aguentar os senhores feudais, os coronéis do interior, os clãs dominantes e os usurpadores do erário público… outubro vem aí e o povo vai dar o troco…

  • Joâo Melo

    O Rodrigo e o Rui, façam suas campanhas sem contar com os votos e apoio do Teo, pois o mesmo já tem compromisso com os Renas,na eleição de José Serra e Dilma, José Serra deu todo apoio a Teo e o mesmo pedia votos para Dilma e Renan, assim foi feito no comício de Pão de Açucar

  • vladimir dos Santos

    RICARDO, ESSA FOI A MELHOR DECISÃO QUE O EX GOVERNADOR TOMOU PARA ABRIR ESPAÇO E RODRIGO CUNHA CADA VEZ MAIS FORTALECIDO PARA O SENADO. EU E MINHA FAMILIA ESTAMOS COM RODRIGO CUNHA.

  • Indignado

    Siga em frente deputado, vamos fazer Alagoas crescer e acabar com essa clã que só pensa neles.

  • Antena Ligada

    A saída de Téo Vilela pela disputa do Senado abre caminho para uma excelente oportunidade de retirar raposas velhas e ultrapassadas e colocar gente nova para nos representar: Rodrigo Cunha e Alfredo Gaspar.
    Renovação total nos legislativos é o caminho certo.
    Alagoanos, está em nossas mãos fazer a coisa corretamente.

  • Fabia

    Alagoas precisa da renovação proposta por este jovem Rodrigo Cunha, certamente para onde ele decidir seguir seu caminho político, Alagoas será bem representada. Espero que tenhamos outros nomes com esse mesmo vigor, chega! Dos velhos caciques

  • Nadja

    Ricardo, o povo de Alagoas tem que derrotar essa família Calheiros, estão a 24 anos no Senado e esse governo do concreto que não trouxe avanço social nenhum, só fez aumentar impostos e perseguir seus opositores.

  • SH

    Rodrigo Cunha deve ir ao embate, se o pior acontecer e ele não ganhar uma das 2 vagas é favoritissimo a prefeitura de Maceió em 2020!

  • Atento na política

    Notícia boa pós carnaval, desejo força para o jovem Rodrigo Cunha para lutar contra os velhos caciques. A sociedade está com você Rodrigo, para vencer esses cânceres.

  • De Saco Cheio

    Há esperança!! Necessitamos de mais representantes como como Rodrigo Cunha. Pra fora esses midiáticos ridículos que, cada vez mais, enriquecem seus egos, seus “parasitas” familiares e suas contas bancárias. Renovemos já!!!!

  • Torres

    Realmente o nome de Rodrigo Cunha para o senado será uma grande renovação, e sem duvidas nenhuma um grande nome para representar o povo alagoano.

  • Ednaldo

    A hora é essa, tenho certeza que os Alagoanos de bem tem vontade de ter um Senador igual ao Rodrigo Cunha nos representando.

  • Sebastião Magalhães

    Rodrigo Cunha, sem dúvida, é o melhor nome para o Senado. Em política é preciso ter coragem e não perder as oportunidades. O Teotônio Vilela teve um ato de grandeza em sair da disputa para abrir espaço para o Rodrigo Cunha. Vá em frente, Rodrigo, não deixe passar esse cavalo selado. Alagoas precisa de você como Senador da República!!!

  • lopes

    “O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, INFINITO. O que ele pode nos dar é sempre menos do que nos pode tirar.”

    Roberto Campos!!!

    ????

  • lopes

    “Fui um bom profeta. Pelo menos melhor que MARX. Ele previra o colapso do Capitalismo; eu previ o contrário, o fracasso do Socialismo.”

    Roberto Campos!!!

    ????????

  • Alex Paranhos

    Alagoas precisa de renovação e compromisso no Senado Federal e este nome chama-se Rodrigo Cunha, com certeza o Deputado estadual com maior representatividade naquela casa legislativa e no Senado não será diferente.Estamos com Rodrigo Cunha!!!

  • lopes

    “COMO AS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS FORAM GRADUALMENTE ACABANDO COM A LIBERDADE DE TRABALHAR”

    No Brasil atual, a livre iniciativa e o trabalho não são livres. São totalmente regulamentados. E quem resolve empreender ou tirar um sonho do papel é visto como louco — ou como desempregado e desesperado.

    Isso é reflexo das leis e normas existentes no país e não da nossa “cultura da dependência”. Muito se fala sobre isso, com muitas pessoas dizendo que o Brasil sempre foi avesso à livre iniciativa. Falso. O brasileiro sempre foi um povo empreendedor e construtor de riquezas. Quem acaba com a liberdade de trabalhar e empreender é o estado.

    Nossas leis e constituições simplesmente não reconhecem esse valor inerente ao povo brasileiro. Quer ver uma prova?

