O coronel “fechado” Adroaldo Goulart, envolvido no episódio da prisão de três militares da própria PM, na semana passada, já coleciona alguns embates políticos de grande repercussão – inclusive dentro da corporação.

Conforme matéria publicada neste site ontem, o oficial teve uma discussão com os militares que lhe fizeram uma abordagem, na última quarta-feira, no Trevo do Gunga, quando ele estava num veiculo da PM, mas que era dirigido pela sua esposa.

O argumento do coronel Goulart foi de que ele estava se “sentindo mal”.

O caso deve ser apurado pelo Conselho Estadual de Segurança Pública – além da corregedoria da própria PM -, que deve analisar se a punição aos militares que estavam trabalhando foi justa ou abusiva – e se o comportamento do oficial vale para todo mundo.

Lembrando que o coronel Goulart recebeu, em março de 2016, uma punição absolutamente inovadora do Tribunal Regional Eleitoral, a partir de denúncia formulada pelo Ministério Público Federal (que deve estar em grau de recurso, imagino).

A acusação: ele teria atuado como ‘laranja’ nas eleições de 2014.

(Veja matéria abaixo)

17/03/2016

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) acolheu, nesta quinta-feira (17), entendimento do Ministério Público Eleitoral (MPE/AL) em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta em face de Adroaldo Freitas Goulart Filho, o coronel Goulart, por abuso e utilização indevida de meios de comunicação.

Candidato não-eleito ao cargo de governador em Alagoas, ele utilizou, no ano de 2014, o horário eleitoral gratuito e todo o seu espaço público televisivo em debates para atacar reiteradamente um único candidato, Benedito de Lira, em atitude já referenciada pela própria Corte Eleitoral de Alagoas como de uma possível candidatura “laranja”. Com a condenação por maioria de votos, Goulart torna-se inelegível pelo período de oito anos.

Conforme demonstrado na Ação de nº 2240-11.2014.6.02.0000, a utilização do Guia Eleitoral pelo representado deu-se com o único propósito de prejudicar aquele então candidato, turbando as suas pretensões políticas. Os fatos podem ser amplamente comprovados nos programas de propaganda eleitoral gratuita do coronel Goulart, veiculados no rádio e na TV no período de 19 de agosto a 02 de outubro de 2014, bem como nos debates televisivos ocorridos no mesmo período.

“O horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio é uma importante ferramenta para a democracia representativa. Constitui um recurso obrigatório garantido pela lei brasileira para que todos os candidatos possam ser vistos e ouvidos pelos eleitores. É, ainda hoje, um dos principais meios do eleitor conhecer os candidatos aos cargos eletivos em disputa”, destaca o procurador Regional Eleitoral, Marcial Duarte Coêlho.

Ele acrescenta que o desvirtuamento reiterado desse propósito, com o fim único de construir uma campanha ofensiva contra um único e reiterado candidato adversário, configura abuso dos meios de comunicação social, na forma do art. 22 da LC 64/90.

O abuso dos meios de comunicação pode ser conceituado como o emprego ou a utilização excessiva, indevida ou deturpada dos veículos de imprensa escrita (jornais, revistas, livros etc) ou do rádio, da televisão ou da internet nas campanhas eleitorais por candidato, partido ou coligação, produzidas lesões à normalidade e à legitimidade dos pleitos eletivos. E, no caso de Goulart, está retratado, por exemplo, nas representações por propaganda eleitoral irregular propostas contra ele e julgadas procedentes pelo TRE/AL (Processos nº 1343-80.2014.6.02.0000 e 2029-72.2014.6.02.0000).

Fonte: Assessoria / MPF

Polêmica sobre uso da academia de ginástica do Rei Pelé vira caso de polícia
Filiação de primo de Téo Vilela ao PMDB virou piada entre calheiristas
  • wal

    Os militares foram presos por cumprirem ordens e no exercício de suas funções.
    .

  • Joelma

    Esse coronel já estava na reserva da PM. Mas o Renan Filho concedeu seu retorno para ativa, compromisso de campanha.

  • Há Lagoas

    Isso quer dizer apenas uma coisa, o palácio Republica dos Palmares não irá se pronunciar contra um dos seus correligionários…
    Quanto a questão de autoridade, continua valendo no Brasil aquela velha máxima: “você sabe com quem está falando?” Nos EUA seria assim: “quem você pensa que é?”
    São duas Repúblicas bem distintas!

