Do ponto de vista objetivo, da chamada “efetividade da Justiça”, a situação do ex-governador Téo Vilela é pior do que a do senador Renan Calheiros – também apontado nas delações da Odebrecht, sobre corrupção nas obras do  Canal do Sertão.

(Biu de Lira está denunciado, mas na Lava-Jato, e responde por outras acusações, que não esta.)

A questão é clara: Vilela não tem foro privilegiado e vai responder à Justiça do primeiro grau, onde as coisas “acontecem”.

O STF, sabe-se, funciona na Terra do Nunca.

Ainda que todos nós saibamos que ninguém dessa seara ficará proibido de disputar o pleito do próximo ano, pela Lei da Ficha Limpa, o estrago político-eleitoral para o tucano já está feito.

O pior é que a manutenção da candidatura dele ao Senado pode funcionar como uma âncora para o prefeito Rui Palmeira – e outros nomes do PSDB -, se este entrar na disputa pelo governo do Estado.

Aliás, Vilela disse recentemente que não precisaria de um mandato parlamentar para se defender do inquérito em curso – foi antes da Operação Caríbdis.

Desistir ou não é uma decisão pessoal, dele, mas pode influenciar na decisão futura, por exemplo, do prefeito de Maceió.

Ora direis: mas Renan pai igualmente é alvo de inquérito no STF – junto com o Filho – também pelo Canal do Sertão (foi em março, no mesmo pacote de delação). Ele não puxaria para baixo a recandidatura do governador?

Há de se ressaltar: na delação da Odebrecht, o nome de Renan Filho é citado só na negociação que a empreiteira teria feito com o pai – um personagem que frequenta este noticiário nada virtuoso há mais de uma década.

O estrago que Calheiros faz – ou haveria de fazer – na carreira do Filho está escrito nas próprias pesquisas do DataRenan.

O prejuízo já está contabilizado – e é coisa de família.

No caso de Vilela e das eventuais candidaturas majoritárias do tucanato local, esta situação ainda não está precificada, eleitoralmente.

Ou seja: o risco de contágio é grande.

PDT de Lessa reclama de cargos e salários no governo do Estado
Também investigado na Caribdis, Marco Fireman quase vira ministro da Saúde
  • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

    Abraço de AFOGADOS – tamos ALAGoADOS? … rsRs
    > AlagOados, Trenchtown, Favela da Maré – a esperança não vem do mar
    – Nem das antenas de Tv, a arte de viver dá fé – só NUM se sabe fé em quê
    [PARALAMAS], H Viana, B Ribeiro & J Barrone … Kkkkk
    https://www.vagalume.com.br/paralamas-do-sucesso/alagados.html

  • Bel

    Segundo a Reportagem,MARCO FIREMAN está sendo investigado por DESVIOS.

  • Há Lagoas

    É a hora e vez de Rodrigo Cunha!
    Culpado ou não, o mínimo que se espera de Vilela é não querer levar Alagoas para o buraco junto com sua candidatura. Espero que ao menos nisso o filho do Menestrel das Alagoas tenha a hombridade necessária.
    A vida é feita de escolhas, e a velha raposa ainda pode fazer muito por nossa sorte.

  • Paulino Lopes

    Agora o porquê do codinome “bobão” ou será que o povo é bobão de colocar ele novamente no poder

  • WAL

    Se é para levar a política a sério, só há dois nomes.
    1) GASPAR DE MENDONÇA.
    &
    2) PINTO DE LUNA.
    .
    Se é para levar a política na brincadeira, tem dois nomes fortes.
    A) GALEGO DO VENENO
    &
    B) PALHAÇO PIRULITO.
    .
    Até hoje meu voto só está garantido para essas 04 figuras.Só não há espaço para: Os coronéis dos sertões, filhos dos coronéis, esposas dos coronéis, irmãos dos coronéis. Nem tão pouco os mui amigos de todos os coronéis.
    .
    Simples assim…

    • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

      WÁáLL, … um álbum de figurinhas tem cerca de 200 ESTAMPAS, amigo!
      – das + gordinhas lá em NORTE sob frio de NEVE com óleo e banha engordurando a pança,vinho e VODKA;
      – àquelas cá em NÓIS na estiagem de CALOR no Sertão, um OÁSIS de fruta e cereal modelando belas cinturas em peles DESBOTADAS ao sol nas praias ao redor de caldinho de peixe e CACHAÇA, a realidade é dura!