    O Brasil livre, de jura e de fato, nasceu junto com a independência do país. Nossa primeira constituição foi escrita em 1824, inspirada na Constituição dos Estados Unidos, criada 35 anos antes. Ela impunha limites ao estado, e não ao cidadão empreendedor. Além de segurar o apetite do estado em tornar-se cada vez maior, essa constituição garantia que as pessoas nunca teriam sua livre iniciativa censurada pelo poder público.

    Porém, após a constituição de 1824, nossos políticos conscientemente foram transformando o Brasil em um estado tirânico que age à revelia do indivíduo. Com efeito, houve uma verdadeira involução jurídica desde então nesse aspecto.

    Para tornar a demonstração do que eu quero dizer mais clara, e também para que não fique a impressão que estou fazendo uma livre interpretação dos fatos, vou transcrever literalmente, inclusive com o português da época, as cláusulas de liberdade individual que regulamentavam o trabalho com o passar das constituições.

    Teço breves comentários abaixo de cada uma das alterações, somente para ilustrar o que foi alterado.

    Constituição de 1824

    “Nenhum gênero de trabalho, de cultura, indústria ou comércio pode ser proibido, uma vez que não se oponha aos costumes públicos, à segurança, e saúde dos cidadãos”.

    Comentário: Em duas linhas a constituição brasileira de 1824 reduz ao máximo o que o governo pode regular em nossos trabalhos ou empresas. Nada é proibido, exceto aquilo que ofenda o bom senso. Sensatez igual não se viu mais. Vejamos.

    Constituição de 1891

    “É garantido o livre exercício de qualquer profissão moral, intellectual e industrial”.

    Comentário: a primeira carta magna da república. Atenção para o termo “garantido”. Fica claro desde o começo que o estado é quem garante as coisas no Brasil, mesmo aquilo que é um direito natural. Com esta constituição, a liberdade deixa de ser sua e não mais pode ser garantida diretamente por você, mas sim pelo estado. A liberdade é do estado, e ele a concede aos cidadãos, em uma espécie de cessão de direitos. Percebam a inversão de valores.

    Constituição de 1934

    “É livre o exercício de qualquer profissão, observadas as condições de capacidade technica e outras que a lei estabelecer, ditadas pelo interesse público”.

    Comentário: A primeira constituição de Getúlio Vargas determinou que só pode ser feito o que for de interesse público, e o responsável por interpretar o que é de interesse público tem, de fato, o poder para interpretar o que o brasileiro pode ou não fazer.

    Constituição de 1937

    “A liberdade de escolha de profissão ou do gênero de trabalho, indústria ou commercio, observadas as condições de capacidade e as restricções impostas pelo bem publico, nos termos da lei”.

    Comentário: Getúlio Vargas decretou o chamado Estado Novo no mesmo dia em que promulgou uma nova constituição. A partir de então, até a escolha do tipo de empreendimento deveria ser analisada para ver se estava de acordo com a lei.

    Constituição de 1946

    “É livre o exercício de qualquer profissão, observadas as condições de capacidade que a lei estabelecer”.

    Comentário: Se, por um lado, a mudança foi boa, pois aquela “liberdade de escolha” foi removida do artigo, por outro, a liberdade de exercício é que passou a ser regulada, o que torna o efeito ainda mais perverso, já que a partir de então até a forma como um trabalho era exercido passava a ser controlada pelo governo.

    Constituição de 1967

    “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, observadas as condições de capacidade que a lei estabelecer”.

    Comentário: Com a nova mudança, acrescentou-se o “trabalho” e o “ofício” sob o poder regulatório da constituição, já que o trabalho regulado cria o trabalho não-regulado. Foi uma tentativa de extensão de controle malfeita.

    Constituição de 1988

    “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

    Comentário: A partir de 1988, não somente as escolhas das pessoas foram limitadas por sua capacitação, mas o órgão responsável por julgar se você pode ou não realizar tal tarefa não é mais você, nem seu empregador ou cliente, mas um burocrata do estado. A partir de 1988 a liberdade de poder trabalhar deixou de existir por completo.

    Liberdade para trabalhar: acabando aos poucos

    Quando pensamos em leis e constituições antigas pensamos em retrocesso. Ledo engano. Essa é a versão criada pelas escolas durante o século XX para validar a república presidencialista e a lógica de avanços do poder do estado contra uma sociedade livre.

    Fica documentado, portanto, que, desde a primeira constituição da república, a capacidade de escolher e exercer qualquer trabalho foi sendo continuamente limitada ao ponto atual da estagnação.

    A idéia de que a liberdade de trabalho é um direito natural e que não deve ser condicionada a qualquer regulamentação deve preceder a elaboração de qualquer constituição. Toda constituição deve, no mínimo, reconhecer isso.

    Porém, basta ler as constituições do Brasil do século XX para perceber que esse conceito desapareceu. O Brasil do século XXI terá de resgatar princípios atemporais para não ficar no eterno atraso. ??☔?????????☀??⚽????