    • Roberto

      EUA é um república, o Brasil é uma republiqueta, nem vou falar de Alagoas (seria a miserabilidade de estadinho)….

  • de olho

    Que vergonha coronel!!!! peça desculpa os policiais que estavam exercendo suas atividades.você não se sente envergonhado utilizando um carro do estado para fins particular?

  • JEu

    O interessante é que, se ele estava se “sentindo mal” como alegou, como é que aparece em vídeos gravados pelos PM que o abordaram, com tanta energia para reprimir os PM que o abordaram?!!! não parecia estar se sentindo mal de jeito nenhum… agora, usar viatura do serviço público para “passeios” e outros interesses pessoais, parece que o Cel Goulart é mestre nisso… pois este não é o primeiro caso de mal uso dos recursos públicos… é só pesquisar no meio da corporação para saber… e todos sabem que, os que usaram do poder da justiça e da politicagem para retornarem ao serviço ativo, não o fizeram para “defender” os interesses públicos não… foi só para continuar a usar os recursos públicos como se fossem seus, por mais tempo… aí tem veículos oficiais, combustível, diárias de supostas viagens em serviço, funções de todo o tipo, gratificações diversas (inclusive para fazer parte de Conselhos da Justiça Militar), telefone, etc, etc, etc… agora, quero ver mesmo é o que vai fazer o governador mininim…

  • santos

    todos esses oficiais envolvidos,digo:os que puniram e abusaram do poder, são filhotes da ditadura.Que insistem em permanecer na PM, para continuar mamando nas tetas do governo e desfrutar das mordomias do cargo.E o pior com a aquiescência do governador e a benevolência da justiça.

  • Alagoas200anos

    Gostaria de saber quem vai pedir desculpas aos mais humildes e pessoas de bem, que incentivados por coronéis como este tem seus lares invadidos, seus direitos violados muitos vezes agredidos fisicamente, por conta do
    Engodo que é política de segurança publica do estado, essa briga é o maior exemplo de quem com ferro fere com ferro será ferido.

    • Alagoas200anos

      No texto faltou colocar militares de baixo escalão que são incentivados por coronéis como este

  • Antonio Carlos

    Quem se passa para ser LARANJA de um candidato (teve um preço)para única e exclusivamente atacar outro, não tem o menor respeito aos outros (eleitores) e a si mesmo, é um meia garrafa, um venal, foi tão agressivo na campanha, servindo seu dono, que teve condenação da Justiça Eleitoral.
    Sua pratica de abusos continua, no caso do uso do carro oficial para fins pessoal e sua esposa dirigindo, sequer preserva a esposa, e tem o disparate de denunciar os militares, mesmo estando completamente errado.
    Agora, seu patrão na campanha, ficará ao seu lado, pagando ainda o preço pelo serviço sujo realizado pelo Coronel, que jamais deixará de ser pago, pois o mesmo é desprovido de inteligência.
    vergonha.

  • BEL

    QUE VERGONHA!!! CADE O GOVERNADOR??????

  • Eduardo

    Já dizia o ditado popular… QUERIA TER A AUTORIDADE QUE O SOLDADO DE POLÍCIA PENSA QUE TEM!!!
    Numa sociedade que filhos não respeitam pais, por que o soldado tem que respeitar o coronel?
    O fato tem que ser julgado com isenção, investigando a conduta do coronel bem como o autoritarismo do policial que se comportou com extremo abuso de autoridade para com um superior, haja vistas a um cidadão comum.
    Prudência e educação eis a fórmula para tudo, inclusive uma abordagem policial.

  • NADO

    Só foram soltos porque a IMPRENSA divulgou.

  • F. |Sagento PMAL

    deveria ter sido efetuado duas multas, uma por ela ser inabilitada e outra por ele ter cedido veiculo a pessoa não habilitada, bem como deveria ele ser punido por está utilizando veiculo oficial para fins de lazer, tome vergonha Cel Goulart, bandio

  • FABIAN CIDADÃO

    A NOVELA DA VIDA REAL CONTINUA! TODAS AS VEZES QUE UMA AUTORIDADE ABUSA DO SEU CARGO, NADA ACONTECE! ONDE ESTÃO OS JUIZES, PROMOTORES E DESEMBARGADORES DESTE ESTADO??? QUE FICAM CALADOS DIANTE DE TANTO DESCASO E INJUSTIÇAS! OS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA SÓ SERVEM PARA: AUMENTO DE DUODÉCIMO; LENTIDÃO NOS PROCESSOS; BALCÃO DE NEGÓCIOS DE SEUS PRÓPRIOS BENEFÍCIOS!!! COM A PALAVRA O CNJ??? ACORDA MACEIÓ E ALAGOAS!!! “MUDA, QUE QUANDO A GENTE MUDA, O MUNDO MUDA COM A GENTE”.(GABRIEL O PENSADOR).