  • FABIAN CIDADÃO

    A NOVELA DA VIDA REAL CONTINUA!O EX-GOVERNADOR TEOTÔNIO VILELA FILHO MAIS UMA VEZ, ESTÁ SENDO INVESTIGADO,SOBRE SUPER FATURAMENTO DO CANAL DO SERTÃO! O CITADO DEVERIA TAMBÉM SER INVESTIGADO PELO MPF, TCU, STF, POLICIA FEDERAL, PELO DESVIO DE SUA GESTÃO, COMO GOVERNADOR, O QUAL, FINANCIOU PELO BID(BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO), O PROJETO:”ALAGOAS TEM PRESSA” QUE TINHA COMO OBJETIVOS:”CONSTRUÇÃO DE ESTANDE DE TIRO”; “REFORMAS DAS ESCOLAS(INDICIADO PELO TCU)”; “INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA PÚBLICA”, ETC! A QUADRILHA DESSES POLITICOS TRAIDORES E HIPÓCRITAS TEM QUE SER BANIDA, PELA POPULAÇÃO ALAGOANA E BRASILEIRA! ACORDA ALAGOAS E BRASIL!!! “MUDA, QUE QUANDO A GENTE MUDA, O MUNDO MUDA COM A GENTE”.(GABRIEL O PENSADOR)

  • JEu

    A princípio, não creio que a investigação contra o Téo vá prejudicar o Rui… afinal, o povo vota no candidato, e não no partido… se o partido recebeu propina para as campanhas (e todos receberam), então o Rui não tem muito a ver com isso… (diferentemente do que aconteceu com o Renan Filho, cujo pai “negociou” diretamente com a Odebrecht – ou outra empresa – e mandou a grana diretamente para a campanha do filho)…agora, se ele recebeu diretamente de alguma empresa para a campanha… aí sim, tudo pode mudar… por outro lado, sua administração pode em Maceió pode ser criticada de todos os modos, menos o de ter usado o erário público de maneira desonesta… e isso é um ponto a seu favor… então, creio, que a imagem do Rui está descolada da imagem do Téo… pelo menos até que possa surgir “fato novo”… e se isso acontecer, então vamos ficar com Rodrigo Cunha e Heloísa Helena…

  • bruna

    Rafael Tenório para o Senado..Só vejo essa solução

  • Pedro

    Imagina se fosse “ô Bolbinho”, kkkkkkk

  • RICARDO FUNCIOÁRIO PÚBLICO

    A candidatura do prefeito Rui, está ancorada tanto quanto sua administração na prefeitura de maceió, desastrosa

  • Almeida

    Será que não somos nós eleitores os bobos da corte?. Cada dia mais falcatruas desse homens serios.

  • Nivaldo

    Rafael Tenório, será uma ótima opção, não tem os vícios da política.

  • wal

    JEU
    Deixa de ser besta; quando a propina vai para o partido, os candidatos que chefiou o roubo, já devem ter dado de pinote com parte do dinheiro. E quando a outra parte chega nos partidos, a divisão são para o restante da corja.
    SANTA INOCÊNCIA…

  • Sérgio Eduardo

    Na minha humilde opinião o teo Vilela n tem mais a condição moral de ser candidato ao Senado e se for vai prejudicar a candidatura de Rui. O eleitorado do Rui é de formado d opinião diferente do eleitorado d Renan Filho q onde o q manda é dinheiro