  • Há Lagoas

    Não creio que nossa nefasta classe política admita a candidatura de alguém como Rodrigo Cunha. Não por ele ter enveredado ou sucumbido diante do mal, mais por justamente ter uma conduta ilibada.
    Rodrigo Cunha não é apenas um perigo para o clã Calheiros, mas para a maioria dos demagogos que se perpetuam no poder em nossa pobre Alagoas.

  • George Alves

    Homem de bem, se for candidato terá conceteza o meu voto

  • NADO

    GANHA QUEM TEM DINHEIRO. INOCENTES!!!!

  • José Antônio

    A melhor opção para o senado se chama Rodrigo Cunha. Alfredo Gaspar, é um bode expiatório dos Renans, iria dividir votos com Rodrigo cunha, deixando Renan pai em situação confortável. Política suja conheço muito bem os armengues dos Renans.

  • Leu

    HÁAAAAAAAAAAAA como eu queria que esse sonho torne realidade, Renan pai e Renan filho fora de seus desejados cargo político, háaaaaaaaa, sem os beltrões também, seria um sonho relizado duas vezes. Viva a renovação

  • ALAGOANO

    Rodrigo, faça valer, eu ir até a urna votar para senador.

  • José

    Rodrigo Cunha tem meu voto seja qual for o cargo a disputar !

  • Dias melhores…

    Rodrigo Cunha Senador!!!
    Tem meu voto!?

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Ainda bem que o ex-governador Teotônio Vilela reconheceu que seu tempo já passou.A onda agora é Rodrigo Cunha.Um jovem com idéias novas para o bem de Alagoas.Muda Alagoas!

  • Gomes

    Seria uma grande vitória para o povo Alagoano eleger um novo representante para o Senado Federal, inquestionável a necessidade de mudar, Rodrigo Cunha é a renovação da política alagoana, junto com Alfredo Gaspar podem resgatar o respeito que tanto perdemos no cenário nacional.

  • Carlos

    Ótima oportunidade para o povo Alagoano, recolher um nome que representa mudança de verdade e não os filhos do coronelismo da política Alagoana, que representam a mesmice do atraso. Rodrigo Cunha, Heloísa Helena e Alfredo de Gaspar, são nomes que precisamos para verdadeira mudança. Caros leitores vejam como os coronéis da política Alagoana, gostam de fazer o povo de otário.Aqui em Coruripe, toda equipe dos Beltrãos secretários Foi convocada para uma grande ” solenidade” no povoado Lagoa do Pau… Pasmem para anunciar que o secretário Ivan Beltrão da saúde,que filho do prefeito Joaquim Beltrão, disponibilizou 4 caixas de camisinhas de Vênus,para festa do momo..
    Realmente as camisinhas que é que uma rotina são distribuição do governo federal e repassadas para os estados e consequentemente para os municípios…kkkk, teve até discurso do fato.O ministro Marx Beltrão,foi citado que não mediu esforços para conseguir tal façanha.

    • Lleu

      Chega até ser irônico Carlos isso kkk, que façanha jamais visto em nosso país essa que o secretário de saúde conseguiu, com essa ele pode se candidatar a presidência de repúblico que se elege kk.

  • Muda ALAGOAS!!!

    Voto nele se for candidato RODRIGO CUNHA, voto nele se for candidato RUI PALMEIRA, voto nele se for candidato ALFREDO GASPAR DE MENDONÇA, são ‘FICHAS LIMPAS’!!!

  • Renan Rodrigues

    Chapa feita para Outubro 2018:

    Governador – Rui Palmeira
    Vice – Biu de Lira

    Senador 1 – Rodrigo Cunha
    Senador 2 – Mauricio Quintela

    Só vou apostando!

  • Juliana Oliveira

    Rodrigo Cunha seja a mudança que você quer em seu estado.
    TMJ

  • TATIANA

    Alagoas precisa de fato de renovação política! Que Rodrigo Cunha tenha voz, vez e muito mais espaço para brilhar com suas propostas.

  • ACORDA ALAGOAS

    Tudo jogada política, pois INFELIZMENTE Téo é candidato ao senado. Não passa de falácia essa conversa de que ele está fora da corrida ao senado.

    Gaspar e Cunha seria uma ótima dupla de senadores.

  • joao

    Apoio total ao Rodrigo, capaz já vimos que ele é.

  • POLICIAL MILITAR

    PARA AS ELEIÇÕES DE OUTUBRO DE 2018 TEMOS OS SEGUINTES candidatos FICHAS LIMPAS DISPONÍVEIS: RODRIGO CUNHA, ALFREDO GASPAR, HENRIQUE CALDAS, RUI PALMEIRA, HELOÍSA HELENA. NESSES EU VOTO SEM MEDO DE ERRAR SEJA PRA QUALQUER CARGO QUE ELES ESTEJAM DISPUTANDO, ESTES ME REPRESENTAM.