  • Dona de casa sem orgulho

    Ricardo, imagine o que esses militares, principalmente, os de menor patente, não sofrem! Quantas humilhações! Agora, as ordens que eles recebem é para agirem da maneira do ocorrido. Aí, chega a tal ‘otoridade’ e diz: – Êpa, pera aí! Aqui, pau que bate em Chico, não bate em Francisco, não! -. Você, entendeu?! Vergonhoso! E quem é o chefe dessa criatura? Vai deixar por isso mesmo? Mas, ainda que os homens dessa terra se calem, há um Deus que tudo vê e a seu tempo pune!

  • Fábio Veloso

    Os guerreiros tem razão! Tem que abordar mesmo! Quem disse que Coronel está acima da lei?

  • De olho

    CORONEL LEVA FILHO PARA VER JOGO EM CARRO DE BOMBEIROS EM ESTÁDIO
    SUBCOMANDANTE DOS BOMBEIROS ACOMODA FILHO EM CARRO DE RESGATE
    Publicado: 06 de fevereiro de 2017 às 22:15 – Atualizado às 11:49

    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=73665381564

  • Observador

    TEVE UM CORONEL QUE APANHOU DOS ALBUQUERQUES. ESTÁ NOS SITES!

  • Vote Ficha Limpa/2018

    Em 2018 vote certo em FICHA LIMPA, vote em RUI PALMEIRA, RODRIGO CUNHA, NONÔ e poucos outros, mas não perca seu voto que é a única arma que você eleitor tem, votando em Ficha Suja!

    • junior

      Esse seu comentario não tem nada haver com o assunto abordado

  • carlos

    Calma gente é bom que tudo seja apurado e muita clareza num assunto tão delicado…Qundo a polícia nã se entende com a própria polícia tem muita coisa errada! Avalie com um cidadão cumum…A porrada tinah comido no centro.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      O UNIFORME DA BRIOSA É A AUTORIDADE DO GOVERNO E A MAJESTADE DA LEI, PRECISA E DEVE SER RESPEITADO POR TODOS!
      Joilson Gouveia*
      É, pois, por demais ignominioso, reprovável, deplorável, deprimente e degradante senão infenso, ofensivo e contrário aos princípios disciplinares norteadores e regradores das atividades de polícia ostensiva da briosa castrense caetés, que prima pelo respeito à disciplina e hierarquia perenes da corporação, mormente à legalidade legítima, bem por isso que merece objurgação, reproche e reprimenda à altura de suas reponsabilidades e transgressões havidas, no caso sub examine.
      Ao que se nos antolha do indigitado fato narrado, gravado, filmado e “discutido” nas redes sociais, faltou bom senso, diálogo respeitoso senão açodado acirramento entre `às partes: uma no estrito, rígido e rigoroso cumprimento do dever-poder legal e outros no equivocado uso de suas abusivas “autoridades”!
      Ademais, se incorreu em erro o superior hierárquico, ainda assim, não poderia nem deveria deixar de ser observados e/ou descumpridos os respeitosos tratamentos de sã camaradagem e espírito de corpo existentes na Corporação, ainda que inabilitado para condução de um veículo oficial, é, pois, dever de todos se conhecerem mutuamente, sobretudo por parte dos subordinados aos seus superiores hierárquicos e destes acatarem às ordens e sinais de abordagens de veículos em atitudes suspeitas; claro!
      Ademais, punir aos subordinados sem a devida apuração dos fatos, denota descumprimento da legalidade, impessoalidade e imparcialidade ou açodado compadrio entre o “transgressor”, que firmou a comunicação dizendo-se desrespeitado e hostilizado ou ameaçado por regulares e preventivas atitudes de técnicas de patrulhamento e de policiamento ensinadas pela própria Corporação, que adrede o socorreu ou o atendeu punindo-os sem o devido processo legal administrativo e disciplinar, com o contraditório e ampla defesa, como todos os meios e recursos que se lhes são inerentes!
      Oxalá! O comandante geral da corporação, a corregedoria ou até mesmo o Conseg cumpram com seus deveres-poderes legais, regulamentares e disciplinares que o caso está a exigir, para preservação dos pilares da hierarquia e disciplina! O limite, liame e esquadro legais e disciplinares sejam o norte e solução do imbróglio, mixórdia e celeuma que macula, suja e enodoa a imagem corporativa caetés!
      Forçoso admitir que o affair que “viralizou” e “bombou” nas redes sociais, na linguagem adotada por seus usuários, episódio gravado em vídeo por um dos policiais de serviço, a serviço e em serviço, ao abordarem um veículo oficial, para uso exclusivo em serviço, de serviço e a serviço e expediente de ofício da corporação, no momento conduzido por pessoa estranha aos seus quadros de efetivo e contingente institucional ou por oficial à paisana ou não devidamente uniformizado ou sem farda: o uniforme da briosa representa a majestade da lei e autoridade do governo – temos dito! Assim, pode-se inferir do caso, que um erro não justifica o outro, bem como também dois erros não dão um acerto jamais!
      Enfim, o “uso exclusivo em serviço” de veículos oficiais não se presta ao uso privado, pessoal, particular, individual e inadequado, inapropriado e ilegítimo por useiros vezeiros fora de seus fins, finalidades e objetos oficiais e de ofício, sob pena de uso ilegal ou desvio de finalidade! Ou não?
      Reitere-se: o uniforme da briosa representa a autoridade do governo e a imperiosa e imperativa majestade da lei, pelo que não pode nem deve ser espezinhado, desdenhado ou menoscabado por nenhum cidadão, cidadã e, sobretudo, por nenhuma “autoridade”! A ver:
      O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, informou através de nota que vai apurar as denúncias envolvendo uma abordagem no Litoral Sul de alagoas, onde um dos coronéis que pertence à corporação teria supostamente abusado de autoridade.
      O caso gerou grande repercussão nas redes sociais depois que três militares foram presos após uma abordagem a um veículo de um coronel da mesma corporação, na última quarta-feira, 22, no Trevo do Gunga.
      A ação foi questionada por entidades que lançaram neste domingo, 26, uma nota de repúdio.
      Marcos Sampaio reiterou que “não compactua com desvio de conduta ou abuso de autoridade, seja quem for os envolvidos, e afirma que todos os fatos serão averiguados por meio de procedimento administrativo”.
      Veja a nota na íntegra:
      O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, vem a público informar que vai apurar, com rigor, todas as denúncias referentes a abordagem realizada por uma guarnição do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRp), durante a última quinta-feira (23), na Barra de São Miguel, na qual, envolveu um coronel da Corporação.
      Marcos Sampaio não compactua com desvio de conduta ou abuso de autoridade, seja quem for os envolvidos, e afirma que todos os fatos serão averiguados por meio de procedimento administrativo.
      Em relação às transferências dos policiais militares, o coronel ouvirá o chefe do Estado Maior Geral (EMG), que respondia pelo comando da Corporação, no momento em que o fato ocorreu. In http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/geral/comando-geral-da-pmal-vai-apurar-denuncias-de-suposto-abuso-de-autoridade-de-coronel/?cHash=235b36c14e6b54891818e8d75943bd1c
      Abr
      *JG

  • Eduardo

    O coronel pode estar errado, mais que todos vejam tbm que em varias vezes somos abordados e humilhados por não ser um coronel da vida…..
    Deveria existir mais educação nas abordagem a nos civis.

    • carlos

      Concordo Eduardo, não são poucos os políciais arrogantes e perigosos que por pouco agridem cidadão pelo simples fato de serem contestados pelas as abordagens truculentas e não aceitarem que o abordado faça nenhum tipo de comentários em relação as explicações. De forma agressiva pede para se calar numa atitude de alienação total.Ás polícias precisam uma ouvidoria para o cidadão possa denunciar.Com certeza os reclamados serão sempre citados em situações diversas como:Por várias pessoas em dias e situações diferentes…Chega de políticos corrupto e de policias violento e manipuladores da situação.

    • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

      De FATO, Eduardo! … esses coronÉziM pensam que temos vida FACINHA?
      Quem recebe PROPINA em abordagem fulêra é MULÉ de casa da luz VERMÊIA!
      Aquelas mariposas embriagadas n’Areias BRANCAS do velho Mossoró. [18nov15]
      http://www.historiadealagoas.com.br/o-dono-do-cabare-e-mossoro.html

  • Steve

    Absurdo é um pessoa dessa que passou 30 anos na PMAL não fez nada de favorável para a tropa e depois de ir para a reserva volta pra ativa. MOTIVO: os luxos e regalias que os seres que se acham quase deuses não querem perder. Vergonhoso seu ilustríssimo magnânimo supremo Sr coronel.

  • Angela

    Vergonha para a classe militar! Quem manda não se significa estar certo ou errado e sim, ter a proteção do governo. Quando os Pms fazem o trabalho certo são alvos de perseguições.A lei funciona para todos,ou não?Impunidade é o nome!

  • KBÇÃO

    O MP O QUE DIZ

  • Miral

    Típico caso do Coronel que desonra e envergonha a instituição. Se a Polícia Militar tiver um mínimo de dignidade em seus comandantes coloca esse indivíduo no olho da rua.
    A sociedade agradece.
    E a pergunta que não quer calar: Governador, vai ser manifestar?

  • Ivan

    Eu não sei porque as pessoas ainda se surpreendem com esses acontecimentos. Afinal, o Brasil não é só o pais da impunidade, é também o pais da imoralidade, onde os piores exemplos veem das autoridades. Ou já esqueceram do episódio onde um militar de baixa patente foi flagrado em um supermercado de maceió fazendo compras com sua esposa usando uma viatura da polícia?

  • Ivan Junior

    O cara pega um carro oficial da pra mulher dirigir para antes da blitz pega o volante e acha que ta certo kkkkkkk ow coroné faz isso não .

  • amorim

    Quanta arrogância e despreparo. Meu Deus, fico pasmo com tal ocorrência. Isso aconteceu mesmo ou é uma piada? Se for piada é de muito mau gosto. A polícia militar precisa urgentemente afastar essas pessoas que se acham proprietários das instituições. Quanta arrogância em um único militar, alguém precisa lhes apresentar um estatuto da corporação. Mais um detalhe, quem faz cumprir-se a lei esta desprotegido da tal. Que lastima ser uma autoridade correta nestas bandas. Não me incomode, eu sou puliça, só sendo.

  • MINISTRO JOAQUIM BARBOSA

    Devemos ter mais cautela nos nossos julgamentos precipitados… talvez os praças que realizaram a abordagem realmente tenham exagerado. Como o coronel se identificou, não havia nenhum sentido os praças apontarem as armas para o oficial PM, como se fosse um meliante. Tudo leva a crer que houve quebra de hierarquia. Tal fato precisa ser apurado com cautela e serenidade, para que saibamos o que realmente aconteceu.

  • Pedro Henrique

    Concordo plenamente com o senhor Eduardo e Carlos,esses policiais da famosa amarelinha são arrogantes e truculento nas abordagem. Agora o interessante eh q os criminosos estão fazendo a festa em assaltos nas estradas de São Luís do Quitunde e Flexeiras e eles não estão nem aí. São motoristas pais de família que tem os seu pertences roubados e muitas vezes eles ainda atiram pra matar. Só que eles estão interessados em arrecadar e humilhar os cidadãos de bem q travegam para ir para o trabalho e enquanto isso, os bandidos da baixa assaltando livremente. Parabéns caríssimo Eduardo e Carlos pelo comentário.

  • Plínio

    Minha gente calma! Esse pobre homem é apenas figurante de uma novela que passa nas 5.500 cidades por esse país afora…falar de um coronel que estava passando mal indo ao médico!!

  • Valdemir

    Esse Coronel é muito bruto e ignorante.
    Estava num elevador do Harmony e coincidentemente ele entrou e deu uma pisada de 200 kg no meu pé e nem sequer pediu desculpas. E ele com a aquela cara feia e olhou para mim e fingiu como se nada tivesse acontecido. E eu? Fique calado, claro!!!
    O cara é Coronel, se acha um poderoso, dono do Estado. Não é somente ele, muitos Coronéis, Juízes, Promotores e Procuradores da época do arco da velha agem assim.

  • RCesar

    Imaginem se esse coronel, tivesse a autoridade que ele pensa que tem?…quem escapava?.

  • KBÇÃO

    MAS O MESMO FOI LARANJA DE QUEM, CARO RICARDO